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“ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social.

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1 “ A comunicação do Ministério da Saúde sofre de anemia crónica” Comunicação Empresarial – 2º Ano Marketing das Organizações Políticas e da Economia Social Alunos: João Lacerda, João Roque, Nuno Sequeira, Sandra Nunes.

2 introdução De acordo com o autor Carlos Oliveira Santos: “A Comunicação do Ministério da saúde sofre de uma anemia crónica e que a principal causa dessa anemia radica na medula óssea, ou seja, na sua estrutura de comunicação a qual é incapaz de produzir glóbulos vermelhos (informação/ comunicação) em torno das necessidades dos públicos.” A comunicação do Ministério da Saúde não é baseada numa estrutura que possibilite uma eficiência/eficácia, ao nível interno e externo. carece de uma estratégia de comunicação integrada que explore devidamente instrumentos como, a Publicidade, Organização de eventos, Patrocínios, Internet, Intranet, Publicações Periódicas Internas e Externas, e Estudos Quantitativos e Qualitativos.

3 Contexto Nacional, organizacional e Função A imagem negativa do MS em Portugal é alimentada por pressões sobre este, sobretudo por críticos da imprensa, e pelos utentes do SNS (Serviço Nacional de Saúde). O contexto organizacional é afectado por, por um elevado número de comunicadores não oficiais, como é o exemplo dos Hospitais, Ministério, ARS, e pela falta de investimento na função. A ineficaz comunicação por parte deste elemento do estado resulta de vários factores tais como: Carência de profissionais de comunicação, ausência de uma estrutura de comunicação com uma missão, uma estratégia, e um orçamento.

4 Agentes O autor considera três tipos de intervenientes activos em todo o projecto de elaboração da comunicação do Ministério da Saúde

5 Factores de Mudança A passagem de um modelo caracterizado pela falta de eficácia, para um modelo que visa uma comunicação eficaz e de excelência. factores endógenos Funções que uma comunicação eficiente poderá desempenhar, tendo como principal objectivo a optimização do processo de comunicação do Ministério da Saúde. Os factores de motivação endógenos geram uma comunicação eficaz, devido ao facto de apoiarem o Ministro e o Ministério a explicar, legitimar e a executar grandes medidas de acção do Governo. Melhorando a má imagem do Ministério da Saúde, diminuem a dependência dos órgãos de comunicação social, e a pressão dos lóbis. Os factores exógenos A sua acção é feita através de diálogos com os públicos, com a modernização da administração pública, elevando os seus serviços de acordo com os princípios ou directivas de instituições como a Organização Mundial de Saúde, da Unicef ou da Unesco. Agem em torno benefício dos diversos públicos, ou seja, do Governo, das Instituições e dos utentes do serviço Nacional de Saúde

6 Propõe-se: Criação de um Departamento de Comunicação com uma estrutura equiparada á do Governo, liderado por um especialista sénior que promova uma comunicação global (Interna/Externa

7 Economicamente - usufruir dos fundos estruturais da União Europeia, modernizar-se tecnologicamente. Politicamente - deve ser aproveitada a oportunidade de entrada de um novo Governo de modo a reformar a função comunicação e a criar uma estrutura com potencial alargado. Legislativamente - deve ser considerado o facto de a admissão de novos funcionários para a Administração Publica estar condicionada, limitando todo o raio de acção com vista á criação de uma estrutura profissional no Ministério da Saúde. Todo este processo deve obedecer a um seguimento temporal, considerado pelo autor.

8 Conclusão Os órgãos constituintes do estado como é o caso do MS, têm como principal objectivo promover o bem-estar das sociedades, prestando-lhes serviços e afins, sustentados pelos fundos públicos de onde derivam os recursos financeiros. Uma vez que estes recursos não são gerados pela actividade do sector, considera-se fundamental uma motivação propensa em aumentar a performance dos serviços prestados, sobretudo ao nível comunicacional. A Publicidade, a Força de Vendas, o Marketing Relacional, e as Relações Públicas são instrumentos de excelência que potenciam a optimização da comunicação com os variados públicos. “As campanhas de marketing social, são campanhas de formação e informação e, como tal vivem da capacidade de comunicar de forma eficaz a mensagem social.” (Lindom et al, 2009)


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