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Administração estratégica: o que há de novo no front

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Apresentação em tema: "Administração estratégica: o que há de novo no front"— Transcrição da apresentação:

1 Administração estratégica: o que há de novo no front
Prof. Dr. Bruno H. Rocha Fernandes

2 Administração estratégica: o que há de novo no front
Estratégia: definição e características. Estratégia organizacional. Processo estratégico: análise, formulação e implantação Conceitos e ferramentas novos e clássicos: a pesquisa x a prática das empresas

3 O que é estratégia? Definição de um curso de ação para atingir um objetivo Meios para atingir um fim

4 Características da estratégia
Conhecimento do ambiente Conhecimento de si mesmo Criatividade / elemento surpresa Persistência

5 Características da estratégia
Alinhamento de esforços Motivação Aprendizagem e confiança Liderança

6 Estratégia nas organizações
Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.

7 Estratégia nas organizações
Nas empresas (ou organizações), a estratégia: Refere-se às decisões de mais alto nível: Mobiliza a empresa como um todo Podem trazer grande sucesso ou grande fracasso Tem impacto no longo prazo Podem ser competitivas ou colaborativas Podem ser concebidas para início de um negócio

8 Ambiente x organização
Processo Estratégico Análise do ambiente Macro Setorial Econômico Porter Social Atratividade Político Ciclo de Vida Tecnológico Concorrência Objetivos/ Estratégias Funcionais MKT Ameaças e oportunidades Estra-tégias Gerais Ambiente x organização Objetivos Gerais PROD Missão Visão Aprendizagem Negócio Mensuração Mudança Crescimento Desinvestimento Diversificação RH Pontos fortes Pontos Fracos Análise da Organização Cadeia de valor Estratégia genéricas Competências Pontos Fortes Pontos Fracos FIN Formulação Implantação Análise

9 Análise Negócio: arena onde a organização atua Exemplo:
Operadoras de telefonia: tráfego em telecomunicações, não telefonia Concessionárias: comercialização de automóveis e serviços associados

10 Análise do ambiente Modelo de Porter Ameaça de entrada
Poder de Barganha dos Fornecedores Rivalidade Poder de Barganha dos Compradores Ameaça dos Substitutos

11 Modelo de Porter: telecomunicações móveis
Análise do ambiente Modelo de Porter: telecomunicações móveis

12 Diagnóstico da Organização Competência organizacional
ESTRATÉGIA ANÁLISE INTERNA Forças e fraquezas ou Competências e recursos ANÁLISE EXTERNA Ameaças e oportunidades Fonte: adaptado de Mills (2004)

13 Competências organizacionais
Diagnóstico da Organização Competências organizacionais Conjunto de recursos coordenados que geram valor à organização, são difíceis de imitar, podem ser transferidos a outras áreas, produtos ou serviços da organização, e impactam o desempenho organizacional em um fator chave a seu sucesso.

14 Competências organizacionais
Diagnóstico da Organização Competências organizacionais Fator chave de sucesso no qual a organização é forte. A competência é mais alta à medida que for valiosa, sustentável (difícil de ser imitada) e versátil (pode ser usada em outras áreas/ produtos ou serviços). A competência é composta de recursos articulados. Competências essenciais: competências muito forte que provêm acesso ao mercado internacional

15 Competências organizacionais
Embraer: inovação e tecnologia aeronáutica McDonalds: produtos e serviços padronizados Bosch: tecnologia em sistemas diesel Smar: tecnologia em automação fieldbus Toyota: durabilidade e garantia de carros

16 Recursos e Arquitetura de Competências
Exemplo: competência durabilidade e garantia de carros Valor de foco na qualidade Lean production Compro-metimento Design de produtos Investimento inovação Insumos de qualidade Parceira fornecedores Gestão de projetos Sistemas de controle da qualidade Sistemas de mensuração desempenho Práticas de Gestão de pessoas

17 Análise SWOT na Renault
Ambiente x organização Análise SWOT na Renault Fatores ambientais Internos Saturação de mercados desenvolvidos Crescimento das pressões ambientais e fiscais na Europa Potencial de crescimento em mercados em desenvolvimento (Ásia e América Latina) Crescimento na demanda por veículos de passeio + Maiores forças Linha de produtos ++ +++ 6 Capacidade de inovação 4 Imagem na Fórmula 1 3 Maiores fraquezas Vendas concentradas na Europa – – – – – 7 Pequeno porte se comparada a competidores Mau desempenho no segmento de carros de luxo 2 5 1 Fonte: Adaptado de Johnson e Scholes, 2002.

18 Formulação Missão gerais específicas Objetivos marketing
Planos de ação gerais específicas Objetivos marketing Estratégias marketing Objetivos operações Estratégias operações Objetivos gerais Estratégias gerais Objetivos RH Estratégias RH Objetivos finanças Estratégias finanças

19 Formulação: tipos de estratégia
Estabilidade Crescimento (lucro, vendas, participação no mercado); crescimento interno integração vertical integração horizontal diversificação fusões alianças estratégicas Redução de despesas reviravolta (turnaround), desinvestimento liquidação Concentração Lembre: crie estratégias Sintonizadas com sua análise Que explore competências únicas da empresa Que aproveite oportunidades Que envolva a empresa toda De grande impacto Criativas

20 Planos de ação - exemplo
Geral Objetivos Ter o custo 20% mais baixo que nosso concorrente mais próximo até final de 2005 Estratégia Implantar o OPS (Olimpia Production System) em toda a fábrica Planos de ação Áreas funcionais MKT OPE RH FIN Comunicar 100% clientes novo sistema produção Atingir qualidade 6 Sigma Reduzir 30% tempo ciclo operacional Capacitar 100% pessoas no novo sistema Reduzir 15% despesas Aumentar 25% ROI Produzir folder Visitar 100% clientes (GC) Renovar equipamentos Mudar layout Mudar método CQ Treinar equipe Mudar PLR Avaliar desempenho Diminuir prazo recebimento Controlar melhor despesas

21 Implantação Mensuração – indicadores
Mudança – estrutura, pessoas e processos Aprendizagem organizacional

22 Implantação Mensuração e indicadores
O que escolhemos como indicadores: é o que sinalizamos como sendo importante é o que comunicamos é o comportamento que obtemos Derivam dos objetivos

23 Balanced scorecard: um curso de graduação
Melhoria nos Resultados Perspectiva Financeira Cliente Satisfação dos Alunos com o curso Aceitação pelo mercado Fortalecimento da Marca Indicadores Pesquisa com egressos (O) Contratos de estágio (O) Indicadores SEAQUE (O) Comissões qualidade (O) Indicadores Conceito Provão (O) Conceito Condições Ensino (O) Candidato / vaga vestibular (O) Processos internos Indicadores Avin (O) Coeficiente de rendimento dos alunos (High school) (O) Projeto Empreendedor Índice de retenção de conteúdos por alunos Indicadores Originalidade e complexidade dos projetos (O) Qualidade das aulas Nível de exigências das avaliações Indicadores Plano de ensino Internet (T) Cumprimento do plano de ensino (O) [Comissão de qualidade] Aulas intranet (O) Indicadores Conferência provas (O) Nível aderência ao Provão/ Plano de ensino Condições de ensino Indicadores das Cond. ensino Grau de preparação técnica/ pedagógica dos professores Sensibilização dos professores para o Provão Aprendizagem e crescimento Indicadores das Publicações (O) Participação cursos (T) Indicadores das Uso de questões do Provão nas avaliações (O) nº de conversas estruturadas com professores (T) nº de professores participantes de reuniões(T) O – indicadores de ocorrência T – indicadores de tendência

24 Implantação e mudança Estrutura Pessoas Processos Autoridade Liderança
Missão e objetivos Estratégias Estrutura Pessoas Processos Autoridade Liderança Alocação de recursos Linha de comando Motivação Comunicação Tomada de decisão Cultura Recompensa Poder Controle Grupos informais Tecnologia

25 Conclusões Estratégia deliberada x estratégia emergente
Posicionamento x competências Estratégia e gestão de pessoas Controle estratégico: mensuração Aprendizado estratégico

26 Bibliografia FERNANDES, Bruno H. R.; BERTON, Luiz H. Administração Estratégica: da competência à avaliação de desempenho. São Paulo: Ed. Saraiva, 2005.

27 Bruno H. Rocha Fernandes – 41 3317-3275 bruno@unicenp.edu.br
Dúvidas ? Muito Obrigado Bruno H. Rocha Fernandes –


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