A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Pessoas (Turma GEPB08) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas (Turma GEPB08) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC."— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão de Pessoas (Turma GEPB08) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC

3 Apresentação do Plano de ensino Apresentação pessoal e dos alunos Conteúdo programático Discussão dos temas e do cronograma Pauta (1ª parte)

4 Objetivos: Analisar a gestão de pessoas integrada às estratégias organizacionais e sua implicação sobre os modelos integrados de gestão de pessoas. Apresentação da disciplina

5 O PROPÓSITO DO TRABALHO É A FELICIDADE ! (DALAI-LAMA, CUTLER) Apresentação da disciplina

6 Objetivos das organizações: (visão capitalista) Preferencialmente de forma: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (Ética para a longevidade nos negócios que impulsione o desenvolvimento, preservando os recursos ambientais, respeitando a biodiversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais) Apresentação da disciplina

7 Justificativas Uma das principais fontes de vantagem competitiva na atualidade é a gestão estratégica dos recursos humanos nas organizações. A capacidade de envolver as pessoas nas estratégias organizacionais, a compreensão das práticas existentes para tanto e suas implicações é requisito para o gestor em organizações, o que denota a relevância da disciplina. Apresentação da disciplina (cont.)

8 Apresentação do Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC MESTRE em Administração Área de Concentração: Gestão de Organizações; e Linha de Pesquisa: Gestão de Pessoas e Organizações ESPECIALISTA em Docência no Ensino Superior GRADUADO em Administração de Empresas CONSULTOR independente desde 2001 em inúmeros projetos. Destacam-se: Itaucard, Banespa/Santander, Pamcary, APISUL Gestor em unidades de negócios, operações e serviços numa trajetória hierárquica crescente de Analista de Sistemas a Gestor de Empresa Credicard,, Fidelity, Banco Santos, Sul Financeira, entre outras. Experiência em docência presencial e no EaD. No 2º semestre/2011 foi o principal instrutor do Projeto de Extensão: "Redes de Gestão e Serviços para uma Comunidade Solidária". (Projeto interdisciplinar na disseminação de conceitos de Economia Solidária e apoio na organização e gestão de organizações em contexto solidário). Plataforma Lattes:

9 Apresentação dos alunos Nome, titulação, empresa atual, cargo e sua área de concentração no MBA. Qual seu objetivo maior com esta especialização? Em que ponto você está agora ? Quais seus principais objetivos com esta disciplina ? Que outros objetivos seus esta disciplina poderia atingir ?

10 Histórico da área de Recursos Humanos - RH Introdução à administração estratégica de RH Cultura organizacional Estratégia e competitividade Modelos em gestão de RH Pesqs nac. e intern. sobre a gestão estr. de pessoas: Bem-estar no trabalho Intenção de rotatividade (retenção de talentos) Capital psicológico Espiritualidade nas organizações Indicadores comportamentais Gestão de carreiras Conteúdo programático

11 Plano de ensino Disciplina Gestão de Pessoas

12 Cronograma Discussão do conteúdo

13 MBA Objetivo maior Capacitar profissionais para serem o diferencial competitivo na eficácia da estratégia de negócios das organizações desenvolvendo competências para conhecer, planejar e intervir nos processos corporativos.

14 MBA Objetivos Capacitar significa desenvolver em uma pessoa sua capacidade de: compreender e discutir o tema em nível de especialistas, acima do senso comum ou da opinião de leigos. expressar os resultados de sua atuação, suas reflexões e perguntas que estimulem o interesse nas pessoas a inovar. avaliar objetivamente o desenvolvimento das pessoas, a fim de promover o devido redirecionamento do conteúdo e do processo de aprendizagem (avaliação).

15 Estratégia e Organizações Alinhamento de conceitos

16 Difícil se obter uma definição, então para nivelar nosso conhecimento, didaticamente será a: formulação da missão e dos objetivos da organização, bem como de políticas e planos de ação para alcançá-los, considerando os impactos das forças do ambiente e a competição (ALBUQUERQUE, 2002, P. 38) Estratégia (conceito)

17

18 O velho: Uma organização é um conjunto integrado e coeso de recursos no sentido de alcançar objetivos organizacionais. Organizações (conceito)

19 O novo: (Era da Informação) Apresentação do filme: Informações de que precisamos Organizações (conceito)

20 O novo: (Era da Informação) Conjunto integrado e coeso de competências sistematicamente atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes o façam. Organizações (conceito)

21 Maior ênfase no trabalho em equipes e em projetos multifuncionais. Intensificação dos canais de comunicação laterais. Conhecimento: fator-chave na geração de valor. Maior autonomia e responsabilidade. Conexões: redes intra e inter-organizacionais. Organizações (conceito)

22 Conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar informação. O conhecimento inclui, mas não está limitado, as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é conhecido como epistemologia. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade. O QUE É UM CONHECIMENTO?

23 AS 3 ETAPAS DAS ORGANIZAÇÕES NO DECORRER DO SÉC. XX Período IndustrializaçãoClássica IndustrializaçãoNeoclássica Era da Informação Após 1990 Estrutura Funcional, Burocrática Piramidal, Rígida e InflexívelMatricial,departamentalização por produtos/serviços ou unidades estratégicas Fluída e Flexível Redes de equipes multifuncionais Cultura Foco no passado e nas tradições. Manutenção do status quo Foco no presente. Ênfase na adaptação ao ambiente Foco no futuro. Ênfase na mudança e na inovação e na inovação Ambiente Estático e Previsível Intensificação das mudanças Imprevisível e turbulento Pessoas Denominação Fatores de produção inertes, sujeito a regulamentos rígidos e ao controle RelaçõesIndustriais Pessoas como recursos que precisam ser administrados Administração de RH Pessoas como seres humanos proativos Administração de Pessoas


Carregar ppt "Gestão de Pessoas (Turma GEPB08) Profº Adm. Angelo Polizzi Filho, MsC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google