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Gestão de Pessoas 12 Cultura organizacional, poder e liderança.

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Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas 12 Cultura organizacional, poder e liderança."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas 12 Cultura organizacional, poder e liderança

2 12 Cultura organizacional, poder e liderança 12.1 Preliminares 12.2 Cultura organizacional; 12.3 Poder; e 12.4 Liderança.

3 12.2 Cultura organizacional 12.2 Cultura organizacional Por mais que inúmeros autores critiquem a utilização da expressão cultura organizacional, não se pode ignorar que ela tem o seu valor e sentido na vida das organizações, as quais, nada mais são, que sociedades formalmente constituídas por pessoas.

4 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos.Regularidades observadas no comportamento (Goffman, Van Maanen);.Normas envolvendo grupos de trabalho (Homans);.Valores dominantes numa organização (Deal e Kennedy);.A filosofia que guia as políticas da organização (Ouchi, Pascale e Athos);

5 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos.As regras do jogo que o novato deve aprender para fazer parte do grupo (Schein, Van Maanen, Ritti e Funkhouser);.O clima e o sentimento de uma organização no trato com os de fora (Tagiuri e Litwin); e.Conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR., 1998).

6 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos Pilares do núcleo da identidade organizacional, valores, crenças e padrões de comportamento. Mal comparando, trata-se da estrutura de um prédio que pode sofrer reformas, mas os pilares centrais pouco serão modificados.

7 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos Um padrão de pressupostos básicos inventados, descobertos ou desenvolvidos por um determinado grupo, à medida que ele aprende a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido e ser ensinado a novos membros (SCHEIN, 1992).

8 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos Fusão de empresas: a fusão não é somente física, também ocorre uma fusão de culturas;.Como misturar culturas sem afetar a essência individual de cada uma delas?

9 12.2 Cultura organizacional Definições e conceitos.As culturas das empresas envolvidas não devem e nem podem sofrer alterações que invalidem o que elas realmente acreditam e defendem; e.Seus pilares devem ser sempre mantidos erguidos.

10 12.2 Cultura organizacional Características Por que estudar a cultura de uma organização? Qual a importância disso para o mundo dos negócios? Schermerhorn Jr., Hunt e Osborn (1999), respondem:

11 12.2 Cultura organizacional Características 1) Porque ela define fronteiras claras para todos os membros da empresa: demonstrando o lado formal da cultura de uma organização, no qual normas e regulamentos delimitam as atitudes das pessoas no âmbito organizacional;

12 12.2 Cultura organizacional Características 2) Porque ela apresenta um modo consistente de abordar novas situações: exemplo, uma pessoa que trabalha com telemarketing, certamente, ela não sabe o que o cliente irá dizer, mas conhece os procedimentos da organização em que atua e se sentirá segura o suficiente para argumentar; e

13 12.2 Cultura organizacional Características 3) Porque ela ajuda a unir as pessoas, garantindo um padrão conhecido de sucesso: as pessoas tendem a buscar organizações que apresentem uma identidade na qual acreditam, de modo que garanta o sucesso.

14 12.2 Cultura organizacional Características. Os pilares do núcleo da identidade organizacional:

15 12.2 Cultura organizacional Características.Os pilares, (cont.): -Chiavenato (1999)iceberg onde: os padrões de comportamento refletem a ponta (mais vulnerável às transformações do ambiente), os valores e crenças constituem a base submersa (mais protegida e com maiores dificuldades a mudanças);

16 12.2 Cultura organizacional Características.Os pilares do núcleo da identidade organizacional:

17 12.2 Cultura organizacional Características.Os pilares, (cont.): -Schein (1992) análise sob três camadas: a) Artefatos: primeira camada representada pelas atitudes visíveis das pessoas da organização (padrões de comportamento);

18 12.2 Cultura organizacional Características.Os pilares, (cont.): -Schein (1992) análise sob três camadas: b) Valores compartilhados: segunda camada, exercem funções essenciais no quadro funcional da organização, pode representar um intenso mecanismo de motivação para as pessoas (crenças); e

19 12.2 Cultura organizacional Características.Os pilares, (cont.): -Schein (1992) análise sob três camadas: c) Pressuposições básicas: diz respeito à camada mais profunda da análise cultural (valores), aspecto subjetivo da cultura, formado pela informalidade, a qual é construída com base nas experiências.

20 12.2 Cultura organizacional Características.Chiavenato (1999), a cultura pode ser classificada em: -Adaptativa: culturas organizacionais flexíveis que buscam a inovação aceitando mudanças como um processo natural; e

21 12.2 Cultura organizacional Características.Chiavenato (1999) a cultura pode ser classificada em (cont.): -Não-adaptativas: cultura fechada, não disposta a alterações, rígida e voltada para a manutenção do status quo e do conservadorismo.

22 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Regras e regulamentos: determinam as ações das pessoas, o que pode ou não ser feito, especificando quando diversos tipos de ações são adequados e qual a posição dos membros individuais no sistema social (SCHERMERHORN JR.; HUNT e OSBORN, 1999);

23 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Ambiente organizacional: engloba aspectos informais, tais como sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos (CHIAVENATO, 1999); -Microculturas: uma cultura é formada por diversas microculturas que têm uma filosofia própria, mas, nem por isso, é contra os princípios da empresa;

24 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Contraculturas: são partes integrantes da cultura organizacional da mesma forma que as microculturas, as quais têm filosofias próprias em atrito com os princípios da organização (festa de aniversário); -Linguagem doméstica: vocabulário específico utilizado por pessoas que compartilham da mesma cultura em uma versão macro, ou microcultura ou contracultura em uma versão micro (médicos e engenheiros);

25 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Ritos: atividades relativamente elaboradas e planejadas que combinam várias formas de expressão cultural e muitas vezes têm conseqüências tanto práticas quanto expressivas (TRICE e BEYER, 1987), (entrar pelos fundos);

26 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Rituais: métodos e procedimentos detalhados seguidos fiel e regularmente (MEGGINSON, MOSLEY e PIETRI JR., 1998), (festa de aniversariantes do mês que acontece na última sexta-feira de cada mês, que começa com o parabéns pra você, um dos aniversariantes fala qualquer coisinha...);

27 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores - Heróis: são aquelas pessoas que devido às repetidas situações de sucesso representam os pilares da organização de uma forma positiva tanto para o ambiente interno, como para o externo;

28 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores - Símbolos: estão presentes nos aspectos macros e nos aspectos materiais, tais como a arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento (CHIAVENATO, 1999); e

29 12.2 Cultura organizacional Elementos formadores -Mitos organizacionais: são crenças não-confirmadas e geralmente não-declaradas, que são aceitas sem qualquer análise (SCHERMERHORN JR.; HUNT e OSBORN, 1999), lendas transmitidas pelas pessoas, via conversas informais, sem nenhuma comprovação de veracidade.

30 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Um esforço da organização para transmitir sua história e sua cultura àquelas pessoas que ali exercerão suas atividades; e.Pode ser realizado em um dia, uma semana... Depende de cada empresa.

31 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Recursos instrucionais que podem ser utilizados: -São exibidos filmes sobre a história da organização, é feito um tour pela empresa para se conhecer fisicamente seus setores e unidades, são utilizados aparelhos de projeção (datashow).

32 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Objetivos, (Ivancevich, 1995) : -Diminuir a inquietação dos recém-chegados: uma nova roupagem à integração na organização, possibilitando uma pequena intimidade com alguns aspectos da cultura interna;

33 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Objetivos, (Ivancevich, 1995) : -Diminuir o turnover (rotatividade): das pessoas da organização, por meio de um programa de ambientação, as pessoas que chegam, rapidamente se sentirão parte integrante do novo ambiente, de modo que o processo de rotatividade nos primeiros meses de atuação será minimizado;

34 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Objetivos, (Ivancevich, 1995) : -Diminuir o tempo: quando o recém-contratado não recebe as orientações necessárias para abrir a porta de seu novo ambiente, mais tempo esta pessoa irá despender para conhecer seus futuros colegas e a própria organização; e

35 12.2 Cultura organizacional Programa de ambientação.Objetivos, (Ivancevich, 1995) : -Desenvolver expectativas realísticas: capacitar os novatos(as) para que eles(elas) possam buscar novos caminhos no plano real, ou melhor, como diz o ditado manter os pés no chão.

36 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais.Condições que podem vir a facilitar a mudança cultural, (CHIAVENATO, 1999): -Um momento de forte tensão: ocorrida uma situação crítica, é sinal de que a cultura organizacional está em desequilíbrio, este fato facilita uma possível mudança;

37 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais.Condições, (CHIAVENATO, 1999), (cont.) : -Mudanças na alta administração: quando novas pessoas entram para compor o quadro de gestores, esses novos gestores tendem a trazer um novo estilo de gestão, baseado em outros valores;

38 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais.Condições, (CHIAVENATO, 1999), (cont.) : -A organização ser de pequeno porte: o esforço necessário para a efetivação das mudanças propostas e aprovadas, na organização de pequeno porte, é bem menor face o grau de complexidade ser pequeno ou mesmo quase inexistente; e

39 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais.Condições, (CHIAVENATO, 1999), (cont.) : -Uma organização ser recente: no sentido de ser nova mesmo. Não que este fato irá determinar a força de sua cultura, mas a tendência é que esta, ainda, esteja construindo seus pilares de modo a propiciar mudanças.

40 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais (MEGGINSON, MOSLEY E PIETRI JR., 1998) Forças externas (clientes, fornecedores, demais stakeholders e a concorrência) e Forças internas.

41 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais.As forças externas possuem um maior impacto na cultura da organização, na medida em que são pouco controláveis e afetam de forma incisiva a sobrevivência dos negócios; e.As forças internas, muitas vezes, fruto das externas, referem-se ao comportamento das pessoas da organização frente a novos desafios, essa interligação entre as duas forças quase sempre resulta de mudanças de valores e atitudes que afetam as pessoas nos sistemas.

42 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais Mas afinal, quem assume a condução dessas circunstâncias que conduzem a mudanças na organização? 1) O agente de mudança pessoa da organização; ou 2) Um membro externo no papel de consultor.

43 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais -Em ambos os casos, o agente de mudança é quem ficará responsável por definir o problema advindo das pressões sentidas pela organização e participar às pessoas, estimulando a busca de soluções, para, então, testar estas saídas.

44 12.2 Cultura organizacional Mudanças organizacionais E ele, o gestor de pessoas, como fica nos processos de mudanças organizacionais?


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