A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REABILITAÇÃO CARDÍACA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REABILITAÇÃO CARDÍACA"— Transcrição da apresentação:

1 REABILITAÇÃO CARDÍACA
Bernard silva kyt Medicina esportiva

2 Conceito Segundo a OMS, a reabilitação cardíaca é uma somatória de atividades que proporcionem fazer com que o individuo tenha uma vida social, laborativa, física e produtiva dentro da sociedade. Multidisciplinar. Exercício físico é a pedra fundamental.

3 Benefício do exercício físico
Exercício aeróbio: A) FC menor no repouso e em exercícios realizados em carga submáxima de trabalho. B) PA diminui durante o treinamento físico no repouso e no exercício submáximo.

4 Benefício do exercício físico
Exercício aeróbio: C) consumo de oxigênio( vo2 máximo) aumenta, ou seja Vo2máx= DC x d(A-V) O2. D) Função ventricular – para a mesma intensidade do esforço submáximo, o individuo treinado apresenta o mesmo DC, as custas de um Volume sistólico maior e uma FC menor.

5 Benefícios do exercício físico
Exercício aeróbio: E) metabolismo: aumento da densidade capilar, da ação enzimática, estrutura protéica miofibrilar. Tudo isso permite que o indivíduo suporte cargas submáximas maiores por mais tempo, retardando a fadiga e acidose.

6 Benefícios do exercício físico
Exercício de força:

7 Indicações para reabilitação cardíaca
Insuficiência cardíaca. Revascularização percutânea. Transplante cardíaco. Valvopatias. DAC.

8 Estratificação do risco cardiovascular

9 Contra indicações Angina instável. ICC descompensada.
Arritmias sem controle.

10 Intensidade do exercício
Segundo o American College of Sports Medicine: 70 a 90% da FC em um teste sintomático limitante. Isso equivale a 60 a 80% do Vo2 de pico. Subestima se 15% a FC alvo de treinamento.

11 Intensidade do exercício
1. 60 a 85 % da FC atingida no teste 2. Fórmula de Karvonen - FCT=FCR + (FCP-FCR) x 0,60 a 0,85 3. MET (3,5 ml/kg/min.) 4. Escala de Borg. 5. Dosagem de lactato. 6. Teste cardiopulmonar.

12 MÉTODO DE KARVONEN FCT = FCR + (FCM-FCR) X 0,60 A 0,85 • Exemplo:
- FC Máxima: 180 BPM. - FC Repouso: 60 BPM. (FCM – FCR) x 0,6 = (180 – 60) X 0,6 = 72 FCR= 60 FCT= = 132 BPM. FCT = 120 X 0,85 = = 162 BPM

13 Unidades metabólicas MET: metabolismo basal de um indivíduo em
Repouso. 1 MET = 3,5 ml/kg/min de consumo de O2; Determina-se pela quantidade de MET que o indivíduo pode dispor para os exercícios. Soma-se o número de MET alcançados no TE a 60 obtendo-se um valor percentual que multiplica-se novamente pelo número de MET máximo do TE.

14 Tabela de gasto energético

15 Escala de Borg Escala de percepção subjetiva do cansaço;
Escore de 6 a 20; Boa correlação com freqüência cardíaca; Eficaz para aqueles em uso de drogas cronotrópicas negativas; Esforço percebido em 12 a 13 corresponde a 60% da FC máxima;

16 Escala de Borg

17 Teste cardiopulmonar

18 Teste cardiopulmonar Teste realizado em bicicleta ergométrica com incrementos de carga de 25 w a cada 5 minutos, ou em esteira segundo protocolos padrão ou rampa. • Determinação da capacidade funcional máxima ou de pico (VO2 máximo ou pico) e limiares ventilatórios 1 e 2 obtidos durante esforço físico programado através da análise dos gases expirados. • Determina-se maior intensidade relativa de esforço (% VO2 máx e faixa de FC correspondente) imediatamente abaixo do limiar anaeróbico.

19 FASES DA REABILITAÇÃO CARDÍACA
São dividas em 4 fases. Primeira fase: Ocorre em internamento hospitalar. Cinesioterapia respiratória, mobilização articular, exercícios dinâmicos coordenados com a respiração. PACIENTE DEVE ESTAR COMPENSADO

20 FASES DA REABILITAÇÃO CARDÍACA
Feita em ambulatório. Estratifica- se o risco comprova de esforço e programação de exercício terapêutico, sob avaliação clínica e monitorização eletrocardiográfica. Pode ser iniciada 24 h após a alta hospitalar. Duração média de 3 a 6 meses.

21 FASES DA REABILITAÇÃO CARDÍACA
Realiza-se em domicílio ou ambulatoriamente com supervisão direta de um profissional de educação física. Objetiva evitar a progressão da enfermidade e ocorrência de eventos cardiovasculares. A duração varia de 6 a 24 meses.

22 FASES DA REABILITAÇÃO CARDÍACA
Longo prazo, sem data definida. Avaliações que não devem passar de 1 ano. Não necessita de supervisão de rotina. Qualidade de vida e controle de fatores de risco.

23 Reabilitação cardíaca
Aquecimento de 5 a 10 minutos. Condicionamento por cerca de 20 a 40 minutos: A) Aeróbio. B) Resistido. Relaxamento de 5 a 10minutos.


Carregar ppt "REABILITAÇÃO CARDÍACA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google