A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação: saberes e fazeres humanizados Maria Cezira Fantini Nogueira Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação: saberes e fazeres humanizados Maria Cezira Fantini Nogueira Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Formação: saberes e fazeres humanizados Maria Cezira Fantini Nogueira Martins

2 Cuidando do futuro cuidador Fonte: Encontros dos Serviços de Apoio ao Estudante de Graduação da Área da Saúde – SP Encontros dos Serviços de Apoio ao Estudante de Graduação da Área da Saúde – SP

3 Serviços de Apoio orientação aos professores para encaminhamento precoce de alunos com dificuldades orientação aos professores para encaminhamento precoce de alunos com dificuldades diagnóstico precoce (entrevistas com primeiranistas) diagnóstico precoce (entrevistas com primeiranistas) aplicação de questionários para rastrear dificuldades adaptativas aplicação de questionários para rastrear dificuldades adaptativas atendimento psiquiátrico atendimento psiquiátrico atendimento psicológico atendimento psicológico

4 Serviços de Apoio apoio psicopedagógico para alunos com baixo rendimento apoio psicopedagógico para alunos com baixo rendimento reorientação vocacional e colocação ocupacional reorientação vocacional e colocação ocupacional orientação sobre como conciliar lazer e estudos orientação sobre como conciliar lazer e estudos grupos de apoio para alunos que vêm de outras cidades, estados e países grupos de apoio para alunos que vêm de outras cidades, estados e países

5 Serviços de Apoio grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos grupos de discussão para resolver algum problema comum a vários alunos entrevistas e/ou atendimentos a familiares dos alunos, quando necessário entrevistas e/ou atendimentos a familiares dos alunos, quando necessário entrevistas com alunos que apresentam: problemas de natureza sócio-econômica, número de faltas preocupante, busca por trancamento de matrícula, reprovação por mais de uma vez, risco de não integralizar o curso entrevistas com alunos que apresentam: problemas de natureza sócio-econômica, número de faltas preocupante, busca por trancamento de matrícula, reprovação por mais de uma vez, risco de não integralizar o curso

6 O ambiente de aprendizagem condições psicológicas que permeiam o processo de ensino-aprendizagem condições psicológicas que permeiam o processo de ensino-aprendizagem

7 Ambiente de aprendizagem conter o excesso de ansiedade frente a algumas situações estressantes conter o excesso de ansiedade frente a algumas situações estressantes criar atmosfera aberta e facilitadora criar atmosfera aberta e facilitadora criar condições para que o aluno possa ser ouvido e compreendido criar condições para que o aluno possa ser ouvido e compreendido ressaltar os acertos (não centrar a atenção só nos erros) ressaltar os acertos (não centrar a atenção só nos erros) promover a relação professor-aluno, de tal forma que o professor seja aquele que acompanha promover a relação professor-aluno, de tal forma que o professor seja aquele que acompanha

8 Ambiente de aprendizagem: dimensão grupal Ambiente de aprendizagem: dimensão grupal dimensão grupal: importante para o processo de aprendizagem, podendo favorecê-lo ou não diminuir: diminuir: competição / cristalização de papéis aumentar: aumentar: flexibilidade / criatividade

9 Representação de dificuldades vivenciadas por alunos ao realizar atendimento durante a graduação

10

11 Representação do desenvolvimento da relação expectativas x realidade em atendimento durante a graduação

12

13 Desenvolvimento do papel de docente humanizado

14 grupos de reflexão sobre a tarefa assistencial grupos de reflexão sobre a tarefa assistencial grupos de role-playing do papel profissional, enfocando questões relativas à relação professor- aluno, relação professor-grupo grupos de role-playing do papel profissional, enfocando questões relativas à relação professor- aluno, relação professor-grupo seminários, workshops, grupos de sensibilização abordando temas como dinâmica de grupo, relação professor-aluno seminários, workshops, grupos de sensibilização abordando temas como dinâmica de grupo, relação professor-aluno

15 grupos de discussão com supervisores - e demais encarregados das supervisões - para integração dos aspectos psicológicos inerentes à atividade assistencial grupos de discussão com supervisores - e demais encarregados das supervisões - para integração dos aspectos psicológicos inerentes à atividade assistencial oficinas de humanização, em que se combinam dois ou mais elementos anteriores, com objetivos adequados às características do grupo oficinas de humanização, em que se combinam dois ou mais elementos anteriores, com objetivos adequados às características do grupo

16 A questão da relação profissional-paciente

17 Relação profissional-paciente Relação interpessoal com elementos: racionais - irracionais racionais - irracionais realísticos - irrealísticos realísticos - irrealísticos maduros - infantis maduros - infantis conscientes - inconscientes conscientes - inconscientes

18 Formação em nível de Pós-Graduação

19 Programa de Pós Graduação em Ciências Secretaria de Estado da Saúde - SP pós-graduação stricto sensu pós-graduação stricto sensu criação em 1998 criação em 1998 funcionamento a partir de 2000 funcionamento a partir de 2000 caráter multiprofissional caráter multiprofissional objetivo: qualificação de recursos humanos para a investigação na esfera dos serviços públicos de saúde objetivo: qualificação de recursos humanos para a investigação na esfera dos serviços públicos de saúde

20 Instituições participantes do Programa Centro de Referência DST/AIDS Centro de Referência DST/AIDS Centro de Vigilância Epidemiológica Centro de Vigilância Epidemiológica Instituto Adolfo Lutz Instituto Adolfo Lutz Instituto Butantã Instituto Butantã Instituto de Infectologia Emilio Ribas Instituto de Infectologia Emilio Ribas Instituto Lauro de Souza Lima Instituto Lauro de Souza Lima Instituto de Saúde Instituto de Saúde

21 Algumas dissertações produzidas Cuidados com o cuidador na área de oncologia pediátrica Cuidados com o cuidador na área de oncologia pediátrica (Mirian Aydar Nascimento Ramalho) Processo de adoecimento (lutos e perdas) de pacientes com aids (Tânia Regina Correa de Souza) Processo de adoecimento (lutos e perdas) de pacientes com aids (Tânia Regina Correa de Souza) Formação do estudante de Psicologia para o trabalho humanizado na área de Saúde Pública Formação do estudante de Psicologia para o trabalho humanizado na área de Saúde Pública (Roselia Bezerra Paparelli) Atenção farmacêutica: humanização no trabalho da farmácia (Chizuru Minami Yokaichyia) Atenção farmacêutica: humanização no trabalho da farmácia (Chizuru Minami Yokaichyia)


Carregar ppt "Formação: saberes e fazeres humanizados Maria Cezira Fantini Nogueira Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google