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Forma de participar de diversas áreas de um negócio Verticalização Parcerias Mercado de atuação Nacional Global Tecnologia Cliente Orientação Tipo de Empresa.

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Apresentação em tema: "Forma de participar de diversas áreas de um negócio Verticalização Parcerias Mercado de atuação Nacional Global Tecnologia Cliente Orientação Tipo de Empresa."— Transcrição da apresentação:

1 Forma de participar de diversas áreas de um negócio Verticalização Parcerias Mercado de atuação Nacional Global Tecnologia Cliente Orientação Tipo de Empresa Competitivo Monopólio Enfoque da Sistemática de produção Processo Produto Mudança de Cenário

2 Curva de Informação Ondas do músculo Ondas do cérebro 1º ONDA Agricultura cerca 6.000 anos 5º ONDA 6º ONDA 2º ONDA Industrial 300 anos Produção de massa 3º ONDA Informação algumas décadas e já está sendo suplantada Serviços 4º ONDA Conhecimento Espírito FONTE:Adaptado de Lynch e Kordis, 1988.

3 " Nossa evolução é como a evolução do planeta: em fases." A primeira onda de evolução do planeta iniciou por volta de 8.000 a.C e teve seu final no final do século XVII d.C. É a chamada Onda da Agricultura, uma sociedade que vivia da terra, com a enxada como símbolo, e as pessoas viviam num regime feudal. O Descobrimento do nosso País foi nesta onda. A segunda onda que começa por volta de 1700 e dura menos de 300 anos. A chamada Revolução Industrial foi sofrida, com a saida do homem do campo para sofrer com o autoritarismo, pois nessa época instalou-se a frase que em alguns perduram até hoje: "manda quem pode, obedece quem tem juizo." A educação começa então a ficar massificada e homogênea, tal qual a atividade, baseadas em tarefas rotineiras e repetitivas. A Proclamação da República em nosso País ocorreu nesta onda.

4 Agora estamos navegando na terceira onda, em pleno século XXI. Estamos vivendo num momento de tantas transformações que as estatisticas comprovam que houve mais mudanças nos ultimos 40 anos do que nos 1950 anos anteriores. Vivemos o desafio de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa. Sejam pais e filhos, sejam lideres e colaboradores, educadores e educandos, a relação deve ser de parceria e colaboração

5 Hoje o mercado exige profissionais cada vez mais qualificados, com nivel educacional cada vez mais alto. Neste sentido as instituições devem estimular cada vez mais a atividade cerebral, utilizando-se da Inteligência Emocional como ferramenta de atividade produtiva.

6 Agora saia do mundo e venha para o nosso Brasil, a realidade é a mesma! Vivemos essas contradições dentro de nossas fronteiras, com tantas divergências dentro de nosso próprio território. Agora saia do País e venha para sua empresa, o raciocínio é o mesmo. Agora saia da empresa e venha para o seu lar: a verdade é a mesma. Sabe porque? Porque somos espíritos em diferentes fases de evolução! Quem já tem este conhecimento tem dois desafios: atrair a simpatia e despertar a consciência daqueles que ainda não se aperceberam disso!

7 Esta é a Sociedade do Conhecimento, que informa e forma para descentralizar, valorizando a personalização, com a educação precisando se tornar cada vez mais heterogênea e diversificada. O ambiente se torna cada vez mais dinâmico e competitivo, e toda empresa que possui líderes conectados com estas mudanças, faz de sua empresa uma organização de aprendizagem.

8 Novos Paradigmas da Administração O mercado é global Organização do conhecimento Trabalhador do conhecimento Organização é especialista Trabalhador é polivalente (multi-especialista) Migração da produção das multinacionais para os países do 3o. mundo O maior ativo da organização é o capital intelectual Ciclo de vida é dos processos produtivos (não mais do produto) Exemplo: Intel - uma unidade produtiva dura somente 2 anos. Empresas virtuais

9 Mudanças de Paradigmas da TI Os semicondutores foram substituídos pelos microprocessadores. De computadores de grande porte substituídos para a computação distribuída. De software proprietário para múltiplos fornecedores. De mídia única para multimídia. Da dependência de um fornecedor para a independência através de múltiplos fornecedores. De software artesanal para software industrial.

10 Administração O que é administrar? É planejar, organizar, dirigir e controlar. É obter resultados através de pessoas. É a busca da eficiência e da eficácia. É atender interesses conflitantes das partes: –Dono –Colaborador –Cliente –Fornecedor –Parceiros –Sociedade

11 Estrutura de uma Empresa Estratégico (Direção) Operacional (Técnico) Tático (Gerência)

12 Tradicional NovoParadigma Novo Paradigma Estrutura de uma Empresa  A idéia é de controle do nível superior pelo inferior.  A idéia é de apoio ao nível operacional.  Descentralização do poder de decisão.  Empowerment

13 Habilidades OperacionalGerênciaDireção Técnica Humana Conceitual

14 Habilidades Habilidade TécnicaHabilidade Técnica: consiste na compreensão e domínio de um determinado tipo de atividade, especialmente naquela que envolva métodos, processos e procedimentos. Habilidade HumanaHabilidade Humana: é a facilidade para trabalhar como integrante de um grupo e de realizar um esforço conjunto com os demais componentes da equipe. Habilidade ConceitualHabilidade Conceitual: é a forma como se compreende e reage ao sentido em que os negócios devem desenvolver-se, os objetivos e políticas da empresa, etc

15 Dados, Informação e Conhecimento Dados são os componentes básicos a partir dos quais a informação é criada. Informação são dados com significado, inseridos em um contexto. Conhecimento é o que orienta as pessoas no uso da informação para que possam trabalhar. DADOS INFORMAÇÃO CONHECIMENTO

16 Muitos dados, pouca informação e conhecimento Alto volume de dados e necessidade de resposta rápida.

17 Não há vantagem competitiva sustentável senão através do que a empresa SABE, como consegue UTILIZAR o que sabe e a rapidez com que APRENDE algo novo. Competitividade Alta produtividade Qualidade Por que a busca pelo conhecimento?

18 Gestão da Informação Gerenciamento de todo ambiente de informações de uma empresa. Processo pelo qual a empresa informa-se sobre ela própria e seu ambiente e ainda informa ao seu ambiente sobre ela mesma.

19 Tipos de Informação Formato FORMAL INTERNA INFORMAL EXTERNA Origem/Fonte E-mailBoatos Vendas da Empresa Vendas dos Concorrentes

20 Gestão do Conhecimento Um processo permanente, articulado e intencional, composto pela geração, codificação e compartilhamento do conhecimento na organização a fim de torná-la mais inteligente e competitiva.

21 Tipos de Conhecimento TÁCITO EXPLÍCITO Implícito, difícil de ser representado e comunicado Objetivo, representável e comunicado facilmente

22 Modos de Conversão do Conhecimento EXPLÍCITOTÁCITO EXPLÍCITO TÁCITO SocializaçãoBebedouro,ConferênciasExternalização Escrever um Relatório Combinação Envia um relatório pelo correio eletrônico Internalização Formar opinião sobre um relatório

23 INFRA-ESTRUTURAORGANIZACIONAL TECNOLOGIA Criatividade e Inovação Empresa da Era do Conhecimento PESSOAS Redes Groupware Workflow GED Data Warehouse ERP/BI Aprendizagem Compartilhamento Intuição Estrutura Estilo gerencial Modelos mentais Cultura Visão holística


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