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PublicouMatheushenrique Sancho Alterado mais de 9 anos atrás
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INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
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Produtos ou serviços são obtidos pelas pessoas através dos processos de troca. Desta forma o estudo dos fatores inerentes ao comportamento do consumidor é essencial.
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O comportamento do consumidor é definido como o estudo das unidades compradoras dos processos de troca envolvidos na aquisição, no consumo e na disposição de mercadorias, serviços, experiências e idéias. Comportamento do Consumidor. Jonh C. Mowen&Michael Minor, p.3
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Entenda o ser humano!
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Os profissionais de marketing precisam entender como os estímulos são transformados em respostas aos processos de troca.
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Segundo Shiffman e Kanuk(2000) o comportamento do consumidor “é o estudo de como os indivíduos tomam decisões de gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) em itens relacionados ao consumo”.
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Envolve: O que compramos Por que compramos Onde compramos Com que freqüência compramos Com que freqüência usamos
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Modelo de Processo de Compra do Consumidor
Influências de Marketing Influências Sociais Influências Situacionais Processo de Compra do Consumidor Reconhecimento da necessidade Busca de Informações Avaliação de alternativas Decisão de compra Avaliação pós-compra 2 2 2 2
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Hierarquia de Necessidades de Maslow
Produtos Necessidades de auto-realização, auto-satisfação Férias, cursos universitários, organizações de caridade... Necessidades de auto-estima Status, respeito Marcas de prestígio... Necessidades sociais Amizade, amor, associação Títulos de sócios em clubes, cartões de agradecimento... Necessidades de segurança Segurança física e financeira Fechaduras, seguros... Necessidades fisiológicas (básicas) Comida, água, descanso, sexo, ar Farinha, feijão, água encanada... 3 3 3 3
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Avaliando Alternativas
Critério Subjetivo Atitudes Critério Objetivo Avaliando Alternativas 5 5 5 5
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Processo de Compra do Consumidor
Influências sobre o Comportamento do Consumidor: Influências Sociais • Cultura • Subcultura • Classe Social • Grupos de Referência • Família Influências situacionais • Ambiente físico • Ambiente social • Tempo • Tarefa • Condições momentâneas Influências de Marketing • Produto • Preço • Praça (distribuição) • Promoção Processo de Compra do Consumidor 10 10 10 10
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