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TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS

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Apresentação em tema: "TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
ANTONIO CINCINATO MARQUES

2 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
NENHUMA CORRENTE É MAIS FORTE DO QUE O SEU ELO MAIS FRACO. ANTONIO CINCINATO MARQUES

3 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
DEFINIÇÃO DE MPE O QUE É EMPRESA O ARTIGO 6º DA LEI N.º 4.137, DE 10/09/1962 DEFINE EMPRESA COMO TODA ORGANIZAÇÃO DE NATUREZA CIVIL OU MERCANTIL DESTINADA À EXPLORAÇÃO POR PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA DE QUALQUER ATIVIDADE COM FINS LUCRATIVOS. ANTONIO CINCINATO MARQUES

4 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
OUTRA DEFINIÇÃO: "Empresa é um lugar onde se cria riqueza e que permite pôr em operação recursos intelectuais, humanos, materiais e financeiros para extrair, produzir, transformar ou distribuir bens e serviços, de acordo com objetivos fixados por uma administração. De maneira geral, estes objetivos se relacionam, em maior ou menor grau, com a ambição de ganho e com o benefício social". DEMAC. ANTONIO CINCINATO MARQUES

5 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
CRITÉRIOS UTILIZADOS São utilizados para identificar o porte de uma empresa, tais como: número de empregados, volume de faturamento/receita anual, patrimônio, número de estabelecimentos existentes etc., Estes critérios esses adotados por órgãos governamentais (IBGE, Receita Federal, SEBRAE), bancos, entidades de classes, entre outros. ANTONIO CINCINATO MARQUES

6 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
EXEMPLO DE CLASSIFICAÇÃO DE EMPRESAS ANTONIO CINCINATO MARQUES

7 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
CARACTERÍSTICAS DAS PEQUENAS EMPRESAS a estrutura organizacional é simples e nem sempre definida claramente; é reduzido o número de diretores, com a centralização de decisões no dirigente principal; satisfazem mais facilmente às necessidades de especialização; os recursos são altamente limitados; o acesso às fontes de capital de giro e às inovações tecnológicas falta ou é difícil; é pequeno o número de funcionários em relação ao setor de atividade; absorvem significativa parcela de mão-de-obra, especialmente a não-qualificada; ANTONIO CINCINATO MARQUES

8 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
CARACTERÍSTICAS DAS PEQUENAS EMPRESAS o recrutamento e a manutenção de mão-de-obra são difíceis; proprietários e administração são interdependentes, isto é, há um estreito vínculo entre o empreendedor (proprietário) e a empresa, acarretando que, em grande número de casos, o empreendedor (suas crenças, valores e personalidade) e o empreendimento se confundem; não dominam o setor onde operam; possuem, normalmente, alto grau de complementaridade e/ou subordinação às empresas de grande porte; a margem de erro aceitável é bastante pequena. ANTONIO CINCINATO MARQUES

9 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL Fonte : IBGE - Diretoria de Pesquisas 2001 ANTONIO CINCINATO MARQUES

10 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL 91% da MPE tem contribuído para a geração de empregos ; 84% das MPE contribuem para a redução da crise; 43% da receita do País são provenientes das MPEs, com destaque para o comércio com 72% e serviços com 56%; ANTONIO CINCINATO MARQUES

11 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

12 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

13 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL

14 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO NACIONAL REFERENTE A EMPREGOS ANTONIO CINCINATO MARQUES

15 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
IMPORTÂNCIA DA MPE NO CONTEXTO MUNDIAL Crescimento das MPEs no brasil e no mundo é um processo irreversível; O setor de serviços ocupa lugar de destaque em todo o mundo; O crescimento das MPEs está diretamente relacionado com o avanço tecnológico, automação das industrias e a urbanização das populações. INFLUÊNCIA DA TERCEIRIZAÇÃO PARA AS MPEs. Elemento chave para o crescimento das MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

16 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO PARA AS MPEs. Proporciona fazer negócios em todo o mundo, mas de uma forma vantajosa, pela exigência interna as empresas acabam melhorando também para os clientes internos; Pequenos empreendimentos podem se tornar globais, em virtude das grandes corporações não terem a flexibilidade necessária para atender rapidamente o mercado externo; Há mais de cem anos que escutamos falar que as pequenas corporações serão engolidas pelas grandes e o que vemos é um crescimento contrário. ANTONIO CINCINATO MARQUES

17 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. A título de ilustração, podem ser citados uma série de exemplos destes elementos que podem levar ao FRACASSO ao invés do êxito aos empreendimentos de pequeno porte, tais como: má administração, com destaque para a falta de planejamento e a falta de competência gerencial e de conhecimento prático no ramo escolhido (talvez este seja o grande fator no fracasso); planos econômicos/economia mutante; concorrência; ANTONIO CINCINATO MARQUES

18 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. desinformação, falta de conhecimento ou de atualização; acesso restrito às fontes de informações; falta de dedicação total ao negócio; dificuldade de acesso ao crédito; baixos investimentos tecnológicos; elevadas obrigações tributárias e jurídicas; falta de qualificação da mão-de-obra. ANTONIO CINCINATO MARQUES

19 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

20 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

21 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

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SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

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SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

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SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. ANTONIO CINCINATO MARQUES

25 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. MOTIVOS QUE LEVARAM O PROPRIETÁRIO AO
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs. MOTIVOS QUE LEVARAM O PROPRIETÁRIO AO FECHAMENTO DA EMPRESA ANTONIO CINCINATO MARQUES

26 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

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SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

28 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

29 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
SUCESSO OU FRACASSO PARA AS MPEs.

30 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
PLANO DE NEGÓCIOS NAS MPEs. OBJETIVOS Orientar o empreendedor estrategicamente antes de abrir o negócio; Mostrar a viabilidade do negócio quanto a motivos financeiros, técnicos ou de mercado; Obtenção de financiamento junto aos bancos; Viabilidade de parcerias; Facilitar uma possível venda do negócio; Ao elaborar um plano de negócios, fica mais visível novos caminhos a serem seguidos. ANTONIO CINCINATO MARQUES

31 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
COMPONENTES DE UM PLANO DE NEGÓCIO. 1. SUMÁRIO EXECUTIVO O sumário deve apresentar de forma clara o objetiva um resumo do projeto da empresa, mostrando qual a estratégica de negócio, as formas de desenvolvimento e de comércio dos produtos e os investimento necessário. ANTONIO CINCINATO MARQUES

32 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
2. CONCEPÇÃO DO NEGÓCIO Essa seção deve apresentar de forma detalhada como a empresa e os produtos podem superar a competição e serem atrativo para os investidores. O empreendedor deve apresentar a estratégia para cada diferente linha de produtos e os fatores que podem causar impacto na estratégia planejada. Aspectos de mercado relevantes devem ser mencionado. Deve apresentar, ainda, o estágio dos negócios, tais como o desenvolvimento da empresa, dos produtos e sua posição no mercado. Essas informações são importantes para dar aos investidores um bom nível de confiança para comprarem sua idéia. ANTONIO CINCINATO MARQUES

33 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
3. CARACTERÍSTICA DO MERCADO O empresário deve apresentar as características do mercado em que a empresa atua ou atuará. Deve ser apresentado o potencial do mercado, quantas pessoas ou empresas usam os produtos do concorrente e quantos clientes a organização poderá atrair. Se o mercado for muito grande o empreendedor deve segmentá-lo, focando num determinado nicho. Isso é importante, principalmente, se o empresário está iniciando um negócio. Falta de foco pode causar dúvidas nos investidores. ANTONIO CINCINATO MARQUES

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4. ANÁLISE DOS CONSUMIDORES No Business Plan, o empreendedor deve avaliar o comportamento dos consumidores em relação aos seus produtos. O empresário deve concentrar-se em variáveis mensuráveis para avaliar as chances dos seus produtos frente aos concorrentes. 5. A COMPETIÇÃO Nessa seção, o empreendedor deve apresentar uma análise da competição: quem é a empresa líder, as demais empresas que atuam e o potencial de novas empresas entrarem nesse mercado. Mostrar quais as características que diferenciam a empresa da concorrência. ANTONIO CINCINATO MARQUES

35 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
6. CARACTERÍSTICAS DOS PRODUTOS O empreendedor deve apresentar os benefícios dos seus produtos, descrevendo suas características. É bom enfatizar quais as características que diferenciam os produtos da concorrência. 7. ANÁLISE COMPETITIVA Uma análise profunda das vantagens e desvantagens da empresa frente à concorrência deve ser elaborada nesta seção. Quando apresentar as deficiências, o empreendedor deve mostrar quais são os plano para superá-las. A demonstração de transparência na análise reforça a confiança dos investidores no negócio. ANTONIO CINCINATO MARQUES

36 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
8. POSICIONAMENTO O empresário deve posicionar o seu produto no mercado, determinando quais são os consumidores para os produtos. Uma vez definido os consumidores que se pretende atingir é necessário estabelecer qual é a mensagem que a empresa e os produtos gostariam de passar para estes. 9. PROPAGANDA E PROMOÇÃO O empreendedor deve descrever o plano de promoção da empresa e dos produtos, apresentando quais são os veículos de marketing que pretende utilizar e explanando como esses veículos passarão a mensagem das qualidades dos produtos para os consumidores. ANTONIO CINCINATO MARQUES

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10. VENDAS O plano de vendas deve ser coerente com a estratégia de negócios, seguindo a estratégia de marketing e consciente das limitações da empresa. A programação do volume de vendas deve estar de acordo com períodos do ano que possam ter impacto nos consumidores, tais como Páscoa, Natal, etc. 11. PESQUISA E DESENVOLVIMENTO Essa seção só é aplicável às empresas que tenham desenvolvimento de produto. O empreendedor deve descrever quanto da receita será investido no aperfeiçoamento dos produtos atuais e no desenvolvimento dos novos produtos. Uma visão a longo prazo da linhade produtos e das inovações planejadas transmitirá confiança aos investidores. ANTONIO CINCINATO MARQUES

38 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
12. OPERAÇÃO O empreendedor deve apresentar como funcionará o seu negócio. Mostrar os aspectos peculiares do processo de manufatura dos produtos, discutindo os pontos críticos e soluções de contorno. Os aspectos de distribuição e da cadeia de fornecedores devem ser discutidos para mostrar a eficiência do processo. ANTONIO CINCINATO MARQUES

39 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
13. PESSOAL Essa seção é dedicada à apresentação da estrutura organizacional da empresa, descrevendo as posições chaves com suas responsabilidades. É importante apresentar o currículo das pessoas chaves da empresa para mostrar aos investidores quem são as pessoas que estão dirigindo o negócio. É recomendável um misto de pessoas experientes e pessoas jovens, dando o equilíbrio entre conservador e o arrojado. Não adianta uma excelente idéia se não existir pessoal competente para gerenciar o negócio. ANTONIO CINCINATO MARQUES

40 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
14. ANÁLISE FINANCEIRA Essa é uma das principais seções do Business Plan. Ela demonstra qual o retorno que o negócio trará para os investidores. O empreendedor deve projetar os investimentos nos próximos cinco anos, mostrando a evolução das receitas e despesas, e como poderá remunerar os investidores. Nessa seção ainda serão mostradas as planilhas de receitas e despesas, o fluxo de caixa, a evolução das vendas periodicamente (mensal ou semanal), o custo por unidade de produto, etc. Quanto mais detalhado e consistente forem essas planilhas maior controle o empreendedor terá do negócio. Se o custo dos produtos estiver acima do planejado será possível negociar com os fornecedores novos preços ou sua substituição. ANTONIO CINCINATO MARQUES

41 PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.
COMENTÁRIO A elaboração do Business Plan e a identificação dos principais modelos de ciclo de vida das organizações não garantem o sucesso de empreendimento. Quando se procede ao estudo do ciclo de vida das organizações, dificilmente se encontra um modelo ou referencial-padrão que possa ser aplicado às mesmas sem se correr o risco da especificidade de cada caso. Em virtude disso, é necessário a análise de vários modelos. Alguns casos, foram estudados e temos os seguintes modelos: Modelo Funcional (Scott e Bruce), Modelo Gerencial ( Mount, Zinger e Forsyth), Estágios de Crescimentos (Adizes) e o modelo de Greiner. (Larry Greiner). ANTONIO CINCINATO MARQUES


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