A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna:"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Tatiana Ghedine Orientador: Henrique Freitas 11 de março de 2004

2 Estrutura da Apresentação
EAD Tema e justificativa Objetivos Método Resultados Considerações Finais Tatiana Ghedine

3 Educação a Distância - EAD
a separação do professor e do aprendiz durante, pelo menos, a maior parte de cada processo instrucional a utilização de uma mídia educacional para unir professor e aprendiz e “transportar” o conteúdo do curso (no caso deste trabalho a Internet/Intranet) a disponibilidade da comunicação de mão dupla separação do professor e aluno em espaço e/ou tempo aprendizado controlado pelo estudante e não pelo professor que se encontra à distância Tatiana Ghedine

4 Influência das redes de comunicação
Processamento de informação Novas formas de comunicação (redes) Nova ordem Tecnológica Geopolítica Organizacional (TAPSCOTT e CASTON, 1993; HÄMÄLÄINEN, WHISNSTON e VISHIK, 1996; MEISTER, 1999) Oportunidades de aprendizado Trabalho Expectativas e necessidades A Educação à Distância via Internet (EADI) está surgindo como uma das principais soluções para a capacitação dos funcionários nas organizações. (ROSENBERG, 2002) Tatiana Ghedine

5 Instituições de Ensino X Empresas
Os programas de EAD nas instituições de ensino não equivalem aos utilizados pelas organizações, uma vez que o ambiente, as demandas, e os resultados são distintos Há deficiência na pesquisa acadêmica quanto diversos aspectos dos efeitos da EAD nas organizações e como elas a estão utilizando (SALAS et al., 2002) Tatiana Ghedine

6 Objetivos Objetivo Geral:
Analisar o uso da Educação a Distância via Internet/Intranet em empresas privadas* brasileiras * São consideradas empresas privadas brasileiras aquelas com sede no Brasil, independente da origem do capital. Objetivos Específicos: Verificar as iniciativas de capacitação organizacional que vem sendo adotadas pelas empresas pesquisadas e a existência de diferenças entre elas Verificar como as organizações estão avaliando os cursos de EADI Identificar as vantagens e desvantagens na utilização da EADI Tatiana Ghedine

7 Etapas da pesquisa Etapa 2 - Levantamento inicial de dados
Etapa 3 - Estudo Exploratórios (duas empresas) Etapa 4 - Estruturação do instrumento de pesquisa Etapa 1 - Pesquisa Bibliográfica Etapa 5 - Validação de conteúdo do instrumento por dois especialistas Etapa 6 - Realização do estudo de casos múltiplos Etapa 7 -Análise da utilização da EADI por empresas privadas brasileiras Tatiana Ghedine

8 Etapa 2 – Levantamento inicial de dados
Amostra: 500 Maiores e Melhores Empresas do Brasil (Exame 2002) Primeiro contato (500 empresas): Levantamento da amostra No empresas Freqüência Contatos realizados 313 62,6% Telefones incorretos e não localizados 91 18,2% Telefones ocupados após três tentativas 96 19,2% Negativas: aquelas que envolvem fuga, recuo ou comportamento negativo Positivas: aquelas que envolvem atração, aproximação ou comportamento positivo Tatiana Ghedine

9 Etapa 2 – Levantamento inicial de dados
Segundo contato (313 empresas): Levantamento da amostra No empresas Freqüência Responderam ao 139 44,41% Não responderam ao 174 55,59% Resultado das empresas que responderam ao Levantamento da amostra No empresas Freqüência Sim, utilizam EADI 48 62,6% Não utilizam EADI 76 18,2% Não quiseram participar da pesquisa 15 19,2% Tatiana Ghedine

10 Etapa 4 – Estruturação do instrumento de pesquisa
Dimensões Objetivos Fontes Características das iniciativas de EADI Identificar qual a iniciativa para a capacitação dos colaboradores adotada pelas organizações que utilizam EADI HALL (1997); PEAK (1997); MEISTER (1999); ALPERSTEDT (2000); NURMI apud WENTLING et al. (2000); GERBMAN (2000); WENTLING et al. (2000); URDAN e WEGGEN (2000); HARUN (2002); ROSA e MOREIRA (2002); ROSENBERG (2002); YOUNG (2002); Informações sobre os cursos de EADI Levantar algumas informações mais específicas sobre os cursos de EADI STRAZZO E WENTLING (2000); PIMENTEL e ANDRADE (2001); MASIE (2002); YOUNG (2002); TIs utilizadas nos cursos de EADI Levantar alguns itens referentes as TIs utilizadas pelas organizações para a EADI NAKAYAMA, SILVEIRA E PILLA (2000); URDAN e WEGGEN (2000); WENTLING et al. (2000); STRAZZO E WENTLING (2000); LAUDON e LAUDON (2001);ROSENBERG (2002); SALAS et al. (2002); YOUNG (2002); Avaliação dos programas de EADI Identificar como as organizações estão gerindo a avaliação seus cursos de EADI ARETIO (1994); CAMPBELL (1997); GERBMEN (1997); HALL (1997); AMOR (2000); EBOLI apud INTERAÇÃO, (2000); MEISTER (1999); HUSEMAN e GOODMAN apud WENTLING et al. (2000); NURMI apud WENTLING et al. (2000); PHILLIPS apud WENTLING et al. (2000); URDAN e WEGGEN (2000); WENTLING et al. (2000); YOUNG (2001); CHEONG (2002); GOODRIDGE (2002); ROSENBERG (2002); HURAN (2002); ROSA e MOREIRA (2002);LAUDON e LAUDON (2001); Dados organizacionais e pessoais do entrevistado Levantar os dados pessoais e organizacionais necessários para a pesquisa Tatiana Ghedine

11 Etapa 6 – Estudo de múltiplos casos
Método: estudo de múltiplos casos Das 48 empresas que possuem EADI: 5 Não quiseram participar da pesquisa 30 Não responderam ao questionário 12 Participaram da pesquisa No empresas* Utilizam EADI * Uma das empresas que participou do estudo exploratório não consta neste quadro. 12 empresas: Face-a-face (9): 7 em SP, 1 SC e 1 RS Via correio (3): 3 em SP Tatiana Ghedine

12 Principais Resultados
Os três principais motivos para a não utilização da EADI Total de citações* Não faz parte da estratégia da organização 20 Como a EADI é muito recente, pouco se sabe sobre a sua aplicação 10 Falta de infra-estrutura de TI 8 * 64 respondentes. Os três principais motivos para a adoção da EADI Total de citações* Como meio para atingir os objetivos estratégicos do negócio 9 Para reduzir os custos 7 Para possibilitar que mais colaboradores tenham acesso à capacitação 6 * 12 respondentes. Tatiana Ghedine

13 Principais Resultados – múltiplos casos
Mudança no foco dos treinamentos: Os cursos estão disponíveis aos colaboradores a qualquer hora durante o horário de espediente e em algumas empresas até for a dele. Quatro empresas estão utilizando os cursos de EADI para desenvolver as competências desejadas em seus colaboradores. O foco principal dos cursos de EADI está nos colaboradores, mas começa a se observar uma movimentação em expandir os cursos de EADI para a cadeia de valor. Os cursos de EADI desenvolvidos ou adotados pelas empresas pautadas pela gestão de pessoas por competência (4) ou gestão por performance (1), primam por um processo contínuo de aprendizagem planejada para o desenvolvimento dos colaboradores. As empresas estão avaliando os resultados do treinamento principalmente pela melhora do desempenho do colaborador no trabalho. Tatiana Ghedine

14 Principais Resultados – múltiplos casos
Formas de capacitação organizacional 3 Universidades corporativas (UC) 6 Centros de treinamentos (CT) 2 Universidades Corporativas e Centros de Treinamentos As diferenças levantadas na literatura entre CT e UC não corresponderam ao encontrado nas empresas pesquisadas, ou seja, as empresas pesquisadas confundem a UC com CT, aquela vindo em substituição a este, porém com a manutenção do mesmo papel. Se observou somente 2 diferenças significativas entre a utilização da EADI pelas UCs e CTs: somente empresas de capital estrangeiro possuem UCs os investimentos iniciais nas empresas que possuem UCs são sempre maiores que o daquelas que possuem CTs Tatiana Ghedine

15 Principais Resultados – múltiplos casos
A EADI começou a aparecer nas empresas pesquisadas a partir de 2001 Tendência de aumento na utilização da EADI pelas empresas nos próximos dois anos O número de cursos de EADI não são influenciados pelo tempo de utilização dos mesmos pela empresa Os gerentes estão se dando conta que a quantidade de cursos não é o mais importante e sim a qualidade e utilidade dos cursos oferecidos A maior parte dos cursos realizados é individual e baseada na auto-instrução ou auto-desenvolvimento Tatiana Ghedine

16 Principais Resultados – múltiplos casos
A maioria das empresas possui cursos em mais de um idioma As empresas não possuem um padrão comum de avaliação, cada uma está avaliando de uma forma diferente os cursos de EADI. Plataformas para gerenciamento dos cursos de EADI: Lotus Note (1); Sabba (2); Oracle (1); MHW (1); Desenvolvida pela empresa (2); Não sabiam (2); Possuíam mas não sabiam o nome (3) Seis empresas estão se preocupando em disponibilizar os cursos de EADI através da Internet. Todas empresas oferecem acesso aos cursos através da Intranet Cinco empresas não oferecem nenhum tipo de interação entre os estudantes, ou seja, não oferecem nenhuma forma de comunicação tipo Fórum e Chat Tatiana Ghedine

17 Principais Resultados – múltiplos casos
As 3 vantagens mais citadas foram: Atinge um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em diferentes locais Facilidade de aumentar o número de alunos por curso Redução total dos custos com treinamento” As 3 desvantagens mais citadas foram: Altos custos iniciais do programa Dificuldade de encontrar método de avaliação confiável Falta de socialização entre os participantes Tatiana Ghedine

18 Considerações finais Implicações gerenciais
Espera-se que os resultados desta pesquisa auxiliem tanto as empresas que estão pensando em adotar a EADI para capacitação dos seus colaboradores, fornecendo subsídios para suas decisões quanto à estruturação, gestão e utilização de algumas tecnologias para os cursos, quanto às empresas que já utilizam a EADI. Para estas os resultados podem mostrar diferentes formas de avaliação, gestão, tecnologias utilizadas e informações que podem ser úteis para melhorar a qualidade da capacitação oferecida aos colaboradores através da EADI. Tatiana Ghedine

19 Condiderações finais Limites de pesquisa
Por se tratar de uma pesquisa de cunho exploratório, os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas nem por isso deixam de ser válidos. Os estudo de caso basearam-se fortemente no depoimento de pessoas que integram a administração dos programas de EADI nas empresas. Por se tratar de uma amostra que se encontra dispersa geograficamente não foi possível realizar mais entrevistas face-a-face pelo alto custo de deslocamento. As empresas (três) que responderam o questionário via correio não contribuíram tanto para a pesquisa como as que foram entrevistadas face-a-face. Tatiana Ghedine

20 Considerações finais Sugestão de pesquisas futuras
Pesquisar algum método de avaliação mais adequado para a EADI nas empresas. Pesquisar uma forma de mensurar o retorno do investimento na EADI para conseguir tornar mais claro o seu retorno para a alta gerência, pois compará-lo com o presencial pode não ser a melhor forma de medir se o investimento de EADI está sendo vantajoso. A realização de uma survey poderia validar (ou não) os resultados apresentados nesta pesquisa. Tatiana Ghedine

21 Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna: Tatiana Ghedine Orientador: Henrique Freitas 11 de março de 2004

22 Principais Resultados
Perspectiva de utilização da EADI Total de citações Sim, no próximo ano 18 Sim, em um período de um ano 32 Sim, em um período de cinco anos 10 Não 13 Não responderam 3 76 Tatiana Ghedine

23 Etapa 3 – Estudo exploratório
Duas empresas Uma com Universidade Corporativa situada em POA/RS, pertencente ao setor varejista Uma com Centro de treinamento situada em Curitiba/PR, pertencente ao setor automobilístico Entrevistas semi-estruturadas Gravadas e transcritas na integra pela pesquisadora Tatiana Ghedine

24 Etapa 5 – Validação do instrumento de pesquisa
Validação de conteúdo por dois especialistas Um acadêmico Um empresário da área de EADI Todas as sugestões quanto ao formato e ao conteúdo foram acatadas Tatiana Ghedine

25 Principais Resultados – múltiplos casos
Público alvo dos cursos de EADI No de empresas* Técnicos 11 Pessoal da área operacional 10 Gerentes Diretores 9 Vendedores 7 Abrangência dos temas dos cursos No de empresas* Soft skills 11 Treinamentos de aplicações para PCs 10 * Resposta múltipla. Total de respondentes 12. Tatiana Ghedine


Carregar ppt "Educação a distância via Internet/Intranet: Estudo de múltiplos casos realizado em empresas privadas brasileiras Defesa de Dissertação de Mestrado Aluna:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google