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Processo de Educação Corporativa Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas.

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Apresentação em tema: "Processo de Educação Corporativa Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas."— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Educação Corporativa Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas

2 ALINHAMENTO ENTRE COMPETÊNCIAS PRIORITÁRIAS E HUMANAS Competências Humanas Competências Prioritárias do Negócio Estratégia Competitiva Conceito de Educação Coorporativa EDUCAÇÃO CORPORATIVA

3 Aprendizagem Organizacional Educação Corporativa Gestão do Conhecimento Conceito de Educação Coorporativa

4 Competências humanas características pessoais que agregam expressivo valor ao negócio. Conhecimentos Habilidades Valores Traços Motivação Definição de competência

5 ESTRATÉGIA Expansão - internacionalização Unificação Profissionalização Fortalecimento do modelo de excelência operacional FOCO ESTRATÉGICO

6 Gestão e Valorização de Pessoas EIXO 4 EIXOS DE APRENDIZAGEM Imagem Institucional EIXO 7 Modelo de Gestão Empresarial BS EIXO 1 Foco do Cliente EIXO 2 Excelência Operacional EIXO 3 Expansão Contínua dos Negócios EIXO 6 Eixos de Aprendizagem Gestão da Transformação EIXO 5

7 Grade de Competências VC Construção de Relacionamentos Conhecimento do Mercado e da Indústria Conhecimento Específico da Função Capacidade Intelectual Gerência da Operação Gerência da Transformação Visão Estratágica Liderança e Desenvolvimento de Pessoas Sensibilidade Internacional Gestão por Competências PERFIL

8 Estrutura do Sistema de Educação Corporativa Estratégias VC Visão Aspiração Valores VC Competências Gestão do Conhecimento Formação e Desenvolvimento Profissional Capacitação Técnica Perfil Sistema de Gerenciamento Carreira Mapeamento de Especialistas Comunidade Biblioteca Rota do Conhecimento SGT LMS PAP Trainee/ Estagiário Cultura do 2o. Idioma PDI PDG Técnico Superior PDI Des. Gerencial CLIMAORGANIZACIONALCLIMAORGANIZACIONAL RECRUTAMENTO & SELEÇÃO KPISKPIS Fast Track Senai Menores Aprendizes Centro Formação Treinamento Operacional

9 VISANDO AUMENTAR A EFICÁCIA E COMPETITIVIDADE DA EMPRESA E A COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE DE SEUS PROFISSIONAIS ATUANDO FORTEMENTE EM TODOS OS SEUS EIXOS ESTRATÉGICOS DE APRENDIZAGEM Missão da Educação Corporativa Desenvolver e implantar Sistemas, Processos e Procedimentos de educação que possibilitem... Promover o desenvolvimento dos profissionais e a transformação da cultura envolvendo os públicos interno e externo A gestão do conhecimento da empresa

10 Devem estar focadas nas competências prioritárias dos negócios e das funções Devem ter uma abordagem sistêmica, garantindo sinergia entre funções e resultados Devem ter uma influência direta sobre a transformação e evolução da cultura organizacional, facilitando a conservação dos valores mais adequados à perenização da empresa e contribuindo na construção de valores que facilitem a aprendizagem das pessoas e da empresa Podem ser presenciais, virtuais, on the job, em sala de aula, centralizadas ou regionais. Mas esta diversidade de canais deverá estar em sintonia com políticas de educação e padrões de qualidade dos programas de educação Diretrizes A ções de Educação... Diretrizes da Educação Corporativa

11 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS Conhecimento Específico da Função Sistemas de Apoio à Gestão Visão Sistêmica COMPETÊNCIAS GERENCIAIS Gestão de Custos Gestão de Valor Agregado Gestão de Pessoas Gestão do Conhecimento Conhecimento do Mercado Visão Estratégica Gerência da Operação COMPETÊNCIAS PESSOAIS Construção de Relacionamentos Liderança e Desenv.de Pessoas Pensamento Sistêmico Sensibilidade Internacional Gestão da Transformação Ações de Desenvolvimento conceitos / prática CARREIRA GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPETÊNCIAS REQUERIDAS X COMPETÊNCIAS REAIS = GAPS DE CONHECIMENTOS/HABILIDADES/ATITUDES FOCO

12 Pesquisa ação Formas de Aprendizagem AUTO DESENVOLVIMENTO E- learning Leituras técnicas, políticas, procedimentos, normas, livros DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS TREINAMENTOS/ CURSOS Conceitos /Técnicas/vivências em sala de aula ESTÁGIOS Aplicação dos conceitos e técnicas no dia-a-dia nas áreas definidas

13 Parceiros da Aprendizagem INTERNOS Especialistas Técnicos EXTERNOS Universidades Consultorias Especializadas PARCEIROS Alinhamento de linguagem e conceitos

14 Formas de Aprendizagem AUTO DESENVOLVIMENTO E- learning no Canal do Conhecimento

15 2002 a 2003 Reconhecimento do sistema pela alta direção como ferramenta estratégica para a replicação, armazenamento e compartilhamento do conhecimento gerado na empresa. disponibilização do E-learning Gestão do Conhecimento – Histórico da implantação Desenvolvimento e Implantação de sistema virtual de Gestão do conhecimento em caráter experimental. Criação de comunidades virtuais Criação de biblioteca virtual Até 2000 Muito conhecimento gerado e visto como propriedade das áreas e de seus profissionais. Inexistência de um núcleo e processos de organização, guarda e distribuição do conhecimento gerado 2000 a a 2004 Internacionalização do sistema Inclusão digital Mais de 20 títulos disponibilizados Vinculação com perfil de competências Vinculação entre e- learning e comunidades de discussão Blendings Objetos da aprendizagem e taxionomia do Canal

16 Gestão do Conhecimento como parte da Educação Corporativa Infra-Estrut. Prover a MÍDIA adequada para a gestão do conhecimento Definir o conhecimento CORE, relacionado a Competências Estratégico Definir as rotas do conhecimento ligado aos processos estratégicos da empresa Conteúdo Gerar processos para Criar, Otimizar, Transferir e Aplicar Conhecimentos: Na Votorantim Cimentos: Auditorias VCPS Melhores Práticas Projetos Six Sigma Especialistas docentes Caixa de Sugestões Processos Cultura Criar cultura de Aprender a aprender Lideranças educadoras Busca e compartilhamento de conhecimento Conhecimento como parte da educação Gestão do Conhecimento

17 O que temos de Gestão do Conhecimento na Votorantim Cimentos Espaços virtuais de discussão e compartilhamento de experiências e conhecimentos, busca de soluções, apresentação de melhores práticas, geração de conhecimentos inovadores Comunidades Mapeamento de Especialistas Especialistas nos vários processos de trabalho mapeados de acordo com suas especialidades Biblioteca Acervo virtual composto por registros de Soluções de problemas, apresentações, apostilas, resumos de projetos, trabalhos de conclusão de cursos Conjunto integrado e sistemático de ações e programas de treinamento, desenvolvimento e educação, recorrendo a múltiplas formas de aprendizagem que visa a instalação e desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) requeridas para o desempenho no seu cotidiano de trabalho e que viabilizará o alcance dos objetivos estratégicos de negócios da VC. Rotas do Conhecimento

18 Mais de 30 títulos disponibilizados no LMS que gerencia cursos virtuais e performance dos alunos Promove captura, retenção e disponibilização do conhecimento Conteudistas de cursos e-learning são especialistas da empresa Pessoas/Especialistas Dossies dos profissionais cadastrados de acordo com as especialidades E-learning Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento Funcionalidades do Canal do Conhecimento

19 Acervo para pesquisa e inserção de documentos, registros, projetos, trabalhos de finalização de cursos, etc Comunidadess Promovem compartilhamento de experiências e conhecimentos, organizadas por processos de trabalho Biblioteca Canal do Conhecimento: Ferramentas de Gestão do Conhecimento Funcionalidades do Canal do Conhecimento

20 LiderançaAventura da Liderança Coaching Comunicação Eficaz Desenvolvimento Pessoal Gestão de Tempo Equipes de Alta Performance Gerenciamento da TransformaçãoGestão de Mudança Sensibilidade Internacional Comunicação Eficaz Negociação Inglês Self-Study Inglês Teacher Led Gestão de Mudança Gestão de Tempo Visão EstratégicaPensando Estrategicamente Gestão de Mudanças Competências Títulos e-Learning Matriz de Competências X Títulos disponíveis

21 Competências Títulos e-Learning Gestão da Operação Processos X Projetos Six Sigma Gerenciamento por Projetos Gestão do Tempo Gestão da Rotina Pensamento Sistêmico Six Sigma Cidadania Conhecimento Específico da Função Processos X Projetos Six Sigma Gerenciamento por Projetos Gestão do Tempo Gestão da Rotina Segurança na estrada O processo de fabricação de cimento Matriz de Competências Gerenciais X Títulos disponíveis

22 Em torno de 6000 funcionários cadastrados 35 Cursos disponíveis no LMS 200 Comunidades disponíveis 5000 Documentos disponibilizados

23 Relevância Público Alvo Coordenação Atualização Modelo de implantação Porque o Canal do Conhecimento obteve sucesso na Votorantim Cimentos? Fatores de sucesso do Canal do Conhecimento

24 INCLUSÃO DIGITAL EDUCAÇÃO CORPORATIVA-Alinhando Estratégias de Negócios e Pessoas

25 PÚBLICO EXTERNO

26 INCLUSÃO DIGITAL CAMINHONEIROS OBJETIVOS: Expandir as ações do Canal do Conhecimento onde a disseminação e compartilhamento do conhecimento estão restritos pela impossibilidade de conectividade com a internet por restrições sociais, educacionais e econômicas.

27 INCLUSÃO DIGITAL CAMINHONEIROS Objetivos: Analisar como se dá o aprendizado através de recursos digitais em uma população excluida digitalmente, Verificar o nível de interesse e receptividade. Local: Patio de Distribuição Tacaniça – Paraná Período: julho a outubro de 2004

28 PILOTO INCLUSÃO DIGITAL COM CAMINHONEIROS INFRA ESTRUTURA TECNOLÓGICA TERMINAL DE AUTO ATENDIMENTO ACESSO DE TOQUE NA TELA SENSOR DE PRESENÇA LMS: TÍTULOS DE E-LEARNING

29 PILOTO INCLUSÃO DIGITAL TÍTULOS DISPONIBILIZADOS A FABRICAÇÃO DO CIMENTO A FABRICAÇÃO DO CIMENTO FUNCIONAMENTO DA EXPEDIÇÃO FUNCIONAMENTO DA EXPEDIÇÃO CUIDADOS COM A CARGA CUIDADOS COM A CARGA DICAS DE EXPEDIÇÃO DICAS DE EXPEDIÇÃO QUALIDADE DE VIDA DO CAMINHONEIRO QUALIDADE DE VIDA DO CAMINHONEIRO INFORMAÇÕES ÚTEIS INFORMAÇÕES ÚTEIS

30 PERFIL DO CAMINHONEIRO IDADE: ENTRE 25 E 55 ANOS TIPO DE TRANSPORTE: CIF E FOB ESCOLARIDADE PILOTO INCLUSÃO DIGITAL

31 QUANTIDADE DE ACESSOS MOTORISTAS NO PATIO NESTE PERÍODO: NÚMERO DE ACESSOS NO PERÍODO: (22% DO POTENCIAL) MÉDIA DE ACESSOS POR DIA: 97 PILOTO INCLUSÃO DIGITAL

32 PESQUISA DE SATISFAÇÃO Importância para o motorista: Muito importante: 85% Utililidade: Muito útil: 76% Módulos preferidos: A fabricação do cimento: 56% Informações úteis: 16% Dicas da expedição: 12% PILOTO INCLUSÃO DIGITAL

33 CONCLUSÕES: HOUVE RECEPTIVIDADE DOS MOTORISTAS COM ESTE MÉTODO A ATUALIZAÇÃO CONSTANTE DO SISTEMA MANTÉM O INTERESSE DOS MOTORISTAS A PRESENÇA DE UM ORIENTADOR É NECESSÁRIA APRENDIZAGEM EM GRUPO PILOTO INCLUSÃO DIGITAL

34 EXPANSÃO DO PROJETO: ATENDER OITO PATIOS DE DISTRIBUIÇÃO EM TODO O BRASIL ATÉ 2006 META: DISPONIBILIZAR O CANAL DO CONHECIMENTO A TODOS OS MOTORISTAS QUE FREQUENTAM ESTES PATIOS PILOTO INCLUSÃO DIGITAL

35 Obrigada pela atenção!!!! SILVIA GATTAI Tels


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