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DESAFIOS ATUAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

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Apresentação em tema: "DESAFIOS ATUAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS ATUAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO
DESAFIOS ATUAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO

2 ÍNDICE Introdução 2 Conceito de Internacionalização 5
ÍNDICE Introdução 2 Conceito de Internacionalização 5 Evolução da Internacionalização 8 Fatores Impulsionadores da Internacionalização 10 Estratégias de Implementação da Internacionalização 17 Conclusões 25 Aprenda Mais… 28 Bibliografia 29

3 INTRODUÇÃO A Internacionalização tornou-se num tema amplamente debatido, estudado e propalado em Portugal nas últimas décadas e, em especial, nos últimos anos, sendo expectável que continue a ser objeto de intensa análise e atenção no futuro próximo. Não sendo propriamente um fenómeno recente, a verdade é que a compreensão da internacionalização exige hoje um olhar distinto do passado, dado que não são só as empresas se alteraram significativamente como também se alterou sobremaneira a sua envolvente externa. 2

4 INTRODUÇÃO Nesse sentido, a compreensão cabal de aspetos mais concretos e operacionais da internacionalização implica, em primeira mão, que se conheçam as principais tendências recentes deste fenómeno que, cada vez mais, atrai a atenção das empresas que aspiram por um patamar superior de competitividade. 3

5 INTRODUÇÃO Este e-Book tem como objetivos:
INTRODUÇÃO Este e-Book tem como objetivos: Abordar o conceito de internacionalização; Apresentar a evolução da internacionalização a nível mundial nas últimas décadas; Apresentar a evolução da internacionalização das empresas portuguesas nas últimas décadas; Apontar os principais fatores impulsionadores da internacionalização das empresas portuguesas nos próximos anos; Apontar os principais aspetos a ter em consideração na definição e implementação adequadas da estratégia de internacionalização. 4

6 CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO Ao longo dos anos, foram diversos os autores que se debruçaram sobre a internacionalização, pelo que, nos dias de hoje, temos uma panóplia vasta de estudos, uns de natureza académica e outros de natureza técnica, que nos dão diversas visões sobre a temática e, desde logo, sobre a sua definição. Falar em internacionalização implica, quase que inevitavelmente, falar num outro termo, com o qual apresenta vários pontos de contacto. O termo em apreço é “globalização”. 5

7 CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO O termo “globalização” remete-nos para diversas definições: “Compressão do mundo e intensificação da consciência do mundo como um todo” (R. Robertson, Globalization, 1992); “Processo de integração inexorável de mercados, Estados-nação e tecnologias num nível nunca antes alcançado, conduzindo as pessoas, as empresas e os Estados a atingir o mundo mais distante, mais rapidamente, mais profundamente e de forma mais barata (T. Friedman, The Lexus and the Olive Tree, 1999); 6

8 CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
CONCEITO DE INTERNACIONALIZAÇÃO O termo “globalização” remete-nos para diversas definições: Conjunto de processos que torna possível a conceção, desenvolvimento, produção, distribuição e consumo de processos, produtos e serviços à escala mundial, utilizando instrumentos organizados e tornados acessíveis numa base também mundial (como patentes, bases de dados, novas tecnologias e infraestruturas de informação, comunicação e transporte) (“Grupo de Lisboa”, 1994). 7

9 EVOLUÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
EVOLUÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO Fonte: Organização Mundial do Comércio. Nota: Valores em índice (1990=100); dados em volume. 8

10 EVOLUÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
EVOLUÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO Fonte: Elaboração própria com base no Banco Mundial. Nota: índice base 100 = 1986 a preços constantes de 2000. 9

11 FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Fatores impulsionadores da internacionalização das empresas portuguesas no contexto atual: Contexto de crise/ constrangimentos Intensificação da Globalização Mercados que estão na “moda” Mercado interno saturado p/ algumas atividades Economias de escala Apoios à internacionalização (e.g. Portugal 2020) 10

12 FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Contexto de crise/ constrangimentos Projeções (%) para o PIB Evolução do PIB e da Procura Interna em volume (t.v.h.) 2014 2015 2016 PIB 0,9 1,5 1,6 Consumo Privado 2,2 2,1 1,3 Consumo Público -0,5 0,5 FBCF 4,2 3,5 Procura Interna 2,3 1,0 Exportações 2,6 5,0 Importações 6,3 3,1 4,7 Fonte: Banco de Portugal (dez. 2014) Fonte: INE 11

13 Intensificação da Globalização
FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO Intensificação da Globalização Comunicações Transportes Disseminação de informação Fonte: Google Images 12

14 Mercados que estão na “moda”
FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO Mercados que estão na “moda” (….) Assim, consciente dos desafios cada vez mais exigentes que os mercados externos colocam aos agentes económicos, a AICCOPN irá organizar, no próximo dia 26 de Outubro, no Auditório da sua sede, no Porto, uma Conferência sobre “Parcerias para a Internacionalização: Angola e Moçambique”. Fonte: Suplemento do Diário Económico de 18 de abril de 2013 Fonte: 13

15 FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Mercado interno saturado p/ algumas atividades Índice de Produção e Índice de Emprego na Construção Economias de escala Fonte: INE 14

16 FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Apoios à internacionalização Instrumentos de apoio à internacionalização Fonte: Sigma Team Consulting 15

17 FATORES IMPULSIONADORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Apoios à internacionalização Estrutura Operacional do Portugal2020 Fonte: Sigma Team Consulting 16

18 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Apesar da internacionalização encerrar inúmeras oportunidades para o crescimento das empresas e para o catapultar da sua competitividade, não é um “mar de rosas”. Processo complexo Processo, em princípio, moroso Implica uma opção estratégica e a assunção de que é um fator crítico de sucesso Definição de uma estratégia de internacionalização alinhada com a estratégia global da empresa 17

19 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
No âmbito da definição de uma estratégia de internacionalização, levantam-se várias questões. Eis alguns exemplos: O que tenho para internacionalizar? 1, 2,3,4,5….produtos do meu portfolio? O(s) meus(s) produto(s) é(são) competitivo(s) internacionalmente? Para onde devo internacionalizar a minha empresa? Os mercados dos outros são os mais adequados para a minha empresa? Vou imitar o que os outros fazem ou vou analisar as oportunidades geográficas a nível mundial? 18

20 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
No âmbito da definição de uma estratégia de internacionalização, levantam-se várias questões. Conheço, com profundidade, os mercados que, à partida, me parecem apelativos? Como vou operacionalizar a internacionalização? Exportação, …..IDE? Que recursos foi alocar à internacionalização? Que entidades vou contactar? Como vou acompanhar e monitorizar a internacionalização? 19

21 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO Algumas ajudas a estas questões…. Olhar para o comércio mundial – perceber a estrutura dos fluxos de comércio Fonte: Comtrade 20

22 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO Olhar para o comércio mundial – perceber a dinâmica das importações 21

23 22 Produtos com importações mais dinâmicas (TOP 30)
Fonte: Cálculos com base na Comtrade 22

24 Um exemplo: vinho 23 Grandes Compradores Líquidos País
Balança Comercial (2004) Balança Comercial (2013) Reino Unido EUA Alemanha Canadá Japão China Rússia Bélgica Hong Kong Holanda Um exemplo: vinho Destinos das Exportações Portuguesas País Quota Importações PT (2004) Quota Importações PT (2013) França 22,0% 15,7% Angola 5,3% 12,9% Reino Unido 13,9% 10,0% EUA 7,4% 7,7% Holanda 9,5% 6,8% Bélgica 8,2% 6,5% Alemanha 5,6% Canadá 4,8% Brasil 1,9% 3,9% Suíça 2,2% 3,4% Compradores em Crescimento País Importações (2004) Importações (2013) TVMA ( ) China 44,6% Hong Kong 33,3% Lituânia 32,2% Roménia 30,9% Vietname 30,0% Nigéria 29,3% EAU 23,6% Macau 22,1% Ucrânia 21,9% Eslováquia 20,2% Nota: Balança comercial e Importações em euros; compradores em crescimento limitados ao TOP 50; Fonte: Comtrade 23

25 Desafios da Internacionalização das Empresas Portuguesas
Em suma… Desafios da Internacionalização das Empresas Portuguesas Conhecer o posicionamento atual e recente do sector de atividade em que a empresa atua (Diagnóstico e Análise Estratégica); Conhecer os dados de comércio internacional dos produtos que a empresa tem na sua oferta (bases de dados do comércio internacional); Depois de uma primeira seleção de produtos/mercados, recolher e coligir, de forma rigorosa, informação relevante sobre os mercados (e.g. situação política, social e económica, cultura empresarial, perfil de consumidores, situação da concorrência, apoio institucional existente, apoios financeiros disponíveis); Definir um Plano de Negócios a médio prazo; Criar uma equipa para a internacionalização; Trabalhar cada mercado como único; (…) 24

26 CONCLUSÕES Portugal dispõe de muitas empresas com produtos de excelência e que suscitam cada vez mais o reconhecimento internacional, desde os sectores ditos “tradicionais” aos sectores mais sofisticados tecnologicamente. Possui recursos humanos crescentemente qualificados, apresenta uma aposta progressivamente maior no marketing…Exibe uma evolução positiva na sua competitividade-valor…. Contando com as parcerias corretas e com uma estratégia gizada para o seu caso concreto, a internacionalização está nas mãos de cada empresa! 25

27 CONCLUSÕES Considerações prévias: A internacionalização como processo de atuação (venda de bens ou prestação de serviços) de uma empresa, de um dado país, num outro país, consubstanciando negócio; A internacionalização como fenómeno que pode remontar à origem das trocas comerciais internacionais; A internacionalização como fenómeno que se intensificou, à escala mundial, nas últimas décadas, tal como corroborado pelos dados do comércio internacional. 26

28 CONCLUSÕES Evolução da internacionalização das empresas portuguesas: Existência de “ondas” de internacionalização no passado relativamente recente, reforçando-se a sua intensidade; Existência de vários factores impulsionadores da internacionalização das empresas portuguesas que podem funcionar como “janelas de oportunidade” a curto/médio prazos. Questões que se devem colocar para a internacionalização: Necessidade de as janelas de oportunidade” serem cuidadosamente analisadas à luz da realidade específica de cada empresa/sector/mercado, reclamando a definição criteriosa de uma estratégia. 27

29 APRENDA MAIS… Caso pretenda desenvolver as suas competências nesta área, a ZONAVERDE tem disponível para si o Curso Internacionalização – Oportunidades e Financiamento Consulte esta e outras ofertas formativas em 28

30 BIBLIOGRAFIA Adaptado da apresentação do Webinário “Internacionalização das Empresas Portuguesas: Motivações e Desafios ”, elaborada por Dra. Eduarda Ramalho, 2015 Organização Mundial do Comércio Banco Mundial Banco de Portugal INE Suplemento do Diário Económico Sigma Team Consulting Comtrade Imagens retiradas do Google, em 29


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