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Www.labsag.com.br LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado.

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1 www.labsag.com.br LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado Demonstração Macroeconômica Estratégia Corporativa Global Gerência Geral Serviços Gerência Geral Industrial Apresentação SIMSERV Simulação de Gerência De Serviços Vers. Hotel Vers. Hospital Versão 4.5 - 2010

2 www.labsag.com.br Cenários Simserv  Simserv oferece 2 cenários aos participantes:  Versão Turismo: na qual 3 hotéis atendem um Resort localizado na Costa brasileira  Versão Saúde: na qual 3 hospitais atendem uma Comunidade de tamanho médio  Simula a tomada de decisões numa empresa em que não há produção manufatureira, porém, o nível de exigência quanto ao serviço é muito alto.

3 www.labsag.com.br Especificidades Simserv  Os hospitais e os hotéis acabam de ser privatizados.  A decisão de concorrer ou cooperar com os outros hospitais- hotéis é fundamental.  O participante deve decidir se quer oferecer uma ampla variedade de serviços na Comunidade ou ser um hospital – hotel com uma oferta básica.

4 www.labsag.com.br Decisões a serem tomadas (I)  Os novos executivos devem analisar 10 anos de história prévia da organização para entender o entorno em que operava.  Após isso, determinam os níveis necessários de pessoal em “dias-cama” ou “dias-paciente” para o ano seguinte.  Ao pedir dias-cama, a organização simulada automaticamente fornece o composto necessário de recursos humanos (médicos, enfermeiras, auxiliares, cozinheiros, etc.) conforme o nível de demanda.

5 www.labsag.com.br Decisões a serem tomadas (II) O executivo também:  Determina a tarifa de quarto (preço por dia)  Define se vai expandir as instalações e em que medida  Escolhe os serviços auxiliares que a organização vai oferecer tais como unidades de longa permanência, consulta ambulatorial, psiquiatria, para o hospital ou, no caso do hotel, cabeleireiro, cassino, casa de repouso dentre outros.  Toma decisões sobre pesquisas de mercados e decisões financeiras.

6 www.labsag.com.br O Mundo Simserv Hospital Comunidade a ser atendida 150.000 habitantes Hospital 1 50 camas Hospital 3 300 camas Hospital 2 200 camas Quantos dias-cama pedir? Tarifa de quarto? Fabricação de camas? Serviços extras, quais? Radiologia? Psiquiatria? Maternidade? Longa Permanência? Saúde da Família? Consulta ambulatorial?

7 www.labsag.com.br Resort Ponta Paraíso 17.000 turistas ao ano- 150.000 habitantes O Mundo Simserv Hotel Hotel 1 50 camas Hotel 3 300 camas Hotel 2 200 camas Quantos dias-cama pedir? Tarifa de quarto? Fabricação de camas? Serviços extras, quais? Casa de Repouso? Cabeleireiro? Lojas? Teatro? Cassino? Ecoturismo?

8 www.labsag.com.br Condições de operação (I): Superlotação Cada hotel-hospital tem um nível de ocupação de máxima eficiência operacional o qual não é de 100%. Neste caso, estima-se que o nível de capacidade mais eficiente é de 85%. Em níveis de ocupação acima de 93,5%, o congestionamento gerado no uso dos serviços causa uma diminuição da eficiência e qualidade no serviço que se estima é proporcional aos Gastos dos turistas-pacientes hospedados-internados e ao nível de superlotação. Montante de ineficiência = 2 x Gastos de “Turistas hospedados ou Pacientes internados” x ( % ocupação – 93,5%) / 85%

9 www.labsag.com.br Condições de operação (II): Ociosidade Opera com um nível de ocupação muito abaixo de 85% de sua capacidade. Isto significa não utilizar as vantagens que lhe oferecem as economias de escala e, ademais, causa ineficiências no uso dos recursos. Esta ineficiência tem um custo extra para SIMSERV quando o nível de ocupação cai abaixo de 68%, neste caso o custo é calculado como uma espécie de multa proporcional ao valor do capital das camas que permanecem ociosas: Montante de ineficiência = 0,05 x (no. camas) x (custo de fabricação original das camas) x (85% - % ocupação)

10 www.labsag.com.br Condições de operação (III): Custo de fabricação das camas Hotel – Hospital 1: 15.000 Hotel – Hospital 2: 17.000 Hotel – Hospital 3: 20.000 * Tenha em conta que o custo ou multa só terá que ser pago se a ocupação cai abaixo dos 68%.

11 www.labsag.com.br Temas cobertos Como organizar a equipe para conseguir uma administração mais eficiente? Quais os objetivos e estratégias? Como prognosticar corretamente a demanda? Quanto pessoal pedir e que tarifa de quarto oferecer? É preciso fabricar mais camas agora ou é preferível pedi-las depois? É conveniente instalar serviços auxiliares? Haverá demanda para isso? Tais serviços gerarão lucros para o hotel/hospital? Qual a quantia a ser paga por empréstimo(s) e hipotecas?

12 www.labsag.com.br Características Demográficas e Econômicas da Comunidade – Hosp. Ano Estadia Média Em Dias População total % de habitantes com + de 55 anos Renda familiar média em $ Parte coberta por asseguradores privados Total dias paciente 18,371.0008,193.7900,53767.059 28,175.9008,283.8900,56569.609 37,981.3008,354.2330,59373.397 47,887.0008,434.1730,62178.068 57,893.0008,514.4210,6586.016 67,799.6008,574.7830,69193.621 77,6107.3008,674.9710,704100.757 87,6115.6009,055.0870,708107.927 97,8124.6009,145.4170,72124.380 107,6138.0009,215.6200,73136.518 * Embora a população tenha crescido, a estadia média vem diminuindo, mesmo se o total de dias- cama ocupado se duplicou.

13 www.labsag.com.br Características Demográficas e Econômicas do Resort Ano Estadia Média Em Dias População total Cidades vizinhas % de turistas com mais de 40 anos Renda familiar média de turistas em $ Parcela coberta por grandes agências de turismo Total dias cama ocupados em PONTA PARAÍSO 18,371.0008,1937.0900,53767.059 28,175.9008,2838.9000,56569.609 37,981.3008,3542.3300,59373.397 47,887.0008,4341.7300,62178.068 57,893.0008,5144.2100,6586.016 67,799.6008,5747.8300,69193.621 77,6107.3008,6749.7100,704100.757 87,6115.6009,0550.8700,708107.927 97,8124.6009,1454.1700,72124.380 107,6138.0009,2156.2000,73136.518 * Embora a população tenha crescido, a estadia média vem diminuindo, mesmo se o total de dias- cama ocupado se duplicou.

14 www.labsag.com.br Amostra: FOLHA DE DECLARAÇÃO DE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS RESORT:_____ASSINATURAS AUTORIZADAS: HOTEL:____________________________________ ______________________________ OBJETIVOS: 1. 2. 3. ESTRATÉGIAS: 1. 2. 3. 4. 5. 6. * Os participantes devem definir nesta Folha seus objetivos e estratégias para o seguinte período

15 www.labsag.com.br Serviços Auxiliares Hospital Serviço Custo Anual por Unidade em $ Receitas ($)Capacidade Longa Permanência400.000 + 10 / dias-p30 / dias-p21.900 dias-p / ano Saúde da Família75.000 + 15 / visitas10 / visita2.500 visitas / ano Maternidade360.000 + 200 / pac400 / pac2.160 pac / ano Consulta Ambulatorial90.000 + 10 / visitas15 / visita10.000 visitas / ano Psiquiatria130.00020 / dias-p9.125 dias-p / ano Radiologia100.000 + 8 / exam20 / exam30.000 exams / ano Ano Longa Permanência Saúde da Família Maternidade Consulta Ambulatorial PsiquiatriaRadiologia 74.9001.8882.4503.43016.170 89.6809702.8703.8703.86019.360 915.6302.0802.1935.7304.69024.490 1020.1003.0102.3627.0405.03027.140 Características econômicas Demanda anos 7 a 10 de Instalações e Serviços Auxiliares * Cada um dos serviços mostra margens e demanda potencial diferentes.

16 www.labsag.com.br Serviços Auxiliares Hotel Serviço Custo Anual por Unidade em $ Receitas ($)Capacidade Casa de Repouso 3a Idade 400.000 + 10/dia-cama30/dia-cama21.900 dias-cama/ano Cabeleireiro Mulheres75.000 + 15/pessoa10/pessoa2.500 visitas/ano Lojas360.000 + 200/m2400/m23.160 m2/ano Teatro Shows Musicais90.000 + 10/pessoa15/pessoa10.000 pessoas/ano Cassino130.00020/dias-c9.125 días-c/ano Ecoturismo Náutico100.000 + $8/pessoa20/pessoa30.000 pessoas/ano Ano Casa de Repouso Cabeleireiro Mulheres Lojas (m 2 ) Teatro (pessoas) Cassino Ecoturismo Náutico 74.9001.8882.4503.43016.170 89.6809702.8703.8703.86019.360 915.6302.0802.1935.7304.69024.490 1020.1003.0102.3627.0405.03027.140 Características econômicas Demanda anos 7 a 10 de Instalações e Serviços Auxiliares * Cada um dos serviços mostra margens e demanda potencial diferentes.

17 www.labsag.com.br Obrigado por sua atenção! Para mais informação, acesse: www.labsag.com.br Ou contacte postmaster@labsag.co.uk walkerangulo@labsag.co.uk@labsag.co.uk


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