A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci"— Transcrição da apresentação:

1 Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci
Educação Fiscal??? Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci

2 “A educação tem caráter permanente
“A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando. Existem graus de educação, mas estes não são absolutos” . Paulo Freire

3 Coordenação Nacional Convênio CONFAZ – 1996 Portaria MF nº 35
Portaria Interministerial MEC/MF nº 413/2002

4 Compreendendo o conceito de Educação Fiscal
é um termo técnico, criado em 1998, pela Receita Federal em substituição feita ao termo Educação Tributária para fundamentar o hoje denominado Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), criado em 2002.

5 Compreendendo o conceito de Educação Fiscal
Segundo o sítio da RFB Educação Fiscal é : “um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, objetivando e propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.”

6 RESOLUÇÃO/CNE Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010 - Art. 16
Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. A transversalidade e a interdisciplinaridade são modos de se trabalhar o conhecimento que buscam uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar.

7 Contribuinte do futuro
Contribuinte do presente Controle Social

8 Cidadania

9 Democracia participativa
é um regime onde se pretende que existam efetivos mecanismos de controle da sociedade civil sob a administração pública, não se reduzindo o papel democrático apenas ao voto, mas também estendendo a democracia para o esfera social.

10 Controle Social De acordo com a CGU, o Controle Social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

11 Relação Fisco e Sociedade Relação Sociedade e Estado
“Educação Fiscal deve instigar o cidadão a aprender e entender o seu papel como contribuinte solidário e participativo que beneficia a todos, inclusive a ele próprio.

12 Relação Fisco e Sociedade Relação Sociedade e Estado
Para que isso ocorra, deve-se estar consciente da importância da participação no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos, ou seja, do controle social, que deve ser pautado: na justiça, transparência, Honestidade, e eficiência, A fim de minimizar o conflito da relação entre o cidadão, o contribuinte,e o Estado, arrecadador.

13 Encontrado no CTN, no seu art. 3º, define:
TRIBUTO Encontrado no CTN, no seu art. 3º, define: “Tributo como sendo, toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção ao ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

14 TRIBUTO – Função Social
RFB define Tributo como sendo: “um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais”. .

15 Ou seja, o cidadão solidário, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

16 Educação Fiscal ESTRUTURA DO PNEF

17 (proposta / nova Portaria)
Gestores Federais (proposta / nova Portaria) Ministério da Fazenda: Esaf – Coordenadora Nacional RFB – Receita Federal Brasil STN – Tesouro Nacional PGFN – Procuradoria Fazenda PNEF Ministério da Educação: SEB – Educação Básica Controladoria-Geral da União Diretoria de Combate à Corrupção SOF – Secretaria Orçamento Federal Diretoria de Educação Fiscal

18 GEFE Gestores Estaduais SEFAZ Outras RFB SEDUC CGU Educação Fiscal
Secretarias de Fazenda do Estados Outras RFB Receita Federal do Brasil GEFE CGU SEDUC Controladoria-Geral da União Secretarías Estaduais de Educação 18

19 Âmbito Federal 1. Educação Fiscal no Contexto Social
Escola de Administração Fazendária – ESAF – Coordenadora Nacional do PNEF Curso de Disseminadores de Educação Fiscal – 160 horas capacitações: até 2012: maioria de professores 1. Educação Fiscal no Contexto Social 2. A relação Estado - Sociedade 3. Função Social dos Tributos 4. Gestão Democrática dos Recursos Públicos 5. Projetos Educacionais e apresentação de proposta de projeto

20 Cidades da 2ª fase do PNAFM
Município UF 1 BALNEÁRIO DE PIÇARRAS SC 2 BARRA MANSA RJ 3 BIGUAÇÚ 4 BRASÍLIA DF 5 CAMPO GRANDE MS 6 CORUPÁ 7 FLORIANÓPOLIS 8 FORTALEZA CE 9 GRAVATÁ RS 10 IGUATÚ 11 INDAIAL 12 ITAPETININGA SP 13 JACAREÍ 14 MESQUITA 15 MOSSORÓ RN 16 RIO DE JANEIRO 17 RIO DO SUL 18 SÃO BERNARDO DO CAMPO 19 SÃO JOSÉ 20 ARAÇATUBA 21 22 POMERODE Cidades da 2ª fase do PNAFM

21 Proposta 1 10 turmas do curso de Disseminadores de Educação Fiscal – EAD - no primeiro semestre de 2013 Custo aproximando: projeto em torno de R$ ,00 35 alunos – 160 horas 01 turma do Curso de Formação de Tutores para Cursos On-line no primeiro semestre de 2013 Custo aproximando R$ 1.800,00 30 alunos – 40 horas

22 SC Biguaçu São José Florianópolis
SC Indaial Rio do Sul Pomerode SC Piçarras Corupá MS Campo Grande CE Fortaleza Iguatu PE Gravata SP São Paulo Jacareí São Bernardo Itapetininga SP Araçatuba RN Mossoró RJ Rio de Janeiro Mesquita Barra Mansa 10 turmas ou 22 turmas ?

23 OBRIGADO!!!! CONTATO: Fabiana – 3412 – 6440


Carregar ppt "Facilitadora: Fabiana Feijó de Oliveira Baptistucci"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google