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1 naming. 2 Alguns recursos utilizados na construção de namings técnicas e classificações Abreviação: FedEx Acrônimos: Varig Aliteração: Intel Inside.

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1 1 naming

2 2 Alguns recursos utilizados na construção de namings técnicas e classificações Abreviação: FedEx Acrônimos: Varig Aliteração: Intel Inside Arbitrário: Apple Combinação: Nutrasweet Composição: PageMaker Descritivo: Volkswagen Fundadores: Disneyland Origem/Geográfica: Choc. Caracol História: Expresso do Oriente Humor:: Yahoo! Inversão de letras: Omo (mom) Latim/Clássicos: Pentium Mitologia: Nike Onomatopéia: Zap Simbolismo: Mustang Temas: Boeing 747

3 Um nome é muito mais do que uma simples palavra, é um importante elemento estratégico e parte fundamental da identidade da marca. Quanto mais alinhado um nome estiver ao posicionamento e aos valores da marca, mais forte e bem-sucedido será. Não basta ser criativo e original, um nome deve necessariamente traduzir o DNA da empresa, sendo coerente com seus princípios, sua história e sua visão de futuro do negócio. atributos paixão superação estilo marca de artigos esportivos negócio performance atlética autêntica posicionamento deusa grega da vitória conceito Nike naming devoção e culto ao esporte tradução just do it slogan Grandes marcas, grandes nomes

4 Adequado a todos os seus públicos estratégicos, tanto internos quanto externos Uma tradução dos atributos e posicionamento da marca Distinto e de fácil memorização Fácil de ler, escrever e pronunciar Passível de registro nos mercados de atuação da empresa O nome deve sempre ser...

5 Grandes marcas em diversos segmentos foram contextualizadas e posicionadas transformando nomes inusitados em grandes sucessos. Considerações

6 Por trás de um nome, podemos encontrar as mais diversas justificativas para a sua criação. Nome de família HARLEY-DAVIDSON - sobrenomes dos fundadores de uma das marcas mais queridas do mundo. Neologismo KODAK - embora exista o complemento Eastman (sobrenome do fundador), o nome que prevalece é a onomatopéia KODAK (som da máquina quando bate uma foto). Considerações

7 Composição do Produto COCA-COLA - ingredientes da mercadoria nº 5, que é feita à base de extrato vegetal de folha de COCA e noz de COLA africana. Simplificação FEDEX - abreviação do nome oficial Federal Express. Também pode ser expresso através de siglas como GE (General Electric). Abstração APPLE - aparentemente sem ligação inicial entre nome e produto, e normalmente causando estranheza, acabam por se apropriar da palavra. Considerações

8 O importante é dar uma chance a todas as possibilidades. Considerações Um nome não deve ser descartado apenas pela impressão e impacto iniciais. Quanto maior o impacto inicial, maior o potencial de diferenciação.

9 Naming O melhor nome não é necessariamente aquele de que você gosta mais, mas aquele que comunica as idéias certas para o seu público-alvo.

10 Construção da Plataforma da marca

11 definições estratégicas MISSÃO VISÃO ATRIBUTO DOMINANTE TESE DE CRIAÇÃO DE VALOR PROPOSTA DE VALOR

12 Plataforma de marca ATITUDES PERSONALIDADE Dinâmica, ágil, moderna e empreendedora SÍNTESE Aperfeiçoamento constante de um projeto pedagógico moderno visando a empregabilidade. VALORES ESSENCIAIS DNA LiderançaCompetênciaOusadiaSolidez VALORES POSICIONAIS VALORES DIFERENCIAIS TOM DE VOZ Multi-Campi Qualidade superior à concorrência Competitividade Reconhecimento pelo mercado empregador JovialConfianteEntusiasmadoAlegre Respeito a Cultura Regional ATRIBUTO DOMINANTE Liderança Posiciona-se como o maior grupo educacional xxxxx e entre os maiores grupos educacionais do Brasil. Busca atingir e manter a liderança nos mercados em que atua, crescer e consolidar- se com qualidade. Tem um projeto de educação sólido e rentável. CULTURA DO GRUPO Estamos focados em programas estratégicos que ajudam a assegurar o sucesso de nosso comprometimento com as semelhanças e diferenças de pessoas, culturas e idéias InovaçãoDinamismo

13 O DNA da marca (Valores Essenciais) consiste num conjunto de atributos que a marca deve expressar. No caso da marca do Grupo Educacional, temos ao lado quatro atributos fortes que marcam a personalidade de sua identidade. O conjunto destes atributos formam o DNA da marca. É importante que estas características sejam mantidas, permitindo assim uma homogeneidade em toda comunicação. LIDERANÇACOMPETÊNCIA SOLIDEZOUSADIA DNA Dna da Marca

14 Liderança A coragem de construir um mundo melhor. Ousadia Coragem, valentia, bravura e atrevimento com responsabilidade. Competência Capacidade de articular e mobilizar conhecimentos, experiências, habilidades e atitude. Solidez Existência, perpetuação, consistência, firmeza e estabilidade. Plataforma da Marca Aperfeiçoamento constante de um projeto pedagógico moderno visando a empregabilidade.

15 Posicionamentos de mercado que fazem diferença no momento de decisão e, relacionam-se direta e intimamente. Multi-campi Qualidade superior à concorrência Reconhecimento pelo mercado empregador Valores Posicionais

16 Dinamismo (na criação de cursos e na capacidade de empreender) Respeito a Cultura Regional (diversidade, patrimônio e valores) Inovação (procurar, imaginar, criar e usufruir) Valores Posicionais

17 Naming

18 Liderança A coragem de construir um mundo melhor. Ousadia Coragem, valentia, bravura e atrevimento com responsabilidade. Competência Capacidade de articular e mobilizar conhecimentos, experiências, habilidades e atitude. Solidez Existência, perpetuação, consistência, firmeza e estabilidade. Aperfeiçoamento constante de um projeto pedagógico moderno visando a empregabilidade. Linhas Criativas

19 1. Liderança 2. Competência 3. Solidez/ Ousadia 4. Excelência/ Superação 5. Vocação/ Aprender/ Ciência 6. Capacidade/Vencer 7. Experimento/ Primeiro 8. Modernidade Investigação - metodologia utilizada Com as palavras encontradas e utilizando os valores ao lado, foram feitos anagramas para se chegar aos novos nomes.

20 20 desenvolvimento

21 21 etapas Lista Preliminar Triagem Verificação de adequação ao posicionamento e sonoridade Verificação de mercado e nova avaliação conceitual Verificação legal (registro de marca), informal (pesquisa internet), disponibilidade de domínios web Conhecimento Estratégia Definição de posicionamento, atributos e insights Nome Listagem Final lingüísticoestratégicocriativolegal

22 rotas 22 Denotativo Racional Informações Conotativo Sugestivo Associações Fantasioso Emocional Sensações 123 RealSimbólicoImaginário

23 rotas Microsoft Micro software Compaq Sugere compacto Apple Absolutamente abstrato no mercado de computação RealSimbólicoImaginário Mais transparente Difícil sob a perspectiva de registro (marca e internet) Extensão limitada Pouca exclusividade e diferenciação Tom funcional Pouco valor/imagem Relativamente diferenciado Mais facilidade de registro (marca e internet) Permite alguma extensão Indica alguns atributos do produto/negócio Tom sugestivo Alguma percepção de valor agregado Maior diferenciação Maior facilidade de registro (marca e internet) Extensão máxima Mais difícil de comunicar atributos do produto/negócio Tom aspiracional Maior percepção de inovação

24 24 propostas

25 25 Proposta 1 LINGUÍSTICOCRIATIVOESTRATÉGICO SONORIDADEGRAFIACONCEITOORIGINALIDADEADEQUAÇÃOMEMORIZAÇÃO

26 26 Proposta n LINGUÍSTICOCRIATIVOESTRATÉGICO SONORIDADEGRAFIACONCEITOORIGINALIDADEADEQUAÇÃOMEMORIZAÇÃO

27 27 checking

28 INPI Verificação de registro de marcas e patentes no Brasil. Domínios Internet Disponibilidade de domínio www categoria.com Disponibilidade de domínio www categoria.com.br Disaster Check Verificação de significados pejorativos dos nomes em diferentes idiomas. Similaridade Busca de usos do nome em qualquer finalidade, independente de segmento. o que é verificado?

29 NomeINPI.br.com.edu Proposta 1 Proposta n ! Boas chances de registroPode possuir oposição/restrição Impedido ou com chances mínimas

30 disaster check e similaridade

31 disaster checksimilaridade Proposta 1 Várias ocorrências comerciais. Inclusive com parte do nome de um programa educacional do governo Proposta n Várias ocorrências comerciais Além de significar brilho em búlgaro, pode significar carválho em gaélico e quebra em latim Muitas ocorrências comerciais, inclusive uma escola de informática Pode significar, imprudente, despreocupado, descuidado. Várias ocorrências comerciais


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