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Grupo 5: Paulo Marques Rafael Ribeiro Rodrigo Borges Rodrigo Prieto

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Apresentação em tema: "Grupo 5: Paulo Marques Rafael Ribeiro Rodrigo Borges Rodrigo Prieto"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo 5: Paulo Marques Rafael Ribeiro Rodrigo Borges Rodrigo Prieto
PROJETO DE COMPETITIVIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Grupo 5: Paulo Marques Rafael Ribeiro Rodrigo Borges Rodrigo Prieto Ricardo Rocha

2 Introdução História: 1990 – Klick é fundada pelos principais sócios da Klabin e rede Drogasil. 1994 – Grande sucesso com o lançamento do Atlas Mundial The Times juntamente com a Folha de São Paulo 1994 –Acordo com o grupo “O Estado de São Paulo” para desenvolver as promoções dos jornais “O Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde” Desenvolvimento de projetos editoriais promocionais – Guia de Viagem Esso, Guia de Estilo para a Visa, entre outros. 2003 – Desenvolvimento da Enciclopédia Show do Milhão. 2004 – Saída do Diretor Geral da Klick Editora. Ele se associou a Sol90 uma das maiores editoras da Espanha, criando a Gold Editora. Dessa maneira depois de um acordo com os sócios da Klick, a Klick Editora passou as oerações para a Gold Editora. 2005 – Intensificam os projetos com os jornais. 2006 – Os projetos com o mercado promocional voltam a ser retomados. Principais Trabalhos: Coleção Paulo Coelho, Atlas Mundial The Times, Coleção Help!, Revista Semanal Lição de Casa, Clássicos da Literatura e Dicionário das Profissões Clientes (porcentagem do faturamento): Jornais e Revistas (80%) Promocionais (15%) Institucional (5%) Missão: Prestação de serviços editoriais, soluções de comunicação e soluções promocionais.

3 Análise SWOT Conclusão:
Forças Parcerias com jornais de grande circulação: Zero Hora (RS), Estado de São Paulo (SP); Diário de São Paulo (SP), O Globo (RJ), Extra (RJ) e Gazeta do Povo (PR); Responsável pela tarefa de maior valor agregado na cadeia de produção (criação e planejamento); Detém experiência e Know How no segmento de produtos promocionados; Atuação focada em soluções completas de projetos de comunicação editorial; Fidelidade no relacionamento com fornecedores. Oportunidades Expansão da atuação no segmento de mídia eletrônica; Ampliação dos clientes institucionais; Criação de parcerias nacionais e internacionais na busca de novos produtos para o mercado brasileiro; Expansão para mercados de outros estados brasileiros; A tendência dos clientes em alavancar vendas através de promoções é cada vez maior. Ameaças Concorrentes que possuem soluções padrão podem obter vantagem no custo e confiabilidade da solução; Impacto direto no negócio da empresa devido redução de custos do cliente; Expansão da linha de produtos dos grande editores (Abril/Globo); Sazonalidade de vendas e serviços; Crescimento da utilização da mídia eletrônica. Fraquezas Atuação limitada ao eixo sul-sudeste; Receita concentrada em poucos clientes (80% faturamento) Grande dependência de terceiros na execução do processo de produção (gráficas, gravadoras, duplicadoras e embalagens); Conclusão: O faturamento da Gold está concentrado em poucos clientes, no mesmo segmento (jornais/revistas) e região (S/SD). Além disso, a natureza do negócio é extremamente vulnerável a novos entrantes, o que tornam Know-How e o relacionamento com clientes/fornecedores seus fatores de diferenciação. Para diminuir sua vulnerabilidade e fortalecer sua posição na rede de valor, a empresa deve criar novos diferenciais ao serviço prestado além de expandir sua área de atuação.

4 Identificação e Análise das Forças Competitivas
Poder dos Fornecedores Ocupam lugares importantes na cadeia de produção (produção e distribuição); Podem ser facilmente substituídos; Ameaça de Produtos Substitutos Novos projetos/idéias (editoras); Grandes Contratos (duradouros) garantem estabilidade; Poder dos Clientes Poucos clientes responsáveis por grande parte do faturamento (poder de barganha); Pouca fidelização por parte dos clientes. Posicionamento das Empresas Rivais Levam vantagem competitiva aquelas com foco em produto específico; Tendência de Insourcing nos clientes. Barreiras a Novos Entrantes Vulnerabilidade a novos entrantes; Novos players com boas idéias podem ganhar espaço no mercado. Conclusão: O segmento de serviços editoriais ainda é pouco explorado no Brasil, o que acaba fortalecendo a posição competitiva da Gold no mercado. Por outro lado, a criação de áreas de suporte nos próprios clientes vêm reduzindo a terceirização deste tipo de serviço. Os fornecedores também estão em posição delicada, pois a oferta neste segmento é muito grande e seus serviços são pressionados pelo valor agregado ao produto final e custo.

5 Identificação e Análise da Cadeia de Valores
Infra-estrutura: Escritório de projetos e criação em São Paulo. Recursos Humanos: 3 funcionários próprios: Diretor + secretária (adm)+ Contador (financeiro) Prospecção de novos negócios através de empresa parceira Produção: terceirizada por PJs que atendem à Gold em 99% do tempo Atividades de Apoio Margem: 30% Desenvolvimento Tecnológico: Ferramentas gráficas na plataforma Machintoch ou PC provenientes dos terceiros para criação dos produtos. Controle de Qualidade: somente fornecedores previamente classificados participam de concorrência para prestação de serviços. Fornecedores específicos para cada tipo de produção e volumes. Planejamento Direcionamento de Pesquisas de Freqüência Elaboração de Cronograma Criação Conceito do Produto Estratégia de Comunicação Produção Editorial Arte Design Editoração Conteúdo Revisão Produção Gráfica Marketing & Vendas Consultores de Vendas e Novos Negócios Prospecção de Mercado Pós-Vendas Acompanhamento dos resultados obtidos Atividades Primárias Margem: 30% Conclusão: A Gold Editora possui uma estrutura enxuta que privilegia a tomada rápida de decisões, devido a característica dinâmica do seu negócio de atuação. Porém., como não controla diretamente algumas de suas atividades primárias, como produção e marketing, a empresa se torna muito dependente de seus fornecedores, com relação a garantia de prazos, qualidade e logística, aumentando a responsabilidade na definição destes parceiros.

6 Análise do Sistema de Valores
Gráficas Transportadoras Gravadoras Armazenagem Parceiros de Criação Cliente Final Consultores Tributários Duplicadoras Tráfego Alfandegário Embalagens Produção Editorial Produção Industrial Logística Conclusão: A Gold está em uma posição estratégica no sistema de valores, já que o processo criativo possui alto valor agregado. Como ponto negativo, o fluxo produtivo não é fixo, ou seja, alteram-se com constância os intermediários de produção industrial e logística, enfraquecendo assim a cadeia.

7 Análise da Posição Competitiva
x x x x x x x x x x x x x Conclusão: A Gold possui poucos concorrentes no setor de mídia impressa (jornais), principalmente no que se refere a produtos editoriais com alto valor agregado (conteúdo), setor onde ela deve consolidar sua liderança. Nenhuma das empresas atua fortemente no ramo promocional e institucional o que representa uma oportunidade para novos negócios e diversificação.

8 Definição da Estratégia Competitiva e Plano de Ação
Estratégia: “ Crescer para consolidar”, através da: Expansão da base de clientes (jornais) Ampliação da participação de clientes institucionais Cronograma de ações:

9 Conclusões Impactos Previstos: Fatores Críticos de Sucesso:
Diminuir a concentração de receita; Aumentar faturamento e lucro; Aumentar Market Share; Criar maior exposição da empresa perante o mercado; Estreitar relacionamento com fornecedores e clientes. Fatores Críticos de Sucesso: Fidelizar clientes nas regiões Nordeste e Centro-Oeste; Conseguir criar valor ao Cliente Institucional com ofertas de maior valor agregado a empresa. Barreiras a Execução do Plano: Certificação que o potencial mercado não é propício ao modelo de negócio proposto; Não conseguir praticar as ofertas aos potenciais Clientes Instituicionais com os preços e margens já praticadas. 1 Que rumo a empresa deve tomar? Expandir a base de clientes (jornais). 2 Como buscar a competitividade? Ampliando a participação em mercado de maior valor agregado. 3 Como promover a qualidade? Elevando o nível de gerenciamento sobre a mão de obra terceirizada. 4 Como estimular a inovação? Utilizando o Benchmarking do mercado internacional. 5 Como garantir a sustentabilidade? Expandindo o modelo de negócios para outras regiões. 6 Como buscar a lucratividade? Desenvolvendo produtos voltado para o mercado Instituicional (maior valor agregado). 7 Como promover a conectividade? Através da fidelização dos componentes da cadeia de valor. 8 Como sincronizar os processos? Estreitando relacionamento com fornecedores e clientes. 9 Como gerenciar os projetos? Definindo prioridades e revisando cronograma no médio prazo. 10 Como gerenciar o desempenho Monitorando as estapas concluídas com o palnejamento realizado.


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