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Sexta-feira, 29 de outubro de às 13 horas

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Apresentação em tema: "Sexta-feira, 29 de outubro de às 13 horas"— Transcrição da apresentação:

1 Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 11 às 13 horas
Mesa Simultânea Concepção e Gestão de Projetos e Processos Educativos a Distância: Gestão e Avaliação de Processos Educativos a Distância Coordenador: Rafael Arouca Hofke Costa – ENSP/Fiocruz (RJ) Palestrante: Carmen Perrotta – CEFET/RJ (RJ) Palestrante: Mara Regina Lemes De Sordi – UNICAMP (SP) Sexta-feira, 29 de outubro de 2010 11 às 13 horas

2 Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem Gestão Político-Administrativa e Pedagógica Uma experiência brasileira de política pública Proposta inédita de programa de pós-graduação lato sensu, a distância, na dimensão de política pública, preparando profissionais já graduados ou licenciados em Enfermagem para atuarem no processo de formação promovido pelo Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem – PROFAE, do Ministério da Saúde Curso desenvolvido pelo Programa de Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz – EAD/ENSP/FIOCRUZ, co-responsável por sua condução política e pela execução das atividades de coordenação e acompanhamento técnico-pedagógico Execução de forma descentralizada em todas as regiões do País, por meio dos Núcleos de Apoio Docente (NAD) originados dos convênios estabelecidos com Universidades ou outras instituições de ensino superior públicas e privadas com cursos na área de Enfermagem Grandes metas: especialização de enfermeiros-docentes envolvidos com a qualificação profissional de auxiliares de enfermagem e com a complementação para a habilitação de nível técnico de técnicos de enfermagem, no prazo de quatro anos Iniciada a primeira Turma em agosto de 2001, abrangeu, em números: 45 Núcleos de Apoio Docente em 45 Universidades/Instituições de Ensino Superior distribuídas por 27 estados do País; alunos matriculados, dos quais mais de concluintes; 482 tutores integrados ao Projeto

3 Formação pedagógica: uma ação no conjunto das ações do PROFAE

4 Sobre a proposta de formação e seu desenvolvimento
Triplo desafio: curso destinado simultaneamente a um grande número de alunos, na modalidade a distância e na perspectiva crítico-emancipatória da educação Por uma formação pedagógica voltada a uma ação docente autônoma e significativa Clareza quanto à concepção pedagógica em uma perspectiva emancipatória, contribuindo para a leitura crítica e reflexiva da realidade social brasileira, repleta de desigualdades e com urgência de transformação Estudo em 11 módulos estruturadores dos três núcleos do Curso (o Contextual, o Estrutural e o Integrador) servindo ao desenvolvimento das competências para a docência em educação profissional de nível técnico na área da Saúde Princípios norteadores da produção do conjunto didático do Curso (material impresso constituído dos 11 módulos e um Guia do Aluno) utilizado nos 11 meses previstos para integralizar a formação, em um mínimo de 660 horas de estudo: o tratamento dos conteúdos por temas; a teoria como reflexão sobre a prática; o respeito à prática e ao conhecimento adquiridos; a abordagem crítica e contextualizada dos conteúdos; a busca da autonomia do aluno para continuar aprendendo

5 Núcleos, objetivos, módulos e carga horária do Curso
Carga horária prevista No Títulos Contextual Oferecer informações, oportunidades e estímulos para que o aluno possa construir referenciais teóricos e histórico-sociais de análise e reflexão crítica sobre a prática docente e sobre novas contribuições teórico-práticas no campo da educação 1 2 3 4 Educação Educação/Sociedade/Cultura Educação/Conhecimento/Ação Educação/Trabalho/Profissão 180h Estrutural Oferecer conhecimentos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica crítica e reflexiva no âmbito da formação de profissionais de nível técnico na área da saúde, mediante a contextualização de referenciais teórico-práticos e histórico-sociais da educação profissional 5 6 7 8 Proposta pedagógica: o campo de ação Proposta pedagógica: as bases da ação Proposta pedagógica: o plano da ação Proposta pedagógica: avaliando a ação Integrador Possibilitar a imersão na prática pedagógica da educação profissional em Enfermagem, para que esta seja planejada em novas bases e vivenciada em propostas emancipadoras, coerentes com a competência humana para o cuidar em saúde 9 10 11 Imergindo na prática pedagógica em Enfermagem Planejando uma prática pedagógica significativa em Enfermagem Vivenciando uma ação docente autônoma e significativa na educação profissional em Enfermagem 300h

6 Esquema básico de desenvolvimento do Curso

7 A avaliação na proposta de formação
Parte do processo didático, em busca de interferir no seu desenvolvimento para a inclusão (e não exclusão) dos alunos Procedimento “solidário” ao processo de aprendizagem de cada aluno; exercida ao longo de todo o processo, mediada pelas atividades a respeito das quais eram emitidos pareceres, considerações, resultados Expressão do acompanhamento contínuo da aprendizagem do aluno, possibilitadora da adoção de novas estratégias educativas, decididas em conjunto, na interlucoção aluno-tutor

8 O tutor na proposta do Curso
Tutor: formador de formadores A mediação qualificada do tutor implica identificação com a proposta, tanto por seus objetivos, pelo conteúdo que veicula, por princípios que assume, como pela modalidade adotada – a educação a distância. Assumir integralmente o apoio ao processo de aprendizagem dos alunos, identificando diferenças entre suas trajetórias, respeitando ritmos próprios, valorizando suas conquistas, procurando integrá-los e ajudando-os a enfrentar os desafios que o ensino individualizado impõe Desenvolver procedimentos que garantam a comunicação mediatizada com os alunos, com ênfase no diálogo Propor, gerir e avaliar estratégias didáticas diferenciadas e que contribuam para que o aluno organize sua própria aprendizagem Criar formas específicas e rotinas de acompanhamento da aprendizagem dos alunos, estimulando-os durante todo o processo Avaliar o percurso dos alunos no curso, a partir do compromisso ético com o seu progresso, promovendo ações complementares que permitam a superação das dificuldades encontradas Analisar, selecionar e fazer uso de outras tecnologias, além das utilizadas na proposta, que possam complementar o processo de formação do aluno

9 O tutor na proposta do Curso (cont.)
Utilizar o microcomputador e a Internet como ferramentas básicas de trabalho, como espaço privilegiado de pesquisa de conteúdos e informações, como meio de comunicação com outros tutores e alunos e com a coordenação do Curso Propor, de forma coletiva com outros tutores, a programação do Núcleo de Apoio Docente, garantindo não só o atendimento pedagógico específico aos alunos como a promoção de outras atividades, tais como grupos de estudo ou atividades culturais que ampliem essa formação Estabelecer formas de articulação permanente com outros tutores, presencialmente ou a distância Gerir sua própria formação continuada, buscando outras alternativas de ampliação de conhecimentos, e, também, Responsabilizar-se pelas informações acadêmicas dos alunos sob sua tutoria Para os tutores (e com eles), docentes dos Departamentos de Enfermagem e de Educação das Universidades/Instituições de Ensino Superior parceiras, desde o início do Curso foi sendo implantado um projeto de formação inicial e continuada com vistas à sustentação dos objetivos e concepção pedagógica da proposta.

10 Aspectos da implantação e desenvolvimento das ações
A formação pedagógica como ação de muitos parceiros Responsabilidade da coordenação nacional do Curso desde a elaboração do projeto, produção do material didático, negociação e estabelecimento de convênios com instituições universitárias, até a gestão acadêmica, acompanhamento das ações nos NAD e certificação dos alunos concluintes, passando pela estruturação das turmas a serem atendidas, formação inicial e continuada dos tutores e implementação de medidas de aperfeiçoamento de caráter administrativo e político-pedagógico decorrentes do processo de permanente acompanhamento e avaliação dos resultados obtidos Estreita interação com a Gerência do Subcomponente Formação Pedagógica do MS/PROFAE, que, em seu nível de supervisão, demandava e avalizava relatórios, estudos, procedimentos desenvolvidos pela Coordenação Nacional, atuando compartilhadamente em planejamentos e decisões A estratégia de implantação gradativa, contínua e abrangente do desenvolvimento do Curso em Turmas (início de atendimento em um mesmo período do ano civil)

11 Desenvolvimento do Curso segundo Turmas implantadas

12 Com foco nas Turmas Convergência de iniciativas relacionadas aos aspectos quantitativos e operacionais de matrículas, distribuição do material didático, lançamentos de controle acadêmico nos sistemas informatizados, entre outras Realização das atividades voltadas à sustentação dos propósitos da formação, ou seja, aquelas atinentes aos aspectos político-pedagógicos mediante a formação continuada da tutoria e o acompanhamento dos resultados qualitativos do Curso, para as intervenções necessárias, sempre que possível, no processo Criação de infra-estrutura de gerenciamento das informações para a Coordenação do Curso na EAD/ENSP/FIOCRUZ, não só pela magnitude de atendimento, mas, principalmente, por sua característica inclusiva, objeto de constante “cuidado”: a gestão acadêmica foi sendo estabelecida pari passu, no diálogo das equipes de Informática com os responsáveis pela dimensão pedagógica O sistema de gestão permitia que, tanto na Coordenação Nacional, quanto nos NAD e também na Gerência da Formação Pedagógica no Ministério da Saúde, fossem acessados, por exemplo, cronogramas de desenvolvimento e avaliações informados pelos NAD, relatórios de desempenho dos alunos no Curso e dados de consolidação nacional das Turmas finalizadas Estabeleceu-se um acompanhamento a distância da educação a distância, que, mediante expressões quantitativas, viabilizavam leituras qualitativas.

13 Resultados agregados por Turma finalizada do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem

14 O acompanhamento pedagógico como instância de formação
O Sistema de Acompanhamento Pedagógico do Curso – SAP: concebido como instância formativa, atuou em uma perspectiva de construção coletiva, pautada no diálogo, com o objetivo de sustentar pedagogicamente as ações dos NAD, por meio de diferentes estratégias, com funções diagnóstica, formativa e socializadora, contribuindo para a superação dos problemas e para a sistematização dos avanços identificados; tinha como princípios constitutivos a proposta pedagógica do Curso e o fortalecimento da parceria com as instituições de ensino superior A constatação de que os processos formativos demandam tempo, investimento e requerem qualidade, e eram muitos os desafios que perpassavam a proposta e o desenvolvimento do Curso na consolidação de sua perspectiva crítico-emancipatória. Por exemplo... a diversidade dos atores, enfermeiros-docentes, tutores e coordenadores (motivações, desejos, história de vida, trajetória profissional, formação inicial e continuada, comprometimento, qualidade de vida, etc.) e a diversidade geográfica e cultural dos estados onde os NAD se localizavam; a complexidade presente no processo de formação dos enfermeiros-docentes, na medida em sua formação inicial fora essencialmente técnica e a proposta do Curso se pautava em uma formação crítico-emancipatória, problematizadora da realidade, provocando discussões e aprofundamentos, entre outros temas importantes, sobre o que é autonomia nesses dois campos de atuação – ensino e enfermagem; a própria modalidade de educação a distância, novidade para a maior parte dos alunos e tutores, e que vinha sendo constantemente renovada, transformada, recriada diante das necessidades encontradas em cada NAD, do rigor qualitativo e do estímulo permanente à reflexão requeridos pela proposta.

15 O acompanhamento pedagógico como instância de formação (cont.)
A abrangência do acompanhamento, por meio de atividades presenciais e não-presenciais, tendo como estratégias: análise qualiquantitativa dos dados da Gestão Acadêmica do Curso (identificando evasão, cronograma de execução e desempenho acadêmico); contatos sistemáticos, por meio do correio eletrônico “fale conosco”, disponibilizado no site institucional, s convencionais, telefone, de acordo com as especificidades de cada NAD; visitas de supervisão pedagógica, estruturadas com base nas análises quanti-qualitativas; Oficinas Regionais de Acompanhamento Pedagógico, com o objetivo mais amplo de retomada de aspectos teórico-metodológicos da proposta do Curso, oferecendo aos coordenadores e tutores a possibilidade de refletir acerca dos avanços possíveis na prática pedagógica em processo nas Turmas atendidas; análise e elaboração dos Relatórios Qualitativos, por Núcleo Modular – Contextual, Estrutural, Integrador –, de cada NAD, buscando a identificação das Tendências da Turma, fundamentais para a coordenação do Curso e para o acompanhamento realizado pelo PROFAE/DEGES/SGTES/MS; disponibilidade de textos e artigos de apoio ao material didático, por meio da Biblioteca Virtual e do Banco de Contribuições. A experiência de acompanhamento como elo de aproximação da Coordenação do Curso às necessidades específicas de realimentação dos tutores, tanto no sentido do domínio da proposta político-pedagógica quanto da apropriação do “fazer educativo” a distância

16 O acompanhamento pedagógico como instância de formação (cont.)
O esforço de acompanhamento como materialização política e pedagógica de responsabilidade social em um projeto de política pública de magnitude e comprometido em assegurar resultados positivos, ao buscar coerência entre a intencionalidade da proposta e sua operacionalização em todo o território nacional, na formação pedagógica dos profissionais envolvidos e no impacto dessa formação na humanização do atendimento Nas tendências sistematizadas: a constatação da diferenciação das experiências vividas pelos NAD, refletindo as distintas realidades em que o Curso se desenvolvia; contudo, a observação, também, de uma maior clareza dos tutores sobre a tensão existente entre a flexibilidade da proposta político-pedagógica que abraçaram e os limites existentes para o seu gerenciamento Um salto qualitativo na superação de dificuldades identificado em algumas práticas recorrentes, como: a consideração da história de vida e das condições de trabalho dos sujeitos a quem o Curso se destina; a adaptação da modalidade “educação a distância” às possibilidades indicadas pela prática, por meio de atividades semi-presenciais, levando em conta as necessidades dos enfermeiros-docentes; uma gradativamente maior autonomia do coletivo dos tutores, que, mesmo nos cursos de graduação a que estavam vinculados, passaram a incorporar um “fazer educativo” inovador, fruto da experiência construída no Curso; a efetiva associação entre o político e o pedagógico no exercício da tutoria, caracterizando um trabalho conseqüente e de intencionalidade inequívoca; a compreensão do sentido da flexibilização na proposição de formas de estudo e de alternativas de avaliação diversificadas, favorecendo processos de inclusão.

17 Gestão técnico-pedagógica do Curso: a coordenação nacional de uma ação descentralizada
Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 1. Conceber e desenvolver a proposta político-pedagógica do Curso 1.1. Aproveitamento da experiência institucional de formação no âmbito das políticas públicas de Saúde e contratação de especialistas ad hoc Desenvolvimento de debates e estudos sobre a concepção do Curso Elaboração do Projeto do Curso Elaboração da proposta de avaliação do Curso Elaboração de documentos técnicos subsidiadores de aspectos político-pedagógicos da proposta formativa (competências, avaliação do aluno, etc.) 1.2. Cumprimento às determinações legais para a realização do Curso Encaminhamento e acompanhamento dos processos de credenciamento institucional e autorização do Curso Elaboração e aprovação do regimento do Curso 1.3. Produção de materiais específicos para o desenvolvimento da formação pretendida Contratação de equipe de elaboração Supervisão do processo de produção e edição do conjunto didático do Curso em todas as suas etapas 1.4. Manutenção de página específica do Curso no site do Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Encaminhamento de informações para a criação do site do Curso Disponibilização de textos e artigos de apoio ao material didático do Curso por meio de Biblioteca Virtual e de um Banco de Contribuições

18 Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 2. Implantar o Curso em âmbito nacional 2.1. Estabelecimento de parcerias com Universidades e outras Instituições de Educação Superior Negociação para o estabelecimento de convênios e contratos firmados entre as instituições parceiras e a FIOCRUZ Acompanhamento de aspectos políticos e administrativos que, na execução dos convênios e contratos firmados, impactam no desenvolvimento do Curso 2.2. Criação de Núcleos de Apoio Docente (NAD) nas instituições parceiras Capacitação gerencial dos coordenadores e pessoal de apoio Fornecimento de equipamentos e acervo bibliográfico 2.3. Implantação gradativa, contínua e abrangente de desenvolvimento do Curso em Turmas Planejamento de implantação das Turmas com base nas metas pactuadas com os competentes órgãos do PROFAE/MS Interação permanente com os NAD integrantes das Turmas para orientações e acompanhamento dos procedimentos relacionados a matrícula de alunos e início do Curso 2.4. Distribuição de material didático Postagem e controle da distribuição do material didático aos alunos dos NAD Armazenamento e gerenciamento de estoque do material didático

19 Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 3. Capacitar as equipes responsáveis pela realização do Curso nos Estados 3.1. Investimento na formação inicial e continuada dos tutores Elaboração de Projeto de Formação Inicial e Continuada de Tutores Realização de Oficinas de Capacitação Inicial de Tutores Realização de Oficinas de Acompanhamento e Avaliação das Turmas Iniciais Elaboração de relatórios das Oficinas Contratação de elaboração e implantação de um programa de formação de tutores – o Projeto SEIVA Gerenciamento da produção, desenvolvimento e avaliação do Projeto SEIVA Realização de Oficinas de Avaliação do Projeto SEIVA Certificação das atividades de formação inicial e continuada dos tutores Elaboração de proposta de titulação de tutores em educação a distância, em nível de especialização

20 Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 4. Acompanhar a execução descentralizada das ações 4.1.Implantação e aperfeiçoamento contínuo do Sistema de Gestão Acadêmica Contratação e gerenciamento da execução de serviços de informática Implantação de linha telefônica 0800 Gestão da produção, alimentação e tratamento dos dados acadêmicos do Curso Geração sistemática de relatórios subsidiadores de análises quali-quantitativas dos dados da Gestão Acadêmica 4.2. Implantação de um Sistema de Acompanhamento Pedagógico (SAP) de natureza formativa Planejamento e execução de Oficinas Regionais de Acompanhamento Pedagógico e Avaliação no processo Análise dos relatórios qualitativos enviados pelos NAD, por núcleo curricular, identificando tendências da Turma, fundamentais para as (re)orientações da Coordenação Nacional e acompanhamento realizado pelo PROFAE/DEGES/SGTES/MS Visitas de acompanhamento pedagógico com base na análise quali-quantitativa dos relatórios da Gestão Acadêmica e do SAP 4.3. Manutenção de equipe técnico-pedagógica e administrativa, na Coordenação, para a realização das atividades de acompanhamento exigidas pelo Curso Contatos sistemáticos com os NAD por meio de s, telefone e Fale Conosco Elaboração de relatórios gerenciais Elaboração de expedientes/documentos de informação e orientação a coordenadores, tutores e alunos

21 Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 5. Adotar procedimentos de revisão e melhoria das ações no processo de desenvolvimento do Curso 5.1. Realização de atividades de avaliação Realização de Oficinas das Turmas Iniciais com a participação dos diferentes atores envolvidos no processo (coordenadores dos NAD, tutores e alunos) Contratação de atividades específicas de avaliação de processo, junto aos alunos, com apoio da Gerência do PROFAE Contratação de avaliação externa 5.2. Introdução/mudanças de orientações político-administrativas e técnico-pedagógicas em decorrência da avaliação no processo Reconceituação de status do aluno no Curso e dos critérios de análise de evasão Realização do processo de revisão da 1a edição do conjunto didático do curso e publicação da 2a edição revista e ampliada Estabelecimento de normas, orientações e procedimentos, em razão de dificuldades detectadas no desenvolvimento do Curso, em geral, ou de situações particulares encaminhadas pelos NAD

22 Competências, estratégias e ações da Coordenação Nacional do Curso Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, vinculada ao Programa EAD/ENSP/FIOCRUZ Competências Estratégias Ações 6. Certificar os egressos 6.1. Cumprimento do contrato didático e prerrogativas legais do Curso assumidos pelo Programa de Educação a Distância da ENSP/FIOCRUZ Elaboração do Histórico Escolar e expedição de certificado aos concluintes do Curso 7. Fortalecer a política de educação profissional em Saúde 7.1. Representação institucional e técnico-pedagógica do Curso junto a instituições e instâncias educacionais e da Saúde Participação em reuniões, debates, fóruns e outros eventos de interesse para o desenvolvimento das Políticas Públicas de Educação Profissional em Saúde 7.2. Apoio à formação de uma rede de sutentabilidade das ações de educação permanente em Saúde Realização de Oficinas do MS em colaboração com a Escola de Governo da FIOCRUZ 7.3. Divulgação da proposta do Curso e seu desenvolvimento Produção de textos acadêmicos e outros Participação em congressos, seminários e outros eventos, no país e no exterior

23 Responsabilidades dos três níveis administrativos no desenvolvimento do Curso nas Universidades/Instituições de Educação Superior MS/PROFAE Coordenação Nacional – EAD/ENSP/FIOCRUZ NAD das Instituições parceiras Elaboração e negociação do Projeto Constituição das Turmas Desenvolvimento do Curso em cada Núcleo de Apoio Docente (NAD) Pós-conclusão do Curso a cada Turma

24 ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO CURSO: relações entre instâncias e responsabilidades
COORDENAÇÃO GERAL (Brasília)   Ação política do Projeto e articulação dos componentes COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (ENSP) B A N C O D E S Articulação interinstitucional com as Universidades Concepção da proposta pedagógica Produção do material básico e complementar para os cursistas Formação continuada dos coordenadores de Núcleo (e tutores) Produção de material de orientação e formação para tutores Criação e alimentação permanente da Biblioteca Virtual Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da proposta pedagógica em nível nacional Produção de relatórios (de natureza acadêmica e pedagógica, e de informações gerenciais) Criação e disponibilização permanente do Sistema Informatizado de Gestão Administrativa e Acadêmica do Curso V L I Ç Ã X T R NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (diferentes Estados) Organização do Núcleo (articulação institucional, aspectos administrativos e acadêmicos) Desenvolvimento da proposta pedagógica (grau de autonomia) Formação continuada dos tutores Produção de materiais complementares para cursistas e tutores Implantação e alimentação permanente da Biblioteca do Núcleo Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento da proposta pedagógica em nível local Atualização permanente de dados do Sistema Informatizado de Gestão Administrativa e Acadêmica do Curso Certificação dos concluintes CURSISTAS Desenvolvimento de estudos em um projeto de qualificação profissional com metodologia de educação a distância Interação permanente (mediada por recursos de comunicação a distância) com a tutoria sediada no Núcleo e participação em eventos presenciais

25 Aspectos de dimensão político-pedagógica do Curso atualizados ao longo da experiência
Clientela-alvo e condições de realização de inscrição e matrícula Registros no Sistema de Avaliação do Aluno, evasão e mudança de status Perspectivas da Aula Inaugural e novo procedimento na distribuição do conjunto didático aos alunos do Curso Orientações para a realização das Provas Presenciais (PP) Orientações para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) Reconhecimento de conclusão do Curso, certificação e co-certificação Resposta a demandas de gestão acadêmica: reinclusão e transferência de alunos Política de rematrícula Utilização do sistema informatizado de controle acadêmico e normas de lançamento dos resultados de avaliação Prazo de realização do Curso e repasse de recursos acordados em contrato Disponibilização dos serviços de consultor on line e Biblioteca Virtual

26 Avaliações e outros registros
Documentos referenciais do Projeto Documentos legais Documentos de caráter pedagógico e administrativo Programação e relatórios de Oficinas Iniciais e de Acompanhamento e Avaliação Programação e relatórios de Oficinas Regionais Circulares aos NADs e outras correspondências Relatórios de Gestão Acadêmica Pautas e relatórios de visita aos NADs Relatórios Qualitativos do Sistema de Acompanhamento Pedagógico (SAP) Relatórios dos NADs Relatórios de Tendências Projeto de Formação Continuada de Tutores – SEIVA Projetos de Avaliação Artigos e outros textos apresentados em congressos, seminários, etc. Material didático do Curso Sistema acadêmico on line Rede de Sustentabilidade

27 Minuta de Convênio e de Plano de Trabalho
ANEXOS Documentos legais de credenciamento institucional, autorização do Curso e outros Minuta de Convênio e de Plano de Trabalho Sistema de Acompanhamento Pedagógico (SAP) Formação Continuada de Tutores – Projeto SEIVA – e perspectivas de titulação dos tutores do Curso Pesquisa com tutores e egressos: subsídios à revisão do material didático Oficina com as Agências Regionais: comunicado aos NADs Cronograma de Acompanhamento do Curso Relatório Geral de Desempenho Escolar do Aluno Relatório Consolidado Nacional: Turmas em Andamento e Turmas Finalizadas Operação Resgate Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) Rematrícula de alunos Prazo do Curso Outros documentos Rede de Sustentabilidade de Políticas de Educação Profissional em Saúde Projeto de Formação Docente em Educação Profissional na Área de Saúde


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