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O Armazenamento.

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1 O Armazenamento

2 O Armazenamento O armazenamento é uma atividade de custo relativamente alto dentro do orçamento logístico de um produto, porém alguns fatores justificam essa atividade. São eles: Redução de custos tanto de transportes como de produção; Coordenação da demanda e suprimento; 3. Ajuda nos trabalhos de produção e de marketing dos produtos.

3 O Armazenamento O Controle de Qualidade
Tem a função de realizar periodicamente a verificação dos níveis de qualidade dos produtos. Os prazos de validade, as partes que compõem os produtos são cuidadosamente inspecionados. Esses intermediários também ajudam no melhoramento dos produtos realizando testes de capacidade e resistência dos mesmos.

4 O Armazenamento O Transporte
É a atividade responsável pela movimentação física dos produtos desde a fabrica até o momento de entrega dos mesmos aos consumidores. Atualmente, existe um grande esforço por parte das empresas em investirem em serviços de transporte mais modernos, rápidos e eficientes. Segundo Paulo Fernandes Fleury, “a atividade de transporte, a mais importante dentre os diversos componentes logísticos, vem aumentando sua participação no PIB, tendo crescido de 3,7% para 4,3% entre 1985 e Em 30 anos, ou seja, entre 1970 e 2000, o setor de transporte cresceu cerca de 400%, enquanto o crescimento do PIB foi de 250%.” O intermediário responsável por transportar os produtos deve observar o tempo que o produto poderá ficar em trânsito, incluindo os tempos para carga e descarga do material.

5 O Armazenamento A Distribuição
Uma outra importante atividade realizada por um intermediário diz respeito à distribuição eficaz dos produtos no mercado. Esse tipo de atividade geralmente é desempenhado por um intermediário chamado atacadista, cuja função principal é a de comprar em grandes quantidades de produtos e dividi-los entre os varejistas em quantidades desejadas pelos clientes. A distribuição deve acontecer de forma bastante equilibrada, evitando o excesso ou escassez dos produtos no mercado. Por isso é importante que o intermediário conheça a média de aquisição de cada produto que está distribuindo.

6 Outras Funções dos Intermediários
Podemos observar que as atividades logísticas que podem ser distribuídas entre os intermediários do canal de distribuição dos produtos são inúmeras, desta forma fica claro que o produtor só tem a ganhar ao optar que esses intermediários participem dessa movimentação. Outras funções que não foram mencionadas anteriormente, hoje, fazem parte da lista de responsabilidades dos intermediários. A seguir citamos três dessas novas funções:

7 Outras Funções dos Intermediários
Informações de Marketing – são dados repassados aos fabricantes acerca do comportamento do mercado, como mudanças de hábitos dos clientes, tendências da moda ou volume das vendas.

8 Outras Funções dos Intermediários
Vendas Financiadas – alguns intermediários na tentativa de aumentar o volume de venda de seus produtos, oferecem aos seus clientes a possibilidade de financiar suas compras. Esses financiamentos podem ser próprios ou em parceria com empresas especializadas em financiamentos ou ainda, com instituições bancárias.

9 Outras Funções dos Intermediários
Absorção de riscos – quando um intermediário resolve entrar no canal de distribuição de um produto, este deverá ter em mente que está se tornando co-responsável pelo mesmo. Todos os riscos existentes são divididos por todos os intermediários do canal. Os riscos mais comuns são os que dizem respeito à manutenção dos produtos no estoque, ao tempo de obsolescência dos produtos e ao financiamento oferecido aos consumidores. Uma das maiores queixas dos intermediários que oferecem crédito próprio é o alto índice de inadimplência no mercado.

10 OS ATACADISTAS E SUAS FUNÇÕES
O atacadista é um dos mais importantes intermediários dentro do canal de distribuição dos produtos e tem como característica principal o fato de não vender diretamente ao consumidor final. O atacadista compra os produtos a um preço diferenciado adquirindo-os direto do produtor para vendê-los a algum usuário industrial ou a um outro tipo de intermediário, geralmente o varejista. Este último será o responsável por repassar as mercadorias para os consumidores finais. Uma outra importante característica do atacadista é que o mesmo sempre compra em grandes quantidades para posteriormente, distribuí-los no mercado.

11 OS ATACADISTAS E SUAS FUNÇÕES
O intermediário oferece uma série de serviços aos produtores como a realização de promoções aos consumidores finais, oferecendo capacitação para vendedores, realizando financiamento das vendas, assistência técnica, serviço de assistência ao consumidor, dentre outros. Os varejistas também são bastante beneficiados pelos serviços prestados pelos atacadistas, principalmente porque podem comprar em pequenas quantidades e assim manter seus estoques em níveis ideais. Dessa forma os custos operacionais podem ser reduzidos. Em termos de preço dos produtos é também vantagem para os varejistas comprar direto de um atacadista.

12 Os Tipos de Atacadistas
Os atacadistas podem ser classificados em “De funções limitadas” ou “De funções completas”, dependendo de suas atividades e do tipo de serviço que os mesmos oferecem aos seus clientes. Os atacadistas de funções limitadas podem ser do tipo “pague e leve”, ou seja, o cliente entra em seu estabelecimento, escolhe o que deseja, efetua o pagamente (na maioria das vezes à vista) e transporta suas compras por sua própria conta, ou seja, em transporte próprio. Alguns atacadistas “pague e leve” não oferecem nem mesmo sacolas para o transporte das mercadorias de dentro de seu estabelecimento até o carro dos consumidores. Como oferecem vantagem no preço, seus clientes não se importam de chegar carregando caixas ou containeres plásticos para transportarem suas compras.

13 Os Tipos de Atacadistas
Outro tipo de atacadista de função limitada são os chamados “Truck jobber”, ou atacadista de caminhão que vendem, entregam a mercadoria e a fatura tudo ao mesmo tempo. Eles já levam a mercadoria no caminhão, agilizando assim toda a comercialização. Os vendedores de biscoitos, refrigerantes e cervejas são exemplos desse tipo de intermediário. Em algumas cidades alguns fabricantes de tijolos realizam esse tipo de comercialização.

14 Os Tipos de Atacadistas
Existe um outro tipo de atacadista de função limitada é o “drop shipper “ ou também chamado de atacadista direto cuja função se resume a venda dos produtos, ficando próprio fabricante responsável pelo armazenamento e transporte destes. O “drop shipper “ é também conhecido como agente. O rack jobber é um outro tipo de atacadista de função limitada, cuja preocupação é a de manter os varejistas abastecidos de seus produtos. Seus pontos de venda são concentrados entre mercearias, padarias e supermercados. Observem que estes atacadistas são denominados de limitados por oferecerem um restrito serviço aos seus compradores.

15 Os Tipos de Atacadistas
Os Agentes Certos atacadistas atuam baseados numa prestação de serviços do tipo comissionada como é o caso do agente, cuja função principal é a de intermediar as negociações entre produtores e compradores. Os diferentes tipos de intermediários, atacadistas e agentes, segundo Alexandre Luzzi Las Casas, são apresentados a seguir:

16 Os Tipos de Atacadistas
Atacadistas de funções completas: Gerais: operam com ampla gama de produtos; De linha: operam em determinado ramo do mercado; De especialidade: revendem produtos muito especializados. Atacadistas de funções limitadas: Transportadores (truck jobber); Pague e leve; Direto (drop shipper); Rack Jobber. Agentes: Comissário: trabalho basicamente de corretagem; em alguns casos, assume a posse do produto; Representante comercial; Corretores.

17 Os Tipos de Atacadistas


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