A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Custos por Processos Custos por Processos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Custos por Processos Custos por Processos."— Transcrição da apresentação:

1 Custos por Processos Custos por Processos

2 Produção por Processo x por Encomenda ou por ordem específica.
Quando a produção é caracterizada por homogeneidade, com produtos com mesmas características diz-se tratar produção POR PROCESSO; Quando os produtos processados são bastante diferentes, diz-se tratar de produção POR ENCOMENDA ou ORDEM ESPECÍFICA.

3 Características

4 Diferenças Custeio por Ordem e por Processo

5 Custos por processo Os custos são inicialmente classificados por tipo de gasto (natureza contábil) e depois compilados por processos específicos. Posteriormente, todos os custos são distribuídos às unidades produzidas, por meio dos processos específicos. Deve procurar refletir todo o processo físico da produção, criando centros de custos. Os números são posteriormente transferidos de um centro para o seguinte, do mesmo modo como a produção transfere o produto fisicamente para outra fase.

6 Produção equivalente No sistema de custos por processo, o estoque de produtos em processo é igual a soma de vários processos produtivos. No controle de custos por processo uma tarefa rotineira é a avaliação dos estoques dos produtos que continuam em processo e que já absorveram parte dos gastos (MD + MOD + CIF).

7 Produção equivalente Neste caso torna-se necessário avaliar o percentual atingido no processo, para somente então avaliar a produção equivalente. Vejamos o exemplo: A empresa ABC em um determinado mês incorporou no processo produtivo os seguintes itens:

8 Produção equivalente MD =$ 50.000 ; MOD = $60.000 ; CIF = $80.000
Ao longo do mês foram completadas e transferidas para o estoque de produtos acabados unidades, permanecendo em produção unidades, completadas em cerca de 50% no que tange a utilização dos componentes de custo acima (MD+MO+CIF). Pergunta: Qual o custo de cada produto fabricado e o valor dos estoques no final do mês?

9 Exercício A Indústria de Roupas Bonita e Bela produz um único produto: calças jeans masculinas. Seus departamentos industriais são direcionados às atividades de corte, costura e acabamento. Todos os produtos elaborados passam pelos três departamentos, nesta ordem. Apenas no setor de acabamento não são incorporados materiais diretos aos produtos. Com base nos números fornecidos a seguir, estime os custos totais e unitários por departamento e o custo unitário de cada produto comercializado. Sabe-se que os estoques iniciais e finais são nulos e que no período analisado foram iniciadas e completadas unidades.

10 Custos por Ordem de Produção

11 Definição No sistema de custos por ordem de produção (ou encomenda), os custos são acumulados em folhas (ou registros eletrônicos) denominados Ordens de Produção ou Ordens de Fabricação. A soma das Ordens de Produção em Aberto representa o Estoque de Produtos em Processo. Quando os produtos ou serviços são completados, as Ordens são encerradas e os custos são transferidos para o estoque de produtos acabados ou CPV, a depender da situação (Crepaldi, p. 122).

12 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
Introdução A produção por encomenda é um sistema no qual cada componente do custo do produto é acumulado numa ordem de produção específica. Pode-se afirmar que, na determinação do custo, cada lote de produto ou serviços encomendado é uma unidade contábil. EXEMPLO: Construção Naval, aeronaves, máquinas agrícolas; Fabricantes de máquinas e equipamentos pesados; Construção civil – obras do governo ou prédios industriais; Consultoria e auditorias externas, projetos de arquitetura; Transportes especializados de produtos químicos, explosivos, derivados do petróleo.

13 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
CARACTERISTICAS DA PRODUÇÃO POR ENCOMENDA PRODUTOS E SERVIÇOS COM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA PRODUTOS/ SERVIÇO COM PRODUÇÃOOU EXECUÇÃO A LONGO PRAZO ALTO CUSTO PRODUÇÃO PRODUTO PERSONALIZADOS OBS: O SISTEMA DE CUSTOS POR ENCOMENDA PODE APRESENTAR MAIS DE UMA CARATERISTICA

14 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
DIFERENÇAS NO TRATAMENTO CONTÁBIL Na Produção por Ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só pára de receber custos quando a ordem estiver encerrada Na Produção Contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas sempre no fim de cada período.

15 Ordens de produção (OP) ou Ordens de Serviço (OS)
CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA Ordens de produção (OP) ou Ordens de Serviço (OS) As ordens de produção (OP) são emitidas para se dar início à execução da produção de determinada unidade ou lote de produto. As OP acompanham o produto em cada etapa do processo fabril até o estágio de acabamento. As ordens de produção devem conter as seguintes informações: Campos próprios para anotação dos custos; Campos próprios para a identificação dos departamentos e funcionários responsáveis; Número da OP, para identificação e controle; Descrição do produto objeto da OP aberta; Especificações técnicas da produção; Data de início e conclusão do processo produtivo.

16 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
APROPRIAÇÃO DOS CUSTOS AS ORDENS DE PRODUÇÃO MATERIAS DIRETOS As matérias-primas e demais materiais diretos são apropriados às OP com base nas requisições emitidas pelos diversos departamentos, durante todo o processo de fabricação dos produtos. MÃO-DE-OBRA DIRETA (MOD) A apropriação do custo de mão-de-obra deve respaldar-se em fichas, mapas ou outros relatórios de apontamento do tempo de MOD gasto em cada OP, durante todo processo de fabricação. CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO (CIF) Sempre que possível, dentro da ótica do custo benefício, todos os custos devem ser identificados e apropriados nas OP específicas. Os custos indiretos que não puderem ser identificados as com diversas OP devem ser apropriados com base nos diversos critérios se rateio existentes dentro da Organização.

17 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
MODELO DE ORDEM DE PRODUÇÃO.

18 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA

19 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
RESOLUÇÃO: 1 - Matérias-Primas OP N° 1 – requisição $ ,00 OP N° 2 - requisição $ ,00 OP N° 3 - requisição $ ,00 2 - MOD Salários ,67 Encargos 80% ,33 Taxa horária ( /2200 horas) 30,00 H/H OP N° 1 – horas 46,00% OP N° horas 31,00% OP N° horas 23,00% Total horas ,00%

20 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA
3 – CIF Energia Elétrica ,00 Salários dos Encarregados ,00 Encargos Sociais 80% ,00 Materiais Indiretos ,00 50.000,00 TAXA HORÁRIA ( /2200 horas) 22,72727 OP N° 1 – horas ,00 OP N° horas ,00 OP N° horas ,00 Total horas ,00

21 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO OU ENCOMENDA

22 CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO ENCOMENDA

23 Esquema de contabilização

24 Exercício A Gráfica Traços e Rabiscos Ltda. apresentou os dados seguintes, referentes a sua produção no mês de maio de 19X3. Com base nestes números, contabilize os lançamentos e apure o custo da empresa. Os custos indiretos de fabricação no período foram iguais a $4.000,00. A empresa costuma empregar a MOD como critério de rateio destes custos.


Carregar ppt "Custos por Processos Custos por Processos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google