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3.1 © 2007 Eduardo Brião 3 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo.

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1 3.1 © 2007 Eduardo Brião 3 3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA Capítulo

2 3.2 © 2007 Eduardo Brião 1.Sustentabilidadeda vantagem competitiva 2. Ajustar a tecnologia à organização (ou vice-versa) DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

3 3.3 © 2007 Eduardo Brião Figura 3-1 FATORES INTERVENIENTES: Ambiente Cultura Estrutura Procedimentos padrão Políticas Decisões administrativas Acaso ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O relacionamento de duas vias entre organizações e tecnologia da informação ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

4 3.4 © 2007 Eduardo Brião Organização: Estrutura estável e formalEstrutura estável e formal Retira recursos do ambiente e os processa para produzir resultadosRetira recursos do ambiente e os processa para produzir resultados ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

5 3.5 © 2007 Eduardo Brião Definição técnica microeconômica da organização Figura 3-2 ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

6 3.6 © 2007 Eduardo Brião Definição comportamental da organização: Coleção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidadesColeção de direitos, privilégios, obrigações e responsabilidades Em equilíbrio delicadoEm equilíbrio delicado Resolução de conflitosResolução de conflitos ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

7 3.7 © 2007 Eduardo Brião CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES Visão comportamental das organizações Figura 3-3 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

8 3.8 © 2007 Eduardo Brião Características estruturais das organizações: Divisão clara do trabalhoDivisão clara do trabalho HierarquiaHierarquia Regras e procedimentos explícitosRegras e procedimentos explícitos Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

9 3.9 © 2007 Eduardo Brião Características estruturais das organizações (cont.): Julgamentos imparciaisJulgamentos imparciais Qualificações técnicasQualificações técnicas Máxima eficiência organizacionalMáxima eficiência organizacional Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

10 3.10 © 2007 Eduardo Brião Procedimentos Operacionais Padrão: Regras, procedimentos e práticas precisosRegras, procedimentos e práticas precisos Permitem às organizações enfrentar todas as situações esperadasPermitem às organizações enfrentar todas as situações esperadas Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

11 3.11 © 2007 Eduardo Brião Política organizacional: Pontos de vista divergentes levam a lutas políticas, competição e conflitoPontos de vista divergentes levam a lutas políticas, competição e conflito Atrapalha a mudança organizacionalAtrapalha a mudança organizacional Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

12 3.12 © 2007 Eduardo Brião Cultura organizacional: um conjunto de premissas fundamentais sobre: Que produtos a organização deve produzirQue produtos a organização deve produzir Como e onde deve produzi-losComo e onde deve produzi-los Para quem eles devem ser produzidosPara quem eles devem ser produzidos Características comuns às organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

13 3.13 © 2007 Eduardo Brião Todas as organizações têm diferentes: Estruturas/tipos de organizaçãoEstruturas/tipos de organização MetasMetas PúblicosPúblicos Estilos de liderança, tarefasEstilos de liderança, tarefas Ambientes circundantesAmbientes circundantes Características exclusivas das organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

14 3.14 © 2007 Eduardo Brião Figura 3-4 A organização e seu ambiente ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

15 3.15 © 2007 Eduardo Brião Objetivos finaisObjetivos finais Diferentes grupos ou públicosDiferentes grupos ou públicos Natureza da liderançaNatureza da liderança Tarefas e tecnologiaTarefas e tecnologia Outras diferenças entre as organizações ORGANIZAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

16 3.16 © 2007 Eduardo Brião O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Departamento de sistemas de informação: Unidade organizacional formalUnidade organizacional formal Responsável pelos sistemas de informação na organizaçãoResponsável pelos sistemas de informação na organização Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

17 3.17 © 2007 Eduardo Brião Figura 3-5 Serviços de tecnologia da informação O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

18 3.18 © 2007 Eduardo Brião Inclui especialistas: Programadores: Altamente treinados, elaboram softwareProgramadores: Altamente treinados, elaboram software Analistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organizaçãoAnalistas de sistemas: Traduzem os problemas administrativos em soluções, são o elo entre o departamento de sistema de informação e o resto da organização O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

19 3.19 © 2007 Eduardo Brião Especialistas (cont.): Gerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistasGerentes de sistemas de informação: Lideram vários especialistas Diretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresaDiretor de informática (CIO): Cargo de administração sênior encarregado dos sistemas de informação na empresa Usuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidasUsuários finais: Representantes de departamentos externos ao departamento de SI para quem as aplicações são desenvolvidas O PAPEL EM CONSTANTE MUDANÇA DOS SI NAS ORGANIZAÇÕES Infra-estrutura da TI e serviços de tecnologia de informação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

20 3.20 © 2007 Eduardo Brião Modelo clássico de gerenciamento: Descrição tradicional da administraçãoDescrição tradicional da administração Foco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlarFoco em funções formais: planejar, organizar, coordenar, decidir, controlar Modelo comportamental de gerenciamento: Descreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentesDescreve o gerenciamento com base na observação do trabalho de gerentes GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

21 3.21 © 2007 Eduardo Brião Papéis gerenciais Atividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organizaçãoAtividades que se espera que os gerentes desempenhem em uma organização GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

22 3.22 © 2007 Eduardo Brião Categorias Interpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderesInterpessoais: Os gerentes atuam como representantes e líderes Informativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervososInformativos: Os gerentes recebem e disseminam as informações mais importantes, funcionando como centros nervosos Decisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitosDecisórios: Os gerentes iniciam atividades, alocam recursos e negociam conflitos GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO O papel dos gerentes nas organizações Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

23 3.23 © 2007 Eduardo Brião Processo de tomada de decisão Tomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticasTomada de decisões estratégicas: Determina objetivos de longo prazo, recursos e políticas Controle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionaisControle da gestão: Monitora a eficácia e a eficiência com que se usam os recursos e o desempenho de unidades operacionais Gerentes e tomada de decisões GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

24 3.24 © 2007 Eduardo Brião As decisões são classificadas como: Não-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problemaNão-estruturadas: Como não são rotineiras, não há procedimentos estabelecidos. O tomador de decisão deve usar bom-senso, capacidade de avaliação e perspicácia para definir o problema Estruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definidoEstruturadas: Repetitivas e rotineiras, envolvem procedimento definido Gerentes e tomada de decisões GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

25 3.25 © 2007 Eduardo Brião SPT SAE SIG STC SAD SAE Nível organizacional TIPO DE DECISÃOOPERACIONALCONHECIMENTOGERENCIALESTRATÉGICO ESTRUTURADA CONTAS A RECEBER AGENDAMENTO CUSTOS ELETRÔNICO DE PRODUÇÃO SEMI-PREPARAÇÃO DO ORÇAMENTO ESTRUTURADA PROGRAMAÇÃO DE PROJETO LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES NÃO- ESTRUTURADA DESIGN DE PRODUTO NOVOS PRODUTOS NOVOS MERCADOS Figura 3-9 Diferentes tipos de sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

26 3.26 © 2007 Eduardo Brião Inteligência: Coleta informação, identifica problemasInteligência: Coleta informação, identifica problemas Concepção: Imagina possíveis soluções para o problemaConcepção: Imagina possíveis soluções para o problema Seleção: Escolher uma das alternativas de soluçãoSeleção: Escolher uma das alternativas de solução Implementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da soluçãoImplementação: Executa a decisão, faz relatórios sobre o progresso da solução Estágios da tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

27 3.27 © 2007 Eduardo Brião Figura 3-10 Processo de tomada de decisão GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

28 3.28 © 2007 Eduardo Brião Fatores a considerar no planejamento de um novo sistema: Ambiente organizacionalAmbiente organizacional Estrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrãoEstrutura organizacional, hierarquia, especialização, procedimentos operacionais padrão Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

29 3.29 © 2007 Eduardo Brião Cultura e política da organizaçãoCultura e política da organização Tipo de organização e seu estilo de liderançaTipo de organização e seu estilo de liderança Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia

30 3.30 © 2007 Eduardo Brião Grupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistemaGrupos afetados pelo sistema e as atitudes dos profissionais que usarão o sistema Implicações para o projeto e o entendimento dos sistemas de informação GERENTES, TOMADA DE DECISÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 3 Sistemas de Informação, Organizações, Administração e Estratégia


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