A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasília, 10 de novembro de 2006

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasília, 10 de novembro de 2006"— Transcrição da apresentação:

1 Brasília, 10 de novembro de 2006
Educação Corporativa Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Tecnologia Industrial Brasília, 10 de novembro de 2006  Kira Tarapanoff, PhD Pesquisadora Visitante Departamento de Articulação Tecnológica

2 Sumário 2. Corporações como Educadoras;
1. Conhecimento e Desenvolvimento; 2. Corporações como Educadoras; 3. Conceito e desenvolvimento das UCs; 4. Evolução das Ucs; 5. Universidade Corporativa e Estratégia; 6. Estratégia, Conhecimento e Aprendizagem; 7. Educação corporativa setorial.

3 Conhecimento e Desenvolvimento
Conhecimento e informação são elementos cruciais em todos os modos de desenvolvimento, visto que o processo produtivo sempre se baseia em algum grau de conhecimento e no processamento da informação . Fonte: (Castells, 1999, p.35).

4 Conhecimento e Desenvolvimento
A maior arma para a sobrevivência das organizações nesta época de competitividade e inovação, é a sua capacidade de aprendizagem e, sobretudo, de criar novos conhecimentos.

5 Conhecimento e Desenvolvimento
Para que isto ocorra é necessário que as organizações e seus funcionários “ aprendam a aprender”.

6 Corporações assumiram como Educadoras
Rápida obsolescência do conhecimento formalmente adquirido; necessidade de aprendizado e reciclagem contínuos nas empresas diante da dinâmica do mercado; necessidade de adquirir competências específicas.

7 Corporações como Educadoras
Desde o seu início, refletiam um engajamento claro da indústria com a educação de seus empregados – o tipo de educação que pode manter a competitividade da empresa .

8 Corporações como Educadoras
As universidades corporativas marcaram a chegada da educação continuada, a cargo das maiores interessadas – as empresas que sabem que educação gera competência. Fonte: (ÉBOLI, 2004, p.68).

9 Corporações como Educadoras
Nos Estados Unidos, berço da UC, desenvolveram-se a partir dos anos 1950, geralmente junto ao departamento de T&D - denominadas Colégios, Institutos e Academias de Aprendizagem, e mais tarde Universidades Corporativas.

10 O Primeiro caso de sucesso
É creditado a General Eletric de Crotonville, New Jersey, o estabelecimento da primeira universidade corporativa, em Mas, a GM já tinha UC em

11 Corporações como Educadoras
No início elas eram pouco mais do que centros destinados a melhorar as habilidades dos seus técnicos. Este status quo permaneceu até os anos 80.

12 Corporações como Educadoras Níveis
Somente treinamento;   Treinamento mais desenvolvimento gerencial e/ou executivo;    Oferta de cursos com crédito acadêmico;    Oferta de cursos que levam efetivamente ao grau acadêmico. Fonte: (ALLEN, 2002, p.4)

13 Evolução das Universidades Corporativas - EUA
ANO NUMEROS DE INSTITUIÇÕES 1988 1988 400 400 1995 1995 800 800 1997 1997 1.200 1.200 2000 2000 1.600 1.600 2001 2001 Mais de 2000 2000

14 Evolução das Universidades Corporativas Européias (Total + ou - 100)
Pais Nº de Universidades Criação Exemplos França 30 Década de 80 CapGeminy Ernst &Young; Thales, Axa; France Telecom; LUMH Group Alemanha 12 1989 – 1990 Bertlsman; Daimler Chrysler; Deutsche Bank;, Lufthansa; Siemens;, Messer Group. Inglaterra Meados de 1990 Unipart; British Stell (Corus); University For Lloyds; British Aerospace (BAE Systems). Rússia +/- 2 Gazprom, Alfabank Itália Espanha Fiat; TIM Agbar; Unión Fenosa, Endesa Suécia Finlândia Dinamarca Holanda +/- 5 cada 1990 Skandia; Volvo ISS Shell, Heineken Bélgica, Portugal, Polônia, Romênia, Hungria, República Checa, Eslováquia - Nenhuma Fonte:(adaptado de Renaud – Coulon, 2002, p. 222)

15 Evolução das Universidades Corporativas América Latina
Pais Numero de Universidades Criação Exemplos Argentina Argentina 2 2 2000 2000 Techint Techint ; Universidad del ; Universidad del Hamb Hamb ú ú rguer rguer Brasil 100 100 1985 -; com maior intensidade em 2000- 1985 - TV Globo ; ; Accor Accor , Albert , Albert Einstain Einstain ; Petrobr ; Petrobr á á s; s; Xerox ; Banco do Brasil; CEF; CEF; Embratel Embratel ; ; Kraff Kraff Foods Foods ; ; Natura Natura ; Sadia; ; Sadia; Siemens Siemens ; ; Volkswagen Volkswagen ; ; M M é é xico xico 2000 2000 Cemex, Telmex Cemex Venezuela Venezuela 1995 1995 Centro Internacional de Centro Internacional de Educaci Educaci ó ó n n y y Desarrollo Desarrollo ( ( PDVSA/Cied PDVSA/Cied ) ) Fonte: (Adaptado de Éboli, 2004, p )

16 Universidade Corporativa e Estratégia
O que torna uma universidade corporativa, corporativa, é a sua ligação com a estratégia de sua empresa.

17 Novo ciclo da Educação Corporativa
Corporações de alta tecnologia, com investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, deram início a um novo ciclo de desenvolvimento para as universidades corporativas. Ex.: Universidade Motorola, fundada em

18 Educação Corporativa Conceito
Conjunto de subestruturas organizacionais capazes de empreender um vigoroso processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, consoante com a visão e missão da empresa.

19 Estágios de Desenvolvimento da Educação Corporativa
Operacional Tática Estratégica Papel da Universidade Corporativa Departamento de Treinamento Intensivo Espinha Dorsal do Conhecimento Fábrica do Conhecimento Objetivos Eficiência Alinhamento Vantagem Competitiva Relação à Estratégia Indireta e reativa Direta e Reativa Direta e Pró – ativa Atividade Principal Juntando as atividades educacionais corporativas Desenvolvendo programas de educação corporativa para a estratégia corporativa Moldando e desenvolvendo estratégia por meio da educação e da pesquisa Fonte:( Rademaker e Huizinga, 2000).

20 Níveis de desenvolvimento estratégico
1º Caso: Reforçar e perpetuar o comportamento (cidadania corporativa) – Exemplos: Boticário, McDonald´s, Natura, Disney.

21 Níveis de desenvolvimento estratégico
2º Caso: Gerenciar mudanças –induzir e promover iniciativas de mudança organizacional. Exemplos: Banco do Brasil, Petrobrás, TV Globo.

22 Níveis de desenvolvimento estratégico
3º Caso: Direcionar e moldar a organização - universidade corporativa como força-motriz moldando direcionamentos futuros. Exemplos: Embraer; General Eletric (USA); Motorola (USA), Cap and Gemini Ernst & Young.

23 Níveis de desenvolvimento estratégico Caso de sucesso
Criada nos anos 90 a Cap Gemini Ernst & Young University (França), no ano de 2000, foi agraciada com o prêmio European Excellence Award, pela Corporate University Xchange, CUX .

24 Níveis de desenvolvimento estratégico Caso de sucesso - características
alinhamento com as estratégias organizacionais; desenvolvimento de alianças estratégicas com universidades; Utilização de tecnologias para criar um ambiente de aprendizado contínuo; marketing inovador e técnicas de excelência.

25 Estratégia e competências
Do ponto de vista estratégico, os conhecimentos que a organização possui são a sua principal vantagem competitiva. Fonte: Nonaka, Takeuchi; Umemoto, 1996.

26 Estratégia e competências
A empresa visa aperfeiçoar as competências de seu staff, empregados e relacionamentos (fornecedores, parceiros), necessárias para o desenvolvimento de suas estratégias.

27 Estratégia e competências
O objetivo principal de uma universidade corporativa é o desenvolvimento e a instalação de competências profissionais, técnicas e gerenciais consideradas essenciais para a viabilização das estratégias negociais. Fonte: (Meister, 1998).

28 Estratégia e competências pré-requisitos para a UC
Desenvolver as competências críticas; Privilegiar o aprendizado organizacional, fortalecer a cultura corporativa; Concentrar-se nas necessidades dos negócios; Dirigido ao público interno e externo ( funcionários, clientes, fornecedores e comunidade); Múltiplas formas de aprendizagem; Sistemas efetivos de avaliação (ROI). Fonte: (Fleury e Oliveira Jr., 2001)

29 Conhecimento e Aprendizado
Criar a competência de gerir a informação, o conhecimento e a aprendizagem organizacional, é crucial para a competitividade das empresas.

30 U.C e Gestão do Conhecimento
Uma forma de criar esta capacidade, integra quatro componentes: sistemas de conhecimento e processos; redes e parcerias; sistemas para pessoas; e processos de aprendizado. Fonte: (Prince & Beaver, p ).

31 O processo de Gestão do Conhecimento e Aprendizado Organizacional

32 UC e Gestão do Conhecimento Caso de Sucesso da Motorola
Strategic learning organization; Objetivo - agente catalisador de mudança; - visa transformar as intenções estratégicas da firma em ação, por meio da gestão do conhecimento e do aprendizado,.

33 UC e Gestão do Conhecimento Caso de Sucesso da Motorola
Visa causar impacto a todos os membros da “família” Motorola, bem como a todas as partes envolvidas nas estratégias de negócios da organização. clientes, fornecedores, unidades de negócios e parceiros.

34 UC e Gestão do Conhecimento Caso de Sucesso da Motorola
Universidade que transforma e implanta as estratégias empresariais, por meio da gestão do conhecimento e de seu “Aprendizado Ação”, capaz de transformar intenções estratégicas em ações concretas.

35 Modelo de Aprendizado da Motorola

36 Educação corporativa setorial tendências para micro e pequenas empresas
Educação para setores de atividades específicas ou para determinadas categorias profissionais.

37 Educação corporativa setorial tendências para micro e pequenas empresas
Promovidas por associações , sindicatos ou organizações não governamentais, que realizam parcerias, envolvendo universidades ou institutos que têm competência para agregar valor aos programas educacionais.

38 Educação corporativa setorial tendências para micro e pequenas empresas
Uma das grandes tendências do futuro nos treinamentos corporativos é a incorporação de créditos académicos às iniciativas de treinamentos organizacionais específicos.

39 Educação corporativa setorial tendências para micro e pequenas empresas
Objetivo – formar profissionais com perfil de competências exigido pelo setor e também promover a gestão do conhecimento setorial (geração, assimilação, divulgação e aplicação), mediante a realização de pesquisas e prestação de serviços. Fonte: (Éboli, 2004).

40 Educação corporativa setorial exemplos
Educação corporativa do Senac – SP; Rede estratégica das UCs criada pela Confederação Nacional das Indústrias - CNI /IEL/SESI/SENAI; UniDistribuição – do ABGroup com apoio das: Associação Brasileira de Supermercados (Abras); Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores; Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos; Associação Nacional do Transporte de Cargas; Universidade Virtual do SESI (UniSesi); Universidade Abramge - Associação Brasileira de Medicina em Grupo; Universidade Corporativa da Paraíba (Ucip) - relacionada à implantação de serviços de inovação, educação e/ou formação voltada para o setor produtivo da Paraíba e Região Nordeste.

41 Referências ALLEN, M., (Ed.) Corporate University Handbook; designing, managing, and growing a sucessful program. New York: Amacon, 2002 CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede.2.ed. Trad. De Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Ed. Paz e Terra, (A era da informação: Economia, Sociedade e Cultura, v.I). ÉBOLi, Marisa. Educação Corporativa no Brasil; mitos e verdades. São Paulo: Editora Gente, 2004. FLEURY, Maria Tereza Leme;OLIVEIRA Jr., Moacir Miranda. Gestão estratégica do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2001. McCARTHY, T. The Corporate University as a strategic lever: integrating the strategic objectives of the firm with the desired outcomes of the corporate university. In: ALLEN, M., (Ed.). Corporate University Handbook; designing, managing, and growing a sucessful program. New York: Amacon, Chap 4, p MEISTER, Jeanne C. Corporate Universities; lessons in building a world-class work force. Rev. and updated edition. New York: McGraw Hill, 1998. NONAKA, I., TAKEUCHI, H. e UMEMOTO, K.. A theory of organizational knowledge creation. International Journal of Technology Management, Special Issue on Unlearning and Learning for Technological Innovation, v.11, n.7/8, p , 1996. RADEMAKERS, M & HUIZINGA, N. How strategic is your Corporate University? The New Corporate University Review, Nov./Dec.2000. RENAUD-COULON, A. Corporate Universities in Europe. In: ALLEN, M., ed. The Corporate University Handbook. New York: AMACON, Chap. 11, p RENAUD-COULON, A. Corporate Universities, Corporate Institutes; International Evaluation and Comparison. English Version. Washington: Corporate University Enterprise, February 2002.

42 Obrigada pela atenção!


Carregar ppt "Brasília, 10 de novembro de 2006"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google