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Qualidade de Vida no Trabalho: O stress e o conceito de qualidade total Juliana Carrijo Melo Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância.

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1 Qualidade de Vida no Trabalho: O stress e o conceito de qualidade total Juliana Carrijo Melo Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde

2 MODELO TAYLORISTA E FORDISTA l Estrutura rígida l Forças roteirizadas/pouco desafiantes l Alto grau de especialização l estrutura hierarquizada ( relação de autoridade) l controle explícito das atividades

3 O CENÁRIO DAS NOVAS ORGANIZAÇÕES l Globalização l Competitividade l Valorização dos recursos humanos Premissas: l Valor agregado ao produto final l Redução dos níveis hierárquicos l menor custo x maior qualidade l Simplificação dos processos l Uso intenso da tecnologia da informação

4 PROCESSO SAÚDE DOENÇA Aspectos Individualidades l POLÍTICOS - GENÉTICA l SOCIAIS - BIOLÓGICAS l ECONÔMICOS - PSICOSSOCIAIS l CULTURAIS l FISICO l PSICÓLOGICOS

5 O INDIVÍDUO E O TRABALHO l Trabalho tem lugar específico no processo Saúde/Doença Mental l Sofrimento do trabalhador: Advém da Organização do trabalho; Advém da Organização do trabalho; Cria defesas coletivas; Cria defesas coletivas; Diretamente relacionadas a: Diretamente relacionadas a: a) Natureza do trabalho exercido; a) Natureza do trabalho exercido; b) Forma de lidar com o trabalho; b) Forma de lidar com o trabalho; c) Representação social do trabalho c) Representação social do trabalho

6 TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE PRESSUPÕE: l SITUAÇÃO DE SAÚDE/ DOENÇA l SITUAÇÃO DE VIDA/ MORTE l SOFRIMENTO l SITUAÇÕES PENOSAS l FATORES DE RISCOS

7 PORQUE O SOFRIMENTO OCORRE ? l Relação Homem/ Trabalho é bloqueada; l Trabalho vazio e carente de valor ISTO IMPEDE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE.

8 STRESS: ESTADO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL l CRIA A BUSCA DE ALTERNATIVAS OU OU l PARALIZA AS AÇÕES DO FUNCIONÁRIO

9 O stress é, talvez, a melhor medida do estado de bem - estar obtido ou não pela pessoa. A qualidade de vida no trabalho é individualizada na pessoa por meio de suas diferentes manifestações de stress.

10 CONSCIENTIZA - SE DO PROCESSO l Apropriação de si do trabalho l Percepção global l Auto-conhecimento l Inverte com o paciente l Integra afeto e razão l Reconhece limites l Trabalho criativo l Indivíduo espontâneo

11 CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA É um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

12 Qualidade de Vida no Trabalho 2 Aspectos: l STRESS-individual l QUALIDADE TOTAL - Aspectos comportamentais e satisfação das expectativas individuais, visando a concretizaçäo dos resultados da empresa. (Grupo)

13 OBJETIVOS l Auto-conhecimento l Desenvolvimento de processos criativos e espontâneos l Facilitar a resolução de problemas l Promover novas atividades e atitudes l Responsabilidade social (Ética)

14 QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO Refletir sobre a relação do indivíduo no trabalho, a partir de situações do seu cotidiano Compreender como são vividas:Compreender como são vividas: relações Indivíduo/ Indivíduo relações Indivíduo/ Indivíduo relações Indivíduo/ Tarefa relações Indivíduo/ Tarefa relações Indivíduo/ Instituição relações Indivíduo/ Instituição Trabalhar as questões relativas á Identidade do ProfissionalTrabalhar as questões relativas á Identidade do Profissional

15 O PRAZER ADVÉM DA REAL PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO.

16 IDENTIDADE O Indivíduo experimenta através da interação com o ambiente, que é intermediador na formação psíquica. Envolve as etapas: 1- Identidade do EU 2- Reconhecimento do EU 3- Reconhecimento do Outro

17 TRABALHO E SAÚDE TRABALHO E SAÚDE O HOMEM SE CONHECE POR AQUILO QUE REALIZA, SEU FAZER É A OBJETIVIDADE E SUA SUBJETIVIDADE. O HOMEM SE CONHECE POR AQUILO QUE REALIZA, SEU FAZER É A OBJETIVIDADE E SUA SUBJETIVIDADE. Investimento de energia psíquica Trabalho: Sobrevivência Realização Profissional Realização Profissional Reconhecimento social da sua capacidade Reconhecimento social da sua capacidade

18 Interação no processo de Qualidade. OrganizaçãoPessoa Carreira Benefícios Salário Territoriedade Comunicação clara e clima recentivo Comprometimento e lealdade do func. Auto-estima e realização das ansiedades pessoais Estabilidade e segurança Sentimento de pertenimento Crescimento e comprometimento Vivência do significado do trabalho, responsabilidade, autonomia e feed-back Sinergia confiança parceria motivação harmonia transação Resultado Qualidade e satisfação no trabalho c omprometimento

19 InCor - HC - USP: Projetos de Qualidade de Vida l Coração Aberto (Benchmarketing) l Projeto Educar Para Qualidade l Semana InCor da Qualidade l Amigos do Peito ( Quartas - Feiras) l ISO Laboratório de Análises Clínicas- parte médica l Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar

20 Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida l Consultoria Técnica (SAC) Respostas às dúvidas emitidas via , telefonemas, cartas. Prazo: 5 dias - 2 Técnicos e estagiários da UNB- Fone: l Free- Choice Programa em que o funcionário recebe bônus de CR$50,00 para investir na melhoria de sua qualidade de vida. l Job rotation Oportunidade de rotatividade dos funcionários em outras áreas dentro da própria Gerência.

21 Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida l Rounds Técnicos Formação de facilitadores internos, através de exemplos reais de práticas de aprendizagem on the job training- educação e treinamento no próprio local de trabalho -, instigando-os a repensar sua postura profissional e sua prática. l Canal Aberto Momento de participação e integração entre gerência e corpo funcional da GGMED.

22 PROJETOS EM ANDAMENTO - GGMED - ANVISA 1- Contrato de Gestão - Meta global da ANVISA - disponível via Internet 2- Aplicabilidade dos conceitos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Avaliadas trimestralmente por indicadores. 3- Projeto de Implantação da ISO 9002 (IBQN) 4-Comitê da Desburocratização Programa Nacional do Serviço Público

23 PORQUE BUSCAR INDICADORES? l Quantificar a qualidade dos serviços prestados e subsidiar a implantação de melhorias contínuas nos processos de trabalho, l Analisar e monitorar os resultados, l Diagnosticar a satisfação do cliente, l Identificar como estamos e como devemos ficar.

24 INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA l Ida ao dentista a cada 6 meses? l Ida ao cinema a cada 15 dias ? l Trabalho no que eu gosto e acredito? l Faço pequenas viagens e passeios? l Desfreuto de pelo menos 20 dias de férias por ano? l Sempreme permito ouvir música? l Sou autêntico em minhas relações? l Uma vez ao ano faço check up? l Respeito o meu horário de refeicão saboreando o alimento?

25 PONTOS FAVORÁVEIS l Revisão do contrato de gestão - Meta institucional l Clareza dos principais processos de trabalho l Foco na tarefa para foco no cliente l Pensamento sistêmico l Diagnóstico situacional l Sinergia grupal

26 OPORTUNIDADES DE MELHORIA l Envolvimento do nível gerencial l Uso gerencial das informações l Alinhamento das metas e planos de ações com o planejamento estratégico l Continuidade de ações e planos l Sistema de acesso à informação (comunicação)

27 NOVOS DESAFIOS DA GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS l Combinar qualidade x custos competitivos l Foco no cliente l Capacidade de inovação l Mudanças tecnológicas no sistema de gestão l Agência flexível / criativa l Humanização na organização l Aumento da qualidade de vida no trabalho l Maior produtividade / qualidade produtos e serviços

28 Excelência é uma habilidade conquistada através de treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência,então, não é um ato, mas um hábito. (Aristóteles AC)

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