A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção
AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção Produtor (a) da aula: Ursula B. Rocha Revisor (a) da aula: Renato Mangolin e Raffaela Araujo D’ Angelo (Ago./2014) Coordenador (a) da disciplina: Priscila Nogueira Matos Disciplina Ano Aula número Sustentabilidade 7º ao 9o anos 01 Tema da Aula Digital Sustentabilidade: o que é?

2 Começando … Olá, pessoal! Estamos começando a conversar sobre Sustentabilidade. Esse não é um assunto importante apenas para os cientistas e professores de Ciências, mas para todos nós, toda a sociedade. Está relacionado com o nosso modo de vida, com a maneira que enxergamos o mundo e as escolhas que fazemos. A Sustentabilidade será abordada nas escolas e precisa estar presente em nossos hábitos e ações. Aproveite para conhecer, explorar e multiplicar tudo que irá aprender aqui. Fonte: O futuro que queremos Lembre-se: o conhecimento nunca é definitivo. Você o constrói todos os dias e ainda ajuda os outros na sua construção! Mãos à obra! 

3 Começando... Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Mensagem motivadora. Deixe claro que esse é um assunto de interesse da humanidade e que a ação de cada um na multiplicação desse conhecimento auxiliará na busca por melhores oportunidades e hábitos. Essa disciplina eletiva pode e deve ser adotada por qualquer professor de qualquer disciplina e, quando possível, ser integrada entre as diversas áreas da escola e/ou da comunidade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: Organização da sala de aula: A critério do professor Tempo de duração da atividade: A critério do professor

4 Você sabe o que é sustentabilidade?
Momento de Reflexão Você sabe o que é sustentabilidade? Hoje em dia, ouvimos muito falar em sustentabilidade, desenvolvimento sustentável ou, ainda, atitudes sustentáveis. Mas você sabe o que quer dizer isso? Fonte: Ecologia urbana Junte-se a um ou dois colegas, conversem sobre o assunto e escrevam o que acham. Vocês podem dar exemplos ou contar situações que tenha presenciado ou ouvido falar para explicar esse conceito. Caprichem! Ao final desta aula, você e seus colegas estarão craques nesse assunto.

5 Momento de Reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Esse é o momento em que os alunos são questionados sobre o conceito de sustentabilidade a fim de compreenderem sua própria percepção sobre o tema. Ao serem solicitados a conversar com seus colegas, estarão exercendo uma premissa importante para o exercício da cidadania: o diálogo, o debate. Assim, trocando percepções, eles podem construir coletivamente um primeiro esboço sobre o conceito de sustentabilidade. O professor pode mediar esse momento lançando perguntas, instigando-os sobre o que leram, viram ou ouviram sobre o tema. Deixe claro de que ao final dessa aula eles serão capazes de responder a pergunta sobre sustentabilidade, caso não tenham conseguido entender o assunto antes. Além disso, esse tema será abordado sob diferentes aspectos ao longo do curso. É importante que o professor familiarize-se com o conceito de sustentabilidade para garantir que a condução da atividade não seja incompleta, direcionada por percepções defeituosas geradas pela mídia e/ou outros instrumentos. Sugere-se a seguinte leitura ao professor: Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: 30 minutos Tempo de duração da atividade: Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em duplas ou grupos de 3 alunos.

6 Entendendo o significado de Sustentabilidade
Sustentabilidade não é o ato de “proteger a natureza”, plantar mudinhas ou separar o lixo. A primeira vez que surgiu o conceito sustentabilidade, em 1987, em um livreto intitulado Our Common Future (Nosso futuro comum), no qual a norueguesa Gro Brundtland, na época presidente da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU), disse: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.” Vamos entender essa frase? Que tal fazer uma história em quadrinhos (ou uma charge) que demonstre isto? Para se inspirar veja as charges abaixo. Fonte: Auto Gestão e Sustentabilidade Fonte: Silva Porto Fonte: Portal do Professor

7 Entendendo o significado de Sustentabilidade (continuação)
Ao longo do tempo, esse conceito foi sendo mais bem esclarecido e hoje compreendemos a sustentabilidade sob três vertentes: a social, a econômica e a ambiental. Para haver sustentabilidade, é preciso que o triângulo da sustentabilidade esteja em equilíbrio. Em outras palavras, devemos usufruir do ambiente e seus recursos de maneira planejada a fim de causar o menor impacto possível. Fonte: licenciamentoambiental.eng.br Senão, as futuras gerações serão prejudicadas, por exemplo, com a poluição do ar, das águas e do solo; e com a erosão de solo, o aquecimento global, a perda de inúmeros serviços ambientais, etc. Isso nos causará problemas econômicos e, consequentemente, muitos problemas sociais, como a pobreza, as doenças, a falta de moradia, o alimento, etc.

8 Entendendo o significado de Sustentabilidade
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Esse é o momento de garantir que todos compreendam a sustentabilidade sob três vertentes: a ambiental, a social e a econômica. Começando por dizer como e onde o termo foi abordado pela primeira vez, os alunos são convidados a refletir sobre a frase apresentada. Para ajudar na reflexão, algumas charges são apresentadas e eles são convidados a fazer uma também que demonstre o que a frase diz. Depois, o conceito sustentabilidade, como é compreendido atualmente, é citado dando ênfase à profundidade do tema. É importante que o professor conduza-os para o entendimento de que ser sustentável é ter práticas que mantenham o equilíbrio entre o ambiente, a economia e as questões sociais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem 1: Fonte da imagem 2: Fonte da imagem 3: Fonte da imagem 4: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Organização da sala de aula: Projeção em sala das imagens ou cada um em seu computador.

9 O homem e o ambiente O ser humano depende da natureza e com o crescimento das grandes cidades ficou menos próximo a ela. Esqueceu que, por trás das tecnologias, moradias, hábitos, estão os recursos extraídos desta mesma natureza. Além disso, por causa de seus hábitos, o homem quebra os ciclos naturais da matéria, gera resíduos em enorme escala e causa grandes impactos no ambiente. As duas animações abaixo retratam um desses problemas. Veja com atenção e depois discuta com seus colegas como a postura do ser humano pode fazer uma grande diferença para garantir a sustentabilidade do planeta. Clique nas imagens abaixo para assistir às animações. youtube youtube

10 O homem e o ambiente (continuação)
Agora, desenhe uma história em quadrinhos ou escreva uma história, criando seus próprios personagens, que passe uma mensagem importante sobre a necessidade de termos uma consciência sustentável.   Dica: escolha um problema que o ser humano gera para o planeta (na cidade, na escola, no bairro...), mostrando personagens que não se preocupam com o meio ambiente e personagens que se preocupam e fazem sua parte. Fonte: Canal Kids Que tal produzir essas historinhas para distribuir na escola com uma linda mensagem? Converse com seu professor.

11 O homem e o ambiente Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Para uma geração cada vez mais distante da compreensão do ambiente como algo do qual faz parte, essa atividade tenta chamar a atenção para essa questão. O professor pode trabalhar a origem dos produtos que usamos (desde a alimentação, passando pela vestimenta, objetos em geral, computadores e celulares, até a moradia e locomoção) e ainda perguntar qual a responsabilidade de cada um. Aqui, segue outra sugestão: a análise de reportagens de jornal sobre produtos, ou mecanismos de produção, etc., seria interessante. O professor pode combinar a exposição das histórias ou das redações na escola. Ou ainda transformar as histórias em peças de teatro. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: OA2: Fonte da imagem 1: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Projeção das animações ou cada aluno em seu computador Organização da sala de aula:

12 Será que eles contribuem pra sustentabilidade do planeta?
Pegada Ecológica Vamos exercitar a autocrítica? Que tal você avaliar como andam seus hábitos? Será que eles contribuem pra sustentabilidade do planeta? Primeiro, clique no link ao lado para ler o artigo e compreender o que é a pegada ecológica.   Trata-se de uma maneira simples de tentar compreender como uma única pessoa provoca impacto no planeta. Será que conhecendo o tanto de terra e água que usamos para sustentar nosso padrão de consumo é o suficiente pra entender o impacto que causamos? Reflita: Além do uso da terra e da água, que outros impactos geramos? O que o ambiente perde com nosso padrão de vida? Pense de maneira coletiva. Agora, clique no link ao lado e veja como anda sua pegada ecológica.

13 Pegada Ecológica Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Como a adoção de hábitos sustentáveis requer o desenvolvimento de um senso crítico sobre os hábitos individuais e coletivos, nesta atividade é proposto o conhecimento de uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento desse senso. Por aqui é introduzida a expressão “pegada ecológica”, que não mede todo impacto que uma pessoa causa, mas dá uma boa extensão de como é a realidade de seu impacto diário sobre o planeta. Auxilie seus alunos na leitura do texto e depois estimule-os a medir a pegada ecológica. Estimule-os também a responder as perguntas que são feitas na atividade. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: OA2: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Leitura individual ou coletiva. Medição da pegada ecológica individual em sala ou em casa. Organização da sala de aula:

14 Sustentabilidade em casa
A nossa casa é um ótimo lugar para começarmos a pensar e a agir de maneira sustentável. A mudança de hábitos e a adoção de algumas medidas fazem uma enorme diferença. Imagine se todos da sua rua adotassem essas ideias. E se fossem todos do bairro, ou, então, uma grande parte da cidade e assim por diante?... Faça a sua parte! Fonte: Planeta Sustentável

15 Sustentabilidade em casa
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor terá um infográfico que explora possibilidades de atitudes sustentáveis dentro de casa. Nesse momento, o professor pode explorar as possibilidades reais de cada aluno em sua própria casa, convidando-os a elaborar um plano de ação sustentável para ser adotado em sua casa. Depois, eles podem registrar o momento em que cumprirão tais ações em casa com fotos e relatórios. Certifique-se de que eles compreendam os benefícios de tais ações, como economia de água e energia, melhor uso do solo, diminuição da poluição de ar, de terra e de corpos d’água, redução de desperdício e de lixo, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e imagem: Tempo de duração da atividade: 50 minutos Organização da sala de aula: Explorar o OA em sala ou em casa. Plano de ação pode ser construído em sala

16 Não deixe seu alimento se transformar em lixo.
Você sabe para onde vai aquele restinho que você deixou no seu prato de comida? Ou, então, aquelas frutas e legumes que ficaram amassados na feira e foram jogados fora? Desperdício de comida gera lixo orgânico. Como sua família, seus vizinhos, sua escola ou sua cidade tratam o lixo orgânico? Você sabe para onde ele vai? O que acontece? Veja como uma iniciativa sustentável pode evitar o acúmulo de lixo orgânico. Você não sabe o que podemos fazer com os “restos” dos nossos alimentos? Assista a esse vídeo e aprenda... Clique na imagem ao lado. you tube

17 Desperdício gera lixo orgânico
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Como a intenção nesse primeiro momento é abordar o tema em escala local, um problema recorrente dos hábitos de casa e de vizinhos é o desperdício. Aproveite o momento para estimular a autocritica sobre o consumo de alimentos e outros produtos. Aqui, o aluno constrói conceitos importantes que serão trabalhados posteriormente com maior profundidade. Esse é um dos conceitos de interpretação local, mas, se o professor julgar possível e interessante, pode extrapolar o tema pra outras escalas (regionais e globais). Além disso, outros problemas relacionados ao hábito podem ser pontuados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem AO: Tempo de duração da atividade: 40 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

18 Sustentabilidade na Escola
Vimos que a sustentabilidade só pode ser alcançada a partir de várias iniciativas importantes em qualquer lugar do planeta. Um desses lugares pode e deve ser a escola! Veja quantas ideias bacanas são sugeridas na animação abaixo. Clique nos diversos ambientes que temos na escola, assista aos vídeos e leia as informações dadas. Debata com seu/sua professor(a) e colegas. Clique na imagem ao lado. Fonte: revistaescola.abril.com.br

19 Sustentabilidade na Escola (continuação)
Agora, que tal um desafio? Junte-se a seus colegas e elaborem uma lista de ambientes da sua escola (sala de aula, banheiro, cozinha, corredores, etc). Depois montem uma pesquisa para ser feita com todos os alunos, professores e funcionários da escola sobre cada um desses ambientes. Veja o exemplo clicando na imagem ao lado. Com a ajuda de seu professor, montem e produzam a pesquisa. Depois, elaborem gráficos para discutir em sala seus resultados. Fonte: Dias Gomes Projetos Sob a orientação de seu/sua professor(a), elaborem um plano de ação e um cronograma. Estudem a possibilidade de convidar colegas de outras turmas para colaborar. Mobilizem-se! Vocês conseguem!

20 Sustentabilidade na Escola
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nesta atividade o professor terá um infográfico que explora possibilidades de atitudes sustentáveis dentro da escola. Nesse momento, o professor pode explorar as possibilidades reais de serem feitas na escola, convidando-os a elaborar um plano de ação sustentável para ser adotado. Proponha debates ou entrevistas com alunos de outras turmas para montar esse plano. A atividade sugere uma pesquisa com a discussão posterior dos resultados. Nesse momento, o professor de matemática pode colaborar com a montagem de gráficos a partir dos resultados. Depois, um mutirão de ações e recrutamento de ajuda para garantir a execução dessas ações podem ser realizados. Eles podem registrar o momento em que cumpriram tais ações com fotos e relatórios. Certifique-se de que eles compreendam os benefícios de tais ações, como economia de água e energia, melhor uso do solo, diminuição da poluição de ar, de terra e de corpos d’água, redução de desperdício e de lixo, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Explore cada ambiente escolar e veja as ideias em vídeos e textos de ações sustentáveis. OA1: OA2: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Organização da sala de aula: A critério do professor

21 Sustentabilidade nas cidades
O desenvolvimento de maneira sustentável é importante em qualquer lugar do planeta. O que fazemos a quilômetros de distância de um lugar pode gerar passivos ao planeta e impactar outros povos. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte. Assista ao vídeo abaixo, aprenda um pouco mais sobre sustentabilidade e veja iniciativas sustentáveis de várias cidades pelo mundo afora. you tube

22 Sustentabilidade nas cidades (continuação)
Agora, faça uma pesquisa e monte uma apresentação sobre as iniciativas sustentáveis que existem em prol de sua cidade. Quais são os setores que tomaram essas iniciativas (o governo, associação de moradores, escolas ou universidades, empresas, etc)? Como você pode contribuir para alguma delas? Fonte: Planeta Sustentável Monte um mapa de iniciativas da sua cidade. Com a ajuda de seu professor de geografia, faça um mapa da sua cidade, marcando as localidades onde existem iniciativas sustentáveis. Não esqueça de fazer uma legenda caprichada.

23 Sustentabilidade nas cidades
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aumentando a escala, fala-se agora sobre sustentabilidade na cidade. Aproveite esse momento para estimular seus alunos a buscarem problemas de ordem econômica, social e ambiental que poderiam ser solucionados, amenizados e até evitados, caso fossem adotadas atitudes sustentáveis. A partir da atividade, estimule-os também a procurar saber o que anda sendo feito na cidade. O professor de geografia pode auxiliar na montagem de mapas da cidade, marcando as localidades onde existem iniciativas sustentáveis. Aqui também é possível a construção de tabelas e gráficos, de acordo com o levantamento feito, dividindo a cidade em bairros ou regiões.” Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: OA2: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A criterio do professor.

24 Despoluição da Baía de Guanabara
Você conhece a Baía de Guanabara? Sabia que há alguns anos atrás ela era habitat de muitos golfinhos e até mesmo baleias? Hoje ela se encontra com um alto nível de poluição devido a descarga de esgotos, a aterros e a má gestão do espaço. Os manguezais localizados nos rios que desembocam na Baía faziam parte de um complexo de manguezais importantíssimo para renovação das águas, reprodução de peixes e outros animais. Clique na imagem e assista ao vídeo. you tube

25 Dragagem do Canal do Fundão
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade é apresentado o exemplo de uma área extremamente impactada pelo homem e um plano de ação para minimizar os danos causados à Baía da Guanabara. Discuta com seus alunos sobre os malefícios que uma área como essa poderia causar ao homem e ao meio ambiente. Especule possibilidades de benefícios ambientais, caso o cuidado com esse espaço fosse real desde o começo. Pontue atividades econômicas e condições de higiene da área do entorno. Os professores de geografia e história podem explorar o tema propondo pesquisas e até buscar mapas e registros da região mostrando o antes do impacto e o depois do impacto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA: Tempo de duração da atividade: 40 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

26 Contaminação do solo Agora, clique na imagem abaixo e assista à reportagem sobre a contaminação de solos. Depois de assistir a ela, reflita e converse com seus colegas. Façam uma lista de prejuízos que a população pode ter em áreas contaminadas. A partir desta lista que vocês elaboraram, proponham ações que a população pode adotar para evitar esse tipo de problema. Fonte: g1.globo.com

27 Contaminação do solo Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Essa atividade possui um vídeo com uma reportagem que fala sobre a contaminação de solos, chamando a atenção para os passivos deixados no estado do Rio de Janeiro, em escala regional. Exponha o texto e peça que busquem, no vídeo, respostas para as seguintes perguntas: quais são as regiões contaminadas? como foram contaminadas e por quê? quanto seria necessário gastar para reparar esses danos? além do prejuízo econômico que outros problemas são gerados? Fique à vontade para incluir outras perguntas. Gere o debate. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA1: Tempo de duração da atividade: A critério do professor Organização da sala de aula: Projeção do vídeo para a turma.

28 Inspiração A forma pela qual utilizamos os recursos naturais, os produtos que compramos e jogamos fora etc. pode causar impactos no local em que vivemos; contudo, nossas ações podem causar impactos também em outros lugares, longe das nossas casas. Pense nisso! Vamos assistir a uma música que nos faz pensar sobre isso. Preste a atenção na letra e nas imagens (elas dizem muitas coisas). Depois, converse com um colega sobre o que entendeu. Clique na imagem ao lado para assistir ao videoclip. Aproveite para aprender a letra em inglês, com seu professor de inglês Que tal fazer uma música também? Escreva uma letra sobre o que estamos falando aqui. Coloque uma melodia (pode ser uma que já existe ou sua criação). Mãos à obra!

29 Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Inspiração Orientações práticas de aplicação dessa atividade Essa atividade tem a intenção de estimular o processo criativo dos alunos para buscar soluções e iniciativas sobre o tema. A atividade apresenta uma música de Michael Jackson (Earth song) legendada em português que pode ser trabalhada pelos professores de português (interpretação e criação de poemas/prosas), inglês (tradução) e música. Os alunos são convidados a fazer sua própria música para que passem suas mensagens a partir de suas próprias impressões. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem OA e fonte da imagem: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: A critério do professor

30 Criando Toy Arts Continuando a inspiração criativa, olhe que ideias bacanas! Todas essas criações foram feitas em embalagens de produtos já utilizados (de desodorantes, rolo de papel higiênico, caixas, galões, etc.). Que tal fazer também? Clique na última imagem para se inspirar. Com a ajuda de seus professores, organize uma exposição de artes! Mãos à obra! Fonte: Coletivo Verde

31 Criando Toy Arts Orientações práticas de aplicação dessa atividade
Continuando o estímulo a criações, essa atividade oferece o exemplo de um artista na criação de toy arts a partir de embalagens que iriam para o lixo. Sugere-se um trabalho feito pelo professor de artes (ou em conjunto com ele) para que essa atividade seja desenvolvida com o ensino de técnicas e de criação de possibilidades artísticas na confecção desse material. Propõe-se, também, a organização de exposições na escola ou em algum espaço público para o estímulo ao reaproveitamento e ao desenvolvimento das artes. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem AO e fonte das imagens: Organização da sala de aula: A critério do professor Tempo de duração da atividade: A critério do professor

32 Na próxima aula... Nessa aula, vimos que, para ser sustentável, é preciso saber usar os recursos naturais com inteligência. Na próxima aula, você aprenderá sobre um desses recursos. Aproveite para conhecer um pouco sobre o assunto clicando na imagem abaixo e assistindo ao vídeo. Até a próxima aula! you tube

33 Atividade 29: Na próxima aula...
Orientações práticas de aplicação dessa atividade Nessa atividade, é apresentada ao aluno uma prévia sobre o assunto da próxima aula. Nessa atividade, o aluno assistirá a um vídeo. Aproveite para reforçar a idéia de que usar mal um recurso pode gerar a falta dele, trazer a crise econômica e até aumentar os riscos de doenças, pobreza, etc. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O objeto de aprendizagem traz um pouco do conteúdo que será encontrado na próxima aula. OA: Tempo de duração da atividade: 30 minutos Organização da sala de aula: Sugere-se que a atividade seja feita em dupla.


Carregar ppt "Equipe responsável pela produção Equipe responsável pela produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google