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1 Gerenciamento por Diretrizes São Paulo, junho de 2007 Pedro Mariani IBMEC.

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1 1 Gerenciamento por Diretrizes São Paulo, junho de 2007 Pedro Mariani IBMEC

2 2 Introdução e Escopo Discorrer sobre a aplicabilidade do método de gerenciamento por diretrizes em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia; O que é o metodo de gerenciamento por diretrizes; Como metas são estabelecidas e atingidas; “Disclaimer”; Prof. Vicente Falconi e Qualidade Total; “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia”; Objetivo: departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

3 3 Desdobramento das Metas da Companhia Toda a ação gerencial é conduzida para se atingir uma meta; Em função de quê as metas são fixadas? Desdobramento de metas; Os “quatro objetivos”: (i) colocar no mercado um produto com melhor qualidade e de forma mais econômica que o concorrente; (ii) remunerar o acionista de forma competitiva com o mercado financeiro; (iii) remunerar seus funcionários de forma competitiva, de forma a garantir a retenção de seus talentos; e (iv) respeitar as normas aplicáveis, ou seja, atingir suas metas de forma correta; Itens de controle; Metas e remuneração variável.

4 4 Exemplo de Metas de uma Companhia

5 5 Desdobramento das Metas da Companhia Qual a relação entre as metas da Companhia, que acabamos de ver, e as atividades de um departamento jurídico? EBITDA? Cash Flow? Sales Volume?

6 6 Exemplo de Metas Departamento Jurídico

7 7 Como atingir a meta? Identificação do problema; Observação; Plano de ação; Execução; Verificação; Correção; Uniformização de procedimentos.

8 8 1 Problem identification Action Plan 4 WHAT/WHY/WHO/WHEN/ WHERE/HOW 3 Analysis ROOT CAUSE Standardization 8 (TRAIN + AUDIT) 2 Observation 6 Execute the Actions (ACCORDING TO ACTION PLAN) Conclusion 9 (RECOGNITION) 7 Check the Results ARE THEY GOOD?? BAD???  GO TO # 8  GO BACK TO # 2 Plan Do Check Act PDCA cycle in Legal Department Educate & Train 5

9 9 Exemplo de aplicação: provisões trabalhistas Identificação do problema: - provisões trabalhistas acima da expectativa e em desacordo com meta de EBITDA da Companhia; necessidade de redução. Observação: - controle centralizado? - provisões verificadas mês a mês? - informações atualizadas? - provisões são feitas de maneira consistente? - quais as condenações mais comuns?

10 10 Exemplo de aplicação: provisões trabalhistas Análise: -ausência de critério uniforme para provisionamento; -deficiência de acompanhamento; -informações descentralizadas; -ausência de comprometimento dos gestores; -descumprimento de normas; -documentação deficiente; -prepostos e testemunhas despreparadas. Plano de ação/Implementação: -manual de provisionamento; -sistema de acompanhamento e controle de provisões; -penalização aos gestores em determinadas circunstâncias; -“document retention policy”; -treinamento. Depois: medir os resultados. Os bons são uniformizados; os ruins são submetidos ao mesmo ciclo PDCA.

11 11 Escritórios de advocacia “Disclaimer”; Escritórios de Advocacia x Departamentos Jurídicos: perspectivas diferentes. O que foi dito no começo desta apresentação aplica-se a escritórios de advocacia? Os “quatro objetivos”: (i) colocar no mercado um produto com melhor qualidade e de forma mais econômica que o concorrente; (ii) remunerar o acionista de forma competitiva com o mercado financeiro; (iii) remunerar seus funcionários de forma competitiva, de forma a garantir a retenção de seus talentos; e (iv) respeitar as normas aplicáveis, ou seja, atingir suas metas de forma correta; Quais são os principais fatores que influenciam o resultado de um escritório de advocacia?

12 12 Accenture LTD – 10k for 2006 Fiscal Year – MD&A Section

13 13 “Revenues are driven by the ability of our executives to secure new contracts and to deliver soluctions and services that add value to our clients. Our ability to add value to clients and therefore drive revenues depends in part on our ability to deliver market-leading service offerings and to deploy skilled teams of professionals quickly and on a global basis.” Accenture LTD – 10k for 2006 Fiscal Year – MD&A Section

14 14 “The primary categories of operating expenses include cost of services, sales and marketing and general and administrative costs. Cost of services is primarily driven by the cost of client-service personnel, which consists mainly of compensation, sub-contractor and other personnel costs, and non-payroll outsourcing costs. Cost of services as a percentage of revenues is driven by the prices we obtain for our solutions and services, the utilization of our client-service workforces and the level of non-payroll costs associated with the growth of new outsourcing contracts. Utilization represents the percentage of our professionals’ time spent on billable work.” Accenture LTD – 10k for 2006 Fiscal Year – MD&A Section

15 15 “We continue to add substancial numbers of new employees and will continue to actively recruit new employees to balance our mix of skills and resources to meet current and projected future demands, replace departing employees and expand our global sourcing approach, which includes our network of delivery centers and other capabilities around the world. We have adjusted and may need to continue to adjust compensation during fiscal 2007 in certain industry segments, skill sets and geographies in order to attract and retain appropriate numbers of qualified employees. Our margins and ability to grow our business could be adversely affected if we do not continue to manage attrition and if we do not effectively utilize and assimilate substantial numbers of new employees into our workforces.” Accenture LTD – 10k for 2006 Fiscal Year – MD&A Section

16 16 Escritórios de advocacia – Metas Crescimento de receita ano x ano; Orçamento de custos (inclusive reembolsados por clientes); Cobrança (prazo e montante); Imagem corporativa; Turnover; Satisfação (interna e dos clientes); Horas “faturáveis” / total de horas trabalhadas; Qualidade dos produtos/ “Inovações”; Disponibilidade de sistemas de TI;

17 17 F I M


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