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Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária

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Apresentação em tema: "Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária"— Transcrição da apresentação:

1 Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Qualidade de Vida no Trabalho: O stress e o conceito de qualidade total Juliana Carrijo Melo Psicóloga - InCor - HC - USP Agência Nacional de Vigilância Sanitária Ministério da Saúde

2 MODELO TAYLORISTA E FORDISTA
Estrutura rígida Forças roteirizadas/pouco desafiantes Alto grau de especialização estrutura hierarquizada ( relação de autoridade) controle explícito das atividades

3 O CENÁRIO DAS NOVAS ORGANIZAÇÕES
Globalização Competitividade Valorização dos recursos humanos Premissas: Valor agregado ao produto final Redução dos níveis hierárquicos menor custo x maior qualidade Simplificação dos processos Uso intenso da tecnologia da informação

4 PROCESSO SAÚDE DOENÇA Aspectos Individualidades
POLÍTICOS GENÉTICA SOCIAIS BIOLÓGICAS ECONÔMICOS PSICOSSOCIAIS CULTURAIS FISICO PSICÓLOGICOS

5 O INDIVÍDUO E O TRABALHO
Trabalho tem lugar específico no processo Saúde/Doença Mental Sofrimento do trabalhador: Advém da Organização do trabalho; Cria defesas coletivas; Diretamente relacionadas a: a) Natureza do trabalho exercido; b) Forma de lidar com o trabalho; c) Representação social do trabalho

6 TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE PRESSUPÕE:
SITUAÇÃO DE SAÚDE/ DOENÇA SITUAÇÃO DE VIDA/ MORTE SOFRIMENTO SITUAÇÕES PENOSAS FATORES DE RISCOS

7 PORQUE O SOFRIMENTO OCORRE ? ISTO IMPEDE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE.
Relação Homem/ Trabalho é bloqueada; Trabalho vazio e carente de valor ISTO IMPEDE A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE.

8 STRESS: ESTADO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL
CRIA A BUSCA DE ALTERNATIVAS OU PARALIZA AS AÇÕES DO FUNCIONÁRIO

9 O stress é, talvez, a melhor medida do estado de bem - estar obtido ou não pela pessoa. A qualidade de vida no trabalho é individualizada na pessoa por meio de suas diferentes manifestações de stress.

10 CONSCIENTIZA - SE DO PROCESSO
Apropriação de si do trabalho Percepção global Auto-conhecimento Inverte com o paciente Integra afeto e razão Reconhece limites Trabalho criativo Indivíduo espontâneo

11 CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA
É um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho.

12 Qualidade de Vida no Trabalho
2 Aspectos: STRESS-individual QUALIDADE TOTAL - Aspectos comportamentais e satisfação das expectativas individuais, visando a concretizaçäo dos resultados da empresa. (Grupo)

13 OBJETIVOS Auto-conhecimento Desenvolvimento de processos criativos e espontâneos Facilitar a resolução de problemas Promover novas atividades e atitudes Responsabilidade social (Ética)

14 QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO
Refletir sobre a relação do indivíduo no trabalho, a partir de situações do seu cotidiano Compreender como são vividas:  relações Indivíduo/ Indivíduo  relações Indivíduo/ Tarefa  relações Indivíduo/ Instituição Trabalhar as questões relativas á Identidade do Profissional

15 O PRAZER ADVÉM DA REAL PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO.

16 3- Reconhecimento do Outro
IDENTIDADE O Indivíduo experimenta através da interação com o ambiente, que é intermediador na formação psíquica. Envolve as etapas: 1- Identidade do EU 2- Reconhecimento do EU 3- Reconhecimento do Outro

17 TRABALHO E SAÚDE Realização Profissional
O HOMEM SE CONHECE POR AQUILO QUE REALIZA, SEU FAZER É A OBJETIVIDADE E SUA SUBJETIVIDADE. Investimento de energia psíquica Trabalho: Sobrevivência Realização Profissional Reconhecimento social da sua capacidade

18 Interação no processo de Qualidade.
comprometimento Organização Pessoa Carreira Sinergia Auto-estima e realização das ansiedades pessoais Benefícios Salário confiança parceria motivação harmonia transação Estabilidade e segurança Territoriedade Sentimento de pertenimento Comunicação clara e clima recentivo Crescimento e comprometimento Resultado Vivência do significado do trabalho, responsabilidade, autonomia e feed-back Comprometimento e lealdade do func. Qualidade e satisfação no trabalho

19 InCor - HC - USP: Projetos de Qualidade de Vida
Coração Aberto (Benchmarketing) Projeto Educar Para Qualidade Semana InCor da Qualidade Amigos do Peito ( Quartas - Feiras) ISO Laboratório de Análises Clínicas- parte médica Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar

20 Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida
Consultoria Técnica (SAC) Respostas às dúvidas emitidas via , telefonemas, cartas. Prazo: 5 dias Técnicos e estagiários da UNB- Fone: Free- Choice Programa em que o funcionário recebe bônus de CR$50,00 para investir na melhoria de sua qualidade de vida. Job rotation Oportunidade de rotatividade dos funcionários em outras áreas dentro da própria Gerência.

21 Gerência Geral de Medicamentos: Projetos de Qualidade de Vida
Rounds Técnicos Formação de facilitadores internos, através de exemplos reais de práticas de aprendizagem “on the job training”- educação e treinamento no próprio local de trabalho - , instigando-os a repensar sua postura profissional e sua prática. Canal Aberto Momento de participação e integração entre gerência e corpo funcional da GGMED.

22 PROJETOS EM ANDAMENTO - GGMED - ANVISA
1- Contrato de Gestão - Meta global da ANVISA - disponível via Internet 2- Aplicabilidade dos conceitos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Avaliadas trimestralmente por indicadores. 3- Projeto de Implantação da ISO 9002 (IBQN) 4-Comitê da Desburocratização Programa Nacional do Serviço Público

23 PORQUE BUSCAR INDICADORES?
Quantificar a qualidade dos serviços prestados e subsidiar a implantação de melhorias contínuas nos processos de trabalho, Analisar e monitorar os resultados, Diagnosticar a satisfação do cliente, Identificar “como estamos” e “como devemos ficar”.

24 INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA
Ida ao dentista a cada 6 meses? Ida ao cinema a cada 15 dias ? Trabalho no que eu gosto e acredito? Faço pequenas viagens e passeios? Desfreuto de pelo menos 20 dias de férias por ano? Sempreme permito ouvir música? Sou autêntico em minhas relações? Uma vez ao ano faço check up? Respeito o meu horário de refeicão saboreando o alimento?

25 PONTOS FAVORÁVEIS Revisão do contrato de gestão - Meta institucional
Clareza dos principais processos de trabalho Foco na tarefa para foco no cliente Pensamento sistêmico Diagnóstico situacional Sinergia grupal

26 OPORTUNIDADES DE MELHORIA
Envolvimento do nível gerencial Uso gerencial das informações Alinhamento das metas e planos de ações com o planejamento estratégico Continuidade de ações e planos Sistema de acesso à informação (comunicação)

27 NOVOS DESAFIOS DA GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS
Combinar qualidade x custos competitivos Foco no cliente Capacidade de inovação Mudanças tecnológicas no sistema de gestão Agência flexível / criativa Humanização na organização Aumento da qualidade de vida no trabalho Maior produtividade / qualidade produtos e serviços

28 Excelência é uma habilidade conquistada através de treinamento e prática. Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência,então, não é um ato, mas um hábito. (Aristóteles AC)

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