A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
PLANEJAMENTO PÚBLICO DO TURISMO 3ª Aula Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

2 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
PLANO DIRETOR DE TURISMO Plano de Desenvolvimento Turístico Documento que sistematiza as ações e projetos definidos pelo processo de planejamento desenvolvido para o setor turístico. Plano setorial que dever estar integrado aos demais planos setoriais. Deve ser fruto de um processo de planejamento participativo amplo e democrático, que envolva todos os agentes sociais da cadeia produtiva do turismo. Seu horizonte temporal deve ser definido de acordo com a periodicidade de eleição do poder executivo (municipal, estadual ou nacional) = anos. Não é um documento inflexível e deve sofrer monitoramento constante, para que as oportunidades e/ou ameaças não previstas sejam incorporadas a ele. Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

3 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
O planejamento turístico: Dá o rumo para o destino. Orienta as ações em marketing. Possibilita convergência de esforços entre todos os empreendimentos e instituições que integram o destino de turismo = sinergia DEPOIS DO PLANEJAMENTO ANTES DO PLANEJAMENTO Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

4 Processo de planejamento
Esquema básico DIAGNÓSTICO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS A Ç Õ E S Controle Monitoramento presente futuro Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

5 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
ANÁLISE MACROAMBIENTAL VISÃO DE FUTURO OBJETIVOS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS NÍVEL ESTRATÉGICO PLANOS SETORIAIS PROGRAMAS PROJETOS NÍVEL TÁTICO Planejamento estratégico do turismo ATIVIDADES REFLEXÃO AÇÃO Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

6 ONDE QUEREMOS CHEGAR, O QUE QUEREMOS SER
TEMPO M U D A N Ç ONDE QUEREMOS CHEGAR, O QUE QUEREMOS SER (objetivos) FUTURO ações estratégias ONDE ESTAMOS, O QUE SOMOS (diagnóstico) PRESENTE Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

7 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Análise macroambiental Diagnóstico Visão de futuro Missão Objetivos e metas Estratégias de Marketing do turismo Planos Setoriais PROCESSO DE PLANEJAMENTO DE DESTINOS TURÍSTICOS Fonte: Petrocchi, 2009 Analise Externa Análise Interna Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

8 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
1 Análise Macroambiental Variáveis controláveis Sistema regional de turismo Destino Meio ambiente Variáveis Incontroláveis Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

9 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Análise Macroambiental - matriz Aspectos Favoráveis ao destino turístico (+) Aspectos desfavoráveis ao destino (-) Análise Interna Variáveis controláveis do destino PONTOS FORTES PONTOS FRACOS Análise externa Variáveis incontroláveis do meio ambiente envolvente, incluindo o sistema regional OPORTUNIDADES AMEAÇAS Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

10 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Pontos Fortes Pontos Fracos Oportunidades Ameaças Sistema turístico PONTOS FORTES + OPORTUNIDADES PONTOS FRACOS + AMEAÇAS ESTRATÉGICAS DE DESENVOLVIMENTO Hipóteses de ganhos Hipóteses de perdas Ações estratégicas para avanços/fortalecimentos - Ações estratégicas para recuperação e proteção 2 Diagnóstico da Situação Atual Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

11 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Visão de Futuro - precisa ser enunciada pela liderança do destino turístico - necessita ser compartilhada e apoiada por toda a comunidade - estabelece uma direção e o ponto de convergência no futuro - deve ser expressa de forma objetivo, positiva e inspiradora 4 Missão / Filosofia - é a razão de ser de um destino turístico - deve ser redigida com clareza e focalizada no mercado - fornece um direcionamento para as ações do presente com o foco da visão de futuro Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

12 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
5 Definição de Objetivos e Metas t M Visão de Futuro t2 M2 Situação planejadas + objetivos e metas (A) Situação planejadas + objetivos e metas (B) Presente t1 M1 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

13 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
6 Definição das Estratégias De Marketing 6.1 Definição das Estratégias de Conceituação dos Produtos Turísticos - através da compatibilização entre os desejos/sinais do mercado turístico e dos recursos que o sistema/destino turístico possui - consiste na construção de uma MARCA para o destino turístico MARCA = SLOGAM + SÍMBOLO + LOGOMARCA Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

14 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
6.2 Estratégias Produto X Mercado Expansão Diversificação MERCADO ATUAL NOVO Manutenção Ampliação NOVO ATUAL PRODUTO Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

15 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
6.3 Estratégias de Segmentação Segmentação = posição intermediária entre o marketing de massa e o marketing individual - Segmentação por motivações da viagem - turismo ecológico - turismo de aventura - turismo cultural - turismo de negócios - turismo de eventos, etc. - Segmentação por localização geográfica - mercado local - mercado regional - mercado nacional - mercado intracontinental - mercado intercontinental Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

16 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
7 Elaboração dos Planos Setoriais Planos setoriais = conjunto de ações, agrupados coerentemente que compõem o planejamento tático e operacional; também denominado de Programas Principais Planos/Programas Setoriais no Planejamento Turístico Programa de Estruturação/Formatação da Oferta Turística Programa de Melhorias e Expansão da Oferta Turística Programa de Promoção/Divulgação Programa de Conscientização da Comunidade e do Trade Turístico Programa de Recursos Humanos: Formação e Qualificação Programa de Normatização e Fiscalização Programa de Captação de Investimentos Programa de Coordenação e Controle Cada Plano/Programa Setorial será estruturados por um conjunto de Projetos e de Atividades Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

17 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
REFLEXÃO ANÁLISE MACROAMBIENTAL OBJETIVOS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS DE MARKETING AÇÃO PLANOS SETORIAIS PROGRAMA DE CONSCIENTIZAÇÃO PROGRAMA DE CONTROLE E APOIO TÉCNICO PROMOÇÃO PROGRAMA DE ESTRUTURAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA PROGRAMA DE MELHORIA E EXPANSÃO DA OFERTA FÍSICA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

18 GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
CONCEITOS E CLASSIFICAÇÕES DE DESTINOS TURÍSTICOS Características de configuração do destino turístico: Espaço geográfico homogêneo, com características comuns, que possibilitam a implementação de objetivos de planejamento e gestão; Núcleo turístico, área turística, município, região ou qualquer espaço geográfico; Deve ter uma centralidade: ou seja, ser o objetivo de visita dos visitantes, determinante do tipo de experiência turística pretendida; Além dos atrativos turísticos e dos recursos potenciais, deve apresentar oferta de equipamentos e serviços turísticos estruturada; Deve possuir uma “marca” que traduza toda a sua oferta e facilite sua identificação pelos agentes sociais do turismo, especialmente pelos agentes de mercado e pelo turista; Deve ter uma política de comercialização conjunta articulada a partir de uma visão estratégica única. Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

19 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Destino turístico: “país, região ou estado, cidade ou lugar, com espaço geográfico determinado, com características de clima, raízes, infraestrutura e serviços próprios; com certa capacidade administrativa para desenvolver instrumentos de planejamento; que adquire centralidade atraindo turistas mediante produtos perfeitamente estruturados e adaptados às satisfações buscadas, graças à valorização e ordenação dos atrativos disponíveis; dotado de uma marca e que se comercializa tendo em conta seu caráter integral.” (VALLS, 2006, p.16) Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

20 FUNÇÕES DO DESTINO TURÍSTICO Desenvolvimento econômico superior
Qualidade de vida Competitividade FUNÇÕES DO DESTINO TURÍSTICO Satisfações Desenvolvimento econômico superior Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

21 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Qualidade de vida dos cidadãos: espaço de vida = habitabilidade espaço de intercâmbio = relações e inter-relações espaço de produção espaço social espaço para lazer e entretenimento Competitividade: exportações atração da capitais centro de eventos e acontecimentos obter de vanguarda em tecnologias e redes atrair turistas e visitantes Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

22 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Desenvolvimento econômico superior: Rentabilidade econômica superior à média de todos os setores instalados; Rentabilidade econômica para as administrações públicas relacionadas; Rentabilidade social para os cidadãos; Rentabilidade ambiental, que implique na manutenção e no aumento do valor do território e do patrimônio. Satisfação: tornar-se um território que possibilite tanto aos visitantes como aos moradores, vivenciarem as experiências satisfatoriamente Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

23 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
Ciclo de vida dos destinos turísticos A B C D E Butler, 1980) Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

24 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
A: Inicio espontâneo ou planejado - endógeno ou exógeno concorrência relativamente baixa, preços pouco elásticos pouca confiança por parte dos agentes de mercados (operadoras) poucos produtos. B: Desenvolvimento crescimento exponencial nos investimentos aumento nos fluxos de visitantes novos investidores inserção de novos produtos. C: Expansão Aumento da concorrência chegada de investidores internacionais (cadeias) concentração da oferta e da distribuição = economia de escala pequenos empresários e empreendimentos tendem a sumir a grande concorrência leva a uma queda dos preços = guerra dos preços aumento na segmentação dos produtos = diferenciação grandes investimentos em estratégias de marketing Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci

25 Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci
D: Maturidade dificuldades em aumentar o número de consumidores margem de lucros decrescente agentes exógenos ao destino assumem grande parte das decisões sobre ele aumento no processo de concentração da oferta = fusões e aquisições mercado altamente segmentado envelhecimento da infraestrutura turística “cansaço” da marca e da imagem do destino. E: Declínio e obsolescência Queda acentuada das vendas = crescimento negativo ou nulo; novos concorrentes sistemas e tecnologias ultrapassadas nos processos de gestão saída de muitos investidores baixos rendimentos e salários infraestrutura hoteleira e urbana degradada pelo uso intensivo perda de valor no mercado turístico Planejamento Público do Turismo Prof. Dr. Aguinaldo Cesar Fratucci


Carregar ppt "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google