A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO Ana Carolina M. Pilatti Simone N. M. Ferreira Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO Ana Carolina M. Pilatti Simone N. M. Ferreira Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada."— Transcrição da apresentação:

1

2 1 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO Ana Carolina M. Pilatti Simone N. M. Ferreira Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada Pontifícia Universidade Católica do Paraná Prof. Dr. Edson Scalabrin

3 2 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO O gerenciamento das iniciativas é de grande importância para as organizações; O sucesso das iniciativas dependem da eficácia do conhecimento das atividades e do comportamento inteligente das pessoas envolvidas; O propósito do Gerenciamento do Conhecimento (KM) é promover comportamento inteligente da empresa.

4 3 COMPORTAMENTO INTELIGENTE Ser bem preparado Adquirir conhecimento continuamente de todos os recursos disponíveis; Ser bem informado; Integrar informações desconexas criando novas e importantes perspectivas; Entender o mundo ao redor.

5 4 COMPORTAMENTO INTELIGENTE Posturas Apropriadas Adotar comportamento apropriado as situações; Antecipar futuras mudanças e planejá-las; Esforço adequado a importância das situações; Combinar os aspectos relevantes para construir um consenso quando necessário; Ser flexível.

6 5 COMPORTAMENTO INTELIGENTE Pensamento orientado a resultados Ser sempre inovador e criativo; Usar todo o conhecimento importante; Considerar todas as informações acessíveis e usar somente as relevantes; Enquadrar formulação de problemas com diferentes perspectivas; Entender as situações além do superficial; Discriminar e categorizar; Cometer pouco ou nenhum erro.

7 6 COMPORTAMENTO INTELIGENTE Tomar decisões Identificar os objetivos por trás das situações; Considerar todas as alternativas; Considerar as conseqüências; Definir prioridades; Verificar as melhores alternativas; Selecionar a melhor alternativa considerando objetivos e incertezas; Planejar e implementar decisões efetivamente.

8 7 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL O gerenciamento do conhecimento visa permitir a empresa agir inteligentemente, tomar decisões criativas e produzir alta qualidade do conhecimento trabalho continuamente e para todos os níveis, dessa maneira, melhorando sua eficácia e criando e distribuindo produtos e serviços mais valiosos.

9 8 Programas relacionados ao KM necessitam algumas atividades: GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Investigação e análise de situações particulares de interesse Projetar um programa próprio para a organização Levantar o programa com treinamentos e implementações piloto Conduzir detalhadamente o trabalho diário

10 9 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Programa de Melhoramento Eficácia Programas de Apoio à Decisão; Programas de Nivelamento Organizacional; Programas de Apoio ao Conhecimento de Trabalho; Programas de Melhoramento do Fluxo do Conhecimento;

11 10 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Programa Construção Conhecimento Programas de Melhoramento do Conhecimento Global; Programas de Criação do Conhecimento; Programas de Aprendizagem; Programas de Automação do Conhecimento.

12 11 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Programa de Ação Estratégica Programas de Planejamento Estratégico; Programas de Acompanhamento e Planejamento de Alianças Estratégicas; Programas de Planejamento de Produtos e Serviços; Programas de Inventário do Conhecimento Organizacional; Programas de sub-contratação para itens especiais.

13 12 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Programa de Gerenciamento de Projetos Programas de aplicação do conhecimento: Construindo times internos; Contratando serviços externos.

14 13 PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Programa de Recursos Humanos Programas de Colaboração; Programas de aplicação do conhecimento: Planejamento pessoal (aposentadoria); Desenvolvimento pessoal (treinamento, educação e re- treinamento); Avaliação pessoal e exames periódicos; Planejamento pessoal – programas de geração de empregos; Programas de planejamento de sucessão pessoal; Planejamento de projeto.

15 14 MELHORAMENTO DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL Melhoramento Eficácia Apoio à Decisão Fluxo Conhecimento Reestruturação Conhecimento Conhecimento Trabalho Nivelamento Organizacional Construção Conhecimento Criação Conhecimento Melhoramento Conhecimento Global Funções Aprendizagem Automação Conhecimento Aquisição Conhecimento e Codificação Áreas Ação Estratégica Desenvolvi- mento RH Exames e Avaliação Pessoal Função Planejamento Estratégico Vistoria Conhecimento Geral Análise do Fluxo Conhecimento Vistoria Função Conhecimento Crítico

16 15 UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Objetivos: Ilustrar como uma organização particular formula seu vasto programa de KM. Coordenar e guiar o trabalho, que faz parte do projeto de KM.

17 16 Programa de Trabalho Status Corrente Necessidade Objetivo e Escopo Fundação Aspectos do Programa (UMAX)

18 17 Status Corrente Umax foi construído em um momento notável para focar o conhecimento como parte de seu esforço no re-projeto do processo de negócios (BPR).

19 18 Necessidade Resultado da regra central de conhecimento de profissionais necessariamente representado no Umax. Explícito esforço de conhecimento relacionado para prover a estrutura do framework KM.

20 19 Objetivo É o primeiro propósito definido e iniciado sobre a abordagem de gerenciar as atividades de conhecimento explícito, iniciativas e questões de oportunidade. Escopo O framework KM foca diretamente as atividades e operações dentro do BPR e CS. Também cobre coordenação de requerimentos e suporte de atividades de conhecimento-relacionado.

21 20 Fundação Colocar o melhor conhecimento sobre ação de pontos relevantes. Incluir considerações explícitas de conhecimento profissional como parte do esforço do BPR, para arquivar melhores soluções operacionais. Coordenar mudanças de atividades no relatório de conhecimento para torná-lo mais eficiente e também criar um conhecimento poderoso.

22 21 Fundação Prover resultado de análise de conhecimento para projetos de programas de treinamento e educacional. Prover explicação das tarefas intensivas do conhecimento para diferentes funções de negócios, seu conhecimento e requerimento de informações para o projeto de sistemas de suporte, alcançando o processamento de transação convencional do KBS.

23 22 Programa de Trabalho Acumular produtos de trabalho em repositórios de conhecimento. Coordenar as atividades do conhecimento explícito, tal como analisar e transferir conhecimento para pontos de ação com o objetivo de averiguar que eles se ajustem dentro de um mosaico aderente que suporte objetivos gerais do Umax. Averiguar que os recursos suficientes estejam disponíveis para realizar o trabalho necessário. Coordenar relatos do conhecimento com outras entidades (treinamento, entre outras).

24 23 Programa de Trabalho Selecionar ferramentas. Manter a avaliação de escopo e progresso. Construir conhecimento necessário sobre aquisição, aprendizagem e outros meios. Definir características do repositório central de conhecimento para que seja efetuado sua análise. Caracterizar uma arquitetura de conhecimento flexível. Criar um repositório material do conhecimento.

25 24 UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Composto por: Um framework operacional KM para guiar e coordenar iniciativas do conhecimento relacionado. Uma moderna avaliação de iniciativas de conhecimento explícito. Um moderno repositório de conhecimento.

26 25 UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO Requisito: Líderes do projeto virtual de KM devem ter acesso a todo conhecimento explícito do projeto, ou seja: Ser informado sobre seus objetivos, escopo e direção. Ser capaz de abastecer e coordenar entradas para iniciativas.

27 26 INICIANDO O TRABALHO DE UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO Avaliação: 1. Instalar um sistema especialista simples de usar. 2. Desenvolver portifólios de alto potencial para aplicações KBS de gerentes de operação. 3. Incrementar a equipe de trabalho do KBS.

28 27 INICIANDO O TRABALHO DE UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO Perspectivas Gerais: Categorias: gerenciamento, estratégia e economia. Aplicações KBS que não são individualmente de significado econômico, operacional ou estratégico para a organização. Aplicações KBS de notável valor econômico para selecionar áreas operacionais da organização. Aplicações KBS a longo prazo, estratégica ou de valor econômico muito alto para a organização.

29 28 INICIANDO O TRABALHO DE UM SISTEMA BASEADO EM CONHECIMENTO Recomendações para os próximos passos: Continue a Introdução do Programa Grass-Roots: Continuar o desenvolvimento de suporte de aplicações KBS iniciada em diferentes departamentos. Averiguar as ferramentas de KBS disponíveis. Criar helps. Publicar atividades e progressos. Promover fórum sobre KBS.

30 29 Desenvolva portifólios de aplicações importantes de KBS: Depois do portifólio ter sido desenvolvido e priorizado, deve ser feito uma avaliação pelos gerentes de departamentos e seus supervisores para determinar como as aplicações em potencial suportariam a direções futuras da organização. Análisar o Ambiente de Tarefas (TEA): Funções de negócios para realizar o KBS; Verificar se as regras do KBS suportam estas funções; O escopo (incluindo diferentes áreas de conhecimento) estão sendo cobertos no KBS. Modelar e prototipar a implementação.

31 30 Colaboração de Gerenciamento de Seguro Sênior e de Suporte: Diálogo com o gerente sênior sobre como e quando as atividades do KBS deveriam ser dirigidas para auxiliar a companhia a atingir visão a longo prazo e estratégias. Constituindo o Pessoal Técnico de KBS: O pessoal técnico pode ser aumentado rapidamente para um núcleo pessoal. Pelo menos três pessoas devem possuir tempo integral.

32 31 CONCLUSÕES Um programa de gerenciamento de conhecimento pode ser importante dentro da organização para a mesma coordenar e guiar seu trabalho em busca do sucesso. É importante que as pessoas estejam envolvidas neste projeto.

33 32 BIBLIOGRAFIA Fitting Knowledge Management Squarely into the Enterprise. Pg


Carregar ppt "1 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO Ana Carolina M. Pilatti Simone N. M. Ferreira Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google