A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOLÉCULAS ORGÂNICAS São moléculas que apresentam carbono e hidrogênio em sua composição, associados à outros átomos. Boa parte das moléculas orgânicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOLÉCULAS ORGÂNICAS São moléculas que apresentam carbono e hidrogênio em sua composição, associados à outros átomos. Boa parte das moléculas orgânicas."— Transcrição da apresentação:

1 MOLÉCULAS ORGÂNICAS São moléculas que apresentam carbono e hidrogênio em sua composição, associados à outros átomos. Boa parte das moléculas orgânicas são macromoléculas (polímeros), formadas por centenas ou milhares de moléculas menores, os monômeros. Principais moléculas orgânicas: Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Ácidos Nucleicos e Vitaminas. CARBOIDRATOS Principal fonte de energia da célula. Conhecidos como açúcares, glicídeos ou hidratos de carbono. Produzidas a partir da fotossíntese (vegetais, cianobactérias e algas) e pela quimiossíntese (algumas bactérias). São classificados em: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

2 MONOSSACARÍDEOS São os carboidratos mais simples, formadas de 3 a 7 átomos de carbono. Fórmula geral – (CH 2 O)n. Podem ser: Trioses (n=3), tetroses (n=4), pentoses (n=5), hexoses (n=6) ou heptoses (n=7). Os principais são as pentoses e as hexoses. Pentoses – Ribose e desoxirribose (composição dos ácidos nucleicos – RNA e DNA). Hexoses – glicose, frutose e galactose (fonte de energia).

3 DISSACARÍDEOS Formados pela união de dois monossacarídeos. Principais dissacarídeos – maltose, lactose e sacarose. Maltose – Glicose + Glicose Lactose – Glicose + galactose Sacarose – Glicose + frutose A síntese de dissacarídeo libera uma molécula de água. A quebra de dissacarídeo é denominada hidrólise, pois consome uma molécula de água.

4 POLISSACARÍDEOS São polímeros formados por centenas e até milhares de monossacarídeos. Principais – Amido, Glicogênio, Celulose e Quitina. Amido (vegetais e algumas algas) e Glicogênio (animais e fungos) – reserva energética. O amido é encontrado em caule, fruto, semente e raiz. O glicogênio é encontrado no fígado e nos músculos. Celulose (parede celular de vegetais e algas) e Quitina (exoesqueleto de artrópodes e parede celular de alguns fungos) – estrutural.

5 FUNÇÕES DOS CARBOIDRATOS ENERGÉTICA – principal fonte de energia para as células. Os seres vivos utilizam o amido e o glicogênio como reserva energética. ESTRUTURAL – estão presentes na composição do exoesqueleto dos artrópodes e da parede celular dos fungos e das plantas (quitina e celulose). GENTÉTICA – componente fundamental dos ácidos nucleicos (ribose e desoxirribose).

6 LIPÍDIOS Pouco solúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcool, clorofórmio e éter). Fornecem mais calorias em relação aos carboidratos. (Lipídios=9kcal/g e Carboidratos=4kcal/g) Possuem poucos átomos de oxigênio e muitos de carbono e hidrogênio. Conhecidos como óleos e gorduras. Formado por longas cadeias de ácidos graxos, exceto esteroides. Funções – energética, estrutural, isolante térmico, proteção mecânica, impermeabilização e hormonal. Tipos de lipídios – glicerídeos, esteroides, fosfolipídeos e ceras.

7 GLICERÍDEOS São óleos e gorduras, formados de ácido graxo e glicerol. Ácido graxo saturado – ligação simples entre os átomos de carbono, sólido em temperatura ambiente. Ácido graxo insaturado – ligações duplas entre os átomos de carbono, líquido em temperatura ambiente. Óleos – predomina ácidos graxos insaturados, geralmente líquido á temperatura ambiente. A maioria de origem vegetal (principalmente nas sementes). Gorduras – predomina ácidos graxos saturados. Esses glicerídeos se unem em trios, originando os triglicerídeos ou triglicéride. A maioria de origem animal, armazenada nas células do tecido adiposo. Age como reserva energética, proteção mecânica, isolante térmico, constitui as membranas celulares e tecido nervoso.

8 ESTEROIDES O esteroide mais conhecido é o colesterol, não possuem ácidos graxos na sua composição. O colesterol é o principal esteroide dos animais. O colesterol atua como precursor dos sais biliares, vitamina D e hormônios sexuais (testosterona, estrógeno e progesterona). Presente na composição das membranas celulares. Níveis elevados de colesterol LDL no sangue pode causar aterosclerose, endurecimento das artérias por acúmulo de ateromas (placas de LDL). O HDL absorve cristais de LDL, levando-os ao fígado para ser transformados em sais biliares. O colesterol é transportado no sangue por lipoproteínas, formando o LDL (baixa densidade) e o HDL (alta densidade).

9 FOSFOLIPÍDIOS Lipídios associados ao ácido fosfórico. São os principais componentes das membranas celulares, que envolvem todas as células dos seres vivos. CERÍDEOS Presente nos animais e vegetais. Nos vegetais apresentam função impermeabilizante de folhas e frutos, evitando a perda de água por transpiração. Nas abelhas são utilizadas na construção de colmeias. Nos mamíferos, formam o cerume produzidos nas orelhas, importante barreira contra microrganismos patogênicos.


Carregar ppt "MOLÉCULAS ORGÂNICAS São moléculas que apresentam carbono e hidrogênio em sua composição, associados à outros átomos. Boa parte das moléculas orgânicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google