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Conceitos e Contribuições da Educação a Distância

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Apresentação em tema: "Conceitos e Contribuições da Educação a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Contribuições da Educação a Distância
Miriam Struchiner Laboratório de Tecnologias Cognitivas Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

2 Contextualizando e Conceituando a EAD

3 Educação na Sociedade da Informação
Situação Atual e Desafios Acelerado processo de mudanças: transformação social, cultural e tecnológica - novas organizações e processos de trabalho, novas necessidades educacionais Crise de excesso de produção de conhecimentos; “Nevoeiro informacional”: acúmulo de informação, subinformação e pseudoinformação (Morin, 1981) Não terminalidade do processo de formação - aprender ao longo da vida; generalização do público alvo Preparar indivíduos para enfrentar situações em constante renovação de forma crítica e reflexiva: novos instrumentos e processos Estimular “aprender a aprender” e “aprender a ser” - o saber é agradável e a ignorância uma constante. Novas competências, habilidades e autonomia Romper barreiras: espaço, tempo, conteúdos, modelos e estratégias de aprendizagem - abertura e flexibilização do processo educativo

4 Tecnologias Educacionais
Avanços Tecnológicos e Conceituais Formas de representação (integração) Simulações e instrumentos de análise dos fenômenos - aproximar o conhecimento da experiência e da vida Interatividade e comunicação Ferramentas multimídia e telecomunicações Relação espaço-tempo Facilidade de utilização Novos paradigmas sobre conhecimento e aprendizagem TEs como elementos de questionamento e “subversão” do status quo: instrução X aprendizagem. Necessidade de adotar um enfoque pedagógico claro e consistente

5 Educação a Distância - EAD
Ao falarmos sobre Educação a Distância (EAD), estamos falando de educação, ou seja, do processo de transmissão, construção e reconstrução do conhecimento e da formação de cidadãos competentes e conscientes de seu papel em nossa sociedade, capazes de atuarem produtivamente e de forma comprometida em seus ambientes sociais e em suas atividades profissionais. Portanto, a EAD não difere da educação presencial em sua essência, mas em aspectos pontuais; a educação a distância pressupõe a distância física entre professores e alunos e entre alunos e seus colegas, nunca a distância de uma relação construtiva e dialógica entre atores envolvidos no processo educativo. É com esta visão que devemos discutir o modelo de EAD que desejamos e suas implicações.

6 Ensino a Distância Eixo estratégico do Ensino a Distância: a mediatização “Não se podendo, hoje, distinguir claramente as fronteiras entre ensino presencial e ensino a distância, a não ser pela descontiguidade geográfica (mesmo ela minimizada), parece que o critério da mediatização é mais seguro: isto significa que se deverá considerar o ensino a distância como uma modalidade de ensino que obriga a um processo de mediatização para suprir a descontiguidade entre professor e aluno”. (Carmo, 1997: 193)

7 Contribuições da EAD Revelação Institucional e social: transparência da EAD como reveladora institucional - permite o diagnóstico dos sistemas educativos e exige das instituições de ensino superior de formação a distância o permanente esforço de auto-aperfeiçoamento. (Carmo, 1997) Produção de Material Educativo: na EAD, o material é o meio principal que o aluno possui para atingir seus objetivos; mesmo utilizando tecnologias tradicionais, a qualidade pedagógica é essencial. Distribuidora de Bens e Serviços Educacionais: oferta de bens culturais contribui para mudanças no consumo cultural e científico; e oferta de meios e tecnologias (melhor uso e comunicação). Criação de Competências de Aprendizagem Auto-dirigida: aperfeiçoamento das competências metacognitivas (contexto - campus global). Produção de Sinergia do Sistema Educativo: situação de articulação e colaboração entre os sistemas presenciais e a distância.

8 Perspectivas da EAD no Século XXI
Expansão acelerada da EAD: como um modelo complementar ou alternativo aos sistemas presenciais na preparação inicial e na formação continuada. Integração de práticas presenciais e a distância: mesmos espaços curriculares, extraindo o que de melhor cada um poderá oferecer às populações. Grande produção de conhecimento sobre EAD: investigações sobre ética, sobre a clássica questão do ensino bancário versus dialógico etc. Diversificação e adaptação às condições específicas: despadronizando-se e gerando modelos culturais próprios. Diversificação dos sistemas de comunicação educacional: a multimídia ganhará terreno, apoiada pela tecnologia, pela pedagogia e pela economia. Aperfeiçoamento do sistema de apoio ao estudante: levando em conta suas necessidades e o acesso com maior autonomia. Apoio dos sistemas de EAD a projetos de organização e desenvolvimento comunitário: saúde, formação de professores, extensão rural, proteção civil, enfermagem, serviço social etc.

9 Questões sobre a EAD e suas implicações

10 A EAD é um sistema eficaz para a aprendizagem?
Educação de qualidade, que coloca o aluno no centro do processo educativo: como sujeito da educação e construtor de seu próprio conhecimento que assume a responsabilidade e desenvolve/incorpora ferramentas e abordagens de busca e análise crítica do conhecimento que o permite continuar aprendendo ao longo de sua vida A EAD, baseada em concepções pedagógicas dentro destes princípios e quando utiliza ferramentas/tecnologias e linguagens compatíveis e potencializadores destes fins, é capaz de possibilitar o processo de aprendizagem com eficácia.

11 Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD?
O processo de aprendizagem em EAD deve ser entendido como um processo de construção particular do aluno, com base em: suas próprias vivências e experiências prévias interações/negociações de significados, experiências e conhecimentos de outras pessoas envolvidas em seu meio social e/ou escolar; cooperação. O aluno de EAD deve ter acesso garantido a informações, materiais educativos de qualidade, a pessoas com diferentes níveis e tipos de experiência nas questões abordadas, num ambiente propício ao questionamento, autonomia e voz e à troca, bem como à orientação construtiva em processo de aprendizagem.

12 Ambientes de Aprendizagem
Como se dá o processo de ensino-aprendizagem na EAD? Ambientes de Aprendizagem Ambiente = local, espaço onde ocorre a aprendizagem (lugar aberto) utiliza ferramentas recebe orientação e suporte interage com outras pessoas Ambiente de aprendizagem (flexível) X de ensino (estruturado, controlado, diretivo) Comunidades de aprendizagem - processo social construído por meio do diálogo, da participação e da colaboração

13 Que modelo(s) pedagógico(s) deve sustentar a EAD?
Modelo tradicional, de transmissão e reprodução, não dá conta das demandas atuais; a visão linear e simplificada dos fenômemos, como se suas manifestações fossem a mesma, independentemente do contexto, isto é, das condições em que ocorrem, é insuficiente para a compreensão da realidade (complexidade). O paradigma proposto fundamenta-se no construtivismo: o indivíduo é agente ativo de seu conhecimento; constrói significados e define o próprio sentido e representação da realidade, de acordo com suas experiências, vivências e trocas em diferentes contextos; as representações estão abertas a mudanças e são as bases da construção de novos conhecimentos. (Piaget, Vigotsky, Ausubel) Assume que o processo de formação tem como eixo fundamental o pensamento crítico e produtivo e a atividade consciente do aluno na resolução de problemas do mundo real em divesas instâncias (técnica, interpessoal, política etc), informada por conhecimentos e metodologias.

14 Ambientes Construtivistas de Aprendizagem
Que modelo(s) pedagógico(s) deve sustentar a EAD? Ambientes Construtivistas de Aprendizagem Características Possibilita o controle da aprendizagem (conteúdo, nível, estratégias), a apropriação e voz (o tutor auxilia não conduz) Oferece múltiplas representações dos fenômentos e problemas Envolve a aprendizagem em contextos realistas e relevantes Leva em conta as potencialidades dos alunos Envolve aprendizagem em experiências sociais (cooperação) Encoraja a auto-conscientização dos alunos sobre o processo de construção do conhecimento (metacognição)

15 Quais os Recursos mais Usados na EAD?
Recursos possíveis de serem usados em EAD: áudio, rádio, vídeo, material impresso, CD-ROM, ferramentas da Internet, videoconferência, teleconferência, telefone, fax etc. Critérios de Seleção dos Recursos: atender às possibilidades de acesso da população alvo e à natureza dos conteúdos estudados. Critérios de Qualidade do Material Didático: tanto do conteúdo como na forma; estragégias de aprendizagem e linguagem devem ser compatíveis com o meio, com a população alvo e com o conteúdo. Papel das novas tecnologias de comunicação: promover a interatividade; videoconferência, listas de discussão, conversações em tempo real (chat), correio eletrônico etc, além do acesso à grande quantidade de informação e a programas multimídia, oferecem e ampliam os recursos necessários à formação de ambientes cooperativos e construtivistas de aprendizagem a distância.

16 Como é o Sistema de Avaliação na EAD?
A avaliação em EAD deve ser constante e “tutores” e participantes devem adotar uma atitude favorável à avaliação e auto-avaliação permanentes. O sistema de avaliação em EAD se dá em vários níveis, incluindo: Avaliação do progresso dos alunos par fins de certificação e monitoramento - exigências da legislação; definição de padrões de qualidade e quantidade para o desempenho do aluno; e a autoavaliação que, é fundamental na abordagem construtivista; Avaliação do contexto e dinâmica do programa pelo aluno e pelo tutor – é necessário espaço para os participantes avaliarem a qualidade do material, a participação e a dinâmica; Avaliação “gerencial” do programa - análise da estrutura organizacional, logística e tecnológica que viabiliza o funcionamento do programa; do fluxo de informações (estatísticas), diagnóstico de problemas encontrados, análise de transcripts, e de custo-benefício.

17 Que conhecimentos podem ser viabilizados pela EAD?
Praticamente todas as disciplinas podem ser viabilizadas em um modelo de EAD, desde que resguardados a natureza das atividades e os conhecimentos envolvidos nas diferentes disciplinas. Quando uma atividade de formação demanda práticas interativas e a presença física seja essencial para sua compreensão e desenvolvimento, o programa deve contemplar atividades presenciais supervisionadas em centros e serviços locais/regionais (parte de uma rede de formação a distância). As experiências vivenciadas passam a ser objeto de discussão e reflexão conjunta no âmbito do programa e a avaliação dos supervisores locais é parte do monitoramento do progresso do aluno. Combinam-se, assim, várias estratégias de aprendizagem para atender às necessidades de uma formação consistente. Com esta abordagem e fazendo uso de atividades supervisionadas em serviço, pode-se oferecer praticamente qualquer tipo de formação na modalidade EAD. Tudo deve ser bem planejado e organizado.

18 Laboratório de Tecnologias Cognitivas
NUTES/UFRJ ltc-ead.nutes.ufrj.br


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