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Jailson Aparecido Silva Luís Cláudio Martão ENTREGA E DISTRIBUIÇÃO DAS REDES DE LOJAS DE VAREJO 12 de novembro de 2009 5º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO.

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1 Jailson Aparecido Silva Luís Cláudio Martão ENTREGA E DISTRIBUIÇÃO DAS REDES DE LOJAS DE VAREJO 12 de novembro de º SEMINÁRIO DE TRANSPORTE URBANO DE CARGA

2 Algumas Fontes de Pesquisa

3 Caso não faça algo novo, nada lhe garante que somente com a manutenção de sua performance continue tendo sucesso que teve até hoje. Freud : "Loucura é fazer Sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes". Alta performance

4 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

5 O varejo atual É constituído na combinação de dois fatores chave desse setor : LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO MERCADORIAS MERCADORIAS

6 Valor para o cliente Equivale a todos os benefícios que ele recebe em troca do esforço representado pelo ato de compra. Benefícios : Benefícios : Qualidade da mercadoria. Qualidade da mercadoria. Atenção dos funcionários. Atenção dos funcionários. Ambiente da loja. Ambiente da loja. Comodidade na compra. Comodidade na compra.

7 Quais os mais importantes itens de Serviço ao Cliente ? Disponibilidade de Produtos Tempo de Entrega Freqüência de Entrega Flexibilidade Sistemas de Informação Sistema de Remediação de Falhas Apoio na Entrega Física Apoio Pós-Entrega Cumprimento do Prazo 2o2o Ordem de importância 1o1o 3o3o 4o4o 5o5o 6o6o 7o7o 8o8o 9o9o Mais importantes Todas as Classes de Produtos

8 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

9 Logística – Importância Estratégica Vantagem de CUSTO Vantagem de VALOR Fontes de diferencial competitivo significativo e duradouro segundo Christopher* * CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos – estratégia para a redução de custos e melhoria dos serviços. São Paulo: Editora Pioneira, 1997

10 PRINCIPAIS MACROPROCESSOS LOGÍSTICOS FORNECEDOR TRANSPORTADOR FÁBRICA DISTRIBUIDOR VAREJO CONSUMIDOR LOGÍSTICA REVERSA DISTRIBUIÇÃO FÍSICA OPERAÇÕES SUPRIMENTOS

11 Logística Estratégica

12 Nessa longa caminhada, a gestão da atividade de transporte é fundamental; a atividade de transporte é uma das principais peças dessa complexa engrenagem chamada Supply Chain. Logística Transporte Supply Chain Importância do Transporte

13 Dada a sua importância, a contratação, a atividade de transportes está se tornando cada vez mais estratégica para as empresas… Baixo Alto Baixo Importante, mas rotineira Atividade de pouca importância Non-core activity Crítica, alta visibilidade, estratégica Gargalo Impacto sobre o negócio Complexidade da Contratação Valorização da atividade de gestão do transporte

14 Transporte de Carga Operações complexas Clientes Exigentes Inovações Tecnológicas Custos Operacionais Motivações para uma melhor gestão de transportes

15 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

16 Custo Financeiro Seguro, Obsolescência, Depreciação, Perdas e Danos Custos com a estrutura administrativa da logística Movimentação de Carga Acondicionamento Composição do Custo Logístico É possível diminuir ???

17 Fonte:Estimativa CEL-COPPEAD, Estimativa CEL/COPPEAD 0% 2% 4% 6% 8% 10% 12% 14% 2006 Administrativo Armazenagem Estoque Transporte % dos custos em rela ç ão ao PIB 6,7% 0,4% 11,7% 7,0% 0,6% 3,6% 0,4% ,6% 3,9% 0,7% 11,7% PIB = US$ 125 bi R$ 271 bi Composição do custo logístico do Brasil

18 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

19 Ciclo crítico RELAÇÃO ENTRE AS TRÊS ATIVIDADES PRIMÁRIAS PARA ATENDER CLIENTES: PROCESSAMENTO DOS PEDIDOS DOS CLIENTES MANUTENÇÃO DE ESTOQUE TRANSPORTES CLIENTES

20 TEMPO DE ENTREGA TEMPO DE ENTREGA DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE DISPONIBILIDADE DE ESTOQUE PERDAS OU AVARIAS POR ENTREGA PERDAS OU AVARIAS POR ENTREGA FREQUENCIA DE ENTREGAS FREQUENCIA DE ENTREGAS LOTES MINIMOS DE ENTREGA LOTES MINIMOS DE ENTREGA FLEXIBILIDADE FLEXIBILIDADE Nível de serviços e custos

21 100%NÍVEL DE SERVIÇO CUSTOS

22 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

23 Planejamento de Transportes Avaliar as necessidades de transporte e determinar um plano de entrega on time ao menor custo: Modal a ser utilizado; Modal a ser utilizado; Estabelecimentos de itinerários. (roteirização Urbana); Estabelecimentos de itinerários. (roteirização Urbana); Tipos de equipamento; Tipos de equipamento; Restrições de tráfego; Restrições de tráfego; Dimensionamento de Frota; Dimensionamento de Frota; A escolha do correto Equipamento; A escolha do correto Equipamento; Descarga Noturna; Descarga Noturna; Sinergia (Logística Colaborativa). Sinergia (Logística Colaborativa).

24 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

25 Para atender ao Varejo a melhor modal é o rodoviário!! Modal de Transporte

26 Itinerário de entregas

27 Entraves no Abastecimento do Varejo de São Paulo e Brasil Fonte: CET

28 Entraves no Abastecimento do Varejo de São Paulo Fonte: https://www3.prefeitura.sp.gov.br/caminhoes_zmrc/Forms/frm010_Entrada.aspxhttps://www3.prefeitura.sp.gov.br/caminhoes_zmrc/Forms/frm010_Entrada.aspx RODIZIO MUNICIPAL (Decreto nº /97). O horário do rodízio para os caminhões será das 7h às 10h e das 17h às 20h, obedecendo aos seguintes finais de placa: segunda-feira (finais 1 e 2); terça-feira (3 e 4); quarta-feira (5 e 6); quinta-feira (7 e 8); sexta-feira (9 e zero) e a restrição envolve tanto a região do centro expandido, quanto as marginais Tietê, Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Salim Farah Maluf, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, entre outras vias que formam o anel viário. Circulação de caminhões na Capital (VER). A restrição é de 2ª a 6ª feira, das 5 às 21 horas e aos sábados, das 10 às 14 horas. Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC. Os VUCs, caminhões de pequeno porte com até 6,3 metros de comprimento, entraram em sistema de rodízio de placas par dia par e placa ímpar dia impar, das 10hs às 16hs, acumulando as regras do rodízio municipal de veículos. - Zona Especial com Restrição a Circulação - ZERC: àrea ou via em Zonas Exclusivamente Residenciais - ZER's, com necessidade de restrição ao trânsito de caminhões, a fim de promover condições de segurança e/ou qualidade ambiental.

29 Reduzir custos e maximizar recursos Aumentar a produtividade utilizando os equipamentos por mais tempo. (tempo integral). Menores custos, devido ao menor tempo para cumprir percurso. Atender legislação vigente. Descarga Noturna – Objetivo As leis de restrição ao trafego de caminhões durante o dia nas grandes cidades podem ser positivas ao transporte quando olhadas de um outro prisma.

30 Entrega Noturna CD Rotas de Entrega Entrega 3 Entrega 4 Entrega 5 Entrega 6 Entrega 7 Entrega 8 Entrega 2 Entrega 1

31 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

32 FROTADEMANDA IDEAL ALTO ÍNDICE DE UTILIZAÇÃO EM FUNÇÃO DO EQUILÍBRIO ENTRE OFERTA E DEMANDA MAIOR PRODUTIVIDADE, SEGURANÇA E ECONOMICIDADE NA PRÁTICA É MUITO RARO Dimensionamento da frota

33 Caracterização detalhada do problema (características da carga, do transporte e da rota) Definição das características técnicas do veículo Avaliação técnica e financeira (investimento inicial, custos operacionais e aspectos técnicos) Escolha A escolha correta dos equipamentos

34 PBT - Tara = Carga Líquida PBT = Chassi com cabina + equipamento (carroceria) + carga líquida PBT = Tara + carga Líquida Tara = Chassi com cabina + equipamento (carroceria) PBTC = Peso Bruto Total Combinado, é o peso total do veiculo ( lotação ) considerando o peso do veículo a vazio + equipamento + carga, é calculado ou medido nos veículos que possuem combinações de composição através de 5a. Roda ou engates, considerando sempre o numero de eixos do conjunto CVC. CMT = Capacidade Máxima de Tração, que é o Peso Bruto Total Máximo que o veículo trator pode tracionar tecnicamente (definido pelo fabricante) Tipos de Veículo

35 Toco kg6.000 kg Comprimento máximo legal = 14m Tipos de Veículo VUC – Veículo Urbano de Carga Carga líquida de kg mm mm

36 Tipos de Veículo Maior capacidade no transportes de mercadorias; Melhor operacionalização de operações em longa distância; Menor custo por km/rodado. Formado por dois elementos, um caminhão plataforma de 3 eixos e um reboque de dois eixos. PBTC (tara + carga) = 45 toneladas Comprimento de 19,8 metros

37 Centro de Distribuição Pensar o equipamento, por que? NORTE NORDESTE CENTRO OESTE SUL SUDESTE CD Vencer longas distancias e divide-se para entrega urbana SSA Desmembra o equipamento

38 Baú Intercambiável Permite operação com menos caminhões (redução investimento). Carga no CD e descarga na loja simultaneamente.

39 Baú Intercambiável - Europa

40 Vantagens Reduz investimentos (1 caminhão e vários baús) Reduz hora de veículo parado para carga/descarga Permite operações fora de horário de trabalho habitual Aumento significativo da produtividade Baú Intercambiável

41 Investimentos *Valor tabela FIPE MBB1718 Investimento: 3 caminhões – R$ ,00* 3 Baús - R$ ,00 Total - R$ ,00

42 Investimentos *Valor tabela FIPE MBB1718 Investimento: 1 caminhão – R$ ,00 3 Baús - R$ ,00 Total - R$ ,00

43 Baú Intercambiável

44 Operação OUTBOUND - tradicional Operação Tradicional Caminhão aguarda carga e descarga Motorista aguarda carga e descarga Caminhão não pode realizar outra atividade CD

45 Operação OUTBOUND – Baú intercambiável Operação com intercambiabilidade Caminhão não necessita aguardar carga e descarga Motorista não necessita aguardar carga e descarga Outras atividades podem ser realizadas simultaneamente

46 Agenda Planejamento de Transporte Equipamentos O Varejo Atual Planejamento de Entregas Nível de serviço e custos Custo do Transporte – um breve panorama A importância da Atividade de transporte I N O V A Ç A O Práticas Colaborativas

47 Cobertura Geográfica Funções Básicas Funções Básicas Logística Integrada Logística Integrada Supply Chain Supply Chain Logística Global Logística Global Logística Virtual E-Logistics Logística Reversa Logística Colaborativa Logística Virtual E-Logistics Logística Reversa Logística Colaborativa Futuro 2000s 1990s Funções / Impactos 1950s s 1970s 1980s A Expansão do Escopo da Logística

48 Conceito Integrar rotas com fluxos inversos para maior aproveitamento do veículo, gerando redução no valor de frete através do compartilhamento. Objetivo / Desafio do Projeto A partir do conceito de Logística Compartilhada, buscar empresas que queiram e possam gerar sinergias, resultando em redução de custo e melhora no nível de serviço; Sinergia Inbound/Outbound

49 Fonte: Reverse Logistics Executive Council Barreiras para uma Efetiva Logística Reversa / Sinergia

50 Usar a CRIATIVIDADE e não temer DESAFIOS !!! Nossas ATITUDES no dia-a-dia, fazem a DIFERENÇA. Seja alguém que faz a diferença

51 Perguntas

52 Muito obrigado.


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