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UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO – GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO.

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1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC CURSO DE BIBLIOTECONOMIA HABILITAÇÃO – GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO NO LIMIAR DO SÉCULO XXI Maria Lourdes Blatt Ohira

2 PESQUISA... Como o tema PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO está sendo abordado na literatura Período 1990 – 2002 Delimitado Periódicos especializados da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um título de periódico por Região: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste Selecionado o título que publicou maior quantidade de artigos sobre o tema no período. Análise Temática: Conhecimentos, habilidades, funções e atribuições Profissional da Informação. (Termo presente no título, e/ou Resumo e/ou Palavra-chave). Resultados: 1) Revisão de Literatura – Destacados na opinião dos autores dos artigos – Competências do profissional da Informação. 2) Avaliação da produção – Revelou o comportamento do assunto no período – quem, como, onde, ocorre a comunicação/publicação na área. Projeto de Pesquisa – PROBIC/UDESC – Prof. Noemia Schoffen Prado e Bolsista Luciana Schmidt

3 UM POUCO de HISTÓRIA Criação do Grupo do Moderno Profissional da Informação – FID (Federação Internacional de Informação e Documentação). ABECIN – Associação Brasileira das Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, discutiu o tema em vários encontros (regionais, nacionais, Mercosul) – estudos de harmonização curricular. Diretrizes Curriculares Nacionais – competências e habilidades gerais e específicas que deve possuir o graduado dos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.

4 ENTENDENDO as MUDANÇAS Pereira e Rutina (2001) mudanças no mercado de trabalho Mudanças nas Empresas: terceirização; valorização das informações internas; busca de competitividade e certificação de qualidade; conhecimento de outros mercados. Mudanças na Sociedade refletido: aumento das informações; globalização cultural. evolução tecnológica; multidisciplinaridade. Mudanças no perfil das Empresas Informatização; mercados alternativos; flexibilidade; soluções simples.

5 ENTENDENDO as MUDANÇAS Arruda et al. (2000) apontam as mudanças no mundo do trabalho Palavra Biblioteca restringe o âmbito de atuação dos profissionais. Tecnologia desponta como propulsora das principais modificações, seguidas por elementos de gestão organizacional e do trabalho. Necessidade dos cursos do formação em desenvolver seus currículos e capacidade dos cursos de educação continuada em ajustar às mutações da sociedade de forma a abranger todas as nuanças da área de informação.

6 ENTENDENDO as MUDANÇAS Valentin (1995) sintetiza as mudanças de paradigma Biblioteca-Antigo Modelo Estrutura Hierárquica Enfoque no Acervo Organização estática Trabalho desenvolvido em serviços Relacionamento competitivo Motivação Individual Ações controladas Atendimento Pessoal Acervo Linear Entrada de Dados Referenciais Produtos impressos Utilização sistemas ilhados Biblioteca-Novo Modelo Estrutura Horizontal Enfoque na Informação Organização dinâmica Trabalho desenvolvido em projetos Relacionamento Cooperativo Motivação de Equipes Ações inovadoras Atendimento Remoto Acervo Óptico Entrada do texto Completo Produtos automatizados Utilização de multimídia

7 Segundo Targino (2000), a expressão Profissional da Informação, se vincula a chamada Sociedade da Informação ou Sociedade do Conhecimento e se caracteriza pela ênfase dada à informação e ao seu acesso. Incorpora todos os indivíduos, instituições, processos, produtos e atividades que fazem do ciclo de vida da informação desde a sua geração – inovação científica, artística e tecnológica – até seu consumo – absorção e aplicação. Profissional da Informação

8 Profissionais da Informação Para Santos (1996), são profissionais da informação aqueles ligados ao setor da informação, no sentido de sua participação nos processos de geração, disseminação, recuperação, gerenciamento, conservação e utilização da informação. O que requer uma atenção especial é o Perfil que esses profissionais devem possuir para participar com eficácia desses processos.

9 Diretrizes Curriculares Nacionais MEC – aprovadas em 3/4/2001 Competências e Habilidades gerais e específicas Interagir e agregar valor nos processos de geração, transferência e uso da informação, em todo e qualquer ambiente; Criticar, investigar, propor, planejar, executar e avaliar recursos e produtos de informação; Trabalhar com fontes de informação de qualquer natureza; Processar a informação registrada em diferentes tipos de suportes, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação; Traduzir as necessidades de indivíduos, grupos e comunidades nas respectivas áreas de atuação; Realizar pesquisas relativas a produtos, processamento, transferência e uso da informação.

10 PESQUISA OBJETIVO GERAL Conhecer a divulgação e abordagem do tema Profissional da Informação nos periódicos especializados da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Brasil no período de 1995 a 2002.

11 Objetivos Específicos Conhecer a produtividade dos autores e o tipo de autoria: única e múltipla; Levantar o crescimento da produção no período; Identificar os canais de comunicação utilizados pelos autores; Identificar os tipos de documentos citados; Verificar o grau de influência da literatura estrangeira; Conhecer o núcleo dos periódicos mais citados; Conhecer o grau de influência da literatura estrangeira; Verificar que tipos de documentos são mais citados.

12 NÚMERO DE ARTIGOS TITULO DO PERIÓDICON. ART. Transinformação – Região Sudeste15 Informação & Informação – Região Sul13 Informação & Sociedade – Região Nordeste11 Ciência da Informação – Região Centro Oeste8 Total de artigos47

13 ANÁLISE TEMÁTICA Conhecimentos e Habilidades Gestão e administração da Informação: Visão gerencial para administração e operacionalização de Unidades e Sistemas de Informação, nos enfoques técnicos, tecnológicos, organizacional e pessoal; Tratamento da informação: Capacidade de análise e tratamento da informação face à diversificação de suportes e formatos da informação e diante da multiplicidade e uso da mesma; Tecnologia da Informação: Estar constantemente atualizado diante dos últimos desenvolvimentos tecnológicos e saber administrar com a tecnologia da informação;

14 ANÁLISE TEMÁTICA Conhecimentos e Habilidades Atendimento e interação com o Usuário: Sensibilidade às necessidades dos usuários e saber orientar os mesmos a tratar o excesso de informação e a variedade de suportes; Atitudes e qualidades pessoais: Capacidade de comunicação, de inovação, persistência, responsabilidade, profissionalismo, criatividade, entusiasmo, flexibilidade a mudanças e acima de tudo, contribuir para a resolução de problemas.

15 ANÁLISE TEMÁTICA Funções e Atribuições Estão centradas no ciclo documentário ou informacional através das cinco funções básicas: seleção, descrição, interpretação, disseminação e preservação dos documentos e das informações (inclusive os documentos eletrônicos). Permeando essas funções temos a questão das tecnologias de informação.

16 NÚMERO DE ARTIGOS POR ANO

17 TIPO DE AUTORIA

18 INSTITUIÇÃO DOS AUTORES INSTITUIÇÃO AU AM TOTAL UFPR PUCCAMP UFSC UDESC UNB UEL UFRJ INSTITUIÇÕES PRIVADAS INSTIT. ESTRANGEIRAS

19 TIPOS DOCUMENTOS CITADOS

20 IDIOMA

21 PERIÓDICOS CITADOS

22 COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Capacidade adquirida ao término de um processo de formação que se expressa em habilidades intelectuais, sociais, psicológicas e afetivas, inclusive atitudes, conhecimentos e condutas implícitas do desenvolvimento humano. (Carrillo (1998) citado por Urra (2001, p.94).

23 COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Para o professor Barite (2000) Competencias profesionales es todo aquello que dice relación con las habilidades, las destrezas y los conocimientos teóricos- prácticos necesarios para cumplir una función especializada de un modo socialmente reconocible y aceptable. (Urra, 2001, p. 93)

24 SÍNTESE Competência Profissional compreende os conhecimentos e habilidades que o profissional da informação deve ter para desempenhar as funções e atribuições específicas da profissão.

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Permitiu o conhecimento do comportamento da produção científica brasileira sobre o profissional da informação. Resultou no levantamento (Referências) de 47 trabalhos sobre o Profissional da Informação.

26 MUDANÇAS.... Profissional Marchiori (1996, 1997), sugere algumas mudanças As áreas de informação são: técnica, tecnológica, administrativa, investigativa, humanística e social e não adianta trabalhar a técnica deslocada da tecnologia e do contexto. Para trabalhar tudo isso é preciso desenvolver pesquisa. Para administrar sistemas, serviços e produtos, temos que ser bons administradores; Que o profissional seja menos monitor na organização de documentos e sim um motivador do uso da informação; que seja menos um cumpridor de tarefas rotineiras e cada vez mais um sintetizador ágil de informação; cada vez menos um administrador de coleções e cada vez mais um administrador de produtos e serviços de informação; menos um punidor de usuários e mais um promotor do cliente.

27 MUDANÇAS.... Profisssional Tarapanoff (1999), desafios e oportunidades É preciso preparar-se para novas oportunidades e papéis e que esta é uma responsabilidade do indivíduo, que através de seus interesses específicos, adquire os conhecimentos necessários para desenvolver o seu próprio perfil profissional. O profissional da informação deve buscar a sua identidade no novo mercado, sem perder de vista a sua característica mais intrínseca de responsável pelo ciclo documentário e informacional.

28 Maria Lourds Blatt Ohira Noêmia Schoffen Prado


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