A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração."— Transcrição da apresentação:

1 1 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração – Da Revolução Urbana à Revolução Digital. Prof. Bosco Torres

2 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome. E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas. Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada. Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol2

3 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante. Verdade, por que você está tão abatida? perguntou a Parábola. Verdade, por que você está tão abatida? perguntou a Parábola. Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! respondeu a amargurada Verdade. Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! respondeu a amargurada Verdade. Que disparate! Sorriu a Parábola. Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece. Que disparate! Sorriu a Parábola. Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece. Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol3

4 A Verdade e a Parábola (conto judaico) Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada. MORAL DA ESTÓRIA: Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada. Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol4

5 PROCESSO ADMINISTRATIVO, segundo Henri Fayol. MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol5 Prof. Bosco Torres

6 Jules Henri FAYOL MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol6 Jules Henri Fayol nasceu em Istambul (1841) e morreu em Paris (1925). Foi Engenheiro de minas Teórico clássico da Ciência da Administração Autor do livro Administração Industrial e Geral. Prof. Bosco Torres

7 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol7 O PAPEL dos administradores O que os administradores devem fazer para serem EFICAZES e EFICIENTES? Saber desempenhar as atividades de 1.Planejar 2.Organizar 3.Liderar (ou Dirigir, ou Executar) 4.Controlar Prof. Bosco Torres

8 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol8 1 – PLANEJAR PLANEJAR é … Especificar os objetivos a serem atingidos. Especificar os objetivos a serem atingidos. Decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Estabelecer aonde se quer chegar. Estabelecer aonde se quer chegar. Saber o destino da organização. Saber o destino da organização. Antever o futuro de médio e longo prazos. Antever o futuro de médio e longo prazos. Perceber os cenários futuros onde atuará a organização. Perceber os cenários futuros onde atuará a organização. Prof. Bosco Torres

9 DIAGÓSTICO do Planejamento AMBIENTE INTERNO: análise da organização pontos fortes: aspectos positivos das pessoas, instalações, equipamentos, serviços, produtos, informações e tecnologia. pontos fortes: aspectos positivos das pessoas, instalações, equipamentos, serviços, produtos, informações e tecnologia. Pontos fracos: aspectos negativos. Pontos fracos: aspectos negativos. AMBIENTE EXTERNO: análise do mercado Oportunidades: situações positivas que existem ou acontecerão no mercado que podem beneficiar a organização. Oportunidades: situações positivas que existem ou acontecerão no mercado que podem beneficiar a organização. Ameaças: situações negativas que podem gerar prejuízo ou dificultar os negócios da organização. Ameaças: situações negativas que podem gerar prejuízo ou dificultar os negócios da organização. Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol9

10 10 PERGUNTAS para o Planejamento QUE fazer? – OBJETIVOS QUE fazer? – OBJETIVOS COMO fazer? – AÇÕES COMO fazer? – AÇÕES QUEM vai fazer? – RESPONSÁVEIS QUEM vai fazer? – RESPONSÁVEIS QUANTO fazer? – METAS (quantidade/valor) QUANTO fazer? – METAS (quantidade/valor) QUANDO fazer? – TEMPO (data/época) QUANDO fazer? – TEMPO (data/época) Prof. Bosco Torres

11 Modelo de um Plano. Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol11 QUE (Objetivos) COMO (Ações) QUEM (Responsáveis) QUANTO (Metas) QUANDO (Tempo) 1. Aumentar as vendas 1.1 Contratar mais vendedores RH5 vendedores Em 15 dias 1.2 Fazer publicidade MarketingR$ 5.000,00A cada 2 meses 1.3 Fazer promoção ComercialDesconto de até 15% Durante 6 meses 2. Melhorar o nível de satisfação dos clientes

12 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol12 DEVERES de um Administrador 1 - Determinar os OBJETIVOS, levando em conta o diagnóstico realizado e a visão de futuro. 2 - Escolher as melhores ESTRATÉGIAS para alcançar os objetivos. 3 - Determinar os RECURSOS necessários para o atingimento das metas da organização: humanos, financeiros, tecnológicos, logísticos, instalações e equipamentos. Prof. Bosco Torres

13 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol13 TIPOS de planos. TIPORESPONSÁVELVALIDADE Estratégico Presidente e Diretores Longo prazo (5 anos ou +) Tático ou Funcional Cada Departamento Médio prazo (1 a 2 anos) Operacional Cada Setor ou Filial Curto prazo (meses ou dias) Prof. Bosco Torres Planejamento é TUDO

14 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol14 2 – ORGANIZAR ORGANIZAR é reunir e coordenar recursos Humanos: funcionários, prestadores de serviços e terceirizados. Humanos: funcionários, prestadores de serviços e terceirizados. Financeiros: dinheiro, créditos e empréstimos. Financeiros: dinheiro, créditos e empréstimos. Materiais: equipamentos, instalações e máquinas. Materiais: equipamentos, instalações e máquinas. Informação: documentos, treinamento, capacitação, tecnologia. Informação: documentos, treinamento, capacitação, tecnologia. Outros: os que forem necessários ao atingimento dos objetivos. Outros: os que forem necessários ao atingimento dos objetivos. Prof. Bosco Torres Desorganização quase mata

15 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol15 ATIVIDADES da funcão Organizar Pessoas – Atrair pessoas para a organização: selecionar, contratar e treinar.Pessoas – Atrair pessoas para a organização: selecionar, contratar e treinar. Atividades – Especificar responsabilidades por tarefas, para cada cargo.Atividades – Especificar responsabilidades por tarefas, para cada cargo. Recursos – Ordenar e alocar recursos (pessoas, financeiros, materiais, logísticos).Recursos – Ordenar e alocar recursos (pessoas, financeiros, materiais, logísticos). Funcionamento – Criar condições para que as pessoas e as coisas trabalhem juntas e alcancem o máximo sucesso (eficiência e eficácia).Funcionamento – Criar condições para que as pessoas e as coisas trabalhem juntas e alcancem o máximo sucesso (eficiência e eficácia). Prof. Bosco Torres Bagunça no Escritório

16 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol16 3 – LIDERAR LIDERAR é trabalhar com pessoas, sabendo Estimular – os funcionários a serem grandes executores; Dirigir – os funcionários que precisam de orientação, formação, encaminhamento; Motivar – os funcionários criando ambiente físico e psicológico que possibilite sentirem- se motivados. Comunicar-se – com funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, individualmente/em grupos. Prof. Bosco Torres Papel do Líder

17 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol17Liderança Envolve o CONTATO diário e próximo com as pessoas, ajudando-as, guiando-as e inspirando-as em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Deve ocorrer em qualquer posição ou nível hierárquico: equipes, departamentos, divisões e no topo da totalidade das organizações. Prof. Bosco Torres

18 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol18 DEVERES de um Líder 1 - Criar um ambiente de trabalho cooperativo. 2 - Dar às pessoas alguma liberdade para seguirem suas próprias idéias. 3 - Manter constantemente os fluxos de comunicação. 4 - Designar trabalhos que permitam às pessoas aprender e crescer. 5 - Elogiar e premiar publicamente pessoas que fazem bem o próprio trabalho. 6 - Ser honesto sempre (tanto em relação às boas quanto às más notícias). Prof. Bosco Torres

19 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol19 O que as empresas VALORIZAM e o que DETESTAM nos funcionários?. Prof. Bosco Torres

20 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol20 4 – CONTROLAR Planos abrangentes, organizações sólidas e líderes destacados não garantem o sucesso. É preciso controlar todos os sistemas da organização, seja ela pública ou privada. É preciso MONITORAR tudo. Prof. Bosco Torres

21 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol21 PREJUÍZOS pela falta Controle Objetivos e Metas não atingidos – pela falta de monitoramento e de ações tempestivas e corretivas. Objetivos e Metas não atingidos – pela falta de monitoramento e de ações tempestivas e corretivas. Falhas – que ocorrem, se repetem e se agravam, aumentando a quantidade de ocorrências. Falhas – que ocorrem, se repetem e se agravam, aumentando a quantidade de ocorrências. Irregularidades – atendimento deficiente, produto ou serviço sem a qualidade desejada, atrazos, inoperâncias de equipamentos etc. Irregularidades – atendimento deficiente, produto ou serviço sem a qualidade desejada, atrazos, inoperâncias de equipamentos etc. Fraudes – desvios, apropriações indébitas, roubos etc. Fraudes – desvios, apropriações indébitas, roubos etc. Prof. Bosco Torres

22 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol22 Atividades da função controle 1- Padrões – Estabelecer padrões de desempenho para que indiquem o progresso rumo às metas e objetivos planejados. 2- Monitoramento – Monitorar o desempenho de pessoas e unidades mediante a coleta de dados de desempenho. 3- Feedback – Fornecê-lo às pessoas (feed = alimentar; back = para trás). 4- Comparação – Identificar problemas pela comparação entre dados de desempenho e os padrões (objetivos e metas estabelecidos). 5- Correção – Executar ações para corrigir problemas. 6- Ferramentas – Instituir e usar ferramentas de controle: orçamento; SIG; observação direta; delegação; ações disciplinares etc. Prof. Bosco Torres

23 14 PRINCÍPIOS de administração (Fayol). Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol23

24 14 PRINCÍPIOS de administração (Fayol). Prof. Bosco Torres MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol24

25 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) Escrito em 2002, pelo consultor britânico Richard Templar, o livro As Regras do Trabalho – Tudo o que Você Precisa Saber para Crescer Profissionalmente – foi publicado em 27 países e vendeu exemplares. A obra apresenta 100 regras para se destacar na empresa e conseguir uma promoção. Veja, a seguir, as 12 principais. MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol25 Prof. Bosco Torres

26 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) 1 – Credibilidade – Não deixe transparecer que você se esforça muito para apresentar bons resultados. 2 – Postura – Tenha consciência de que está sendo avaliado o tempo todo. 3 – Confiança – Prometa pouco e produza muito. 4 – Diferencial – Aprenda alguma coisa que os outros não sabem. 5 – Organização – Anote num papel tudo o que for solicitado pelo chefe. Ele vai reparar nisso. 6 – Planejamento – Pense duas vezes antes de se oferecer como voluntário. Avalie se não haverá prejuízos às suas tarefas prioritárias. MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol26 Prof. Bosco Torres

27 12 normas para ser PROMOVIDO (Veja) 7 – Bom-senso – Saiba as diferenças entre a verdade e toda a verdade. 8 – Objetividade – Identifique as pessoas que têm importância para seus objetivos e ganhe a simpatia delas. 9 – Comportamento – Vista-se e fale como seus superiores. 10 – Comunicação – Diga nós em vez de eu, para reforçar o espírito de equipe. 11 – Avaliação – Saiba quando ficar até tarde e quando chegar cedo. 12 – Sabedoria – Passe mais tempo com seus superiores. MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol27 Prof. Bosco Torres


Carregar ppt "1 MA_09_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Henri Fayol DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google