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Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira GESTÃO DE PESSOAS.

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1 Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira GESTÃO DE PESSOAS

2 UNIDADE 3 A função de RH e sua integração no processo organizacional 3.1 Planejamento estratégico de RH 3.2 Missão, Visão e Valores 3.3 Objetivos, Estratégias e Políticas 3.4 Modelos.

3 Planejamento Estratégico do RH Missão Visão Objetivos Organizacionais Estratégia Organizacional Planejamento Estratégico: Fatores Básicos e Intervenientes Modelos de Planejamento Estratégico Mercado de Trabalho

4 MISSÃO MISSÃO (RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO) –Finalidade/motivo pelo qual a organização foi criada e para o que ela deve servir: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos? –Define a estratégia organizacional e indica o caminho a ser seguido pela organização. –Deve ser objetiva, clara, possível e, sobretudo, impulsionadora e inspiradora.

5 A missão se realiza e se concretiza através das pessoas. MISSÃO MISSÃO (RAZÃO DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO)

6 Imagem que a organização tem de si mesma, dos recursos que dispõe, dos relacionamentos com clientes e mercados, do que quer fazer, de como irá atingir seus objetivos, das oportunidades e desafios, e de seu futuro. É o ato de ver a si própria projetada no tempo e no espaço. VISÃO (Declaração da situação desejada no futuro)

7 A visão só é atingida quando todos dentro da organização trabalham em conjunto e em consonância para que isso aconteça efetivamente. VISÃO (Declaração da situação desejada no futuro)

8 A MISSÃO e a VISÃO proporcionam os elementos para a definição dos objetivos e a formulação da estratégia organizacional. E esta funciona como o meio para realizar a missão e alcançar os objetivos organizacionais decorrentes da visão da empresa.

9 OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS CONDIÇÕES: Focalizados em um resultado a atingir Consistentes entre si Específicos bem definidos Mensuráveis quantitativos Alcançaveis possíveis Para determinado período de tempo TIPOS: Rotineiros Inovadores de Aperfeiçoamento

10 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL Comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Parte dos objetivos estratégicos da missão e da visão que se pretende realizar e é balizada pelas análises do ambiente interno e externo.

11 ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

12 Análise Ambiental: Política, Econômica, Social, Ecológica, Tecnológica, Cultural, etc. SWOT/FOFA »Forças »Oportunidades »Fraquezas »Ameaças ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

13 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Tomada antecipada de decisões (decidir hoje, agora, antes que ocorra). Pro-atividade

14 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSERVADOR e DEFENSIVO Estabilidade MANUTENÇÃO Ambiente Previsível e Estável Assegurar continuidade do sucesso OTIMIZANTE e ANALÍTICO Melhoria INOVAÇÃO Ambiente Dinâmico e Incerto Assegurar reação adequada às mudanças PROSPECTIVO e OFENSIVO Contingência FUTURO Ambiente muito Dinâmico e Incerto Antecipar eventos e identificar ações

15 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH Maneira como a função de GP contribui para o alcance dos objetivos organizacionais e dos funcionários. Processo de decisão quanto à FT necessária para atingir os objetivos organizacionais em determinado período de tempo.

16 Fatores Básicos: Demanda de trabalho: - Demanda de Produção - Nível de Produtividade Oferta de Trabalho: - Mercado Interno - Mercado Externo PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

17 MODELOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1)Baseado na Procura Estimada do Produto/Serviço - Demanda 2)Baseado em Segmentos de Cargos - níveis de um fator estratégico (vendas, volume de produção, planos de expansão) 3)Substituição Postos-chave - promoção 4)Baseado no Fluxo de Pessoal - histórico das entradas e saídas de pessoal 5)Planejamento Integrado - volume de produção, mudanças tecnológicas, demanda e planos de carreiras

18 Fatores Intervenientes: Absenteísmo Rotatividade de Pessoal ou Turnover Mudanças nos Requisitos da Força de Trabalho PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH

19 MERCADO DE RH Conjunto de candidatos que buscam emprego: iniciantes desempregados empregados que estão dispostos a buscar ou mudar de trabalho

20 MERCADO DE TRABALHO Conjunto das oportunidades de trabalho oferecidas pelas diversas organizações. SITUAÇÕES: em Procura em Oferta

21 MERCADO DE TRABALHO


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