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Liderança e Motivação.

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Apresentação em tema: "Liderança e Motivação."— Transcrição da apresentação:

1 Liderança e Motivação

2 1. O que é Liderança processo de influenciar e conduzir pessoas para a realização de objetivos um dos papéis ou atribuições dos gerentes nas organizações ( Mintzberg, 1973 ) atributo das pessoas, distinta de autoridade formal, que é atributo do cargo é uma instituição social porque atende à necessidade de coordenação de grupos Líderes são pessoas que, em um grupo, ocupam as posições de poder. Líderes são as pessoas que conduzem o grupo, seja por suas competências ou pelas próprias posições que ocupam.

3 Grandes líderes da história

4 A capacidade de liderança, as vezes não se realiza devido :
preconceitos da sociedade, como por exemplo : racismo sexo faixa etária cor do cabelo nível social entre outros ou, por bloqueios individuais, por exemplo : mentais, por achar que não capacidade para... físicas, por achar que não suportaria o que uma posição dessa traz...

5 Diferenças entre chefe e líder :
Trata seus funcionários com respeito. Trata seus funcionários como simples executores de tarefas. Diz: “Fomos nós que erramos”, assumindo também a responsabilidade quando tem participação no erro. Diz: “Foi fulano quem errou”, nunca assumindo responsabilidade pela sua participação. Manda o funcionário executar a tarefa. Manda o funcionário executar a tarefa, dando as informações necessárias e apoio nas dificuldades. Chama sua equipe e mostra o caminho certo para executar a tarefa. Não orienta, apenas exige a execução da tarefa corretamente. Se um funcionário chegou atrasado diz: "o regulamento interno não permite..." Procura saber as razões do atraso e dá conselhos para o funcionário, verificando quando existe culpa.

6 Diferenças entre chefe e líder :
Faz das relações humanas um mágico poder. Pouco se importa com os problemas de sua equipe. Faz do trabalho um sacrifício. Faz do trabalho um prazer. Ouve sugestões e compreende pontos de vista diferentes dos seus. Aceita idéias úteis vindas da equipe. É fechado e não aceita idéias da sua equipe. Sabe reconhecer um trabalho bem feito, elogiando sua equipe. Também faz críticas quando encontra erros. Está sempre criticando o trabalho e mostrando sua insatisfação. Apoia o funcionário quando este tem razão, inclusive defendendo-o junto aos seus superiores. Concorda com seus superiores, mesmo sendo injusto e prejudicando os seus funcionários.

7 Diferenças entre chefe e líder :
Trata todos os funcionários com igualdade, independente das qualidades e deficiências de cada um. Trata os funcionários de acordo com merecimento de cada um, recompensando e punindo com justiça. É honesto e sincero, inspirando confiança, dando as informações necessárias e guardando para si apenas os assuntos confidenciais. Manipula os funcionários usando mentiras e escondendo informações de interesse da equipe.

8 2. Contexto da Liderança Para que se tenha uma visão abrangente sobre Liderança, quatro elementos devem ser estudados : as motivações da equipe do projeto a missão do projeto as habilidades do Líder a conjuntura no qual a Liderança está inserida

9 Motivações da equipe “Sem liderados não há Liderança e sem motivação, também não há Liderança” Esse processo só ocorre harmoniosamente, quando há correspondência entre as recompensas e os interesses / motivações da equipe. Existem, basicamente dois tipos de liderados : os motivados pelas recompensas morais ou psicológicas do projeto, pelo prazer ou mesmo por crenças ou símbolos. os que são atraídos por interesse calculista, como uma recompensa material ou perspectiva futura ( promoção, por exemplo )

10 Missão do projeto Como nas motivações da equipe, as missões dos projetos são divididas entre moral e calculista. As missões de conteúdo moral são aquelas encontradas mais facilmente em organizações religiosas, políticas de forte ideologia, voluntariado em geral, programa de educação continuada, e de pesquisa. As missões de conteúdo calculista, baseia-se na expectativa de que o projeto traga recompensas como remuneração, promoção, viagens, bens materiais ( como carros, por exemplo ), liberalidade na questão tempo, entre outros. As duas missões não são mutuamente exclusivas, ou seja, as duas possibilidades podem ser combinadas para a realização de um projeto.

11 Competências do Líder O terceiro elemento no processo de Liderança é a figura do Líder, elemento central e que determina a cadência do projeto, em relação à comprometimento, relacionamento, pressões, atenuações, entre outros fatores. A Liderança é uma família de aptidões, que necessariamente não é formada em Cursos de graduação, MBAs, mestrados e doutorado. Porém, o Líder pode ter as suas competências melhoras com treinamentos específicos. É muito comum a figura de Liderança em todas os segmentos, por exemplo : escolas, esporte, religião, política, etc.

12 Conjuntura A conjuntura é representada por elementos externos que afetam fortemente o projeto, como por exemplo : a. fatores históricos b. organizacionais c. culturais d. econômicos e. sociais f. situacionais Existem exemplos que mostram que a situação do momento em que o entorno do projeto e as pessoas que ali estavam, legitimaram a Liderança. Alguns exemplos históricos que podem ser citados : II Guerra Mundial, Viagem à Lua, o desenvolvimento dos Microcomputadores, a abertura econômica da União Soviética, a inflação em determinados países, etc.

13 3. Estilos de Liderança a. Básico, possuindo dois tipos : Liderança orientada para a tarefa, onde os gerentes concentram em si a autoridade e o processo de tomar decisões, enfatizando os resultados do projeto Liderança orientada para pessoas, onde os gerentes enfatizam a participação da equipe no processo decisório e o clima humano do projeto

14 Qual a melhor ? Muita ênfase nas pessoas e pouca na tarefa
Pouca ênfase nas pessoas e na tarefa Muita ênfase nas pessoas e pouca na tarefa Tarefa Fonte : Blake, Mouton, 1964

15 b. Situacional Os estilos de Liderança têm suas vantagens e desvantagens, cabendo ao Líder, que se quiser ter eficácia naquilo que faz, decidir qual utilizar dependendo, basicamente de dois fatores : a equipe e o ciclo de vida do projeto. A equipe afeta diretamente a escolha do tipo de Liderança, em função da sua maturidade, ou seja, um atributo que pode ser mensurado através de duas variáveis : motivação e competência, sendo assim estabelecida : Motivação elevada, competência elevada : uma equipe motivada e competente, praticamente não precisa de Liderança, fazendo com que o Líder apenas coordena o processo decisório e alcance um processo de autogestão do grupo. Motivação baixa, competência baixa : exigem ênfase em todas as funções da Liderança, como treinamento, encorajamento, aconselhamento pessoal, follow-up de performance, entre outros.

16 Motivação alta, competência baixa :
Motivação alta, competência baixa : a equipe compartilha um sentimento de predisposição positiva para o projeto, mas tem carência de qualificações, sendo um bom exemplo um grupo de novatos que tem deficiência técnica pela imaturidade. Motivação baixa, competência elevada : os membros do projeto são do ramo, tem expertise, mas estão desinteressados pelo trabalho / projeto, exigindo assim um dose a mais de encorajamento e incentivo. O ciclo de vida do projeto influencia o estilo de Liderança, pois o tipo de tarefa pode exigir mais ou menos participação da equipe do projeto e inversamente proporcional, mais ou menos do gerente do Projeto. E esse comprometimento, dependo do ciclo do projeto e de suas fases, por exemplo, no início do projeto há um envolvimento maior das pessoas para ajudar a definir prazos, arquitetar as soluções, selecionar soluções, etc. e na fase final, o projeto se volta totalmente para o gerente, devido ao fato de que a equipe esta se desmobilizando.

17 c. Carismático x transacional
Outra maneira de enfocar a Liderança é analisar a relação de troca que há entre o Líder e a equipe. A diferença entre as recompensas morais e materiais oferecidas pelo Líder deu origem a importantes teorias e proposições a respeito da Liderança. O Líder que proporciona recompensas morais ( ou psicológicas ) é chamado de Líder carismático ou transformador e oferecem : 1. satisfação intrínseca proporcionada pela participação no projeto 2. satisfação intrínseca proporcionada pela associação com o Líder 3. crescimento pessoal ( inovação, descoberta, técnico, etc ) 4. promessa de participação em outros projetos 5. prestígio social 6. agradecimentos ( ruas em São Paulo )

18 O Líder que proporciona recompensas materiais é chamado de Líder transacional e oferece :
1. promoções 2. aumentos salariais 3. bônus 4. autonomia e liberalidade no uso do tempo 5. prêmios, como viagens, carros, celulares, etc. A melhor recompensa ( moral ou material ) depende muito da aplicação e da situação, fazendo valer a análise do momento e circunstância para aplicá-la.

19 4. Recompensas Como falado nos outros itens, as recompensas podem influencia ( e muito ) o andamento e a entrega de um projeto. Algumas pessoas se satisfazem em trabalhar em grandes empreitadas, apenas pela satisfação pessoal, como em obras filantrópicas, assistenciais, voluntários de programas de recuperação ( álcool, drogas, etc ), por causas religiosas ( quermesses, reformas, etc ) entre tantas outras. Às vezes a recompensa moral ou psicológica é mais eficaz que a recompensa material. Porém, para a outras pessoas, as recompensas morais não são suficientes, ou seja, precisam receber alguma recompensa material para continuar motivado no projeto ( salário, prêmio, etc. ) Em geral, as pessoas ficam satisfeitas em determinados casos com as duas recompensas, cabendo ao gerente equilibrar qual delas aplicar e a quem.

20 Ser aprovado nas Provas / Exames
Para analisarmos o efeito desses dois tipos de recompensas sobre a motivação das pessoas, vamos conhecer dois tipos de teorias : da expectativa e dos dois fatores. a. Teoria das expectativas O valor atribuído à recompensa determina a sua eficácia. Exemplo : Objetivo Receber o Certificado Esforço Assistir às aulas, estudar, fazer trabalhos, apresentar seminários, fazer provas, etc. Resultado Ser aprovado nas Provas / Exames

21 A Teoria é baseada em três pontos :
a. o nível de desempenho que se alcança depende do esforço que se faz b. o esforço depende o valor da recompensa c. a motivação para empregar o esforço depende da exeqüibilidade

22 b. Teoria dos dois fatores ( Herzberg, 1959 )
É uma maneira interessante de explicar a satisfação / insatisfação com os dois elementos do projeto : trabalho e ambiente. Trabalho Somente o conteúdo do trabalho produz satisfação, baseado sempre na natureza da atividade. As pessoas, pelas características, vão delinear as suas carreiras de acordo com o conteúdo do seu trabalho. Exemplo : carreira em Y de Tecnologia da Informação.

23 Ambiente Pode aumentar ou diminuir a insatisfação. A satisfação com o trabalho : motivação <> satisfação com o ambiente de trabalho : satisfação. Podem diminuir a insatisfação : salários network bem sucedido líder / chefe competente ambiente físico agradável condições técnicas adequadas plano de carreira outros

24 5. Substituição do líder Segunda a teoria da substituição do líder ( Kerr e Jermier, 1978 ), algumas características podem interferir e enfraquecer o Líder : a. organização : coesão do grupo, regras, falta de visibilidade de futuro b. tarefa : repetitividade c. liderados : habilidade, competência, comprometimento, treinamento

25 Liderança como competência
a. Quadro de competências

26 b. Como estão as minhas competências ?
Liderança ( por RH ) : “ ter capacidade de catalisar as energias de um grupo de forma a atingir ou superar os objetivos organizacionais, através de uma relação de parceria com a as pessoas, estimulando-lhes o crescimento e auto-realização, dentro de clima de motivação elevado “.

27 Foi perguntado a Charles Schwab, um alto executivo da indústria siderúrgica americana :
que fator determinava seu altíssimo salário (era um dos poucos executivos que, na sua época, ganhava 1 milhão de dólares por ano). Seria pelo seu grande conhecimento na área siderúrgica? Não, disse ele, enfatizando que havia muitas pessoas que conheciam a tecnologia do aço mais que ele mesmo. “Na verdade, atribuo meu alto salário à minha habilidade de lidar com pessoas”.

28 b. Competências como conhecimento

29 Comportamentais: capacidade de relacionar-se com outras pessoas; atitudes no trabalho;
Técnicos: conhecimentos e habilidades específicas; experiência de carreira; Atualização: disposição para se reciclar e aumentar continuamente os conhecimentos, através de leitura, cursos, etc; Gerenciais: liderança e capacidade de comandar pessoas e obter resultados.

30 Liderança e Motivação 1. O que é Liderança ? 2. Explique por que às vezes a capacidade de Liderança não se realiza ? 3. Quais elementos compõem o contexto no qual a Liderança se insere ? 4. Defina quantos e quais são os tipos de liderados. 5. Explique os dois tipos de Missão de um Projeto. Como a conjuntura pode influenciar a Liderança ? Explique os dois tipos Básicos de Liderança. O que você acha das Recompensas como elemento de influência nos projetos. 9. Comente a Teoria das Expectativas e a dos dois Fatores


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