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O educador na pós-modernidade. Aluna: Adriane Gallo Alcantara da Silva Telessala de Rio Negro/PR.

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1 O educador na pós-modernidade. Aluna: Adriane Gallo Alcantara da Silva Telessala de Rio Negro/PR

2 “... É entusiasmante pensar que a natureza humana será sempre melhor desenvolvida e aprimorada pela educação.” (Kant, 1996)

3 Introdução APRESENTAÇÃO DO TEMA. A instrução no conceito moderno de cidadania. O envolvimento do professor no processo de formação continuada. Ensinar e aprender são fatores interligados no processo de aprendizagem.

4 Problema. O ato de instruir é uma atividade social que vem se constituindo progressivamente, numa dimensão integrante da cultura da modernidade, sem falar de seus importantes impactos sobre a economia e os demais aspectos da vida coletiva. Baseando-se nesta afirmação pergunta-se: -Qual o papel do professor atualmente? -O que é ser um professor?

5 Objetivos: -Buscar conceitos sobre a formação continuada. - Identificar a visão dos autores sobre a profissionalização docente e a identidade do professor na pós-modernidade.

6 Fundamentação teórica 1)Ofício do professor no mundo. A importância da presença do professor. Ex: Tribos, China, Roma. Educação Liberal – século XV condena métodos bárbaros. Século XIX – Formação do indivíduo e formação da justiça social. Século XX – Avanços da Psicologia Infantil.

7 2) Ofício do professor no Brasil A educação baseada na hierarquia e na religião. Primeira faculdade inaugurada pela corte portuguesa. Revista auxilia na identidade profissional docente. Lei de Diretrizes e Bases – 1961. A necessidade do ensino superior- Lei 5692. A Constituição de 1988 traz novas esperanças.

8 3) O educador na pós-modernidade. O educador é hoje o encarregado de formar a consciência moral e social das crianças, tarefa antes de responsabilidade da família. E aí fica complicado, porque os valores já não são únicos. (Savater in Nova Escola, 2002). O que é ser um bom professor? A escola e o professor perfeito.

9 Se a escola mudou, os alunos também. O jovem de hoje é mais curioso do que o de antigamente, não desinteressado como muitos dizem. Por ser menos ingênuo, ele questiona o professor. A maior oferta de informação também faz com que ele crie um percurso próprio na aquisição do conhecimento. ( Pozo, 2003) A necessidade da formação continuada para atender diversas realidade.

10 A formação centrada na escola tem como foco do processo “ação-reflexão-ação”, como uma unidade básica de mudança, desenvolvimento e melhoria. ( Imbernón, 2006,p. 80) Refletir sobre a prática pedagógica nos permite buscar novos caminhos de ação.

11 Conclusão. Ser professor é buscar constantemente novos conhecimentos que levarão a reflexão da sua prática educativa, permitindo a construção de outros saberes.

12 Referencial teórico Revista Nova Escola, abril de 2003. Revista Nova Escola, junho de 2002. Imbernón, F.Formação docente e profissional : Formar- se para a mudança e a incerteza. Ed. Cortez, 2006. Tardif, M. O trabalho docente.Ed. Vozes,2005.


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