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Perspectiva de Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres na América Latina Prof. Dr. Pitágoras José Bindé Universidade Federal do Rio.

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1 Perspectiva de Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres na América Latina Prof. Dr. Pitágoras José Bindé Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN – Natal - RN

2 o que leva a mídia a ter interesse em simular um desastre ? Local: zona sul da cidade do Rio de Janeiro RJ - Brasil ? * Simulação realizada com dados topográficos cedidos pela Prefeitura do RJ e confrontados com o cenário traçado pela ONU. Fonte: Revista ÉPOCA, 22/05/2006

3 Hipóteses para o Crescimento do Interesse Geral pelo Tema

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6 DESASTRE FísicaEngenhariaEconomiaMedicinaPolíticaAdministraçãoGeografiaSociologiaPsicologiaEtc. Desastre como Área de Interface de Diferentes Disciplinas

7 Classificação do Estudo dos Desastres na Psicologia (Ketterer & Spada, 1993; Bindé, P.J. & Carneiro, C., 1996, 1997, 2001) Pesquisa Aplicada Situação Anterior a um Desastre (p.ex. comunicação, percepção e aceitação do risco; credibilidade da informação e conteúdo da mesma na situação de alarme); Situação Durante um Desastre (p.ex. pânico, motivação/ desmotivação para seguir ou contrariar as medidas de evacuação, comportamento durante a evacuação; possibilidades de transporte e de abrigo temporário); Situação Pós-Desastre(tratamento psicossocial dos envolvidos, stress pós-traumático).

8 Classificação do Estudo dos Desastres na Psicologia (Ketterer & Spada, 1993; Bindé, P.J. & Carneiro, C., 1996, 1997, 2001) Pesquisa Básica Homem enquanto Vítima de Desastre (p.ex., comunicação, percepção e aceitação do risco, o papel da mídia); Homem enquanto Co-autor de Desastres através dos Efeitos de suas Intervenções em Sistemas Ecológicos (p.ex., consciência ambiental e comportamento ecológico, processos de decisão em cenários complexos).

9 Desafios para a Construção de um Programa de Formação/Investigação em Psicologia dos Desastres Primeiro Desafio: desenvolver uma cultura preventiva e de aplicabilidade dos saberes psicológicos, pois deste profissional será exigido uma visão ampla dos setores da vida de uma sociedade, bem como conhecimento específico sobre desastres; Segundo Desafio: transitar em diferentes áreas da psicologia, tais como Psicologia Comunitária, Psicologia Clínica, Psicologia do Trânsito, Psicologia Ambiental, Psicopatologia, Psicotraumatologia, Saúde Mental, confrontando-o com suas limitações de ação e inabilidade em tomadas de decisão sob stress, bem como frente a diferentes interesses e prioridades sócio-político-econômico antes, durante e depois da ocorrência de um desastre; Terceiro Desafio: trabalhar em equipe com paradigmas, geralmente, diferentes ou desconhecidos pelo psicólogo;

10 Desafios para a Construção de um Programa de Formação/Investigação em Psicologia dos Desastres Quarto Desafio: adotar uma flexibilidade metodológica, visando buscar respostas práticas e adequadas, sustentadas em um planejamento estratégico* orientado para desenvolver algum suporte metodológico consistente e participativo para a construção de um plano de formação de psicólogos na área; Quinto Desafio: gerenciar crise junto à população e aos profissionais envolvidos no complexo cenário de combate e prevenção de desastres; Sexto Desafio: implementar uma Rede Nacional para o Desenvolvimento da Psicologia das Emergências e dos Desastres no país, ao nível de graduação e pós-graduação. * O método ZOPP - Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos, auxilia na construção de um programa de formação em psicologia dos desastres, bem como estratégias de combate e prevenção de catástrofes sustentados em uma metodologia já muito testada e aprovada em diferentes países em desenvolvimento, servindo de apoio ao estudo do cenário dos desastres.

11 Objetivos para um Programa de Formação/Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres Formar e capacitar psicólogos instrutores na área de prevenção e resposta aos desastres, através da transmissão sistemática de informação e desenvolvimento de novos saberes, para que este profissional se atualize sobre os conceitos, metodologias e aplicabilidades de conhecimentos específicos dos desastres; Fomentar a aptidão do sujeito em identificar elementos teóricos de diferentes áreas da psicologia que sirvam para elaborar programas de ajuda para vítimas de desastres e para os profissionais que atuam e estão inseridos em estruturas sociais abaladas pelo evento, bem como para desabrigados e para o fortalecimento da estrutura e funcionamento das funções vitais de uma comunidade; Desenvolver metodologias adequadas e participativas para um trabalho de suporte psicológico antes, durante e depois de desastre;

12 Objetivos para um Programa de Formação/Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres Oferecer ao psicólogo treinamento em equipes multi- e interdisciplinares, ajudando a melhorar a eficiência dos programas de prevenção e resposta aos desastres, diminuindo a vulnerabilidade das comunidades; Capacitar o psicólogo a formar instrutores em todos os níveis da sociedade, servindo este como agente multiplicador para o gerenciamento de crises na área de prevenção e resposta aos desastres.

13 Competências Exercitar um saber psicológico científico aplicado de natureza multidimensional; Apresentar características de formação generalista, com base no enfoque da prevenção da saúde em contextos psicossociais, clínico-hospitalar, como em contextos organizacionais para a minimização do impacto dos desastres; Promover a recuperação, fortalecimento e manutenção da qualidade de vida das comunidades; Utilizar capacidade emocional, cognitiva e técnica para desenvolver certas habilidades na área de Psicologia das Emergências e dos Desastres.

14 Habilidades Necessárias Identificar e analisar as necessidades de natureza psicológica, diagnosticar e desenvolver projetos, planejar e intervir adequadamente, com base teórica e de acordo com a população- alvo; Selecionar e utilizar métodos psicológicos para a prevenção e combate dos efeitos dos desastres; Avaliar, diagnosticar e atender aos problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental, afetivo-emocional e de somatização, em diferentes contextos; Dominar procedimentos técnicos e utilizar modelos de intervenção psicológica (individual-grupal);

15 Habilidades Necessárias Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de cultura, formação e de valores de seus integrantes; Desenvolver análises multidimensionais sistematizadas; Analisar o campo de atuação profissional e seus novos desafios; Cooperar profissionalmente com equipes nas atividades relacionadas à recuperação do cenário afetado, a curto-médio e longo prazo, para reduzir o impacto futuro de um desastre.

16 Perspectivas de Formação/Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres Formação em Ψ dos Desastres Núcleo Comum Ênfase Curricular Estágio Básico (Prática) Estágio Profissio- nalizante (Prática) Atividades Multidisci- plinares Trabalho de Conclusão de Curso / Monografia

17 Sugestões de Conteúdos Temas da Psicologia Temas Interdisciplinares

18 Perspectivas de Formação/Investigação em Psicologia das Emergências e dos Desastres História da Psicologia dos Desastres História da Psicologia dos Desastres Ética profissional Ética profissional Estudo sobre Grupos (cultura) Estudo sobre Grupos (cultura) Teoria de Campo de Kurt Lewin Teoria de Campo de Kurt Lewin Teoria de Behavior Setting Teoria de Behavior Setting Training: Simulação x Realidade Training: Simulação x Realidade Mapeamento, Análise e Comunicação do Risco Mapeamento, Análise e Comunicação do Risco Análise e Processamento de Informação Análise e Processamento de Informação Mecanismos de Defesa Mecanismos de Defesa Teorias de Estresse e de Coping Teorias de Estresse e de Coping Estresse Pós-traumático Estresse Pós-traumático Debriefing, Defusing Debriefing, Defusing Mapeamento Comportamental Mapeamento Comportamental Tomada de Decisão Tomada de Decisão Teoria da Ação Teoria da Ação Comportamento Seguro Comportamento Seguro Psicopatologias Psicopatologias Psicotraumatologia Psicotraumatologia Psicoterapia Integrativa de Atenção às Vítimas Psicoterapia Integrativa de Atenção às Vítimas Metodologias Qualitativa e Quantitativa Metodologias Qualitativa e Quantitativa

19 Sugestões de Temas Interdisciplinares Definições de Emergência e Desastre Definições de Emergência e Desastre Taxonomia dos Desastres Taxonomia dos Desastres Aparato de Combate e Prevenção de Desastres Aparato de Combate e Prevenção de Desastres Vulnerabilidade Vulnerabilidade Trânsito: Transporte de Cargas Perigosas Trânsito: Transporte de Cargas Perigosas Sistemas Redundantes de Vigilância Sistemas Redundantes de Vigilância Sistema de Saúde Sistema de Saúde Sistema Brasileiro de Defesa Civil Sistema Brasileiro de Defesa Civil Emergências Sociais: Intervenções na Vida Diária e nos Eventos Emergências Sociais: Intervenções na Vida Diária e nos Eventos Comunidades mais Seguras e Cultura Preventiva Comunidades mais Seguras e Cultura Preventiva Planejamento Estratégico: Método ZOPP Planejamento Estratégico: Método ZOPP Políticas de Desenvolvimento Sustentável Políticas de Desenvolvimento Sustentável Políticas Públicas de Prevenção e Atendimento à Situações de Emergência e Desastre Políticas Públicas de Prevenção e Atendimento à Situações de Emergência e Desastre Rede Nacional para Desenvolvimento da Psicologia das Emergências e dos Desastres Rede Nacional para Desenvolvimento da Psicologia das Emergências e dos Desastres Perspectivas de Investigação na área dos Desastres na América Latina Perspectivas de Investigação na área dos Desastres na América Latina

20 Prof. Dr. Pitágoras José Bindé Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN – Natal – RN Endereço para Correspondência: Caixa Postal 1564 (Campus UFRN) CEP: Natal – RN – Brasil.


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