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A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão

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Apresentação em tema: "A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão"— Transcrição da apresentação:

1 A Função de Controlo IPCA-Escola Superior de Gestão Controlo: Compreende todas as actividades que o gestor desenvolve para tentar assegurar que os resultados obtidos se adequam aos resultados previstos. É um processo de comparação entre o desempenho actual e os standards (padrões) previamente definidos com vista à execução das medidas correctivas eventualmente necessárias.

2 A Função de Controlo Sintomas: redução dos índices de produtividade,
IPCA-Escola Superior de Gestão Sintomas: redução dos índices de produtividade, excessivas paragens das máquinas, aumento da taxa de absentismo, redução dos índices de qualidade de produção, aumento das taxas de reclamações, elevados custos de mão de obra, ...

3 O Controlo e o Planeamento
IPCA-Escola Superior de Gestão Qual o interesse em fazer planos, por muito bem elaborados que sejam, se a sua execução não for sistematicamente acompanhada e não se tomarem as medidas correctivas para evitar ou corrigir um afastamento entre o que se planeou e o que se realiza?

4 4.1 Processos de Controlo Fases do Processo de Controlo:
IPCA-Escola Superior de Gestão Fases do Processo de Controlo: Definição de padrões; Avaliação de desempenho; Acções correctivas.

5 1) Definição de Padrões IPCA-Escola Superior de Gestão Os standards ou padrões são níveis de qualidade ou quantidade preestabelecidos como orientações do desempenho. Para serem mensuráveis e reduzirem a subjectividade na avaliação devem, tanto quanto possível, ser numéricos.

6 Padrões Mais Frequentemente Usados
IPCA-Escola Superior de Gestão Padrões de tempo Padrões de produtividade Padrões de custo Padrões de qualidade Padrões de comportamento

7 Nível de Tolerância IPCA-Escola Superior de Gestão Definir os níveis de tolerância: a quantidade de desvio (face ao padrão estabelecido) permitida sem que haja lugar para qualquer acção correctiva. Exemplos: Padrão Nível de tolerância Peça com 3cm de diâmetro Absentismo nulo Início do trabalho às 9h00 Produção de 200 unidades/hora 0,05 cm 1 falta por trimestre 5 minutos de atraso - 4 unidades/hora (2%)

8 2) Avaliação de Desempenho
IPCA-Escola Superior de Gestão Consiste em: comparar os padrões com as realizações, calcular os desvios, verificar se os níveis de tolerância foram ou não ultrapassados.

9 3) Acções Correctivas IPCA-Escola Superior de Gestão Uma vez detectados os desvios, torna-se necessário: determinar quais as causas dos desvios (não basta detectar os desvios), considerar as acções correctivas a desenvolver, de modo a eliminar as causas dos desvios e, consequentemente, os desvios.

10 Tipos de Acções Correctivas
IPCA-Escola Superior de Gestão Tipos de Acções Correctivas imediatas permanentes

11 Configurações de controlo
Supervisão directa Padronização de processos Controlo por premissas/cultura

12 Tipos de Controlo: Critérios
IPCA-Escola Superior de Gestão Existem vários tipos de controlo possíveis numa organização. Estes podem-se agrupar, fundamentalmente, de acordo com 3 critérios de classificação: Critério da fase do processo Critério da amplitude Critério da posição relativa do controlado em relação ao controlador

13 Critério da Fase do Processo
IPCA-Escola Superior de Gestão De acordo com este critério, podemos considerar três tipos de controlo: Controlo dos Inputs ou Preliminar Controlo do Processo ou de Acompanhamento Controlo dos Outputs ou Retroactivo

14 Critério da Fase do Processo: Controlo dos Inputs
IPCA-Escola Superior de Gestão Controlo dos recursos utilizados no processo produtivo (matérias primas, pessoal, etc.). Esses procedimentos incluem a implementação de políticas (orientações para acção futura) e o preenchimento do conteúdo de tarefas (predeterminação de todas as actividades de cada membro).

15 Critério da Fase do Processo: Controlo do Processo
IPCA-Escola Superior de Gestão → Como? Observação e análise do processo de produção de bens e serviços. → Para quê? Oportunidade de detectar e corrigir problemas antes que estes afectem os outputs. O aspecto mais importante deste tipo de controlo talvez seja mesmo a observação e a correcção do comportamento dos trabalhadores.

16 Critério da Fase do Processo: Controlo do Output
IPCA-Escola Superior de Gestão É o controlo à posteriori, em relação ao que já ocorreu e, por isso, também designado feedback. Centra-se na qualidade e quantidade dos produtos ou serviços produzidos. Resultados históricos → Acções correctivas futuras

17 Critério da Amplitude IPCA-Escola Superior de Gestão De acordo com este critério podemos considerar três tipos de controlo: Controlo Estratégico (ao nível da gestão de topo) Controlo Táctico (ao nível da gestão intermédia) Controlo Operacional (ao nível da gestão operacional)

18 Critério da Posição Relativa
IPCA-Escola Superior de Gestão De acordo com este critério podemos considerar três tipos de controlo: Auto-controlo Hetero-controlo Controlo Lateral

19 Pontos Estratégicos de Controlo
IPCA-Escola Superior de Gestão É inviável para quem não realiza as tarefas controlar todos os momentos do processo. Solução: seleccionam-se os pontos estratégicos de controlo. A eficiência e eficácia do sistema de controlo são resultado da escolha dos pontos estratégicos.

20 Reacções Negativas ao Controlo
IPCA-Escola Superior de Gestão As reacções negativas ao controlo resultam fundamentalmente da ocorrência de alguma ou algumas das seguintes situações: Controlos inapropriados; Padrões inatingíveis ou indefinidos; Existência de variáveis incontroláveis ou padrões contraditórios.

21 Processo de Acção Disciplinar: Orientações
IPCA-Escola Superior de Gestão Ser disciplinado Comunicar as regras Escolher a ocasião, o lugar e a acção disciplinar apropriados Conservar as emoções sob controlo Ser consistente Analisar os factos Ser justo, mas firme

22 A Função de Controlo: Conclusão
IPCA-Escola Superior de Gestão A função de controlo relaciona-se com a função de planeamento, como fonte de padrões, e a função de organização, como fonte de informação. A principal responsabilidade da gestão consiste em integrar as 3 funções num processo de gestão coerente.


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