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GESTÃO DO CONHECIMENTO Gilmar José Fernandes de Deus João Andrei Cetenareski.

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1 GESTÃO DO CONHECIMENTO Gilmar José Fernandes de Deus João Andrei Cetenareski

2 Objetivo Especificar algumas considerações sobre a maneira prática para trabalhar com Gestão de Conhecimento

3 Características do Conhecimento Para pôr em prática a Gestão de Conhecimento eficientemente, o profissional deve ter conhecimento de diversas características do conhecimento.

4 Características do Conhecimento Quando tratamos com GC, nós fazemos distinção entre conhecimento e informação. Conhecimento: Consiste de verdades e crenças, perspectivas e conceitos, julgamentos e expectativas, metodologias e conhecimentos práticos.

5 Características do Conhecimento Informações: Consiste de fatos e dados que são organizados para descrever um situação ou condição em particular. Conhecimento é aplicado para interpretar as informações disponíveis e para decidir como gerenciá-la.

6 Características do Conhecimento Quando trabalhamos com conhecimento em termos de fatos, conceitos, julgamentos e procedimentos que são retidos todo o tempo e relembrados de situação para situação. Chamado Conhecimento operacional.

7 Características do Conhecimento Quando trabalhamos, na prática, com conhecimento e gerenciamento, isto é feito de diferentes maneiras. Além disto, o conhecimento e construído por informações que nós generalizamos e internalizamos através de diferentes formas de aprendizado. Conhecimento tácito e explícito.

8 Cinco Dimensões do Conhecimento relacionado O conhecimento pode ser caracterizado entre diversas dimensões.

9 Capacidade para agir inteligentemente Domínio do Conhecimento Região do Conhecimento Seção do Conhecimento Segmento do Conhecimento Elemento do Conhecimento Atômico Conhecimento Automático Conhecimento Pragmático Conhecimento Sistemático Conhecimento Idealista Iniciante Avançado Executor Competente Executor Proeficiente Especialista Mestre Doutor Caminhos Sinais Dados Informação Conhecimento Sabedoria EspecialidadeDonsTecnologia Dispositivos e Máquinas Tecnologia Sistemas e Procedimentos Dimensão da Manifestação Dimensão do Conhecimento Detalhado Dimensão do Conhecimento Conceitual Dimensão da Informação Dimensão da Proficiência

10 Modelos do Conhecimento Dimensão do Conhecimento Conceitual Conhecimento Idealista (visões e paradigmas) Conhecimento Sistemático (Sistemas, esquemas e referências) Conhecimento Pragmático (Tomada de decisão e Conhecimento factual) Conhecimento Automático (Conhecimento rotineiro)

11 Modelos do Conhecimento Dimensão da Informação (exemplos) Caminho: ar, cabos coaxiais, fibras de vidro. Sinais: ondas de som, pulso elétrico, etc Dados: Seqüência de números e letras, a palavra falada, etc. Informação: Dados organizados, artigos em revistas, quadros ou objetos dentro de um contexto particular. Conhecimento: Informação organizada, entendimento das informações Inteligência: Habilidade para fornecer julgamento, organizando hipóteses e propondo caminhos válidos que levam a novas situações.

12 Modelos do Conhecimento Dimensão da Manifestação Dispositivos e Máquinas: Um pedaço de equipamento ou mecanismo desenvolvido para servir para um propósito especial. Aplicação de conhecimento altamente específico Miniaturização de aparelho celular

13 Modelos do Conhecimento Dimensão da Manifestação Tecnologia: Ciência aplicada, método científico para atingir propósitos práticos. Aplicação do conhecimento implícito para uma área em específico. Habilidade para desenvolver e produzir equipamentos eletrônicos miniaturizados

14 Modelos do Conhecimento Dimensão da Manifestação Dons: Alta habilidade para fazer alguma coisa competentemente. Conhecimento explícito How-to para propósitos específicos.

15 Modelos do Conhecimento Dimensão da Manifestação Especialidade: O dom de um especialista. Amplo conhecimento explícito da aplicação e julgamento para resolver problemas reais.

16 Modelos do Conhecimento Dimensão da Manifestação Conhecimento: Entendimento de uma arte, ciência ou técnica. Entendimento geral e percepção que pode não estar focada na aplicação.

17 Modelos do Conhecimento Dimensão da Proficiência Ignorante: totalmente inconsciente, sem nenhum entendimento ou julgamento Iniciante: vagamente consciente (amador) Iniciante Avançado: consciente e parcialmente informado, mas relativamente amador. Executor Competente: iniciando o entendimento profundo, conhecedor de algumas áreas. Executor Proficiente: Competente e altamente conhecedor

18 Modelos do Conhecimento Especialista:altamente proficiente em uma área em particular Mestre: Altamente especialista em muitas áreas e com grande capacidade de discernimento. Doutor: Altamente especialista em todas as áreas do domínio do conhecimento.

19 Modelos do Conhecimento Dimensão do Conhecimento Detalhado Domínio do Conhecimento Medicina interna Engenharia Mecânica Gerenciamento de Negócios, etc. Região do Conhecimento Urologia Engenharia em mecânica automotiva Marketing de produtos, etc.

20 Modelos do Conhecimento Seção do Conhecimento Doença nos rins Projeto da transmissão Planejamento de novos produtos, etc Segmento do Conhecimento Diagnóstico de doenças nos rins Especificação de série de marchas Evolução do marketing dos produtos, etc.

21 Modelos do Conhecimento Fragmento de Conhecimento Se o sintoma é muita dor, então considere pedras nos rins. Quando há muitas marchas na transmissão, a energia perdida será maior. Quando existem muitos produtos similares e competitivos no mesmo mercado, um novo produto deve oferecer características mais atrativas.

22 Modelos do Conhecimento Conhecimento Atômico Um sintoma é de dor extrema. Endurecimento na troca após a 4ª marcha. O preço é um fator competitivo negativo em muitos casos.

23 Tipos e Formas do Conhecimento O conhecimento é distinguido entre diversos tipos e formas. As formas são: Conhecimento público Especialidade compartilhada Conhecimento pessoal

24 Tipos e Formas do Conhecimento Os tipos são: Factual: fatos, dados, encadeamento de casos conhecidos Conceitual: Perpectivas, conceitos e estrutura. Expectacional: Julgamentos, Hipóteses e expectativas. Metodológico: Raciocínio, estratégias e metodologias.

25 Conhecimento Intensivo (KI) Todo trabalho necessita de conhecimento intensivo, mesmo quando parte dele é feito de maneira automática. Erroneamente, muitos consideram que KI só é requerido quando utilizamos o conhecimento sistemático ou pragmático.

26 Conhecimento Intensivo (KI) Por exemplo, quando fazemos tarefas rotineiras, um bom conhecimento idealista e sistemático, fornece uma performance de curto prazo. Considerável conhecimento complexo e de alta complexidade é internalizado dentro do conhecimento automático.

27 Conhecimento Intensivo (KI) Exemplo: Patinador Um patinador possui um extremo conhecimento detalhado de seus movimentos. Inicialmente, isto foi feito de maneira sistemática, após alguma prática tornou-se pragmático e após muita prática tornou-se automático.

28 Conhecimento Intensivo (KI) O problema para identificação de KI é que muitas destas atividades são escondidas de uma observação casual, uma vez que, freqüentemente, são executadas dentro das mentes das pessoas.

29 Funções no trabalho Pessoas assumem determinados papéis quando em dadas situações. Os papéis podem ser auto-selecionados ou designados por outros. O papel que nós assumimos influencia diretamente em nossa motivação, iniciativa e liderança. Podemos ser passivos ou ativos.

30 Funções no trabalho Podemos ser professores e sermos fontes de conhecimento e podemos ser alunos e sermos receptores de conhecimento. Pessoas assumem uma postura quando executam suas tarefas e como resultado desta postura, eles seguirão diferentes caminhos e utilizaram conhecimentos distintos do que outras que utilizaram outras posturas.

31 Funções no trabalho Em um time ou departamento sempre haverá membros com diferentes papéis. Nem todos podem ser o chefe, assim como não podem ser todos especialistas.

32 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Office BoyExecutar diretivas dadas por outros É reativo e obediente Muito Limitada Faz-Tudo do Departamento Identifica quais necessidades devem ser atendidas Dá suporte É ativo e freqüentemente proativo Geralmente entende de como a coisa é feita AprendizConstruí conhecimento Executam trabalho sob supervisão É inicialmente passivo Mais ativo que uma aprendiz e executor Limitado dentro de seu campo profissional

33 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Trabalhador rotineiro Executa trabalho rotineiro com limitada capacidade para tratar exceções. Segue as práticas estabelecidas Não aceita desafios É reativo e cooperativo Limitado dentro de sua rotina de negócios Especialista Assistente Executa profissionalmente o trabalho estipulado por outros É ativo seguidor de como aplicar o conhecimento, sem tencionar mudanças É colaborativo Extensivo conhecimento profissional Limitado conhecimento de negócio.

34 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Profissional Experiente - Executa um trabalho profissional com competência e independência de julgamento - Gosta de trabalhar independente- mente - Tem Lealdade pela profissão - Amplo e profundo conhecimento profissional Líder Profissional - Seta as direções do trabalho profissional - Executa trabalho no suporte de objetivos empresariais - Seta direções independente- mente - Explora novas opções Colaborativo - Amplo e profundo conhecimento profissional - Bom entendimento do negócio da corporação

35 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Especialista- Aplica conhecimento profissional para solucionar problemas - Procura novos caminhos - Seta as direções independentemente e procura novos caminhos - Colaborativo - Excelente e profundo conhecimento profissional - Conhecimento da empresa e clientes Gerente Responsável - Certifica que o trabalho é executado de maneira eficiente em conformidade com os objetivos da corporação. - É um líder proativo - Faz as coisas acontecerem - Coordenador - Amplo conhecimento da empresa e de seus objetivos - Liderança

36 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Membro do Equipe de Especialistas - Contribui para aprofundar o discernimento para o empenho em grupo - Fornece suporte para objetivos comuns - Colaborativo - Amplo conhecimento profissional dentro de seu campo de atuação Líder de Equipe - Identifica objetivos e o escopo do trabalho em equipe - Gerenciamento de grupo - Setar direções - Tem a responsabilidade pela performance da equipe - Liderança - Colaboração e Coordenação - Amplo conhecimento profissional e áreas adjacentes - Bom conhecimento da Empresa

37 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Representante do Patrocinador - Garantir que os interesses do patrocinador estão sendo observados - Pode só ser reativo - Pode ser cooperativo - Pode ser crítico - Conhecimento da situação do patrocinador - Pode não saber sobre o assunto. Observador Independente - Aprende como vão as coisas - É um espectador passivo - Cooperativo - Geral conhecimento da área profissional

38 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Controlador da Qualidade - Garantir que o que foi entregue está aceitável - É ativo - Cooperativo - Bom conhecimento profissional - Bom conhecimento da empresa Crítico- Procura o que está errado - É ativo - Pode estar sozinho - Pode não ser cooperativo - Excelente conhecimento profissional

39 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Pesquisador Independente - Encontrar novos objetivos em áreas específicas - É proativo - Tenta encontrar novas perspectivas - Pode estar sozinho - Cooperativo - Excelente profissional dentro da área designada Gate Keeper- Explora o que é novo e interessante - Compartilha e distribui conhecimento valioso - É proativo - Pode estar sozinho - Coordenador - Extensivo conhecimento profissional - Extensivo conhecimento do mundo à sua volta.

40 Funções no trabalho FunçãoResponsabilidadePosturaProficiência Historiador- Coleta e organiza as lições aprendidas - É observador passivo - Pode estar sozinho - Cooperativo - Bom entendimento profissional da área e da empresa.

41 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento Equipe e profissionais devem ser guiados por diferentes grupos de modelos mentais. Para terem sucesso, devem ser competentes em todas a áreas cobertas pelo modelo. Devem estender o modelo e criar soluções válidas

42 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento Os modelos mentais são em parte motivacionais quando tratam conhecimento idealista. Mas têm mais utilidade quando tratam de conhecimento sistemático, pragmático e automático.

43 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento As áreas cobertas pelos modelos são: Modelos de como uma organização deveria funcionar de uma perspectiva ideal. Isto inclui: Modelos idealizados de como as empresas devem ser organizadas. Como organizações operam em área pública. O que constitui trabalho de qualidade e o que significa ser criativo. O valor da criatividade, como trabalhar, como decisões são tomadas, etc.

44 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento Modelos para o processo alvo do negócio (target business process) em termos de quais regras e funcionalidades deverão existir, para melhor servir a organização e seus propósitos gerais (dentro de um ambiente). Estes modelos requerem familiaridade com as funcionalidades requeridas para o negócio.

45 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento Modelos de conhecimento e seu uso em KI. Envolvem perspectiva de como o conhecimento é usado na solução de problemas, tomada de decisão, e trabalho com conhecimento em geral.

46 Modelo de referência para equipe da gerência do conhecimento Modelos de como os modelos do conhecimento podem ser implementadas efetivamente. Alguns desses modelos são baseadas em um GC framework usando técnicas como: Compartilhamento de conhecimento baseado em lições aprendidas Traças o perfil do conhecimento de indivíduos e de requisitos de trabalho Conhecimento requerido para fornecer julgamento apropriado e tomada de decisão

47 FIM


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