A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Profº Adm. Cláudio de Almeida Fernandes Ph.D in Business Administration Idalberto Chiavenato

2 Introdução a Estratégia Empresarial
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA Posicionar uma Empresa para a obtenção de vantagem competitiva, acima da média. Aspectos da Estratégia Fazer escolhas Quais produtos/serviços oferecer Como alocar os recursos corporativos. Objetivo principal da Estratégia – criar valor para acionistas e stakeholders ao proporcionar valor ao cliente.

3 “Capturar valor econômico por meio de um posicionamento competitivo”
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO Na perspectiva da Economia Industrial Influencias Ambientais Estruturas Ambientais “Capturar valor econômico por meio de um posicionamento competitivo” Ferramentas de Análise e identificação de Oportunidades Análise do setor Análise da concorrência Análise da segmentação Posicionamento Planejamento Estratégico .

4 “Valor no aperfeiçoamento de recursos e capacidades fundamentais”
Na perspectiva baseada em recursos corporativos Construção de competências que vão além das restrições ambientais Foco na criação de portfólio de produtos, ligados ao negócio Adoção de metas e processos de melhora contínua das competências “Valor no aperfeiçoamento de recursos e capacidades fundamentais”

5 “Conhecimento é pessoas qualificadas são o maior valor de um negócio”
Na perspectiva baseada no capital humano e Intelectual Conhecimento é o foco Pessoas capacitadas são o fator limite da ação Expertise Relacionamentos pessoas com clientes Network “Conhecimento é pessoas qualificadas são o maior valor de um negócio”

6 Características da Estratégia Empresarial
A Estratégia força o Desenvolvimento de negócios A Estratégia deve concentrar-se na criação de valor A Estratégia significa criar opções A Estratégia atual passa pelo relacionamento entre redes e parceiros de negócios A Estratégia como forma de alinhamento entre recursos competências, foco.

7 NÍVEIS DE ESTRATÉGIA Estratégia Corporativa Visa definir tipos de negócios que irá atuar Como gerenciam o portifólio de negócios Estratégia de unidade de negócios Que produtos / serviços oferecer ao mercado Como fabricar o produto Como levar o produto ao mercado Estratégia Funcional Que atividades de marketing utilizar Que pessoas o RH irá contratar Que tecnologia utilizar

8 Visão e missão organizacional e o seu papel na Estratégia
Missão – o propósito de existência da Empresa Visão – onde a Empresa pretende chegar “Decidir o que NÃO fazer, quanto a escolher as atividades, as quais se concentrar” Aspectos para definição da Visão Deve ser claro, mas não tão limitado a ponto de restringir a iniciativa Atende aos interesses legítimos e aos valores de todos os stakeholders Deve ser factível, possível de implementação Objetivo de Visão e Missão nas Empresas Representam o longo prazo da alta gerência para a Empresa Auxilia na estruturação da ação estratégica

9 Etapas do processo de formulação da Estratégia
ONDE ESTAMOS? Avaliação do estado atual do negócio? Qual é a Missão, Visão? Quem são os principais Stakeholders? Tendências do negócio continuar ativo? Análise ambiental PARA ONDE VAMOS? Criar e explorar alternativas de acordo com a 1ª pergunta Focar crescimento Fazer alianças Concentrar-se Portifólio de negócios COMO CHEGAREMOS LÁ? Como atingir objetivos desejados Como preencher os gaps de competência e habilidades necessárias Alinhamento Estratégico Necessidades emergentes do mercado Fatores de sucesso


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google