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Lançamento de Produtos e Serviços
Produtos com foco no cliente Prof. MSc. Cláudio Cabral
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Valor de um Produto Valor é diferente de Preço.
Valor de um produto varia conforme a percepção do cliente; O cliente irá valorizar um produto conforme suas expectativas e satisfação. Análise Custo x Benefício.
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Como Aumentamos o Valor?
Aumentando os benefícios esperados, Deve-se monitorar a concorrência e buscar diferenciação (qualidade,atendimento,etc) Reduzindo os custos não monetários : (tempo e psicológico) Deve-se ofertar mais Conveniência Reduzindo os custos monetários Deve-se reduzir custos e repassar ao preço em forma de desconto.
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Valor e Estratégia
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Cadeia de Valor Genérica
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Valor x Satisfação A Satisfação Consiste na sensação de prazer resultante da comparação do desempenho percebido de um produto em relação às expectativas do comprador. Quanto maior a Satisfação, maior será o Valor percebido.
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Medidas de satisfação Sistemas de reclamações e sugestões;
Pesquisa de satisfação; Compras simuladas; Análise de clientes perdidos;
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Rede de Valor – Mkt Holístico
Rede de Marketing: consiste na empresa e naqueles que a apóiam: Clientes, Colaboradores Fornecedores, distribuidores e revendedores, agências de propaganda, etc.
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Rede de Valor (Levi Straus)
A concorrência é entre redes, não entre empresas. Ganha empresa com a melhor rede. Construa uma rede de relacionamento efetiva com seus principais parceiros e terá vantagem competitiva.
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Desenvolvimento de clientes
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Organograma tradicional x Orientado ao cliente
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Fidelidade do cliente Trata-se de um compromisso de comprar ou recomendar certo produto no futuro. Apesar de esforços de marketing da concorrência capazes de mudar comportamentos.
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Medidas de satisfação
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Qualidade para o cliente
É a totalidade dos atributos de um produto que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas.
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Valor do cliente ao longo do tempo
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Análise da lucratividade cliente-produto
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Como o cliente avalia o valor
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Retenção de clientes Conquistar novos clientes custa 5x mais do que reter os já existentes. As empresas perdem em média 10% de seus clientes a cada ano; Reduzir 5% as perdas de clientes aumentam os lucros entre 25 a 85%; O lucro por cliente aumenta ao longo do tempo.
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Os mercados e a retenção
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Desenvolvimento de vínculos com os clientes
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Redução da perda de clientes
Defina e calcule seu índice de retenção. Identifique as causas dos problemas com os clientes. Estime a perda de lucros com a perda de clientes. Ouça o feedback dos clientes.
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Conclusão É função do bom atendimento aumentar valor de produto, criar e manter uma rede de clientes satisfeitos para que eles permaneçam fiéis.
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Exercício Considerando-se um produto à sua escolha, descreva:
A) Como o cliente percebe o valor desse produto? ; B) Uma estratégia de retenção do cliente baseado em sua fidelidade a seu produto.
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