A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 34 2007 INSTRUTOR: SCOPINO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 34 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."— Transcrição da apresentação:

1 A AULA COMEÇARÁ EM BREVE

2

3 AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO

4 SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: RESISTÊNCIA ELÉTRICA

5 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

6 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !

7 JÁ TIVEMOS AQUI NA UMEC, A AULA SOBRE CORRENTE ELÉTRICA. Nesta aula veremos: RESISTÊNCIA ELÉTRICA

8 RECAPITULANDO

9 TEORIA DA RESISTÊNCIA Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal.

10 ...CONTINUANDO... Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica.

11 A RESISTÊNCIA NO CONDUTOR

12 INFLUÊNCIAS Fatores que influenciam no valor de uma resistência: 1) A resistência de um condutor é tanto maior quanto maior for seu comprimento. 2) A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção reta, isto é, quanto mais fino for o condutor. 3) A resistência de um condutor depende do material de que ele é feito.

13

14 EXEMPLO

15 LEI DE OHM A Primeira Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon OhmGeorg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (V) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente eléctrica (I) que o percorre: diferença de potencialcondutor corrente eléctrica V = R. I

16 DEFINIÇÕES onde: –V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou "voltagem") medida em VoltsVolts –R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohmsresistência elétricaOhms –I é a intensidade da corrente elétrica medida em AmpéresAmpéres

17 OUTRAS COMBINAÇÕES V = R. I => V O A I = V / R R = V / I

18 CIRCUITO PARA EXEMPLO 12 V 1 K

19 EXEMPLO EX: Calcular a corrente no circuito da figura anterior. Sabendo que a voltagem aplicada é de 12 Volts e a resistência é de 1000 ohms.(1 K) I = V / R = 12 / 1000 = 0,012 A (12 miliamperes) A corrente no circuito é de 0,012 Ampéres

20 PERGUNTA É POSSÍVEL MEDIR A RESISTÊNCIA DAS VELAS DE IGNIÇÃO ?

21 RESPOSTA SIM. É POSSÍVEL, MAS NÃO MUITO CONFIÁVEL, MEDIR COM UM MULTÍMETRO AUTOMTIVO. O APARELHO CORRETO É CHAMADO DE MEGÔMETRO.

22 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: 2007 / 36 ELÉTRICA E ELETRÔNICA TENSÃO ELÉTRICA Instrutor Scopino

23 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO

24


Carregar ppt "A AULA COMEÇARÁ EM BREVE. AULA TÉCNICA 34 2007 INSTRUTOR: SCOPINO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google