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Teorias da Motivação O processo Motivacional

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Apresentação em tema: "Teorias da Motivação O processo Motivacional"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias da Motivação O processo Motivacional
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner Aula 1 Av de Desempenho

2 Aula 1 Av de Desempenho

3 Taylor Administração Científica
A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico  na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. Aula 1 Av de Desempenho

4 Princípio de planejamento.
Substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos, sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução. Princípio de preparo dos trabalhadores.  Selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida. Princípio de controle. Controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta. Princípio da execução.  Distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível. Aula 1 Av de Desempenho

5 Elton Mayo Teoria das Relações Humanas
Cientista social, australiano,  Elton Mayo  é considerado o fundador do movimento das Relações Humanas, que se opôs aos princípios do trabalho de Taylor. Como professor e diretor de pesquisas da Escola de Administração de Empresas de Hardvard, Mayo dirigiu o projeto de pesquisa da fábrica de Hawthorne, entre 1927 e 1932. Aula 1 Av de Desempenho

6 Através das experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927 na fábrica ‘’ Westerm Electric Company’’, que produz equipamentos telefônicos, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista. Para Mayo a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. O comportamento tradicional é visto sob a óptica de um objetivo social positivo. A felicidade individual, o crescimento e a saúde da sociedade dependem da existência de um sentido de ‘’função social’’ do indivíduo. Para Mayo, o conflito é uma chaga social e a cooperação é o bem estar social, exceto as formas de cooperação apoiadas por meios políticos; como as negociações coletivas, que na verdade não são cooperações. Quando cada indivíduo possui o senso de função social e responsabilidade, a sociedade torna-se um organismo social sadio, A cooperação, quando é assegurada, integra os objetivos individuais aos coletivos. Os administradores industriais devem organizar essa cooperação, pois os operários apenas cooperam quando aceitam os objetivos da administração. Aula 1 Av de Desempenho

7 Teoria de Maslow Aula 1 Av de Desempenho

8 Aula 1 Av de Desempenho

9 Douglas McGregor Teoria X e Y
Em administração, a teoria X e a teoria Y são correntes de pensamentos opostas que teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma empresa.  Idealizada por Douglas McGregor na década de 1960 é uma das mais conhecidas teorias na área de gestão de recursos humanos. Aula 1 Av de Desempenho

10 Aula 1 Av de Desempenho

11 Frederick Irving Herzberg Teoria dos dois fatores
Aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. Nesta teoria Herzberg afirmava que: A satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo, são os chamados "fatores motivadores"; A insatisfação no cargo é função do ambiente, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades) são os chamados "fatores higiênicos". Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais. Aula 1 Av de Desempenho

12 Aula 1 Av de Desempenho

13 Aula 1 Av de Desempenho

14 Sistemas de Administração de Likert
Partindo do pressuposto de que a ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, sendo um processo relativo, pois depende de inúmeras variáveis, Likert propõe um esquema em que quatro variáveis são consideradas: Processo decisório, Sistema de comunicação, Relacionamento interpessoal Sistema de recompensas. Aula 1 Av de Desempenho

15 Skinner Teoria do Reforço
Segundo a Teoria do Reforço, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as ações não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e informado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres. Aula 1 Av de Desempenho


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