A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas Sebastião Carlos de Oliveira Andrade IBQV – 12ª. Jornada de Qualidade de Vida Brasília, 28.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas Sebastião Carlos de Oliveira Andrade IBQV – 12ª. Jornada de Qualidade de Vida Brasília, 28."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas Sebastião Carlos de Oliveira Andrade IBQV – 12ª. Jornada de Qualidade de Vida Brasília, 28 de maio de 2010

3 In Theos (Entusiasmo) Motivação

4 Evolução das Sociedades (Paulo Yásigi Sabbag – Espirais do Conhecimento) AtributosAgrária 8500AC a 1900DC Industrial 1700DC a 1980DC Conhecimento Após 1980DC ProcessosSemear para depois colher Produzir e operarCompreender para criar MoteMoro onde trabalhoTrabalho onde me reúno Trabalho enquanto penso OrientaçãoPassado, tradiçãoPresente, imediato Futuro, inovação Instituição prevalente FamíliaOrganizaçãoIndivíduo OrganizaçãoHierarquiaMassificaçãoRede ValorRecursos Naturais e Humanos (mão- de-obra) Capital e tecnologia Competência e sabedoria SímboloTerraCidadeMente

5 A evolução do Ser Humano Trabalhador Sociedade do Conhecimento: Criador – Individualista Sociedade Industrial: Robot – Clonizador – Vínculo Longevo Sociedade Agrária: Força – Escravo Servo – Vínculo Permanente, Familiar

6 Exportações EUA Fonte: Institut for the Future realidade

7 Organizações Vivas: Autopoiese e entropia Organizações que vivem muitos anos: São sensíveis ao ambiente (possuem visão sistêmica); Possuem uma forte identidade (pessoas se sentem parte do todo e se sentem fortemente ligadas umas às outras) São tolerantes (à diversidade; às atividades marginais: experimentações, pessoas criativas, pessoas que pensam fora da caixa) São conservadoras no aspecto financeiro

8 Dados, Informações, Conhecimento, Consciência e Escolha Conhecimento Informação Dados Informação..... Dados analisados dentro de um contexto Dados..... Símbolos, números, letras... Ex: Belo Horizonte, 100,... Ex: Ontem temperatura de 30 graus em Brasília Conhecimento..... Experiência pessoal, informações analisadas, gerando ações ou decisões Conhecimento..... Bolsa de Valores, Autoridades Municipais, Mercado de Cereais Consciência Escolha

9 O Ser HumanoPersonaSombras Inconsciente Familiar Inconsciente Simbiótico Inconsciente Coletivo Inconsciente Natural Inconsciente Angelical SelfAbertoCriador

10 Conhecimento: o novo motor da economia Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento Peter Drucker

11 Conhecimento É desenvolver sabedoria e maturidade. É desenvolver sabedoria e maturidade. O símbolo do conhecimento é a mente. É a pessoa – não mais a organização – que ocupa o posto de instituição representativa. É a pessoa – não mais a organização – que ocupa o posto de instituição representativa. Conhecer é romper com a ignorância, com a superstição, com a credulidade, com preconceitos e com hábitos culturalmente arraigados e que perpetuam a dependência de pessoas, de organização. Conhecimento é algo que não podemos deter passivamente. Conhecimento é algo que não podemos deter passivamente. Conhecimento é informação processada que habilita a ação. Conhecimento é informação processada que habilita a ação. É a soma em contínuo do que foi percebido, descoberto ou aprendido

12 Quatro perguntas chave Sei o que esperam de mim? Tenho os materiais e equipe? Consigo dar o melhor de mim todos os dias? O que eu espero de mim? A intuição é a essência do conhecimento tácito que é mais relevante para a pessoa que o conhecimento explicitável, o que leva a privilegiar a intuição em detrimento da razão. Talento é a facilidade de aplicar conhecimento para gerar novo conhecimento.

13 Pessoa e Conhecimento Competências (Conhecimento + habilidades + atitudes adequadas) Competências duras: são uniformes, concretas, demonstráveis e, em geral, referem-se ao conhecimento técnico especializado e se expressam na forma de técnicas, métodos, padrões, processos e comportamentos uniformes. Competências brandas: formam estilos, padrões de conduta e ações vinculadas ao contexto – não são repetitivas – envolvem mais sensibilidade do que lógica sistemática.. Se destacam em indivíduos talentosos e brilhantes, e apresentam melhor desempenho em situações inusitadas ou pouco estruturadas.

14 Trabalhador do Conhecimento Capacidade de aprender Flexibilidade diante da ambigüidade e incerteza Visão global e pluralista: compreende interdependências Analista simbólico: elabora e recria a realidade Visão estratégica com habilidade operativa Vitalidade e perfil empreendedor Criatividade O desafio não está nas competências duras (técnicos e especialistas) e sim nas competências brandas (relacionais), já que o fator capaz de acelerar carreiras nas organizações envolve as competências gerenciais.

15 Holos & Oykos É da realidade que são extraídas as teorias e forjadas as práticas. É da realidade que são extraídas as teorias e forjadas as práticas. Desenvolvimento intelectual psíquico e social – um ser integral é requerido. Desenvolvimento intelectual psíquico e social – um ser integral é requerido. Ampliação progressiva da temática visa ampliar a compreensão Ampliação progressiva da temática visa ampliar a compreensão O ambiente é de incertezas O ambiente é de incertezas Multidisciplinaridade Anormose

16 Organização como um Ambiente Humanizante Encontrar, Escutar e abençoar (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema) Um jardim fecundo de vocações, de seres humanos florescendo rumo ao norte da inteireza e da plenitude. Que abençoe o milagre de ser humano, sal da terra, que dá a cada coisa o gosto que cada coisa tem. Que honre a vastidão humana, este espaço onde todos os reinos podem sentir o próprio gosto, aprender a se conhecer, a se vincular, a amar e a servir. Que inspire o Servidor Público a buscar realizar o caminho com coração, onde até sofrer vale a pena, pois tudo é verdade e caminho.

17 Gestão – Práticas Humanizantes Encontrar, Escutar e abençoar (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema) Uma gestão do olhar e da escuta: Despertar a visão inclusiva e a mente abrangente, para a arte de ver globalmente e agir localmente Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, através da experiência viva e com discernimento Implantar a gestão da escuta. Escutar antecede compreender Facilitar que o Servidor Público esclareça o seu próprio desejo e desvele a sua própria palavra, como a primeira nobre função de uma autêntica gestão. A gestão, hoje, é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre as pessoas (adaptação de Václav Havel)

18 Mercado Social (Regulamentação e Privatização) Bem Social: é o resultado do esforço ou investimento dispendido para implementar a qualidade humana e a qualidade social. Lucro Social: é o benefício para o maior número possível de cidadãos Características do Bem Social: O retorno econômico é 50 vezes maior no preventivo Retorno a longo prazo. 20 anos. Período oportuno entre a fecundação sadia e o retorno da habilidade adquirida pelo Ser Inexiste mercado regulador É de responsabilidade pública: concepção e regulamentação É alicerce para alcançar e garantir a qualidade humana Deve resultar da participação do segmento social a ser beneficiado, a Sociedade Organizada, dentro do tecido social. Deve compartilhar a parceria com o segmento beneficiado.

19 TecnologiaDemografia Hábitos dos Clientes RegulamentaçãoMudanças e Oportunidades no Mercado SOCIAL PARADIGMAS: Maior Lucro e Melhor Lucro Trabalho e Prazer Ano Social e Ano CIVIL Responsabilidade Social e Cidadania Horizontalidade e Verticalidade

20 Indicadores ( BSC Balanced Scorecard) $ e Social SER Mercado Processos Internos IndicadoresPessoas

21 Equação dos Pontos Fortes: Talentos + Conhecimentos+ Habilidades+Experiências A definição de Talentos: Pensamentos, sentimentos, comportamentos freqüentes que podem ser aplicados de forma produtiva. Capacidades naturais da pessoa. (Hugo Nisembaum )

22 O Servidor Público Pedagogia Iniciática(Roberto Crema) Respeitar e implementar a vocação do Servidor Público: Respeitar e implementar a vocação do Servidor Público: Fazer render aos Talentos, honrando a promessa do singular vir a ser, embrião de plenitude, que se aninha no interior de nossos desejos mais fundamentais Fazer render aos Talentos, honrando a promessa do singular vir a ser, embrião de plenitude, que se aninha no interior de nossos desejos mais fundamentais Respeitar Cada um que encarnou para contar uma estória singular. Recordá-la como uma tarefa progressiva de desvelamento vocacional Respeitar Cada um que encarnou para contar uma estória singular. Recordá-la como uma tarefa progressiva de desvelamento vocacional

23 O SERVIR (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema) Servir ao Público, ao Cidadão é abençoar. facilitar a abertura do templo da escuta – contemplação, abrir o templo da observação, do testemunho lúcido, da vigília atenta. Falar de escuta precisa anteceder o falar de amor. Amar é oferecer ao outro o que ele necessita. Não, necessariamente, o que ele deseja – frequentemente o que desejamos é veneno! Como saber o que o outro necessita senão através da escuta? Facilitar que o Servidor Público, através de uma escuta aberta e ampliada, possa chegar à sua própria palavra, lapidando a sua condição de Autoria, de Sujeito da própria existência Respeitar o espaço nobre da gestão pública integral:

24 DESAFIOS Oráculo de Delphos Oráculo de Delphos Estabilidade – normose, mesmose, certeza Estabilidade – normose, mesmose, certeza Regulamentação do Bem Social privatizado: Regulamentação do Bem Social privatizado: 1. Educação e os Professores 2. Saúde e as Equipes Médicas 3. Segurança e os Policiais Pacto Empresário x Governantes Pacto Empresário x Governantes Apego ao Poder x Democracia Profunda Apego ao Poder x Democracia Profunda

25 24 IBQV – Linha do Tempo – Flávio Próspero Brasília, 26 de Maio de 2010 PráticasValores Presente Futuro Pessoas Processos Ecodesign Sustentabilidade Espiritualidade Gestão do Conhecimento (Talentos) Resp. Ambiental Resp. Social Promoção da Saúde Planejamento Estratégico Deveres Humanos Direitos Humanos Conquista Prevenção da Saúde (55%)

26 Brilha a esperança Eleições: Urna eletrônica, Obama e.govern: Receita, Digitação de Processos Ficha Limpa Projeto de Lei 6826/10 Inclusão social Redes Sociais A presença da Mulher Parcerias Público Privadas: financeiras e sociais Processos Internos – Boas Novas Eleições: Urna eletrônica, Obama e.govern: Receita, Digitação de Processos Ficha Limpa Projeto de Lei 6826/10 Inclusão social Redes Sociais A presença da Mulher Parcerias Público Privadas: financeiras e sociais

27 Com o melhor entusiasmo e agradecimento à Equipe do IBQV, Participantes e Patrocinadores In Theos (Entusiasmo)


Carregar ppt "Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas Sebastião Carlos de Oliveira Andrade IBQV – 12ª. Jornada de Qualidade de Vida Brasília, 28."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google