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Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas

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Apresentação em tema: "Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 Ecogestão Experiência Humanizante nas Organizações Públicas
Sebastião Carlos de Oliveira Andrade IBQV – 12ª. Jornada de Qualidade de Vida Brasília, 28 de maio de 2010

2 In Theos (Entusiasmo) Motivação

3 Evolução das Sociedades (Paulo Yásigi Sabbag – Espirais do Conhecimento)
Atributos Agrária 8500AC a 1900DC Industrial 1700DC a 1980DC Conhecimento Após 1980DC Processos Semear para depois colher Produzir e operar Compreender para criar Mote Moro onde trabalho Trabalho onde me reúno Trabalho enquanto penso Orientação Passado, tradição Presente, imediato Futuro, inovação Instituição prevalente Família Organização Indivíduo Hierarquia Massificação Rede Valor Recursos Naturais e Humanos (mão-de-obra) Capital e tecnologia Competência e sabedoria Símbolo Terra Cidade Mente

4 A evolução do Ser Humano Trabalhador
Sociedade do Conhecimento: Criador – Individualista Sociedade Industrial: Robot – Clonizador – Vínculo Longevo Sociedade Agrária: Força – Escravo Servo – Vínculo Permanente, Familiar

5 Fonte: Institut for the Future
realidade Exportações EUA Fonte: Institut for the Future 5

6 Organizações Vivas: Autopoiese e entropia
Organizações que vivem muitos anos: São sensíveis ao ambiente (possuem visão sistêmica); Possuem uma forte identidade (pessoas se sentem parte do todo e se sentem fortemente ligadas umas às outras) São tolerantes (à diversidade; às atividades marginais: experimentações, pessoas criativas, pessoas que pensam “fora da caixa”) São conservadoras no aspecto financeiro

7 Dados, Informações, Conhecimento, Consciência e Escolha
Bolsa de Valores, Autoridades Municipais, Mercado de Cereais Conhecimento..... Experiência pessoal, informações analisadas, gerando ações ou decisões Conhecimento Informação Dados Ex: Ontem temperatura de 30 graus em Brasília Informação..... Dados analisados dentro de um contexto Ex: Belo Horizonte, 100, ... Dados..... Símbolos, números, letras... 7

8 O Ser Humano Persona Sombras Inconsciente Familiar
Inconsciente Simbiótico Inconsciente Coletivo Inconsciente Natural Inconsciente Angelical Self Aberto Criador

9 Conhecimento: o novo motor da economia
Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker

10 Conhecimento É desenvolver sabedoria e maturidade.
O símbolo do conhecimento é a mente. É a pessoa – não mais a organização – que ocupa o posto de instituição representativa. Conhecer é romper com a ignorância, com a superstição, com a credulidade, com preconceitos e com hábitos culturalmente arraigados e que perpetuam a dependência de pessoas, de organização. Conhecimento é algo que não podemos deter passivamente. Conhecimento é informação processada que habilita a ação. É a soma em contínuo do que foi percebido, descoberto ou aprendido

11 Quatro perguntas chave
A intuição é a essência do conhecimento tácito que é mais relevante para a pessoa que o conhecimento explicitável, o que leva a privilegiar a intuição em detrimento da razão. Talento é a facilidade de aplicar conhecimento para gerar novo conhecimento. Sei o que esperam de mim? Tenho os materiais e equipe? Consigo dar o melhor de mim todos os dias? O que eu espero de mim?

12 Competências (Conhecimento + habilidades + atitudes adequadas)
Pessoa e Conhecimento Competências (Conhecimento + habilidades + atitudes adequadas) Competências duras: são uniformes, concretas, demonstráveis e, em geral, referem-se ao conhecimento técnico especializado e se expressam na forma de técnicas, métodos, padrões, processos e comportamentos uniformes. Competências brandas: formam estilos, padrões de conduta e ações vinculadas ao contexto – não são repetitivas – envolvem mais sensibilidade do que lógica sistemática. Se destacam em indivíduos talentosos e brilhantes, e apresentam melhor desempenho em situações inusitadas ou pouco estruturadas.

13 Trabalhador do Conhecimento
Capacidade de aprender Flexibilidade diante da ambigüidade e incerteza Visão global e pluralista: compreende interdependências Analista simbólico: elabora e recria a realidade Visão estratégica com habilidade operativa Vitalidade e perfil empreendedor Criatividade O desafio não está nas competências duras (técnicos e especialistas) e sim nas competências brandas (relacionais), já que o fator capaz de acelerar carreiras nas organizações envolve as competências gerenciais.

14 Multidisciplinaridade
Holos & Oykos É da realidade que são extraídas as teorias e forjadas as práticas. Desenvolvimento intelectual psíquico e social – um ser integral é requerido. Ampliação progressiva da temática visa ampliar a compreensão O ambiente é de incertezas Multidisciplinaridade Anormose

15 Organização como um Ambiente Humanizante Encontrar, Escutar e abençoar (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema) Um jardim fecundo de vocações, de seres humanos florescendo rumo ao norte da inteireza e da plenitude. Que abençoe o milagre de ser humano, sal da terra, que dá a cada coisa o gosto que cada coisa tem. Que honre a vastidão humana, este espaço onde todos os reinos podem sentir o próprio gosto, aprender a se conhecer, a se vincular, a amar e a servir. Que inspire o Servidor Público a buscar realizar o caminho com coração, onde até sofrer vale a pena, pois “tudo é verdade e caminho”.

16 Gestão – Práticas Humanizantes Encontrar, Escutar e abençoar (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema)
Uma gestão do olhar e da escuta: Despertar a visão inclusiva e a mente abrangente, para a arte de ver globalmente e agir localmente Aprender a conhecer e a fazer de forma integrada, através da experiência viva e com discernimento Implantar a gestão da escuta. Escutar antecede compreender Facilitar que o Servidor Público esclareça o seu próprio desejo e desvele a sua própria palavra, como a primeira nobre função de uma autêntica gestão. “A gestão, hoje, é a capacidade de perceber as conexões ocultas entre as pessoas” (adaptação de Václav Havel)

17 Mercado Social (Regulamentação e Privatização)
Bem Social: é o resultado do esforço ou investimento dispendido para implementar a qualidade humana e a qualidade social. Lucro Social: é o benefício para o maior número possível de cidadãos Características do Bem Social: O retorno econômico é 50 vezes maior no preventivo Retorno a longo prazo. 20 anos. Período oportuno entre a fecundação sadia e o retorno da habilidade adquirida pelo Ser Inexiste mercado regulador É de responsabilidade pública: concepção e regulamentação É alicerce para alcançar e garantir a “qualidade humana” Deve resultar da participação do segmento social a ser beneficiado, a “Sociedade Organizada”, dentro do tecido social Deve compartilhar a parceria com o segmento beneficiado.

18 Maior Lucro e Melhor Lucro Trabalho e Prazer Ano Social e Ano CIVIL
Tecnologia Demografia Hábitos dos Clientes Regulamentação Mudanças e Oportunidades no Mercado SOCIAL PARADIGMAS: Maior Lucro e Melhor Lucro Trabalho e Prazer Ano Social e Ano CIVIL Responsabilidade Social e Cidadania Horizontalidade e Verticalidade

19 Indicadores ( BSC Balanced Scorecard)
Pessoas $ e Social SER Mercado Processos Internos

20 Equação dos Pontos Fortes: Talentos + Conhecimentos+
Habilidades+Experiências A definição de Talentos: Pensamentos, sentimentos, comportamentos freqüentes que podem ser aplicados de forma produtiva. Capacidades naturais da pessoa. (Hugo Nisembaum)

21 O Servidor Público Pedagogia Iniciática(Roberto Crema)
Respeitar e implementar a vocação do Servidor Público: Fazer render aos Talentos, honrando a promessa do singular vir a ser, embrião de plenitude, que se aninha no interior de nossos desejos mais fundamentais Respeitar Cada um que encarnou para contar uma estória singular. Recordá-la como uma tarefa progressiva de desvelamento vocacional

22 O SERVIR (Pedagogia Iniciática, Roberto Crema)
Servir ao Público, ao Cidadão é abençoar. facilitar a abertura do templo da escuta – contemplação, abrir o templo da observação, do testemunho lúcido, da vigília atenta. Falar de escuta precisa anteceder o falar de amor. Amar é oferecer ao outro o que ele necessita. Não, necessariamente, o que ele deseja – frequentemente o que desejamos é veneno! Como saber o que o outro necessita senão através da escuta? Facilitar que o Servidor Público, através de uma escuta aberta e ampliada, possa chegar à sua própria palavra, lapidando a sua condição de Autoria, de Sujeito da própria existência Respeitar o espaço nobre da gestão pública integral:

23 DESAFIOS Oráculo de Delphos Estabilidade – normose, mesmose, certeza
Regulamentação do Bem Social privatizado: Educação e os Professores Saúde e as Equipes Médicas Segurança e os Policiais Pacto Empresário x Governantes Apego ao Poder x Democracia Profunda

24 IBQV – Linha do Tempo – Flávio Próspero
Futuro Planejamento Estratégico Deveres Humanos Ecodesign Sustentabilidade Espiritualidade Processos Pessoas Gestão do Conhecimento (Talentos) Prevenção da Saúde (55%) Resp. Ambiental Promoção da Saúde Resp. Social Direitos Humanos Conquista Presente Práticas Valores Brasília, 26 de Maio de 2010 24

25 Brilha a esperança Processos Internos – Boas Novas Eleições: Urna eletrônica, Obama e.govern: Receita, Digitação de Processos Ficha Limpa Projeto de Lei 6826/10 Inclusão social Redes Sociais A presença da Mulher Parcerias Público Privadas: financeiras e sociais

26 In Theos (Entusiasmo) Com o melhor entusiasmo e agradecimento à Equipe do IBQV, Participantes e Patrocinadores


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