A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono."— Transcrição da apresentação:

1 O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono Flávio Rodrigues Campos Débora Schuskel

2 Histórico A utilização dos softwares de pesquisa ocorreu a partir dos dados levantados na palestra ministrada pelo Prof. David Cavallo, membro do Mídia Lab (MIT) no dia 20/03/2007 na PUC-SP sobre o Projeto UCA

3 Coleta dos Dados Na ocasião elaborou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi distribuído antes do início do evento, visando captar o pensamento coletivo dos participantes acerca da influência do uso de computadores portáteis na Educação e em suas vidas.

4 Análise Para a análise das respostas colhidas no questionário, o grupo utilizou inicialmente um software de análise de dados qualitativos denominado Qualiquantisoft (1). A finalidade ao adotar essa ferramenta era conhecer a potencialidade deste software para a pesquisa qualitativa, por meio dos dados colhidos no questionário.

5 Por conta desse software, optou-se por adotar como estratégia metodológica inicial o Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, pois esta era a metodologia que alicerçava a ferramenta digital escolhida. Procurou-se, dessa forma, dar a pesquisa um enfoque quali-quantitativo, por meio da captação do pensamento coletivo dos participantes sobre o uso dos computadores portáteis.

6 O Discurso do Sujeito Coletivo - DSC é uma forma de produzir um discurso contemplando a fala direta de todos os envolvidos, ele é composto de pedaços dos discursos individuais. Para compor o DSC foi necessário categorizar as respostas dos sujeitos e observar cuidadosamente as idéias centrais, quando parecidas ou complementares à de outra resposta era realizada a devida correspondência. LEFÈVRE F; LEFÈVRE AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul, Educs 2005.

7 Idéia Central - BDiscurso do Sujeito Coletivo INSTRUMENTO DE ENSINO Os computadores portáteis influenciam na educação porque podem incluir e ajudar os alunos a partir dessa nova maneira de comunicação via internet. Com o auxilio dessa nova tecnologia, a comunicação e interação com o meio que nos rodeia é alterada, adaptando o conteúdo das mensagens de acordo com seus indivíduos. Com vontade política e formação os laptops poderão contribuir para a melhoria das aulas, do processo de ensino e aprendizagem, facilitando a interação entre alunos e professores, modificando a forma dos alunos fazerem pesquisa em seus trabalhos escolares. Seu uso reflete-se na própria dinâmica de sala de aula e conseqüentemente no meu papel enquanto educador. Porém, a mera utilização da máquina em si não resolve problema algum, caberá ao educador e a escola, aperfeiçoar a utilização dessas tecnologias, passando de um simples vídeo game para um poderoso instrumento ao professor, pois a utilização dos computadores portáteis transcende os muros da escola e o controle do professor. Acredito que com esse modelo pode ser possível aplicar as idéias de Freire e unir as escolas em produções coletivas, devido ao fenômeno da Web 2.0 e da economia de rede não monetário (produtos como linux que são desenvolvidos por milhares de pessoas sem motivação monetária).

8 CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva Posteriormente aos resultados da análise das respostas abertas do questionário por meio do software Qualiquantisoft, foi realizada uma nova análise, utilizando agora o software CHIC - Classificação Hierárquica Implicativa e Coercitiva – com intuito de averiguar os níveis de similaridade das idéias-centrais retiradas dos discursos desses sujeitos.

9 O software CHIC pode ser usado para identificar e visualizar semelhanças (dessemelhanças) e classes ou categorias de informações mapeadas em níveis de uma árvore hierárquica. [...] No mapeamento traçado pelo CHIC, o pesquisador desenvolve suas interpretações e significações construídas a partir de oposições ou aproximações, semelhanças, proximidades ou afastamentos, contradições ou repetições, que pela sua trajetória ou estrutura revelam as concepções profundas, mais autênticas dos indivíduos (Almeida, 2004, p.178).

10 Análise a partir do software CHIC O tratamento dos dados para essa nova análise foi realizado a partir do discurso do sujeito coletivo, resultado da análise efetuada por meio do software Qualiquantisoft. Após a leitura do DSC de cada categoria, o grupo criou novas sub-categorias as quais foram analisadas a fim de verificar, quantas vezes foram mencionadas pelos entrevistados. O resultado dessa análise foi contabilizado numa planilha do software Excel, e após serem salvos em arquivo.csv, foram inseridos no software CHIC para montagem de uma grande árvore de relações

11 Árvore produzida pelo CHIC

12 Após a montagem da grande árvore, iniciou-se a leitura das relações pelos ramos onde havia um maior índice de coesão e também pelos nós mais significativos. Essa primeira análise tomou como referência o DSC resultante do trabalho realizado com o software Qualiquantisoft, nela foram identificadas sete classes ou categorias. Cada uma dessas classes formou uma árvore menor num total de sete, foram analisadas individualmente e nomeadas da seguinte forma: instrumento de ensino/aprendizagem, motivação e aprendizagem, mobilidade, autonomia, acesso, produção de conhecimento e mudança no ensino e aprendizagem.

13 CLASSE 1 – Instrumento de ensino/aprendizagem As relações da árvore apontam que o Laptop é um recurso, uma ferramenta usada em sala de aula para facilitar o trabalho, estimulando os alunos a ler, e, sobretudo, incentiva o seu aprendizado. O que pode provocar no docente uma busca por formação para trabalhar com essa nova ferramenta.

14 CLASSE 2 - Motivação e aprendizagem Trata-se de uma ferramenta poderosa que pode contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Há uma relação entre a mudança da prática e o incentivo ao aprendizado em sala de aula, facilitando o trabalho diário.

15 Conclusão As análises realizadas por meio dos softwares Qualiquanti e CHIC revelaram convergências e completudes, apontando aspectos importantes com relação ao uso de computadores portáteis em educação e aparentemente não revelam nenhuma divergência. continua...

16 Todas as análises apontam o Laptop como uma ferramenta de ensino motivadora da aprendizagem, sem perder de vista as implicações estruturais e pedagógicas envolvidas nesse projeto. Todavia, o CHIC indica que esse movimento gera no professor, a busca por formação. A importância da formação para o uso dessa tecnologia já foi apontada em outras pesquisas (Almeida, 2004; Caniz, 2006) e esse dado enfatiza mais uma vez essa premente e imprescindível necessidade.

17 ALGUMAS REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Editora Articulação, LEFÈVRE F; LEFÈVRE AMC. O Discurso do Sujeito Coletivo. Um novo enfoque em pesquisa qualitativa (Desdobramentos). Caxias do Sul, Educs Software, versão 1.3C, desenvolvido pela empresa SPI – Sales & Paschoal Informática, tendo como base a Teoria do Discurso do Sujeito Coletivo (Lefréve, F. e Lefréve, A. M. C, 2003). Link: Software CHIC – Informações em: Acesso em: 15/09/2008.

18 OBRIGADO!


Carregar ppt "O estudo dos softwares de pesquisa Qualiquanti e CHIC por meio das análises das opiniões do Projeto UCA Marco Antonio de Jesus Machado Arnaldo Turuo Ono."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google