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Alexander, J. Romiszowski.

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Apresentação em tema: "Alexander, J. Romiszowski."— Transcrição da apresentação:

1 Alexander, J. Romiszowski.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO INSTRUCIONAL: CONCEITOS PRINCÍPIOS E PROCESSOS Alexander, J. Romiszowski. ( ) TTS Ltda. - Rio de Janeiro. (Fone/fax: ) Syracuse University - EUA

2 1. O significado de Design e Desenvolvimento Instrucional

3 1.1. INSTRUCTION = Ensino e/ou Facilitação de Aprendizagem?
(conceito usual nos Estados Unidos) Ensino Dirigido de Habilidades Práticas? (conceito usual na Inglaterra) Ordem; Mandato; Diretriz; Adestramento? (conceito um tanto autocrático) Oposto de “CONSTRUCTION”? (conceito “anti-construtivista”)

4 Instrução - uma definição

5 1.2. DESIGN = Desenho? Projeto? Plano? Propósito; Intenção; Resultado?
representação gráfica; acabamento visual Projeto? todas as especificações para produção/execução Plano? estratégias e táticas para alcancar um objetivo Propósito; Intenção; Resultado? funcional; estético; etc.

6 1.3. DESENVOLVIMENTO INSTRUCIONAL
Levantamento de necessidades (soc/trab) Análise de contexto (político/cultural) Planejamento geral (“macro”; estratégias) Objetivos e indicadores Design instrucional (“micro”; táticas) Desenvolvimento de produto(s) Meios de comunicação (logística) Planos de implementação e difusão Implantação, controle, gestão e avaliação

7 ISD: Instructional Systems Development
Systems Approach To Education Business Requirements Sponsor Delivery Systems Group Learning Individual Learning 1. Reactions 2. Knowledge/ Skills/ Attitudes 3.  Application 4.  Business Results Measurement And Evaluation (Quality) Performances Requirements Education Requirements Curriculum Planning Course Development Education Results Performance Results Business Results Course Delivery

8 1.4. TECNOLOGIA EDUCACIONAL
3 CONCEITOS HARDWARE - uso de meios/computadores/redes SOFTWARE - planejamento científico de ensino SYSTEMS - planejamento sistêmico de mudança

9 1.4.1. Tecnologia Educacional @ Syracuse University: 52 anos
: Instructional Media tecnologia educacional no sentido “hardware” : Instructional Technology tecnologia educacional no sentido “software” : Instructional Design, Development and Evaluation (IDD&E) tecnologia educacional no sentido “sistemas”

10 2. Planejamento e Elaboração de Sistemas de EAD
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O que vale a pena fazer com as novas possibilidades tecnológicas? PLANEJAMENTO TÁTICO Como deve funcionar o sistema ou ambiente de aprendizagem para ser realmente eficaz? PLANEJAMENTO LOGÍSTICO Como elaborar, distribuir e controlar o material didático e o ambiente de aprendizagem?

11 2.1. Design Curricular: o nível estratégico
FRONT-END-ANALYSIS Será que seu projeto faz sentido? IMPACT ANALYSIS Qual será o resultado a longo prazo? RISK ANALYSIS O que pode atrapalhar o projeto? ECONOMIC ANALYSIS Será que temos os recursos necessários?

12 2.2. Design Instrucional: o nível tático
NEEDS ANALYSIS Quais são os reais objetivos dos alunos? JOB/TASK ANALYSIS O que eles fazem / sabem fazer / não sabem? CONTENT ANALYSIS Que conteúdo incluir? Porque? Que exemplos? INSTRUCTIONAL ANALYSIS Como apresentar, trabalhar, praticar, testar, etc?

13 2.3. Elaboração do Sistema: o nível logístico
PRESENTATION DESIGN Aspectos visuais, estéticos, etc. DELIVERY SYSTEM DESIGN Sistemas de comunicação aluno/curso CONTROL SYSTEM DESIGN Sistemas de acompanhamento e avaliação IMPLEMENTATION SYSTEM DESIGN Sistemas administrativos / gestão do projeto

14 Desenvolvimento Instrucional: Chave do Sucesso
Gestão Implementação Design Instrucional. Mídias Tecnologia

15 3. Educação e Treinamento: CADÊ A REVOLUÇÃO?
O mundo está presenciando uma revolução tecnológica. E os sistemas de educação e treinamento também estão em revolução? O ser humano evolve imperceptivelmente de uma geração para outra. Será que no mundo atual as pessoas aprendem de maneira diferente do que antigamente?

16 3.1. Dois Princípios de Aprendizagem Eficaz
1. Aprendizagem de conhecimentos Processo autêntico, baseado em realidade Processo interativo, baseado em feedback Importância da “conversa educativa” 2. Aprendizagem de habilidades Prática apropriada, freqüente e adequada Prática não necessariamente leva a perfeição Importância da “reflexão em ação”

17 Reflexão Análise do conteúdo e da estrutura da situação- problema apresentada Avaliação e eventual re-estruturação das próprias idéias s/ a situação Síntese de hipóteses para explicar/resolver/melhorar a situação-problema Avaliação das hipóteses (pelo processo de conversa)

18 Conversação Troca de idéias estruturadas com outros grupos, indivíduos ou até consigo mesmo Método principal de ensino e aprendizagem da REFLEXÃO

19 3.2. O Papel das Mídias Pesquisa: o meio não afeta a aprendizagem
(os métodos e as mensagens fazem a diferença; os meios são apenas veículos para as mensagens). Prática: o meio pode afetar a aprendizagem (aumentar a eficácia; reduzir o tempo; etc). Paradoxo: como “casar” pesquisa e prática? o Plano Instrucional governa a aprendizagem, mas os Meios podem influir na motivação, ou facilitar acesso/superar dificuldades práticas e, assim, aumentar a Eficácia Geral do Sistema.

20 Meios (=Mídia)

21 3.2.2. Multimídia Digital (o computador como apresentador?)
Gráficos Texto Audio Imagens em movimento Simulações

22 3.2.3. Comunicação Presencial
Altamente interativa Altamente flexível Precisa de uma linguagem comum entre os participantes Pode revelar estruturas conceituais nas mentes dos participantes Pode ser reforcada com gestos/expressões

23 3.2.4. Comunicação Mediada por Computador (CMC)
CMC: qualquer sistema de comunicação pessoa-a-pessoa, veiculado por computadores interligados em rede Exemplos típicos incluem: correio eletrônico; BBS; “chat” ao vivo; listserve; grupos de apoio; jogos a distância; teleconferências

24 4. Educação para 2000 Mudanças na Natureza do Trabalho
Surgimento do “criador de conhecimento”. Mudanças na Organização do Trabalho Surgimento de “grupos virtuais” e “telecommuting”. Formação Profissional “Em Servico” Sistemas Integrados de Apoio de Desempenho. Treinamento Certo na Hora Certa Sistemas de “Just-In Time Training”. Educação e Treinamento a Distância.

25 4.1. O Futuro Mundo de Trabalho
O Impacto de Novas Tecnologias O Impacto da Globalização O Futuro Trabalhador Industrial A Descentralização de Trabalho O Futuro Microempresário

26 As Novas Tecnologias Sinergia de informática e telecommunicação ofereçe: Novas oportunidades.... Novos problemas..... Novas soluções....

27 4.1.2. Impacto da Globalização
Informação acessível em todo o mundo, cria: Oportunidades de novos mercados; Problemas de novos competidores; Necessidades de inovar constantemente, para sobreviver e crescer.

28 4.1.3. O Futuro Trabalhador: (“Knowledge-Worker”)
“Na empresa moderna, o papel do ser humano é: trabalho intelectual além da capacidade dos computadores” “Usar conhecimentos existentes para criar conhecimentos novos, que mantêm a empresa competititiva”

29 4.1.4. Descentralização do Trabalho (“Telecommuting”)
Telecomunicação torna se mais barata que transporte; “Telecommuting” - trabalho a distância; Descentralização.

30 4.2. As Necessidades de Educação para Trabalho
Menor importância de aprendizagem de conhecimentos específicos, e..... Maior importância de habilidades de... busca de conhecimentos já existentes..... identificação dos conhecimentos relevantes.. aplicação deles para solução de problemas, e formulação de novos problemas relevantes. PENSAMENTO CRÍTICO E CRIATIVO!

31 4.2.1. Menor Importância de Conhecimentos Específicos
Menor cíclo de vida de produtos e serviços e... Constantes mudanças no conteúdo do trabalho e... Crescimento exponencial da informação levam a... Impossibilidade de aprender tudo na escola; Irrelevância dos atuais métodos de educação.

32 4.2.2. Habilidades de Busca de Conhecimentos Existentes
Dentro do determinado CONTEXTO, Identificar e contactar todos os INSUMOS, ou recursos disponíveis, Pelo PROCESSO de uso de ferramentas tecnológicas. O PRODUTO: um acervo do conhecimento existente (e possívelmente relevante)

33 4.2.3. Identificação dos Conhecimentos Relevantes
CONTEXTO: Um problema relevante, pré-definido INSUMO: O acervo dos conhecimentos existentes PROCESSO: Análise e avaliação dos conhecimentos existentes PRODUTO: Síntese do que já sabemos e que não sabemos mas precisamos saber

34 4.2.4. Aplicação de Conhecimento para Resolução de Problemas
CONTEXTO: Um problema relevante, pré-definido INSUMO: A síntese dos conhecimentos relevantes PROCESSO: Análise e avaliação das alternativas - um processo de REFLEXÃO e síntese de uma estratégia PRODUTO: Estratégia adequada e problema resolvido

35 4.2.5. Formulação de Problemas
CONTEXTO: Global, social, setorial e/ou organizacional INSUMO: A dinâmica das mudanças tecnológicas, sociais e mercadológicas PROCESSO: Reflexão em grupo (CONVERSAÇÃO) sobre as alternativas p/ futuro PRODUTO: Plano estratégico e tático = novos desafios.

36 4.3. Futuras Tendências de Educação para o Trabalho
Educação Básica: as 3 áreas principais Educação Profissional: processo permanente Sistemas Abertos de Formação Profissional Sistemas de Ensino Profissional a Distância “Just-in-Time”: Treinamento na hora certa

37 4.3.1. As 3 Áreas Críticas da Educação Básica p/ o Futuro
Uso de Novas Ferramentas computadores, redes, etc. bancos de informação, etc. Seleção de Informações análise de conteúdo e estrutura avaliação da relevância e valor síntese do conhecimento atual Pensamento Crítico/Criativo enfoque científico e sistêmico pensamento lateral e inovador REFLEXÃO EM AÇÃO

38 4.3.2. Educação Profissional: Um Processo Permanente e Aberto
Processo planejado para cada participante individualmente Gerenciado parcialmente pelo próprio participante Atualização Profissional: estudo experiencial, com trabalho em grupos pequenos Trabalho Operacional: estudo individualizado em local e rítmo do participante

39 4.3.3. Educação Aberta Sistema aberto em relação ao processo
materiais didáticos acessíveis por qualquer pessoa métodos de aprendizagem sob controle dos alunos Sistema aberto em relação ao insumo não existem prerequisitos acadêmicos para participar nâo existe restrição social, econômica ou profissional Sistema aberto em relação ao produto os critérios de avaliação e aprovação são negociáveis o conteúdo a ser estudado sob controle dos alunos

40 4.3.4. A Importância do Ensino a Distância
Educação Aberta não é Educação a Distância, mas para ter a necessária flexibilidade, precisa utilisar meios tecnológicos de ensino. Esses meios podem ser usados em cursos presenciais, mas a telemática está tornando a Educação a Distância em opção econômica e eficaz.

41 4.3.5. “Just-In-Time Training”
“Just-in-Time Training”: Treinamento Certo para a Pessoa Certa na Hora Certa Facilmente implementado em ambientes informatizados, como parte do sistema geral Substitui grande parte do Treinamento Operacional, Mas NÃO substitui Educação Básica para o Trabalho.

42 Alexander Romiszowski TTS - Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento de Sistemas
Rua Barão de Guaratiba - Rio de Janeiro - RJ Fone/fax: TSI -Training Systems Institute Syracuse University - School of Education (IDD&E) 330 Huntington Hall - Syracuse - NY USA Fone: Fax:


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