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Gestão da Remuneração Estratégica

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Apresentação em tema: "Gestão da Remuneração Estratégica"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Remuneração Estratégica
Universidade Castelo Branco Professoras Albertina Silva e Daysi Farias

2 Atração e Retenção de Talentos
Alinhamento entre as PESSOAS e a ORGANIZAÇÃO é o fio condutor para o engajamento e retenção. VALORES DA EMPRESA VALORES PESSOAIS ALINHAMENTO RETENÇÃO ENGAJAMENTO OPORTUNIDADES NA EMPRESA ASPIRAÇÕES PESSOAIS

3 A Guerra pelos Talentos
A empresa não precisa caçar as borboletas (talentos) É preciso ...

4 A Guerra pelos Talentos
É preciso ... Preparar um bom jardim Mário Quintana, poeta e romancista

5 Felicidade Traz DINHEIRO
Tratar bem os funcionários é mais do que uma questão de cidadania empresarial – tem a ver com a sobrevivência do negócio. Os números não mentem: As 500 Melhores Empresas 12,87% As 150 Melhores Empresas 18,04% As 10 Melhores Empresas 27,50%

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8 Remuneração como parte Estratégica
Cada vez mais as empresas e seus colaboradores vêm descobrindo que um casamento perfeito é aquele que é bom para ambas as partes. Se a empresa está indo bem, e obteve resultados positivos, nada melhor do que compartilhá-los com aqueles que contribuíram com seu trabalho para esse sucesso.

9 Premissas Básicas Remuneração não é estática Define o padrão de vida
Suporta ou atrapalha a estratégia da organização Para reter talento, só tendo talento Talento não quer ganhar muito, somente o justo Dinheiro não existe

10 Processo do Controle Estratégico
Ideia de Negócio Controle Estratégico Estratégia Ações e principais indicadores Estratégia 1. BSC Principais indicadores de Desempenho das Ações mais importantes Plano de Negócio 2.Objetivos∕Indicadores 3 e 4.Programas Estratégico∕Ações (custos,benefícios,indicadores) Analise das lacunas Orçamento Processo Gerencial Previsões para o terceiro trimestre

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16 O que Compõe uma REMUNERAÇÃO?
Salário Nominal (bruto) Salário Líquido PLR/PPR Remuneração Variável Planos de Incentivos Incentivo não Monetário Plano de Retenção Stock Option Bolsa de Estudos Veículo Despesas com Veículo Aluguel de Imóveis Notebook, Palm, Celular Vale Compra Vale Refeição Cesta Básica Top Premium Estágio Internacional Previdência Privada Plano Médico/Odonto Sala, Móveis, Mesa Secretária Office Boy

17 Fatores que afetam a REMUNERAÇÃO
Relatividade Externa Relatividade Interna Fluxo de Caixa Orçamento Planejamento Estratégico Ansiedade Competitividade Mercado Concorrência Ramo de Atividade Formação Competências Comportamento Comprometimento

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19 Política Salarial: determina critérios
Definição do salário admissão e salário após o período experimental; Concessão de promoções horizontais; Concessão de promoções verticais; Criação de um cargo novo e/ou reavaliação de um cargo existente; Atualização das descrições de cargos; Realização de Pesquisas periódicas e comparação das classes salariais.

20 Não Agressiva Adota o mínimo de mercado como ponto médio ou outro ponto de cada faixa salarial; Conservadora Adota média de mercado como ponto médio ou outro ponto de cada faixa salarial; Agressiva Adota 20% acima do mercado como ponto médio

21 Salário Significação Concreta Sustentar a família Pagar dívidas
Sobreviver Significação Abstrata Realizar sonhos Fantasias Projetos de vida Fonte: A Loucura do Trabalho - Christophe Dejours

22 SALÁRIO PSICOLÓGICO/SUBSTRATO DE RH
Salário Percebido SALÁRIO ABSOLUTO OU REAL O que o funcionário recebe todo mês no seu contracheque SALÁRIO RELATIVO O comparativo interno com os seus companheiros de trabalho 80% DA PROBLEMÁTICA SALARIAL RESIDE NO SALÁRIO RELATIVO SALÁRIO PSICOLÓGICO/SUBSTRATO DE RH Sempre está condicionado a uma boa política e plataforma de R.H.

23 Remuneração Estratégica e Dinâmica
Uma Nova Vantagem Competitiva Transformar a visão atual da remuneração como fator de custo para uma visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da organização, como impulsionador de processos de melhoria e aumento da competitividade e ainda, como alavancador de resultados estratégicos. REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA é uso inteligente das várias formas de remuneração, cuio conjunto estabelece um forte vínculo com a nova realidade das organizações que atuam em um mercado globalizado e hipercompetitivo. REMUNERAÇÃO DINÂMICA é uma abordagem flexível de remuneração que alinha as práticas de remuneração às estratégias e ambientes organizacionais projetados.

24 Sustentabilidade do negócio Qualidade assegurada;
Remuneração Variável Pontos a serem observados no gerenciamento: Sustentabilidade do negócio Qualidade assegurada; Eficiência e eficácia de gestão; Objetivos econômicos e financeiros.

25 Gerenciamento de Informações e Distribuição de Bônus
Deverá privilegiar: Desempenho diferenciado; O estímulo pela superação de metas; A qualidade e a produtividade; A satisfação do cliente interno e externo; O desempenho coletivo – células de trabalho.

26 Incentivos de Longo Prazo
São Programas de Remuneração Variável que consideram a performance da companhia em períodos maiores que 1 ano. Os Incentivos de Longo Prazo têm normalmente ciclos de 3 a 5 anos. São usualmente aplicados para os “Top Executives”, embora possam ser estendidos para todos os níveis. • Possuem um forte fator de retenção.

27 Práticas de Remuneração Variável
Gain sharing - recebem um percentual relativa ao valor do aumento da produtividade, calculado de acordo com a fórmula pré estabelecida; (melhoria da produtividade atraves da partilha) Participação de Lucros(PL) – funcionários participam de um pool de bônus gerando uma percentagem dos lucros. Geralmente é originada pelo lucro excedente; Team proposal – é um programa de curto prazo estruturado para recompensar a participação em sugerir e implantar melhorias de qualidade, produtividade e geração de receitas;

28 Práticas de Remuneração Variável
Lump Sum Payments- pagamento periódico (semestral ou anual), substituindo no todo ou em parte, os convencionais aumento de mérito. Assemelha-se ao PLR; Group Incentives- Tipo de contrato para pequenos ou grandes grupos que receberão recompensas baseada na melhoria em relação a metas pré estabelecidas; Individual incentives – Assemelha-se ao anterior e é aplicado ao grupo de forma individual.

29 Práticas de Remuneração Variável
Spot Awards Programs- sistema de premiação para recompensar, em um único pagamento, o sucesso extraordinário da implantação de um projeto, programa ou produto; Long Term Programs- incentivos aplicados em períodos maiores que um ano. O mais comum chama- se Stock Options (ações da empresa);

30 Remuneração Variável baseada na Meritocracia
Mérito significa basicamente inteligência mais esforço. 􀂃 Posições hierárquicas são conquistadas com base no merecimento. 􀂃 Predominância de valores associados à educação e à competência. 􀂃 Riqueza, renda, e classe social são frutos da competição - os vencedores merecem as vantagens. 􀂃 "Darwinismo Social“: sociedade agressivamente competitiva, com grandes diferenças de renda e riqueza, contrastadas com sociedades igualitárias.

31 Reflexão A Meritocracia pressupõe que as recompensas são distribuídas com justiça

32 Fatores Motivacionais

33 “A vida necessita de pausas”
Carlos Drummond de Andrade


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