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Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda.

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Apresentação em tema: "Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Mercado Aula Introdutória 11/08/2010 Tanúzia Vieira Publicidade e Propaganda

2 Questões Introdutórias A pesquisa de mercado é um conjunto de técnicas destinadas a obter informações objetivas sobre produtos ou serviços, para que o profissional de marketing possa tomar decisões com um grau menor de incerteza. A pesquisa de mercado é um conjunto de técnicas destinadas a obter informações objetivas sobre produtos ou serviços, para que o profissional de marketing possa tomar decisões com um grau menor de incerteza.

3 Questões Introdutórias A Pesquisa de Mercado se insere no sistema e nas atividades de Marketing, sendo muito importante nesse contexto. A Pesquisa de Mercado se insere no sistema e nas atividades de Marketing, sendo muito importante nesse contexto. Entender o ambiente onde a empresa se insere e os fatores que podem impactar o negócio é primordial para a sobrevivência da empresa em seu mercado. Entender o ambiente onde a empresa se insere e os fatores que podem impactar o negócio é primordial para a sobrevivência da empresa em seu mercado.

4 A Pesquisa de Mercado Para que exista uma Pesquisa de Mercado é necessário que exista um Problema de Marketing a ser resolvido. Problema Identificado e descrito o problema, partimos para a elaboração de um Projeto de Pesquisa. Esse projeto irá nortear todo o desenvolvimento da pesquisa. Como linha geral, o Projeto de Pesquisa deve responder algumas questões-chave para justificar sua execução. Projeto de Pesquisa. algumas questões-chave

5 A Pesquisa de Mercado A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta importante para se obter informações valiosas sobre o mercado em que a empresa atua ou pretende atuar. Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor será o desempenho do negócio. Atualmente, ela está ao alcance das pequenas empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados, empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo próprio empresário e seus colaboradores. Dependendo da complexidade da pesquisa, é fundamental que se contrate uma instituição capacitada.

6 Questões-chave O que se pretende saber realizando a Pesquisa de Mercado? Qual o objetivo geral? Como responder à questão formulada no Problema de Pesquisa? Quais os objetivos específicos? Quais os passos que se deve dar para atingir o objetivo geral? Onde a pesquisa será realizada? Quando a pesquisa será realizada?

7 Assunto da próxima aula Passos para Formulação do Projeto de Pesquisa. Passos para Formulação do Projeto de Pesquisa. Obrigada e até a próxima aula. Tenham todos um bom dia.


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