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FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES

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Apresentação em tema: "FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Prof. Hugo Tourinho Filho

2 Periodização do Treinamento
í                          Treinamento Geral 6 – 14 anos Treinamento Especializado A partir dos 15 anos í                           Iniciação 6-10anos Formação Atlética 11-14anos Especialização 15-18anos Alto Desempenho 19 anos em diante     Pré-púbere Puberdade Pós-púbere Maturidade

3 Periodização a longo prazo
Treinamento Geral (6-14 anos) – refere-se aos estágios iniciais do desenvolvimento e incorpora a Iniciação e a Formação Atlética: Iniciação  dos 6 aos 10 anos Formação Atlética  dos 11 aos 14 anos

4 Periodização a longo prazo
Treinamento Especializado – a ênfase é colocada nos exercícios do esporte escolhido: Especialização  dos 15 aos 18 anos Alto desempenho  aos 19 anos ou mais

5 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
É apropriado elevar moderadamente a intensidade do treinamento durante o desenvolvimento da formação atlética, embora a maior parte dos atletas ainda seja vulnerável a lesões e danos emocionais; A ênfase ainda deve estar no desenvolvimento das habilidades e capacidades motoras e não apenas no desempenho ou na vitória.

6 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Alguns atletas podem ter um rápido estirão de crescimento, que explica a falta de coordenação para a realização de alguns exercícios.

7 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Projete exercícios que introduzam os atletas às bases fundamentais da tática e da estratégia; Os exercícios devem reforçar o desenvolvimento das habilidades.

8 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Auxilie os atletas no refino e na automatização de habilidades básicas aprendidas durante o estágio de iniciação e ensine habilidades que são um pouco mais complexas.

9 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Enfatize a melhoria da flexibilidade, coordenação e equilíbrio; Enfatize a ética e o jogo honesto durante as sessões de treinamento e as competições.

10 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Evite colocar jovens atletas em situações potencialmente humilhantes; Introduzam os atletas em exercícios que desenvolvam a força geral.

11 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Continue desenvolvendo a capacidade aeróbia; Atletas que tenham uma base sólida de resistência poderão suportar de forma mais eficiente as exigências do treinamento e das competições durante o estágio de especialização.

12 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Introduza aos atletas exercícios mais complexos para melhorar a concentração.

13 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Introduza os atletas a um treinamento anaeróbio moderadamente; Dar mais ênfase ao sistema de fosfagênios do que ao sistema glicolítico.

14 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Evite competições que promovam um estresse demasiado sobre as estruturas anatômicas do organismo. Ex. Salto triplo.

15 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Apresente aos atletas uma variedade de situações competitivas de cunho recreativo. Isso irá auxiliá-los na aplicação de várias técnicas e táticas; Jovens atletas adoram competir, porém não enfatize a vitória.

16 Formação Atlética – 11a14 anos Diretrizes
Estruture as competições para reforçar o desenvolvimento da habilidade. Ex. lançamento do dardo – dar mais valor na acuidade e na técnica do que na distância em que se pode lançar o dardo.

17 Especialização – 15 a18anos
A maior parte dos atletas deste estágio pode tolerar grandes cargas de treinamento e competição, no entanto, deve-se monitorar de perto o volume e a intensidade do treinamento para assegurar-se de que os atletas realmente melhorem seus resultados com poucas ou nenhuma lesão.

18 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Monitore o desenvolvimento dos atletas criteriosamente; Fiscalize a melhoria progressiva nas capacidades motoras dominantes para o esporte.

19 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Eleve o volume do treinamento dos exercícios específicos para facilitar a melhoria do desempenho – preparação efetiva para a competição.

20 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Eleve a intensidade do treinamento mais rapidamente do que o volume. O treinamento deve simular as ações durante a competição.

21 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Envolva os atletas no processo de decisão, sempre que possível; Encoraje os atletas a aprenderem os aspectos teóricos do treinamento.

22 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Enfatize os exercícios com a musculatura que os atletas utilizam primariamente ao desempenharem uma habilidade técnica específica; O desenvolvimento da força deve ser iniciado a fim de refletir as necessidades específicas do esporte.

23 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Atletas que treinam com peso podem começar a realizar exercícios que requerem poucas repetições e cargas altas.

24 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Mantenha o desenvolvimento da capacidade aeróbia e particularmente para aqueles envolvidos em esportes relacionados a resistência.

25 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Eleve progressivamente o volume e a intensidade do treinamento anaeróbio. Os atletas já são capazes de suportar melhor a acidose metabólica.

26 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Melhore e aperfeiçoe as técnicas do esporte. Os atletas devem realizar habilidades técnicas difíceis durante as sessões de treinamento incorporando-as em exercícios táticos específicos e aplicando-as no treinamento.

27 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Melhore a tática individual e coletiva. Incorpore jogos específicos nas sessões de treinamento tático que sejam interessantes, desafiadores, estimulantes,e que requeiram decisões rápidas.

28 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Eleve o número de competições progressivamente de forma que, ao final deste estágio, os atletas estejam competindo tão freqüentemente quanto um atleta adulto.

29 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Guie os atletas no treinamento mental, estruturando exercícios que desenvolvam a concentração, o pensamento positivo, a auto-regulação, a visualização e a motivação para melhorar o desempenho específico do esporte.

30 Especialização – 15 a18anos Diretrizes
Neste estágio a fadiga é um produto normal do treinamento com alta intensidade, mas os atletas não devem atingir a exaustão; Na especialização, embora, a vitória passe a ser progressivamente importante, jamais deve-se superestimar esse aspecto.

31 Alto desempenho aos 19 anos ou mais
Um planejamento bem estruturado, baseado em princípios de desenvolvimento a longo prazo, levará a um alto rendimento.

32 Alto desempenho Diretrizes
Resultados excepcionais de desempenho alcançados durante as etapas de iniciação, formação atlética ou especialização não têm correlação com os resultados de alto desempenho do atleta adulto.

33 Alto desempenho Diretrizes
Eleve o volume e a intensidade do treinamento para as capacidades motoras específicas progressivamente em relação ao atual estado atlético.

34 Alto desempenho Diretrizes
Estimule o ritmo e a velocidade necessários na competição com exercícios específicos nas sessões de treinamento.

35 Alto desempenho Diretrizes
Auxilie os atletas no aperfeiçoamento das habilidades técnicas e táticas específicas, além de estratégias de treinamento mental; Fundamente o programa de treinamento em princípios científicos.

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