A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009
Professor Sérgio Ferreira ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009 Administração de Micro e Pequenas Empresas 1 1 1 1 1

2 Revisão 1º bimestre. O que significa desintegração vertical das grandes estruturas. É bom para a Pequena empresa? Explique e exemplifique: Proximidade com os centros de pesquisa e desenvolvimento X Oferta de mão-de-obra qualificada. Prepare um quadro resumo das vantagens para as empresas. Informe o que representa o texto e dê um exemplo. Explique como podemos aplicar corretamente a leitura do ambiente global para o crescimento de uma Micro ou Pequena empresa. Mostre com um exemplo: O que você entende de “cluster” e o que representa para a Micro e Pequena empresa? Um exemplo: Cite algumas razões para a criação de micro ou pequena empresa virtual. Dê exemplos e aponte algumas vantagens: O que podemos considerar uma incubadora de empresas? Mostre as vantagens com exemplos:

3 Revisão 1º Bimestre A Micro e a Pequena Empresa quebram e fazem surgir novos paradigmas. Explique e exemplifique: Qual o comportamento adequado para o micro e pequeno empresário? Como atender os objetivos organizacionais sem conflitar com os objetivos individuais? Dê exemplos? Modelos empresariais de cooperação. O que é? Exemplifique: O micro e pequeno empresário atua no campo da abstração X “pensar fora da caixa”. Explique: Explique o que é ter melhor qualidade em linha: O que são redes de empresas? Quais os tipos? Rede vertical? Rede Horizontal? A questão da confiança? O que são alianças estratégicas? Quais os tipos? Quais as vantagens? Qual principal objetivo?

4 Os parceiros do negócio, destacar e exemplificar
Incentivos (Retorno Esperado) Motivados por salário, benefícios, prêmios, elogios, oportunidades, reconhecimento, segurança no trabalho. Motivados por rentabilidade, lucratividade, dividendos, liquidez, retorno do investimento. Motivados por preço, condições de pagamento, faturamento, garantia de novos negócios. Motivados pelo preço, qualidade, condições de pagamento, satisfação de necessidades. Contribuições (Investimentos Pessoais) Contribuem com trabalho, dedicação, esforço pessoal, desempenho, lealdade, assiduidade. Contribuem com dinheiro ou capital na forma de ações, empréstimos, financiamentos. Contribuem com matérias-primas, materiais, tecnologias, serviços especializados. Contribuem com dinheiro pela aquisição dos produtos/serviços e seu consumo ou utilização. Participantes (Parceiros) Empregados Investidores Fornecedores Clientes 4 4

5 Novas proposições sobre liderança
Estilos de liderança segundo Likert: Autoritário explorador. Autoritário benevolente. Consultivo. Participativo. Quatro competências do Líder segundo Bennis: Gerência da atenção. Gerência do significado. Gerência da confiança. Gerência de si próprio. 5 5

6 Revisão 1º Bimestre Redes de Cooperação Produtiva: As Experiências Internacionais Itália: período recessivo – vários segmentos – especialização flexível – maior capacidade inovadora – alto nível de renda per capta – estruturas fortes em consórcio – finanças e marketing Alemanha: redes de cooperação bem sucedidas – governo como facilitador – mão de obra versátil - máquinas multifuncionais – sub-contratação – exportação – inter-cooperação entre empresas – relação estável com fornecedores e compradores Japão Keiretsu: Cartel japonês, sistema corporativo, empresas se comportam em filas que se integram com fins estratégicos foco no mercado internacional. Estrutura piramidal com uma empresa mãe. Na base da pirâmide ficam as PMEs com baixo nível de capacitação gerencial, baixo nível tecnológico, carência de locais adequados e de qualificação das pessoas. Proteção do governo. Chile: 1990 após a entrada do governo democrático, domínio absoluto das grandes empresas (1,5%), foi criado vários programas de apoio as PMEs, para orientar e incentivar, aquisição dos ativos por meios de Leasing, taxas altas pelos bancos com curto prazo, integração com a comunidade européia, rede de apoio bastante diversificada associado ao bloco econômico APEC (asiático) Argentina: necessidade de diminuir a inflação em 1991 – desenvolvimento de novos mercados – acordos com governo e outras instituições – ações de vários bancos – diversos fomentos – empréstimos do exterior e do estado em destaque o setor agrícola. A formação do Mercosul atrapalhou o processo. México: Grande projeto de renovação e apoio as PMEs em diversas áreas dos setores públicos e privados. Projeto integrado de desenvolvimento econômico sustentável com o objetivo de geração de empregos e aumentar o valor agregado dos produtos.


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google