A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Persuasão e Retórica Linguagem Publicitária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Persuasão e Retórica Linguagem Publicitária"— Transcrição da apresentação:

1 Persuasão e Retórica Linguagem Publicitária
Profa. Francielle Felipe

2 RETÓRICA Arte de falar, persuadir com palavras

3 Antigüidade Clássica inventio: achar o que dizer
dispositio: pôr em ordem o que se encontrou elocutio: acrescentar o ornamento das palavras, das figuras actio: tratar o discurso como um ator, gestos, dicção memória: recorrer à memória

4 Mais importantes inventio, dispositio e elocutio respeito às palavras

5 Hoje elocutio colorido do discurso, embelezamento
melhor frase, palavra mais bonita, perfeição da estética - pejoração

6 Hoje Principal aplicação na propaganda

7 Hoje Retórica = arte de persuadir
Linguagem da propaganda = persuasão pela palavra

8 Raciocínios discursivos
Apodítico - verdade inquestionável RESPRIN. E ponto final nos sintomas da gripe.

9 Raciocínios discursivos
1. Apodítico - verdade inquestionável, imperativo RESPRIN. E ponto final nos sintomas da gripe. Leia Manchete. Abuse e use C&A.

10 Raciocínios discursivos
2. Dialético - pode-se ter duas conclusões possíveis, o raciocínio define qual delas é a mais aceitável Você pode comprar várias marcas de sabão em pó, mas há uma que lava mais branco.

11 Raciocínios discursivos
3. Retórico – parecido com dialético Persuasão também pelo emocional Você é o reflexo de suas escolhas.

12 Argumentar fornecer argumentos a favor ou contra determinada tese

13 Argumentar insere-se num determinado contexto
o orador visa exercer uma ação sobre o auditório os auditores devem estar dispostos a escutar renúncia do orador a dar ordens pressupor possibilidade de defender ou contrariar

14 Discursos retóricos 1. Deliberativo: voltado para o futuro assembléias políticas 2. Judicial: voltado para o passado tribunais 3. Epidítico: voltado para o presente

15 Divisão dos discursos retóricos
1. Exórdio: introdução do discurso 2. Narração: fatos conhecidos 3. Provas: exemplos passados 4. Peroração: epílogo

16 Processo Aristotélico em anúncios Localização no anúncio
Etapa Localização no anúncio Função Exórdio Título e imagem Chamar a atenção do observador Narração Imagem e início do texto Envolver o observador na situação Provas Miolo do texto Justifica racionalmente as vantagens do produto anunciado Peroração Fim do texto, assinatura da campanha, logomarca, slogan Concluir o raciocínio, incentivar a ação, lembrar a marca.

17 Rede semântica palavra-puxa-palavra associação de palavras
rede associativa de termos analogia de significados

18 A vida borbulha com Chandon
É sempre hora e lugar de brindar a alegria, o prazer e a descontração. Agora mais do que nunca. Descubra uma bebida surpreendente com a nova linha Brut, Demi-Sec e Passion. A casa Chandon do Brasil, com as vinícolas do grupo na Espanha, Argentina, Austrália e Estados Unidos, contribuiu para criar a reputação da qualidade do champanha Chandon, apreciado e reconhecido mundialmente. Experimente a vida borbulhando com Chandon. Tema: vinho, champanha Rede semântica: a vida borbulha, brindar a alegria, a vida borbulhando

19 Atenção surfistas de rede: O Bamerindus acaba de entrar na onda da internet. Bamerindus Interativo. Você navega em boa companhia. Aviso aos navegantes. O Bamerindus já faz parte da rede de comunicação eletrônica internacional, a Internet. São páginas e mais páginas web com um mar de informações pra você. Rede de agências, produtos e serviços, história e filosofia da empresa. Quem vai guiar você é o Toni, nosso webmaster. E a aventura começa com uma grande promoção: internauta que colecionar e imprimir todas as caricaturas dele ganha uma super camiseta. Se a internet é a sua praia, prepare-se para fazer mil manobras radicais. Anote nosso endereço: Paradigma: surfar na internet Rede semântica: onda, navega, mar, rede, aventura, internauta, sua praia, manobras radicais

20

21

22

23 Rede semântica visibilidade aparecer como a matéria saiu cobertura
media = mídia

24

25

26 Rede semântica minério de ferro navio siderúrgica aço construção
edifícios pontes fortifica arranha-céus moldando mudando crescendo futuro cidades do futuro crescimento

27

28

29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Apresentação em ppt – Prof. Lúcio Amaral CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, Cap.2.


Carregar ppt "Persuasão e Retórica Linguagem Publicitária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google