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Capitulo 5 – Objetivos e Desafios Empresariais

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Apresentação em tema: "Capitulo 5 – Objetivos e Desafios Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 Capitulo 5 – Objetivos e Desafios Empresariais
Aloísio, Alessandro, Claudia, Flávio, Gilvano, Iara, Lucas, Núbia, Paulo, Ronaldo, Sander William Orientados por: Jordan Nassif Leonel

2 Objetivos e Desafios Empresariais
O estabelecimento de objetivos e desafios é o 1º passo para o planejamento estratégico. Os objetivos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende atingir. O objetivo poderá ser geral e interessar a toda a empresa ou ser específico de um setor da empresa

3 Diferença básica entre objetivos e desafios
Objetivo: é o alvo ou ponto que se pretende atingir. Desafio: é a quantificação, com prazos definidos, do objeto estabelecido. Para serem alcançados, os desafios exigem esforço extra. O objetivo pode ser quantificado, com prazo para sua realização. Surge então, a definição: Objetivo: é o alvo ou ponto quantificado, com prazo de realização e responsável estabelecidos, que se pretende alcançar através de esforço extra.

4 O objetivo pode ter dois tipos básicos de valor:
Instrumental: permite a obtenção ou retenção de algo de valor. Estilístico: tem valor por si mesmo. Outro aspecto a salientar é a meta, que representa as etapas realizadas para alcançar os desafios e objetivos. Antes de determinar os desafios (quantificados e com prazos de realização), deve verificar se os objetivos: São claros, divulgados, entendidos e aceitos; São específicos, mensuráveis e desafiadores; Apresentam inter-relações; Estão, adequadamente, relacionados a fatores internos e externos da empresa; Possuem sistema de controle e avaliação; As prioridades estão estabelecidas.

5 Base dos objetivos das pessoas
Uma empresa em si não pode ter objetivos, pois é uma entidade sem vontade própria. Os objetivos da empresa são uma média ponderada dos objetivos das pessoas que a dirigem. O comportamento do indivíduo é determinado por suas necessidades, que se localizam dentro dele e se dirigem para um objetivo ou incentivo que está fora dele. O executivo deve considerar a motivação, que é representada por um conjunto de energias e forças internas do indivíduo e que o mantém direcionado para resultados específicos e concretos. Para o funcionamento efetivo da empresa torna-se necessário o estabelecimento de padrões de comportamento, nos quais o indivíduo distinguirá os diversos comportamentos com que se defrontará para o alcance de seus objetivos e os da empresa.

6 É importante que os funcionários da empresa considerem os objetivos empresariais como os seus próprios objetivos pessoais. Esta situação pode ser facilitada quando: Os objetivos empresariais expressam valores culturais que são adequados para os próprios valores individuais; e Os funcionários identificam-se com os valores de seu grupo de trabalho. Assim, a empresa só poderá alcançar seus objetivos quando todos os seus funcionários tiverem alta capacitação e motivação em direção aos seus resultados esperados.

7 Importância dos Objetivos
Uma pessoa poderá admitir, de maneira imediata, que os objetivos são importantes. Contudo, será realmente necessário que sejam analisados? E em que nível de profundidade deve ser feita essa analise?

8 Características dos Objetivos e Desafios
Hierárquicos Quantitativos Realistas Consistentes Claros, entendidos e escritos Comunicados Desmembradas em objetivos funcionais

9 Características dos Objetivos e Desafios
Motivadores: Utilitários: Decisórios: Operacionais:

10 Hierarquia dos objetivos e desafios
É bastante interessante que os objetivos e desafios das empresas sejam estabelecidos, numa etapa inicial, de maneira bem espontânea, com ocorre em brainstorming. Nível 1: Missão da empresa Missão é a razão de ser da empresa. Nível 2: Objetivos da empresa Trabalha-se de maneira mais ordenada os aspectos não quantificáveis, através da identificação e qualificação das expectativas dos setores de atuação pré- estabelecidas.

11 Nível 3: Objetivos funcionais Correlacionam-se os objetivos da empresa a suas várias áreas funcionais. Nível 4: Desafios São estabelecidas a situação atual e a situação futura desejada, perfeitamente quantificáveis, bem como o período de tempo para sua realização.

12 Interações verticais e horizontais no tratamento dos objetivos e desafios da empresa Podem-se estabelecer os vários objetivos e desafios da empresa a partir de um objetivo global. Portanto, dentro de um esquema piramidal, podem-se estabelecer os vários objetivos para as diversas unidades organizacionais em diferentes níveis da empresa.

13 Estabelecimento de objetivos e Desafios
O estabelecimento de objetivos e desafios é básico para qualquer atividade ou negócio, uma vez que, não se sabendo aonde se quer chegar com a empresa, qualquer caminho servirá. Existem dois elementos importantes para estabelecer quaisquer objetivos. Elemento psicológico (desejo). Conjunto de instrumentos.

14 Uma empresa tanto pode desejar obter algo que ela atualmente não tem como desejar manter algo que já tem. Portanto os objetivos e desafios podem ser de obtenção ou de manutenção.

15 Os objetivos podem ser estabelecidos de diferentes formas
Forma determinística: identificação de uma situação precisa Forma probabilística: o objetivo é apresentado como uma forma provável de acontecer Forma qualitativa Forma logística

16 Processo de estabelecimento de objetivos e desafios
Existem duas formas para determinar os objetivos e desafios: Cima para baixo: pelos proprietários da empresa ou pelos grupos dirigentes que detém a maior parcela de poder e admiti que os demais funcionários da empresa estão numa situação passiva. Baixo para cima: admiti-se que os funcionários da empresa têm atuação ativa.

17 O estabelecimento dos objetivos e desafios é que eles podem ser:
De obtenção: a empresa quer obter algo. De manutenção: a empresa que manter uma situação ou algo.

18 Necessidade de renovação periódica dos objetivos e desafios
Não se devem fazer revisões em períodos de tempo muito curtos e nem deixá-las permanecer por um muito tempo. É preciso observar as condições externas e internas para que exista uma reavaliação sistemática dos objetivos e desafios.

19 Divulgação formalizada dos objetivos
Não há empresas sem objetivos, existem sim empresas que não formulam oficialmente e nem publicam seus objetivos e desafios.

20 Lucros com objetivos Os executivos devem evitar a obtenção do lucro como sendo o objetivo maior da empresa.

21 Quantificação dos objetivos e desafios
Inicialmente uma abordagem qualitativa; Tem ser consolidada em uma abordagem qualitativa; Os resultados podem ser obtidos de varias maneiras, tal como pelo balaced scorecard.

22 Gestão á Vista É o processo em que os indicadores, parâmetros e critérios de avaliação, bem como a realidade atual das atividades, ficam disponíveis para acompanhamento e possíveis interação e intervenção de todos os demais envolvidos, de forma direta ou indireta, nas atividades consideradas.

23 Indicadores e medidas de desempenho ocorrem em grandes perspectivas conforme Kaplan e Norton (1998:19) Perspectiva Financeira, visão dos stakeholders. Perspectiva dos clientes, visão dos clientes em relação a organização.

24 PERSPECTIVAS DOS PROCESSOS INTERNOS:
“No que devemos ser realmente bons?” “O que a empresa deve fazer para satisfazer as necessidades dos clientes?”

25 Medidas internas: Tempo, qualidade, habilidade, capacitação dos funcionários, produtividade, custos dos produtos e serviços (Precificação) PERSPECTIVA DE INOVAÇÃO E DO APRESNDIZADO: “Podemos melhorar, adicionar, lançar e agregar novos valores aos clientes, produtos e serviços?”

26 NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO PERIÓDICA DOS OBJETIVOS E DESAFIOS
Perspectiva de responsabilidade social: È comum e compreensível o empresário indagar: “o que devo fazer?” NECESSIDADE DE RENOVAÇÃO PERIÓDICA DOS OBJETIVOS E DESAFIOS Uma realização sistemática é aconselhável para que o plano de ação produza impactos favoráveis sobre a empresa. Se permanecerem estática pode redundar em conseqüências indesejáveis, conforme sua demanda de operação.

27 OBJETIVOS E DESAFIOS SE RELACIONAM COM...
O que a empresa quer ser? onde a empresa quer chegar? Modelo de negócio em sincronia com os objetivos; Anseios e expectativas humanas, realizados em uma situação futura;

28 Elementos fundamentais para estabelecer os obejtivos:
OBJETIVOS E DESAFIOS Elementos fundamentais para estabelecer os obejtivos: Psicológicos; Instrumentos de aplicação;

29 Fatores que contribuem na definição dos objetivos:
OBJETIVOS E DESAFIOS Fatores que contribuem na definição dos objetivos: Condições do ambiente externo à empresa; Necessidades da empresa; Restrições decorrentes de limitações;

30 Como se determina os objetivos?
OBJETIVOS E DESAFIOS Como se determina os objetivos? De forma determinística; De forma probabilística; De forma qualitativa; De forma logística;

31 Quem estabelece os objetivos?
OBJETIVOS E DESAFIOS Quem estabelece os objetivos? Alta administração da empresa; Média e Baixa administração da empresa; Ambos;

32 Qual o propósito de se estabelecer os objetivos?
OBJETIVOS E DESAFIOS Qual o propósito de se estabelecer os objetivos? A empresa que obter algo que não tem... ou A empresa que manter algo que já tem....

33 O que acarreta ao se estabelecer objetivos e desafios?
Concepção de vários objetivos distintos; Envolvimento num sentido de qualidade; Processo que integra toda a empresa;

34 Quais são os ganhos ao se planejar os objetivos?
OBJETIVOS E DESAFIOS Quais são os ganhos ao se planejar os objetivos? Foco de esforços para onde vale a pena; Melhor visão das prioridades; Motivação pela participação Faz-se conhecer a empresa e seus recursos;

35 Obrigado e Boa Noite!!!


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